Variedades e tecnologia de instalação de patch lock em uma porta de metal
A expressão “minha casa é meu castelo” não é apenas uma figura de linguagem. A fechadura é um elemento importante da estrutura da porta, um mecanismo que bloqueia e desbloqueia a folha móvel da porta fixada nas dobradiças. A versão montada na superfície da fechadura é a mais fácil de instalar e operar. As portas metálicas proporcionam maior resistência e segurança. O principal requisito para uma fechadura é a resistência contra roubo com uso confiável.
Características de design
As fechaduras das portas dianteiras são dispositivos de bloqueio adicionais usados no complexo para bloquear as entradas de instalações residenciais e de escritórios, armazéns, oficinas e outros edifícios industriais. Um aspecto importante é a possibilidade de usar a trava e a alça do mecanismo pivô em caso de fechamento interno. A incapacidade de afrouxar os fechos do lado de fora é uma desvantagem para os intrusos. Em teoria, os usuários têm acesso ao auto-reparo e instalação de tais produtos com habilidades mínimas de usinagem. A diferença em relação à madeira está apenas na forma de fixação ao material desejado.
Variedades de produtos
Uma fechadura é um produto de bloqueio que cumpre sua função de maneiras diferentes em versões diferentes. As fechaduras suspensas são instaladas na folha da porta, as fechaduras de encaixe são cortadas no interior e as fechaduras com dobradiças são penduradas em dobradiças especiais. As fechaduras mecânicas são abertas com uma chave, fechaduras codificadas - inserindo um código especial, sinal ou cartão magnético. As travas aéreas são mecânicas e eletromecânicas. O dispositivo mais simples e o menor preço para fechaduras mecânicas. Opções eletromecânicas mais sofisticadas usam pulsos eletrônicos que controlam o sistema de desligamento.
Um aspecto importante da confiabilidade do atuador de travamento é o material do qual ele é feito. O aço de qualidade é melhor do que o ferro fundido, embora este último seja maciço, é bastante quebradiço quando exposto a baixas temperaturas. Os materiais de baixa qualidade são ainda mais inferiores ao aço de boa qualidade.
Pelo projeto do mecanismo de travamento, as travas superiores são divididas nos seguintes tipos principais:
- cilindro;
- alavancas;
- prateleira;
- eletromagnético.
Vantagens e desvantagens
As fechaduras cilíndricas recebem este nome devido à forma cilíndrica, na qual uma larva única é imersa, que é o elemento básico para o acionamento do mecanismo de travamento. O método de fabricação industrial padroniza a larva, permitindo a reposição rápida se necessário.
As vantagens de uma fechadura de cilindro são as seguintes:
- ótima facilidade de instalação;
- resistência ao desgaste do mecanismo;
- confiabilidade;
- pequena chave.
Uma desvantagem em comparação com algumas outras estruturas é a menor resistência ao roubo devido ao seu pequeno tamanho e baixa solidez.
O cadeado com alavanca é um fenômeno mais raro para o consumidor, uma vez que esse dispositivo geralmente é oferecido em um design de encaixe. No entanto, como uma opção para bloquear as entradas dos aposentos e tais bloqueios estão em demanda. Este tipo de construção usa uma chave longa que aciona as alavancas. Este é o nome das placas do atuador da fechadura, que deu origem ao nome. Quanto maiores as alavancas, mais difícil será para um ladrão pegar uma chave mestra.
O design oferece uma opção mais à prova de violação, mas isso afeta alguns aspectos do uso. As travas de alavanca são mais caprichosas no uso frequente e requerem lubrificação regular. O respeito é a chave para a longevidade. A chave longa é outra característica distintiva deste design. Não há diferenças fundamentais durante a instalação.
As travas de rack são consideradas mais simples em comparação com os dois tipos anteriores. A abertura e o travamento ocorrem devido à combinação dos perfis da chave e do parafuso. Esta é uma construção mais antiga. A chave é uma haste de seção transversal quadrada, redonda ou retangular, que no buraco da fechadura tem apenas movimento para frente ou para trás. O travamento é baseado na força das molas. Pressionando a chave, o usuário comprime as molas, e o ferrolho destrava a porta com o seu movimento, após retirar a chave do buraco da fechadura, as molas são abertas, movendo o ferrolho para sua posição original. A fechadura está fechada.
As principais vantagens são as seguintes:
- baixo custo do produto;
- fácil de usar;
- vida útil muito longa.
No entanto, todas as qualidades acima são cobertas por uma desvantagem extremamente significativa - propriedades de proteção inferiores devido à simplicidade do design. Outro problema significativo é a produção de chaves duplicadas, uma vez que tais fechaduras podem ser produzidas até mesmo de forma artesanal ou em uma única cópia.
As travas eletromecânicas (eletromagnéticas) são um princípio diferente, mais moderno e caro que utiliza fonte de alimentação. A leitura das informações do código é feita por meio de um scanner, um cartão magnético ou uma chave especial. Os dispositivos de travamento deste tipo consistem em uma parte mecânica, uma fonte de alimentação, um controle e um leitor. Durante a instalação, a programação ocorre, hackear é muito trabalhoso. As modificações são muito amplas, as soluções dependem dos interesses específicos do usuário e do seu orçamento.
As principais vantagens são as seguintes:
- a possibilidade de controle remoto;
- bloqueio absoluto de dentro;
- longa vida útil;
- excelente resistência a roubos;
- a capacidade de trabalhar em conjunto com outros dispositivos.
Entre as desvantagens estão as seguintes:
- a necessidade de fornecimento constante de energia elétrica;
- Preço Alto;
- desempenho insatisfatório em condições de alta umidade e forte resfriamento.
Dicas de Seleção
A escolha do castelo é determinada por três pontos principais como:
- tipo de instalações protegidas;
- despesas;
- desejos de resistência ao roubo.
Para garagens e armazéns, é preferível usar fechaduras de alavanca potentes, para instalações residenciais - uma combinação de fechaduras de cilindro e alavanca, ou eletromecânicas. Não se deve esquecer que a qualidade da fechadura é a qualidade do fabricante. Para instalações residenciais, a resistência ao roubo não deve ser inferior à da terceira classe. De acordo com GOST 5089-97, existem quatro classes de resistência de roubo de fechaduras, que são determinadas por um método geral. Este parâmetro geralmente é indicado no passaporte do fabricante do produto. Quanto mais alta a classe, mais confiável é a fechadura.
Os bloqueios de superfície de vários tipos têm uma propriedade unificadora comum - fundamentalmente a mesma instalação. Os fechos diferem apenas no tipo de material da folha da porta usado. No caso de uma porta de metal, são elementos que podem prender o produto de travamento ao metal. Parafusos auto-roscantes são suficientes para portas de madeira, pinos e fechos apropriados são usados para portas de metal. Naturalmente, os pinos de montagem são soldados.
Ferramentas necessárias para instalação
Ferramentas são os meios de transformar uma fechadura em uma caixa em um dispositivo que funcione adequadamente em seu lugar. Normalmente, isso requer as seguintes ferramentas:
- uma furadeira elétrica com as brocas necessárias em diâmetro e qualidade;
- Búlgaro;
- ferramentas de medição e fechos;
- Arquivo;
- essencial;
- lápis;
- cabo de extensão;
- chaves de fenda;
- às vezes papel.
Tecnologia de instalação
Para instalar uma fechadura em uma porta de metal, você deve executar uma série de etapas consecutivas. A principal tarefa do instalador é fixar com firmeza e precisão o mecanismo de travamento no local pretendido. Como regra, ele está localizado a uma altura de 90-100 centímetros do chão e acima, e também não deve estar localizado a menos de 30 centímetros de outro dispositivo de travamento, para que a estrutura seja mais confiável. O processo de instalação consiste em várias etapas.
- Certifique-se de que a porta não abre para dentro, mas para fora. Este é um elemento importante para garantir a resistência geral ao roubo. A instância específica da fechadura deve corresponder à forma como a porta é aberta, à esquerda ou à direita.
- Reúna as ferramentas necessárias para preparar a instalação. Tudo deve estar pronto para futuras manipulações.
- Verifique a integridade da fechadura. Os itens são obrigatórios em estoque. É melhor certificar-se disso com antecedência, em vez de durante a instalação. Um fabricante normal equipará seu produto não apenas com uma descrição, mas também com instruções de instalação claras.
- Faça uma marcação. Conforme já indicado, a fechadura deve ser instalada na folha da porta a partir do interior da divisão. Anexe um cadeado no local selecionado. Anote a localização dos pinos de montagem e orifícios da chave. Se você tiver dificuldade em marcar, pode usar papel, fixando-o previamente com fita adesiva ou cola. O papel não deve se mover.
- Faça furos para pinos e chave. Os pinos são soldados à porta de ferro.
- Fixe a fechadura à folha da porta com alfinetes e fechos. Do lado de fora, não se esqueça do bloco que cobre o buraco da fechadura.
- Insira a chave e gire puxando os parafusos de travamento da fechadura até a distância máxima. Marque com tinta o local onde eles se apoiam contra a moldura da porta. É aqui que são feitos os orifícios para a constipação. Com a ajuda de uma lima, as arestas são finalizadas.
- Instale a barra para travar o fechamento da porta de forma que a fechadura trave bem, com precisão e “sem aspereza”. O trabalho preciso ao girar uma chave ou manivela de travamento deve ser combinado com a entrada das travessas retráteis no local designado pela estrutura. A porta deve fechar hermeticamente e silenciosamente e abrir bem.
Importante! O principal requisito em todas as fases da instalação é a precisão máxima. A marcação, perfuração e fixação devem ser abordadas com a maior responsabilidade possível. O resultado da instalação é fruto de habilidade e prática, uma combinação de olho e trabalho com ferramentas de metal.
Naturalmente, quando instalado em uma porta de garagem ou portão de jardim, haverá certas diferenças associadas apenas ao design das portas e às condições de funcionamento da fechadura. Para uma porta frontal de aço mais resistente, todas as etapas básicas de instalação são as mesmas. Essas portas estão ganhando popularidade entre aqueles que desejam aumentar ainda mais a resistência contra roubo por meio da qualidade da construção em liga de aço. Os cadeados dos portões são cada vez mais uma coisa do passado. Combinação moderna, cilindro e travas de alavanca os substituíram. A eterna competição de hacking e proteção, onde quanto mais eficazes se tornam as tecnologias de hacking, mais proteção se desenvolve.
Como instalar um patch lock em uma porta de metal, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.