Fechaduras para portas de entrada: tipos, classificação, seleção e instalação

Fechaduras para portas de entrada: tipos, classificação, seleção e instalação
  1. Tipos e suas características
  2. Classificação dos melhores fabricantes
  3. Qual escolher?
  4. Dicas de instalação
  5. Como ajustar?

Cada proprietário tenta proteger de forma confiável seu "ninho de família" da entrada não autorizada de ladrões, instalando vários dispositivos de travamento nas portas da frente. Hoje o mercado é representado por uma seleção chique de fechaduras, mas na hora de escolhê-las é preciso levar em consideração a estrutura do mecanismo, a complexidade de sua abertura e o grau de proteção. Além disso, antes de fazer uma compra tão importante e executar sua instalação, também é importante prestar atenção às características das portas e ao local de instalação.

Tipos e suas características

As fechaduras, que são oferecidas em uma grande variedade por fabricantes nacionais e estrangeiros, têm a mesma finalidade, mas dependendo dos modelos e estruturas de engenharia, elas podem diferir fundamentalmente umas das outras e fornecer um nível de proteção diferente. Por exemplo, na venda você pode encontrar dispositivos com ou sem alças e travas. Os principais componentes de qualquer dispositivo de travamento são o corpo, o elemento de travamento e fixação. Além disso, um conjunto de chaves deve ser incluído no pacote. Por características de design, os seguintes tipos de dispositivos são diferenciados.

Articulada

É o tipo de fechadura mais simples e acessível, que tem uma classe de protecção mínima, por via de regra é instalada nas portas de entrada dos edifícios auxiliares. A instalação do produto é rápida e fácil: as alças são inseridas em arcos especialmente soldados e a fixação ocorre na posição fixada nas faixas. Quanto aos detalhes de proteção adicionais, eles estão ausentes. Os cadeados são produzidos em diversos pesos, tamanhos, níveis de sigilo e materiais corporais. O ponto positivo do produto é uma grande seleção e o preço mais baixo, o ponto negativo é a falta de confiabilidade.

A sobrecarga

Ideal para instalação em portas de madeira e metal, eles são montados no interior do caixilho. Graças a isso, o mecanismo do dispositivo é removido ao máximo da parte externa da folha da porta e garante uma maior confiabilidade. Essas fechaduras também diferem em design, grau de segurança e material de fabricação. As vantagens dos produtos incluem facilidade de instalação (mesmo um especialista novato pode facilmente lidar com isso), a capacidade de abrir a porta por dentro sem uma chave, a instalação não requer amostragem da moldura da porta (em uma folha de madeira). Desvantagens: restrição de uso, presença de alpendre duplo, com efeito contundente sobre as faixas, é possível a sua discrepância.

Mortise

Estes modelos são considerados os mais versáteis, uma vez que não prejudicam o aspecto das portas durante a instalação, sendo instalados de forma oculta. Além disso, as fechaduras de encaixe são vendidas não só com uma chave, mas também com uma decoração original do puxador, o que facilita a sua adaptação a qualquer desenho de porta. A principal desvantagem dos produtos de encaixe é que são difíceis de montar, o trabalho de instalação é volumoso e requer cálculos precisos.

Os dispositivos de travamento também podem diferir uns dos outros nas características do mecanismo interno. Dependendo dos esquemas desse mecanismo, os bloqueios são dos seguintes tipos.

Crossbars

São os produtos mais simples e com baixa proteção.Também são frequentemente chamados de cremalheira e pinhão, pois a parte de travamento externamente parece uma barra de metal, decorada com pequenas ranhuras. A barra transversal é controlada por uma chave, que deve se encaixar exatamente nas ranhuras da barra. Como regra, esses modelos são preferíveis para instalação nas portas de entrada de instalações não residenciais.

Cilindro

Essas fechaduras são caracterizadas por uma estrutura mais complexa do mecanismo interno, portanto é recomendável instalá-las em qualquer porta. A principal vantagem dos produtos é a alta proteção e a complexidade da seleção do segredo. A desvantagem é o preço alto.

Disco

O grau de proteção e confiabilidade de tais travas é determinado pelo número de discos no mecanismo. A porta abre somente quando todas as peças internas combinam exatamente. Esta espécie não tem desvantagens.

Alfinete

Esses produtos são conhecidos pela designação de fechadura "inglesa". O princípio do seu funcionamento é em muitos aspectos semelhante ao do modelo do disco, apenas o mecanismo, neste caso, está localizado dentro de uma larva especial. Apesar do custo acessível, essas fechaduras também têm uma desvantagem - a possibilidade de danificar a fechadura. Portanto, os especialistas recomendam equipar adicionalmente o sistema com protetores.

Suvaldnye

A principal diferença entre esses dispositivos e os dispositivos de pino é que os elementos da fechadura que travam a porta são placas. A abertura do mecanismo é realizada quando as saliências da chave coincidem com as fendas nas alavancas. Para proteger a fechadura, placas de blindagem são instaladas adicionalmente, elas fornecem às portas uma alta resistência ao roubo. Não há desvantagens para esses bloqueios.

Elétrica (biométrica)

Eles representam um tipo especial de mecanismo inteligente, que inclui todos os elementos da fechadura de ferrolho, mas não há chave. O dispositivo está disponível com controle remoto, código ou cartão magnético. Além disso, o produto pode ser equipado com um scanner especial capaz de ler linhas nos dedos. A desvantagem das fechaduras por impressão digital é que a porta pode ser facilmente aberta com a aplicação de fotos dos dedos dos proprietários.

Eletromagnética

Eles são considerados uma das variedades de dispositivos elétricos. A fechadura invisível abre a porta usando um elemento eletromagnético especial, que é controlado pelo controlador. Freqüentemente, esses mecanismos são usados ​​nas portas de entrada nas entradas das casas durante a instalação de interfones. Eles também têm um sensor de botão de fechamento. Ou seja, a chave é equipada externamente com quadro magnético e internamente com painel com botão. Para abrir a porta da rua, é necessário um código especial ou uma chave magnética única, e dentro do quarto, basta apertar um botão.

Na escolha de um modelo eletromagnético, também é necessário prever outras opções de proteção da habitação, uma vez que tais dispositivos ficam desligados e não funcionam na falta de energia elétrica. Essa é sua principal desvantagem. Para evitar isso, você deve colocar pelo menos dois tipos diferentes de bloqueios.

Classificação dos melhores fabricantes

Hoje, o mercado impressiona com sua enorme variedade de dispositivos de travamento. Todos eles diferem entre si não apenas em design, peso, dimensões, nível de proteção, mas também pelo fabricante. Entre as marcas estrangeiras, as seguintes marcas têm se mostrado bem.

  • Cisa (Itália). É um líder mundialmente conhecido na produção de fechaduras para portas de entrada. Além dos modelos padrão, o fabricante também introduziu fechaduras inteligentes e dispositivos eletrônicos que podem ser usados ​​em qualquer tipo de folha de porta. O conjunto completo de produtos inclui ainda fechos de portas, puxadores anti-pânico e almofadas blindadas. Todas as fechaduras são caracterizadas por um alto nível de proteção contra roubo, mas seu preço é bastante alto.
  • Mul-T-Lock (Israel). A empresa produz não só mecanismos com sigilo confiável, mas também cilindros, máquinas para a fabricação de dispositivos de travamento.Todos os elementos móveis e chaves são feitos de material durável de cuproníquel, que fornece aos produtos resistência a roubo não autorizado e influências ambientais negativas. Os produtos são caracterizados por alta qualidade e preços razoáveis.
  • Kale Kilit (Turquia). O fabricante fabrica todos os tipos de cadeados, travas de encaixe e travas aéreas com vários mecanismos de abertura. As fechaduras de cilindro turco com alarmes e efeito sonoro ao selecionar uma chave, quebrar ou puxar uma fechadura são muito populares. Qualquer família com renda média pode pagar esses dispositivos.
  • Evva (Áustria). A empresa possui vários escritórios de vendas em toda a Europa e é especializada na fabricação de fechaduras de cilindro equipadas com sistemas especiais de segurança. Ao instalar esses produtos, você pode ter certeza de que copiar a chave e quebrar a porta é impossível. Além disso, os produtos de alta qualidade são baratos e possuem todos os certificados relevantes.
  • Abus (Alemanha). O fabricante produz uma grande variedade de fechaduras de encaixe, que se distinguem por sua durabilidade, alta resistência a roubo e excelente qualidade. Os dispositivos são fornecidos com segurança adicional contra perfuração, quebra e arrancamento, enquanto as chaves em todos os modelos não podem ser copiadas.

As fechaduras chinesas Xiaomi merecem atenção especial. Esses produtos destinam-se principalmente a habitações nas quais um sistema de casa inteligente está instalado. O dispositivo de bloqueio permite acionar um alarme de roubo, enviar e receber notificações. As chaves possuem um chip especial, cujo código é definido pelo proprietário da casa ou apartamento. Esta tecnologia moderna é incomparável, mas muito cara.

Quanto aos produtores nacionais, empresas como Mettem, Polivektor e Elbor receberam boas críticas. Seus produtos são produzidos em uma agradável relação qualidade e preço. A escolha dos produtos é representada por fechaduras de alavanca e encaixe, que podem ser instaladas tanto em portas de madeira como de metal.

Qual escolher?

Para muitos proprietários, o principal problema é a seleção de uma boa fechadura nas portas de entrada de um apartamento ou casa particular. Antes de fazer uma compra tão importante, é preciso prestar atenção às características dos mecanismos internos. Além disso, é importante notar que diferentes tipos de dispositivos podem ser instalados para portas de metal e madeira. Para adquirir bloqueios confiáveis, você precisa considerar os seguintes parâmetros.

  • Classe de segurança. Produtos com classes de proteção 1 e 2 são considerados os mais fracos e fáceis de quebrar, pois seu design pode ser aberto em questão de minutos. Já as fechaduras de classe 3 e 4 são confiáveis ​​e absolutamente seguras, não podendo ser abertas mesmo com equipamentos especiais.
  • O nível de sigilo. Indica o número de combinações disponíveis para o mecanismo na larva. Quanto mais existem, mais difícil é hackear. A defesa pequena tem 5 mil combinações, média - 1 milhão e alta - mais de 4 milhões. Para portas de ferro, os especialistas recomendam a compra da última opção, por ser considerada a melhor.
  • Local de instalação. Para casas de campo, é aconselhável escolher fechaduras de fabricantes estrangeiros, uma vez que excedem em muito as características das nacionais. Seu custo é alto, mas a proteção é confiável. Quanto aos apartamentos, podem optar por dispositivos mais simples, isto deve-se ao facto de muitas entradas estarem equipadas com portas metálicas de alta resistência, intercomunicador e existirem vizinhos por perto.
  • Possibilidade de fazer chaves duplicadas. Normalmente, o pacote inclui de 3 a 5 chaves, mas muitas vezes pode mudar, especialmente se crianças pequenas morarem na casa. Caso a configuração do mecanismo seja complexa, é difícil fazer uma cópia da chave e, opcionalmente, a fechadura deverá ser desmontada, substituindo-a por uma nova.Portanto, ao adquirir produtos, é importante focar não apenas nas formas extravagantes da chave, mas também em sua praticidade.
  • Preço. Dispositivos baratos costumam ser atraentes por seu preço baixo, e muitos proprietários, que desejam economizar dinheiro, optam por eles. Mas sempre existe o risco de comprar um castelo feito com matérias-primas de baixa qualidade. Antes de comprar, você precisa esclarecer o tipo do aço, porque o metal de segunda classe durante a operação pode rachar e causar a quebra subsequente de grampos e molas.

Dicas de instalação

Recentemente, a maioria dos proprietários de apartamentos e residências prefere instalar fechaduras nas portas da frente por conta própria. Claro, esse processo é complexo e requer uma certa experiência, mas se você quiser lidar com isso, todos podem fazê-lo. As recomendações a seguir de especialistas experientes ajudarão os iniciantes nisso.

  • Antes de iniciar a instalação de um novo dispositivo, é necessário remover e desmontar a fechadura antiga, bem como fazer marcações precisas. O melhor é cortar o buraco com uma esmerilhadeira com pequenos discos. Neste caso, a perfuração deve ser iniciada nos cantos do "retângulo futuro", isso ajudará a uniformizar o recorte. Uma vez que a retificadora só poderá fazer linhas verticais, terão que ser arrancadas horizontalmente com um martelo ou cinzel. Ao final do trabalho, deve-se lixar o orifício resultante ao longo das bordas, alisando os cantos vivos e os entalhes.
  • Para evitar que a fechadura quebre e sirva por muito tempo, ela deve ser fixada com parafusos. A instalação deve ser feita de forma que a larva caia com precisão no buraco previamente preparado. Um pino é enfiado no dispositivo e o parafuso é apertado.
  • A barra transversal ficará firmemente apoiada contra a caixa se for lubrificada com uma fina camada de tinta aquarela antes da instalação.
  • Às vezes, a instalação do dispositivo de travamento não pode ser realizada sem desmontar a folha da porta. O processo será especialmente trabalhoso se a folha da porta for de metal. Para fazer o trabalho corretamente e não danificar a viga, é importante fazer medições precisas e levar em consideração a localização das guias.
  • É melhor instalar cadeados nas portas de entrada das salas de utilidades. Para efectuar a instalação na parede do edifício, os terminais devem ser fixados previamente na caixa com parafusos fortes.

Como ajustar?

O principal motivo do mau funcionamento do dispositivo de travamento é o mau funcionamento da porta. Isso se deve ao fato de que durante o funcionamento prolongado da lona é possível seu afundamento, além disso, as maçanetas e a fechadura podem sofrer desgaste. Como resultado, o mecanismo interno começa a falhar e a língua entra e sai com força pelo orifício na moldura da porta. Para eliminar tais problemas, é necessário ajustar a fechadura.

Para isso, a origem do mau funcionamento do mecanismo é determinada primeiro. As placas de metal são removidas, as alças são desmontadas e penetram no interior da fechadura. Em seguida, a chave é inserida e são feitas tentativas de abrir e fechar o aparelho, observando o que exatamente interfere no seu funcionamento. Freqüentemente, é suficiente corrigir o alinhamento exato da maçaneta da porta e da lingueta da fechadura com a placa de metal para ajuste. Além disso, se a folha da porta foi entregue recentemente e o período de garantia não expirou, você pode ligar para os representantes da empresa do fabricante. Eles lidarão rapidamente com o problema.

Se a causa do mau funcionamento for a fricção ou o travamento dos elementos do mecanismo, recomenda-se lubrificá-los com óleo de máquina ou uma composição especial na forma de aerossol. Depois de cobrir as partes móveis com óleo, você deve tentar girar a trava várias vezes, isso ajudará a distribuir melhor o lubrificante. No caso de a fechadura lubrificada funcionar sem problemas, pode prosseguir sem problemas com a instalação do puxador e da tira.

Em alguns casos, você pode notar que a falta de comprimento da língua impede o fechamento normal da porta de entrada.Este é um pequeno problema e, para resolvê-lo, basta retirar o mecanismo de travamento da porta, instalar a gaxeta e colocar a fechadura em seu lugar original. Além disso, o comprimento da língua pode ser ajustado com uma chave de fenda, aumentando o comprimento da saída na maçaneta da porta.

Muitas vezes, quando da automontagem das fechaduras por artesãos inexperientes, surge o problema da penetração insuficiente do mecanismo de encaixe. Como resultado, uma tira de metal colocada na lateral da tela começa a tocar na própria caixa. Para remediar a situação, você precisa remover a trava, refazer um entalhe rebaixado e colocar o dispositivo em seu lugar original. Um problema semelhante surge quando não há torção suficiente dos parafusos autoatarraxantes que prendem a barra lateral e o mecanismo de travamento. Neste caso, basta apertar o suporte.

Para informações sobre como instalar fechaduras para portas de entrada, veja o próximo vídeo.

2 comentários
Designer curioso 09.12.2019 10:46
0

Vamos primeiro para o corredor e depois para a cozinha. A porta de entrada do vestíbulo é fechada à noite para o cão e só pode ser aberta para o cão. Nós próprios estamos na cozinha. A porta estava trancada. Como podemos abri-lo. A porta não se fechou com a chave.

Andrey ↩ Designer curioso 04.09.2020 14:43
0

Se houver um cachorro na fechadura, significa que também há uma fechadura - eles pressionaram acidentalmente ...

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário