Fechaduras de portas: tipos e dicas para escolher

Fechaduras de portas: tipos e dicas para escolher
  1. Tipos e sua estrutura
  2. Resistência a roubo
  3. Classificação de instalação
  4. Como escolher?
  5. Adendo

Em qualquer área calma e pacífica que as pessoas vivam, elas definitivamente precisam equipar suas portas com fechaduras, cuja variedade hoje existe em muitos. Portanto, deve-se atentar para a escolha de um projeto que seja adequado a cada caso específico.

Tipos e sua estrutura

Na Rússia e em outros países pós-soviéticos, o tipo mais comum de fechadura de porta é o tipo inglês. No século XX, esse dispositivo foi usado amplamente. O castelo inglês recebeu este nome devido ao facto de ter sido desenvolvido no século XVIII por inventores britânicos. A fechadura inclui um cilindro com pinos que se ajustam em altura quando a chave é inserida. No entanto, o problema é que nem todos os dispositivos têm um número suficiente de pinos.

Os especialistas acreditam que as fechaduras inglesas, mesmo as mais avançadas, não garantem o grau de proteção exigido. A chave inglesa não parece muito pretensiosa, é uma placa com ranhuras e saliências especialmente localizadas. As razões para a popularidade dos castelos ingleses são:

  • acessibilidade;
  • facilidade de obtenção de duplicatas em pouco tempo;
  • a possibilidade de aumentar a estabilidade da estrutura através da utilização de chaves com perfis em zigue-zague.

Abrir uma porta com uma fechadura biométrica é muito mais difícil do que usar uma fechadura inglesa. Esses projetos se espalharam há relativamente pouco tempo. Até algumas décadas atrás, esses dispositivos eram usados ​​apenas em instalações críticas, onde a segurança justificava o alto custo. A estrutura de uma fechadura de impressão digital típica inclui:

  • quadro;
  • máquina de leitura;
  • elementos de controle;
  • microcircuitos;
  • constipação mecânica, sujeita a sistema eletrônico;
  • compartimento da bateria.

Inicialmente, os dedos das pessoas que têm permissão para entrar na casa ou em uma sala separada são escaneados. O tipo entalhe de bloqueio biométrico funciona colocando os dedos no scanner. Você pode abrir a porta enquanto estiver dentro da sala girando a maçaneta. A unidade interna bate na porta. As estruturas aéreas diferem na localização das unidades internas e externas em um único corpo.

Existem fechaduras biométricas feitas no formato de maçaneta. Esse dispositivo pode complementar as travas mecânicas já instaladas. Mas é importante entender que, independentemente da versão específica da trava de reconhecimento de impressão digital, seu funcionamento pode ser prejudicado. Portanto, é necessário usar elementos adicionais que permitirão que você abra até mesmo um dispositivo danificado. Para duplicação, aplique:

  • instalações de controle remoto;
  • códigos de acesso;
  • fechaduras mecânicas;
  • chaves magnéticas.

As diferenças também podem ser associadas aos tipos de scanners. O dispositivo de varredura capacitiva contém uma matriz de semicondutores. Quando um dedo toca a parte de leitura, a capacidade das células muda. A comparação de dados reais e informações da memória do dispositivo permite que você abra o acesso ou bloqueie-o, se necessário. Os sistemas ópticos usam câmeras de vídeo digitais que gravam a refração da luz quando a placa toca.

A confiabilidade desses scanners é bastante alta. Mas eles ainda podem ser contornados usando um manequim com as impressões digitais necessárias. A alta sensibilidade à sujeira também é um grande problema.Se os dedos estiverem molhados ou frios, podem ocorrer erros de reconhecimento. Quanto aos leitores com elementos sensíveis à temperatura, eles não têm essa desvantagem, mas têm restrições quanto à temperatura operacional do ar.

É quase impossível instalar fechaduras biométricas em portas de correr e de correr. É melhor usar um mecanismo simples ou um produto eletromecânico ali. A opção mais simplificada é merecidamente considerada um dispositivo em que em vez de uma barra transversal há um gancho especial. Ele, saindo do estojo, deve cair no buraco da outra parte da fechadura. Já está sendo colocado na caixa ou na segunda aba.

O engate da barra transversal e da contraparte da fechadura é muito difícil, portanto não funcionará abrir a porta sem uma chave especial. Existem dois tipos de chave: uma parece um alfinete e a outra um cilindro com uma extremidade serrilhada. Se a porta não estiver trancada, é muito fácil abri-la. Além disso, mesmo o mecanismo mais simples deve ser complementado por um segredo, incluindo um gancho e um buraco de fechadura. As possibilidades de escolha de um produto adequado às características de design são bastante amplas.

O dispositivo eletromecânico funciona graças a um poderoso eletroímã. Quando o botão é pressionado, a tensão é desligada, como resultado a fechadura é liberada. A qualidade de trabalho das fechaduras eletromecânicas é bastante alta, mas custam muito dinheiro e não funcionam sem fonte de alimentação. Portanto, esses dispositivos raramente são usados ​​em apartamentos residenciais e casas particulares. A principal área de utilização é o armazém e as instalações do escritório.

Mas a fechadura elétrica também pode ser digital com um código de acesso. É um dispositivo que está se tornando cada vez mais popular em nossos tempos turbulentos. Uma característica das fechaduras eletrônicas é a capacidade de colocá-las em uma parte arbitrária da porta com um abrigo confiável dos olhos de intrusos. É importante ressaltar que não há sinal da localização proeminente de fechaduras convencionais - um buraco de fechadura. Dependendo da intenção dos designers, o acesso às instalações é fornecido usando:

  • porta-chaves;
  • cartões de plástico;
  • códigos secretos.

Os especialistas recomendam, se for escolhido um tipo de fechadura eletrônica, colocar uma porta de aço confiável. Separados uns dos outros, esses componentes não fornecem proteção suficiente. A constipação eletrônica também pode ser usada em depósitos e prédios de escritórios. É possível escolher o tipo de ativação e sobrecarga do dispositivo. A maior segurança (a porta não abre mesmo com a fechadura total ou parcialmente destruída) significa, no entanto, que em caso de avaria, os proprietários só poderão entrar ou sair com a ajuda de profissionais.

Algumas das fechaduras eletrônicas são equipadas com elementos de inteligência artificial. Estamos falando de medidores de tempo que registram os momentos de visita a uma sala. É permitido programar dispositivos para realizar tarefas auxiliares. Deve-se ter em mente que a eletrônica pode não funcionar corretamente se a pressão atmosférica mudar abruptamente. Além disso, os microcircuitos estão sujeitos à destruição mecânica e os danos são muito fáceis.

O ponto fraco da versão codificada da fechadura eletrônica é o risco de esquecer a senha definida. Também vale a pena se preocupar com o fato de que os invasores aprenderão essa senha. Em ambos os casos, você terá que entrar em contato com profissionais que podem reprogramar o dispositivo.

Essas desvantagens estão ausentes nas fechaduras mecânicas clássicas. Um tipo importante disso é a constipação por cilindro. A parte de trabalho (cilindro) gira dentro do corpo somente quando uma chave adequada é inserida. Mas os cilindros são encontrados não apenas em fechaduras mecânicas (disco, pino, quadro), mas também em fechaduras magnéticas. Agora, ao contrário da primeira metade do século XX, os cilindros são intercambiáveis. No entanto, essa propriedade torna muito mais fácil quebrar a estrutura. Os vândalos podem entrar facilmente.

As travas de cilindro são geralmente do tipo pino. O dispositivo inclui:

  • núcleo com uma ranhura de passagem;
  • corpo redondo (às vezes em forma);
  • molas em espiral (há o mesmo número de pinos no interior);
  • pinos-alavancas localizados dentro e fora;
  • um ou mais stubs.

Mas se a mecânica simples ou eletromecânica ou sistemas biométricos são usados ​​não é tão importante. Se você olhar dentro de qualquer castelo e ver em que consiste, ou olhar a seção na documentação técnica, você pode ver aproximadamente as mesmas partes:

  • segredo (larva);
  • úvula de falópio;
  • barras transversais retráteis;
  • painéis (sobreposições);
  • caneta.

Arranjo mais fácil de fechaduras para portas interiores. Eles carecem de um mecanismo secreto. Mesmo assim, é impossível abandonar completamente os acessórios especiais. O número de combinações que a larva possui é diretamente proporcional ao grau de segurança da entrada. Nas divisões mais importantes são frequentemente instaladas fechaduras com maior resistência ao roubo, podendo apenas ser abertas com a “sua própria” chave, fabricada especificamente para um determinado dispositivo.

O tipo de alavanca da fechadura é inicialmente mais confiável do que a fechadura de cilindro de complexidade semelhante. A chave também é diferente: ganhou o nome de "soldado" ou "borboleta". Quando a chave na fechadura gira, as alavancas sobem até o nível necessário. Uma alternativa é apresentada por um dispositivo de disco, mas deve-se ter em mente que sua confiabilidade é baixa. A chave para tal fechadura parece uma haste cortada em duas partes, a superfície da qual é feita com vários entalhes.

Quando a chave é inserida no orifício, os discos começam a girar. Uma espécie de "túnel" aparece e o mecanismo é liberado. Quanto aos sistemas de barra transversal, tudo é simples - o lado oposto (em relação à superfície frontal da porta) da fechadura é equipado com um trinco. A confiabilidade de tal constipação não resiste a críticas. Mas a versão mais fraca do castelo é o tipo cruzado; a larva pode ser aberta com uma chave de fenda ou qualquer outro objeto de formato adequado.

Na tentativa de compensar a fraqueza das fechaduras mecânicas, muitos projetistas e construtores recorreram a uma instalação secreta. Somente tipos especiais de prisão de ventre sem buraco de fechadura são adequados para ela. Nesse caso, mesmo criminosos treinados e motivados praticamente não têm chance de entrar na casa. Freqüentemente, é praticado equipar portas com travas de rádio. Sim, você pode abri-los por escaneamento, mas então terá que ficar muito tempo na entrada com equipamentos especiais, além de ter determinado com precisão a localização da parte eletrônica.

Um motor elétrico é usado para mover a válvula. Ele está localizado na caixa, enquanto os designers cuidam de sua fixação segura em posições extremas. Somente quem está dentro poderá movê-lo. O projeto é pensado de forma que em caso de incêndio ou outra situação extrema, a passagem seja aberta automaticamente. O bloqueio eletrônico da trava do rádio permite reconfigurar o acesso (de forma que, se uma das chaves for perdida, ela não possa ser utilizada).

As versões modernas de tais dispositivos estão equipadas com sistemas de alarme sonoro, de modo que não será possível entrar na casa silenciosa e imperceptivelmente. Existem produtos que podem receber sinais não apenas de chaveiros, mas também de gadgets. É possível enviar SMS informando que a porta está bloqueada, que alguém entrou especificamente na casa, que a fechadura foi aberta, entre outros eventos.

Resistência a roubo

Esta questão é extremamente importante para proprietários de casas particulares e apartamentos. É impossível tirar conclusões apenas sobre as propriedades de um determinado tipo de constipação. Além disso, leve em consideração:

  • o material da própria fechadura e da porta;
  • perfil de bloqueio;
  • número de combinações (no caso de fechaduras mecânicas).

Na Rússia, é costume marcar a categoria de resistência ao roubo com números de 1 a 4; a primeira classe é a menos confiável de todas. Na tradição europeia, em vez de números, são usadas letras - A, B, C, D. A confiabilidade mínima (1º grupo, ou A) quase não permite proteção contra roubo.Mesmo criminosos não profissionais e pessoas aleatórias serão capazes de superar a proteção em no máximo 2 minutos. É improvável que esses produtos possam ser levados a sério.

A fechadura de 2ª classe (designada pelos fabricantes europeus com a letra B) é considerada adequada para instalação numa tela de plástico, vários tipos de madeira, bem como em vidro. A duração máxima de um hack é de até 5 minutos. Esses dispositivos podem ser usados ​​para portas de entrada e portas de garagem, mas apenas como elementos auxiliares. A categoria 3, também conhecida como C, de acordo com os requisitos oficiais, deve impedir a intrusão de criminosos por pelo menos um quarto de hora. Um pré-requisito para atribuir um bloqueio a esta categoria é a alta resistência mecânica, caso contrário, seria possível simplesmente esmagar e destruir o corpo.

A 4ª classe da fechadura, também conhecida como D, é ótima para uma porta de metal. Você pode colocar essas estruturas em telas feitas de qualquer outro material. Os produtos são capazes de resistir a invasões instrumentais rudes e sofisticadas por pelo menos 30 minutos. As fechaduras de primeira classe são recomendadas para uso em salas onde há grandes valores de materiais, armas e outros itens de importância especial.

A solução mais recente, projetada para garantir a mais alta confiabilidade de proteção, são as chamadas travas de dois sistemas. Eles geralmente combinam mecanismos de alavanca e cilindro. Mesmo assim, tal decisão dificilmente pode ser considerada uma boa escolha. Com relação às travas eletromecânicas e eletromagnéticas, elas têm recursos significativamente maiores do que os sistemas mecânicos simples. Porém, deve-se lembrar que os blocos auxiliares não aumentam a resistência mecânica do dispositivo.

Classificação de instalação

Tendo tratado os requisitos para a proteção da entrada, também é necessário descobrir quais são os métodos de instalação de fechaduras. A versão cut-in implica que o corpo do dispositivo e sua parte secreta sejam colocados dentro da tela. Portanto, a constipação não pode ser vista de fora. A maior confiabilidade de tal esquema é ofuscada por sua desvantagem - é muito mais difícil colocar uma fechadura em uma porta de aço do que em uma de madeira. É ainda recomendável escolher portas já equipadas com tais fechaduras.

A escolha das variedades do mecanismo secreto na fechadura de encaixe é praticamente ilimitada. O mecanismo de bloqueio suspenso é instalado, como o próprio nome indica, na superfície da folha da porta pelo lado de dentro. Por outro lado, existe apenas um orifício onde a chave é inserida. A categoria de segurança do dispositivo suspenso pode ser qualquer, mas você precisa entender que ele se abre livremente por dentro. Quanto aos cadeados, não existem peças secretas e, portanto, sua instalação é permitida apenas em salas de utilidades.

Como escolher?

A grande variedade de tipos de fechaduras de porta não é apenas uma vantagem, mas também cria um desafio adicional. Encontrar as melhores soluções para cada caso específico é bastante difícil se você não conhece os princípios básicos e os requisitos básicos. Existem algumas nuances ao escolher a constipação para portas corta-fogo. É imprescindível verificar a presença de etiquetas com a marcação necessária. Em designs falsos, as placas de identificação estão faltando ou contêm informações incorretas.

As portas corta-fogo só devem ser equipadas com as fechaduras fornecidas. De acordo com os padrões GOST, essas travas devem ter uma trava especial. Ele permite que você garanta um fechamento seguro. Você também deve verificar se há 3 chaves obrigatórias incluídas no pacote. Na maioria dos casos, as fechaduras cilíndricas de encaixe são montadas em uma porta resistente ao fogo, todas as partes estão firmemente conectadas.

Recomenda-se dar preferência a travas de fogo, cuja resistência seja igual à da tela. Também é útil para avaliar a resistência ao roubo. Em salas onde muitas pessoas se reúnem, é aconselhável usar fechaduras anti-pânico.Eles abrem muito fácil e rapidamente, basta empurrar a porta ou pressionar a maçaneta. Como resultado, será fácil sair em caso de emergência.

A seleção de fechaduras para portas de PVC também possui características próprias. É impossível inserir nele um mecanismo que seja adequado para uma porta de metal ou madeira, isso resultará inevitavelmente na destruição da tela. Não é difícil reconhecer um desenho adequado, ele sempre tem um tamanho correspondente à largura dos perfis padrão. Portanto, o mecanismo não encostará em uma janela de vidro duplo ou enchimento de porta. Se a proteção da porta de plástico com travas de encaixe for insuficiente, será necessário complementá-la com dispositivos suspensos.

Um ou mais pontos de travamento podem ser usados. No primeiro caso, é impossível garantir a proteção total e o aperto da porta no caixilho. O fato é que a prensagem ocorre apenas no local onde a trava é cortada. Se houver dois ou mais pontos de travamento, cada bloco se tornará autônomo; eles podem ser colocados em movimento com um pneu móvel especial. A vantagem desta solução é também uma excelente retenção de calor e ruído.

Apesar do uso generalizado de estruturas de plástico e metal, ainda é muitas vezes necessário instalar fechaduras em uma porta de madeira. A melhor escolha, neste caso, é o tipo de constipação com maior sigilo. Resultados bastante bons também são obtidos ao usar dispositivos de cilindro e código. Se você precisar colocar uma fechadura na porta de uma varanda, terá que se limitar às opções de cilindro. Possuem um tamanho menor que os produtos de alavanca, portanto sua instalação é muito mais fácil.

Uma fechadura colocada em uma porta de varanda não cumprirá sua tarefa sem uma fechadura do tipo trava. É ela quem pressiona bem a tela na moldura. A eficácia da proteção contra intrusos é igual a zero, mas ao mesmo tempo o regime climático ideal na sala é mantido. Mola e travas magnéticas são as melhores opções. Vale lembrar que mesmo as melhores fechaduras de cilindro não darão conta de sua tarefa sem instalar um bom alarme de segurança e outros sistemas.

Uma grande variedade de tipos de fechaduras pode ser usada para portas finlandesas. É permitido usar sistemas sem mecanismos secretos. As diferenças podem estar relacionadas a:

  • a forma da barra transversal;
  • a maior partida;
  • o tamanho da trava;
  • removendo o orifício da fechadura.

Adendo

Apenas comprar até a melhor fechadura e instalá-la corretamente não é suficiente. Ele definitivamente precisa de ajustes de vez em quando. Qualquer que seja o mecanismo, o encolhimento gradual da porta e o desgaste das peças fazem-se sentir. O ajuste começa com a remoção dos revestimentos de aço, em seguida, desparafusando as alças e chegando às partes internas. Neste momento, é necessário desbloquear e bloquear a fechadura várias vezes. Isso o ajudará a descobrir exatamente qual é o problema. Se o motivo for esfregar as peças, elas são lubrificadas. Depois disso, o mecanismo é girado novamente várias vezes. Só quando começa a funcionar bem e as falhas param, tudo volta ao seu lugar original.

Quando o comprimento da língua se torna insuficiente:

  • remova o mecanismo;
  • insira a junta;
  • coloque a trava no lugar, empurrando-a para o lado do forro.

Para obter informações sobre como instalar uma fechadura na porta da frente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário