Fechadura de porta mortise: características de seleção e instalação

Fechadura de porta mortise: características de seleção e instalação
  1. Dispositivo
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos e tamanhos de mecanismos
  4. Como escolher?
  5. Como fazer a entrega?

As fechaduras Mortise são os dispositivos mais populares que protegem vários objetos e residências contra invasores. Esses mecanismos ganharam fama merecida em todo o mundo, são confiáveis, não estragam a aparência da porta. As travas Mortise também funcionam bem com outros mecanismos de travamento. Eles estão no mercado em grande variedade. Não é fácil para uma pessoa que está longe da tecnologia entender todas as complexidades de sua escolha.

Dispositivo

A folha da porta, em placa maciça, tem excelente resistência, também possui excelentes características de isolamento acústico. Não é fácil ultrapassar tal obstáculo, pois os ladrões, para entrar num apartamento, na maioria das vezes preferem "resolver os problemas" com a fechadura, utilizando várias chaves mestras.

Uma fechadura de encaixe, se instalada corretamente, pode servir como proteção confiável contra a entrada não autorizada em uma casa. Muitos acreditam que a violação da integridade da folha da porta ao inserir a fechadura a priori viola a resistência da porta. Esta afirmação é um mito. O dispositivo de travamento é uma estrutura sólida de metal que possui um corpo sólido, pelo contrário, é capaz de fortalecer ainda mais a porta.

Vantagens e desvantagens

Vantagens do método de instalação da fechadura da porta no final da porta:

  • o dispositivo mecânico é protegido de forma confiável contra a entrada de areia e poeira;
  • não prejudica o quadro geral, a porta permanece plana e lisa.

A desvantagem das travas de encaixe é que, se o mecanismo quebrar, você terá que:

  • remova-o removendo a folha da porta das dobradiças;
  • conserte a porta.

Tipos e tamanhos de mecanismos

Existem apenas quatro tipos de fechaduras de encaixe, diferenciadas pelo critério de confiabilidade. O mais popular deles é o terceiro, o mais caro é o quarto. O tipo mais comum é o cilindro, também é um dos mais resistentes ao desgaste. Dispositivos niveladores também são freqüentemente usados, os quais têm proteção adicional contra a entrada não autorizada em casa. Existem também mecanismos com acionamento elétrico especial.

Os bloqueios de cilindro e alavanca são comuns em todos os continentes. Eles se distinguem por sua alta proteção da possibilidade de abertura com chaves mestras. Uma fechadura de cilindro interna de perfil estreito, por exemplo, tem um bom recurso - mais de 50 mil ciclos de abertura-fechamento. É fácil calcular que, se a porta for aberta 8 vezes ao dia, o mecanismo pode durar um quarto de século. A durabilidade do dispositivo depende das guias, que devem ser de aço de alta qualidade. Se essa condição for atendida, o mecanismo funcionará por um longo tempo sem qualquer interferência.

A trava de alavanca é considerada um dos mecanismos de travamento mais confiáveis. Suvalds são placas com perfis especiais, geralmente com 3-5 peças. A abertura dessa fechadura só é possível se a chave corresponder a um determinado perfil.

Nos últimos anos, dispositivos especiais de travamento eletromagnético também se tornaram cada vez mais usados. O mecanismo de bloqueio eletromagnético é instalado na porta e conectado à unidade de controle eletrônico. Esses mecanismos de travamento costumam ser combinados. Essa unidade de dois sistemas tem um alto grau de confiabilidade. Uma fechadura eletromagnética pode, por exemplo, funcionar em conjunto com um mecanismo de alavanca, o que aumenta significativamente o grau de proteção da sala.

A fechadura mecânica também possui sensores especiais que rastreiam o número de voltas da chave. Um ímã também pode estar presente, que é acionado se o cilindro for parcialmente girado em um ângulo que não corresponde ao parâmetro especificado. Neste caso, existe um dispositivo especial de bloqueio e, se a porta não for aberta em alguns segundos, as travessas de bloqueio funcionarão automaticamente. Adicionalmente, fixam a folha da porta. É muito difícil para um intruso encontrar sua localização no final da folha da porta. Se as barras transversais de travamento forem acionadas, a chave mestra se tornará inútil.

Existem modelos mais caros com duas travessas, seis ou mais (podem ser até dez no total), estão localizadas em todo o perímetro, o que proporciona um alto nível de proteção.

O número de alavancas é diretamente proporcional à confiabilidade do castelo. Seis alavancas possuem mecanismos com cerca de um milhão de combinações. Também há proteção adicional, que é feita usando inserções onduladas que são combinadas com ranhuras chave e ranhuras falsas. A vantagem do mecanismo de alavanca é a proteção confiável contra arrombamento mecânico. Esses dispositivos são mais bem instalados em portas de metal, então o nível de proteção aumenta ainda mais.

Entre as deficiências, deve ser mencionado que o mecanismo de alavanca possui um orifício de porta muito grande, o que permite "experimentar" com picaretas. Também é possível olhar através dele para o interior da sala. Odores desagradáveis ​​penetram por um orifício de grande diâmetro se o cômodo for adjacente à cozinha.

As fechaduras mortise são frequentemente equipadas com sistemas eletrônicos que podem reconhecer uma tentativa de entrada não autorizada. Nessas circunstâncias, a porta é travada automaticamente com uma rotação de 90 graus de um mecanismo especial. Na fechadura de cilindro, em vez de placas de metal, são usados ​​pequenos nós arredondados e alongados que lembram cilindros. Eles são classificados em altura com base na combinação fornecida. Os dispositivos são bastante confiáveis ​​- mesmo com uma incompatibilidade microscópica na localização de um dos elementos, o dispositivo está bloqueado, a porta não abre.

Os elementos cilíndricos são fabricados com tolerâncias mínimas, que é a principal característica da qualidade da fechadura. Para portas externas, recomenda-se na maioria das vezes o uso de um "mix", ou seja, uma combinação de diferentes tipos de fechaduras. Essa combinação aumenta o nível de proteção da propriedade residencial. Número de combinações possíveis de travas de cilindro:

  • simples - de 11 a 10 mil;
  • média - de 5 mil a 5 milhões;
  • complexo - de 5 milhões a 5 bilhões.

Este último também pode ser aberto com um cartão especial, é quase impossível hackea-los. As travas eletromecânicas são divididas em três partes:

  • persistente;
  • doméstico;
  • doméstico.

O primeiro tipo é o mais caro e possui um grande número de níveis de proteção. Essas fechaduras podem ser usadas tanto em cofres de bancos quanto em apartamentos comuns. As travas mortise são:

  • eletrônico;
  • código;
  • smartlocks.

A forma eletromagnética funciona a partir de tais dispositivos:

  • mecanismo de composição;
  • cartão magnético.

O mecanismo que garante o fechamento confiável da porta é a presença de 4-8 travessas. Entre suas vantagens, é importante destacar:

  • você pode controlar tal dispositivo à distância;
  • facilidade de instalação;
  • as fechaduras podem ser instaladas em qualquer porta.

As travas eletromagnéticas fornecem o grau máximo de proteção, o que é garantido pela rápida mudança das combinações de código, pela dificuldade de detecção das travessas principais. Entre as desvantagens, é necessário citar o alto custo do mecanismo de travamento. Ele também requer uma fonte de alimentação constante para operar. Nos últimos anos, os smartlocks se tornaram cada vez mais populares. Uma unidade eletrônica especial é conectada a uma fechadura comum, que pode ser operada a partir de um telefone celular.Smartlocks são compactos, confiáveis, com o crescimento de sua popularidade, seu preço diminui na proporção direta.

Como escolher?

É preferível comprar fechaduras nas lojas próprias, mas devem vir acompanhadas de todos os certificados de qualidade. É melhor usar fechaduras originais de marca que surgiram recentemente no mercado. É bastante difícil encontrar as chaves para tais mecanismos.

Ao comprar, em primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao nível de proteção. Você deve levar um produto que tenha pelo menos um terceiro nível de resistência a roubo. Nesse caso, o número de combinações deve ser grande o suficiente. Também é desejável que o bloqueio possa ser reprogramado. Na hora de comprar, você deve definitivamente saber se é possível trocar os cilindros (se a fechadura for cilindro). É melhor selecionar uma fechadura de alavanca para uma folha de porta de madeira de espessura média; um mecanismo mais maciço é adequado para uma porta de metal.

Como fazer a entrega?

Em primeiro lugar, você precisa decidir onde estará o próprio mecanismo. Como regra, a distância do castelo ao chão não é superior a um metro. O mecanismo é cortado na madeira, que é especialmente fornecida pelos fabricantes de portas. Não há restrições estritas para uma porta de metal; você pode instalar uma fechadura em qualquer lugar. O bloco de bloqueio é medido com cuidado. Esses parâmetros são transferidos para a folha da porta e marcados com um marcador ou lápis. Em seguida, deve ser especificado o diâmetro da broca, que deve ser um milímetro menor que o valor calculado. Um marcador é feito na broca, levando em consideração a largura do mecanismo. Em seguida, vários furos são feitos. A área tratada é removida com um cinzel e um martelo. A ranhura deve ser furada até que a fechadura se encaixe nela sem qualquer dificuldade.

Para determinar com precisão o local da larva e da maçaneta, você deve prender a fechadura perto da porta (na maioria das vezes isso é feito em relação ao lado de fora). Depois de definir os pontos de controle, os furos são feitos. Depois disso, a larva é instalada e fixada com parafusos. Em seguida, você precisa verificar o quão bem o mecanismo funciona. Deve funcionar sem qualquer dificuldade. Depois que tudo foi encaixado com sucesso, as alças são inseridas e as sobreposições são feitas.

Um algoritmo de instalação semelhante é apropriado para instalar uma fechadura em quase todas as portas. - de um sistema anti-incêndio de metal em um shopping center a uma entrada de carvalho em um apartamento. Além disso, esses dispositivos ajudam a proteger uma porta de PVC com uma base de plástico ou perfil de alumínio no interior. As portas de madeira são geralmente vendidas com fechaduras já instaladas, mas às vezes há circunstâncias em que você tem que fazer esse trabalho com suas próprias mãos. Primeiro, você deve marcar tudo corretamente. A altura deve ser medida aproximadamente 100 centímetros do chão. É feito um furo que excederá um pouco o diâmetro da unidade principal (1-2 mm é o suficiente). O trabalho básico de desenho do recorte é feito com uma esmerilhadeira.

Os orifícios são feitos separadamente no local onde deveriam estar as alças e a larva.

Depois que todos os recessos e orifícios corresponderem às dimensões especificadas, a fechadura é instalada, protegida e testada. Se não houver perguntas, o mecanismo funciona sem falhas, então ele pode ser corrigido completamente. Incorporar uma fechadura é um trabalho que requer altas qualificações e experiência prática de um mestre. Também é necessário preparar a ferramenta apropriada:

  • roda abrasiva;
  • furar;
  • Búlgaro;
  • formão;
  • martelo;
  • furar;
  • cinzéis;
  • Chave de fenda;
  • parafusos auto-roscantes.

É muito fácil fazer furos na moldura da porta para as travessas (se necessário). Os parâmetros das travessas são tomados, as marcações são feitas na moldura da porta e a perfuração é feita de acordo com as marcações. O diâmetro do furo deve ser 1 mm maior que o diâmetro do parafuso. As travas de encaixe são ótimas para manter sua propriedade segura.Para que o dispositivo funcione perfeitamente por muitos anos, você deve seguir todas as regras de instalação deste mecanismo, montá-lo corretamente e tomar as medidas preventivas na hora certa.

Para obter informações sobre como instalar uma fechadura de porta embutida, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário