Como e como lubrificar a fechadura da porta da frente?

Contente
  1. Quando você precisa processar?
  2. Periodicidade
  3. Escolha de composição
  4. Realizando trabalhos de lubrificação

Coisas ruins acontecem com todo mundo. Acontece que você está com pressa de ir para casa, se esforça para destrancar a porta da frente o mais rápido possível, mas de repente ela não abre. E a questão não é que o mecanismo tenha quebrado ou você tenha confundido as chaves, isso acontece se você não lubrificar a fechadura por muito tempo.

Quando você precisa processar?

Qualquer ferragem de porta deve ser lubrificada periodicamente, e esse trabalho deve ser realizado não quando surgem dificuldades, mas regularmente, a fim de evitar muitos problemas com a fechadura. Não é segredo para ninguém que este detalhe em particular desempenha o papel mais importante para garantir a segurança e proteção da casa, e quando o castelo falha, surge uma ameaça potencial tanto para a própria casa quanto para seus habitantes.

A lubrificação é realizada para os seguintes fins.

  • Por deslizamento - o uso de um lubrificante facilita a rotação livre do mecanismo e seu funcionamento.
  • Para reduzir o grau de desgaste - se houver pouco fluido lubrificante na fechadura, toda a operação do sistema é difícil, enquanto as peças começam a esfregar, lascas voam do metal e partículas de poeira começam a entrar, que agem como abrasivos grossos.
  • Para combater o acúmulo de poeira - se houver falta de lubrificação, as partículas começam a se grudar em grumos sólidos e bloquear completamente o movimento livre das travessas de desdobramento.
  • Para evitar ferrugem. A corrosão do metal é o principal inimigo de todo mecanismo feito de metal, leva à destruição total ou parcial do material, neste caso todos os elementos da fechadura se agarram, ou mesmo param de se mover completamente.

Periodicidade

Via de regra, a lubrificação é realizada “após o fato”, ou seja, quando já ocorreram alguns problemas e inconvenientes no uso da fechadura. Isso pode dar um alívio temporário, mas o problema não se resolverá e, depois de um tempo, voltará a se fazer sentir.

Para que sua fechadura funcione o maior tempo possível, é necessário realizar uma demão preventiva com lubrificantes pelo menos uma vez por ano. As portas de entrada devem ser processadas com mais frequência, isto é especialmente verdadeiro em prédios altos de vários andares: aqui vale a pena processar os acessórios a cada 6 meses, mas os proprietários de chalés e casas particulares devem realizar inspeção e processamento trimestralmente.

Numa casa isolada, o castelo entra em contacto direto com as condições meteorológicas desfavoráveis ​​- extremos de temperatura, precipitação, exposição à radiação ultravioleta e partículas de pó e sujidade transportadas pelo vento. Tudo isso causa contaminação de mecanismos, aparecimento de ferrugem e microfissuras. Como resultado, a fechadura começa a travar rapidamente e logo surge um problema.

Escolha de composição

A indústria moderna oferece uma ampla gama de diferentes lubrificantes. Vamos considerar os mais eficazes.

  • Graxa de silicone - Este composto é recomendado para uso com travas de cabeça de cilindro. Graças ao silicone, todos os elementos do mecanismo podem ser girados suavemente, mas ao mesmo tempo claramente. Além disso, o silicone tende a repelir a umidade, portanto, seu uso reduz significativamente a probabilidade de corrosão.
  • Graxa de grafite - uma composição que se provou muito bem para fechaduras de tipo antigo. A propósito, em vez de tal lubrificante, você pode pegar uma grafite comum, ela ajuda a lidar com o travamento dos mecanismos de travamento do tipo alavanca.
  • WD-40 - um composto universal que protege contra muitos problemas de funcionamento e uso da fechadura. A ferramenta facilita os mecanismos de rotação, repele a umidade e, além disso, corrói a corrosão.
  • Solidol - mais conhecida como graxa de cálcio. Uma ferramenta eficaz para facilitar o uso da fechadura.
  • Lithol - graxa de lítio, que se caracteriza por uma excepcional resistência à água. Na indústria, ele é usado para rolamentos, porém, no caso da trava, sem dúvida fará muito sentido usar esse lubrificante.
  • Óleo de máquina - frequentemente usado na vida cotidiana, tem eficácia comprovada.
  • Óleo de arma - aconselhado para a lubrificação de fechaduras externas, pois funciona bem mesmo em temperaturas extremas.

Em caso de emergência, você pode recorrer a meios improvisados.

  • Óleo vegetal. Claro, essa composição dificilmente pode ser chamada de lubrificante completo, mas pode ser usada como uma medida de emergência. Mas para a prevenção de avarias do mecanismo, é melhor insistir em outras drogas.
  • Gordura. A gordura derretida pode se tornar mais um salva-vidas que dará uma solução temporária para o problema, mas você não deve usá-la continuamente, caso contrário a gordura se acumulará, e o trabalho da fechadura, ao contrário, ficará ainda pior.

Obviamente, existem muitos medicamentos eficazes, portanto, fazer a escolha certa não é nada fácil. Você não deve abusar dos meios disponíveis e todas as outras opções são consideradas aceitáveis ​​em uma determinada situação.

É muito importante selecionar um lubrificante com base nas características de design do próprio dispositivo de travamento.

  • Mecanismos de alavanca deve ser processado apenas com compostos secos. Se você usar óleo, ele absorverá rapidamente a sujeira e a poeira, o que causará mais danos ao dispositivo. Nesse caso, é necessário optar pelo pó de grafite.
  • Mecanismos de cilindro de bronze menos exigente em lubrificantes, porém, a escolha do medicamento deve ser feita quanto mais responsável, quanto mais barato for o metal para fazer a fechadura. Para constipação em cilindros, é melhor comprar um lubrificante de silicone na forma de spray, o WD-40 tem se mostrado bem, embora evapore muito rapidamente, razão pela qual esse lubrificante precisa ser renovado periodicamente.
  • Fechaduras de combinação também estão sujeitos à lubrificação obrigatória, inclusive possuem orifícios especiais para entrada nas composições. É ideal usar aerossóis de penetração profunda, por exemplo, WD-40 e UPS-1.

Realizando trabalhos de lubrificação

O buraco da fechadura deve ser limpo antes de lubrificar a fechadura da porta. Para isso, basta colocar um agente de limpeza especial e aguardar o tempo previsto, pois com a ação dessa ferramenta, todo o pó e sujeira começa a sair. A composição deve ser introduzida em abundância, para que toda a liteira tenha a oportunidade de vir à tona.

Para finalmente se livrar dos bloqueios, é necessário colocar a chave várias vezes na fenda da porta, limpar toda a sujeira acumulada e repetir o procedimento até que o poço esteja completamente limpo. Imediatamente a seguir, é necessário deitar ou injetar com muito cuidado graxa na fechadura, molhar todo o excesso, caso contrário eles simplesmente se espalharão pela superfície da porta. Depois disso, insira a chave e gire-a repetidamente em todas as direções, a seguir remova e seque. Esteja ciente de que a graxa pode permanecer na chave nos próximos dias, portanto, certifique-se de não manchar sua roupa.

Se você está lidando com fechaduras de alavanca, então elas devem primeiro ser retiradas da porta, revelar o segredo e só depois lubrificar, neste caso é melhor usar pó de ardósia. Em seguida, você deve verificar a facilidade de girar a chave. Se tudo estiver em ordem, é necessário recolocar o mecanismo de travamento em seu lugar e fixá-lo.

No entanto, isso só funciona se você estiver fazendo um trabalho agendado.Mas se você tiver um caso de força maior e a chave estiver emperrada, tente primeiro puxá-la para fora. Para fazer isso, balance suavemente a chave de um lado para o outro, sem fazer esforços repentinos. Se a chave ainda permanecer na fechadura, você terá que desmontar o mecanismo e remover a própria larva dele. Se você acha que não consegue lidar com o problema sozinho, procure ajuda profissional.

Agora que identificamos a necessidade de lubrificação periódica das fechaduras das portas do apartamento, devemos nos concentrar na lubrificação das dobradiças. O seu processamento regular permite não apenas prolongar significativamente a vida útil das ferragens, mas também elimina frequentemente o desagradável rangido da porta, que muitas vezes se faz sentir em portas de vários tipos.

Para obter informações sobre como lubrificar uma fechadura de porta, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário