Sutilezas de instalação de fechaduras de portas
Hoje, há um grande número de sistemas e dispositivos de travamento. Eles são projetados para proteger os proprietários da interferência de hóspedes indesejados em suas casas ou despensas. Pode haver muitos motivos para instalar ou substituir uma fechadura de porta. Esse processo não tolera descuido e descuido, mas pode ser realizado de forma independente, o principal é saber fazer.
Seleção de dispositivo
Em primeiro lugar, você precisa entender os tipos de bloqueios para escolher a opção adequada em termos de funcionalidade, grau de proteção e recursos financeiros.
Pelo tipo de instalação, as fechaduras são classificadas em três grupos.
- Articulado. O mecanismo de travamento articulado é o tipo mais simples. Via de regra, é utilizado para proteger despensas, garagens, casas de campo e instalações com comunicações. A instalação do dispositivo é simples e acessível a qualquer pessoa. No entanto, o grau de proteção de tais bloqueios é o mais baixo e o coeficiente de sigilo é zero.
- Mortise. A essência do mecanismo de travamento de encaixe está contida no próprio nome: ele está embutido na porta, para a qual uma reentrância especial é recortada na tela. A instalação do dispositivo neste caso exigirá certas habilidades e ferramentas especiais, especialmente se a porta for de metal. Essas fechaduras permitem escolher um modelo de acordo com o grau de proteção e sigilo. As modificações são muito populares para garantir um roubo eficaz.
- A sobrecarga. Fechaduras de design semelhante são sobrepostas na porta por dentro, enquanto parte do mecanismo penetra profundamente na própria tela. A instalação e a substituição não causarão dificuldades para um artesão experiente, mas, se necessário, a auto-instalação também é possível.
Pelo tipo de dispositivo, os bloqueios são divididos em dois tipos principais.
- Cremalheira e pinhão. A principal característica do castelo é a sua solidez. O mecanismo funciona a partir de uma chave que não gira, mas é simplesmente inserida no sistema. Como regra, as chaves têm comprimento e peso consideráveis. Existem slots especiais em sua superfície, que devem corresponder ao código dentro da fechadura. Uma vez que requer um esforço considerável para abrir, mecanismos de cremalheira e pinhão são instalados em garagens, armazéns e outras salas de serviço.
- Sistemas de cilindro. Os mecanismos de bloqueio deste tipo são considerados clássicos. As peças principais são pinos, corpo, came e cilindro. O princípio de funcionamento do mecanismo é rotativo. O grau de complexidade da fechadura é determinado pelo número de peças cilíndricas, dentro das quais existem elementos que fornecem proteção contra arrombamento. Cada uma dessas partes tem seu próprio conjunto de códigos pin, portanto, uma chave é desenvolvida para ela.
Devido a essa circunstância, pode haver mais de um milhão de combinações de código. São adequados para instalação em portas interiores e de escritórios.
- Disco. O design é semelhante em princípio às fechaduras cilíndricas. Apenas combinações de código são criadas por meio de discos, cujo número determina a complexidade e confiabilidade do mecanismo de travamento.
- Mecanismos de alavanca. O desenho da fechadura em termos de elementos básicos é semelhante ao do tipo cilindro, mas existem detalhes adicionais que complicam o princípio do seu funcionamento.As peças principais são placas de código com mola de aço chamadas alavancas. Eles são mais maciços do que garantem a confiabilidade da fechadura. A confiabilidade da constipação depende do número de alavancas.
- Sistemas combinados. Essas estruturas são mais eficazes na proteção contra roubo.
Pelo princípio de ação.
- Mecânico. Os mecanismos de travamento deste projeto são fechados apenas quando uma chave está presente, ou seja, manualmente. Eles são simples, confiáveis, duráveis e são os modelos mais populares do mercado.
- Eletromecânico. As fechaduras com este design têm a capacidade de fechar a porta não só com uma chave, mas também com um módulo eletrónico. Via de regra, esses mecanismos possuem travessas comuns, que podem ser controladas manualmente ou por um dispositivo eletrônico: um cartão, um chaveiro, um controle remoto.
Esse sistema de bloqueio é considerado muito confiável, portanto, é frequentemente usado em bancos e depósitos de museus.
- Eletrônico. A sua principal vantagem é o impacto na porta à longa distância. Como regra, eles são instalados em chalés privados na garagem e nos portões de entrada, portões. O principal problema é que são fáceis de abrir, como qualquer dispositivo eletrônico. Em termos de confiabilidade e proteção contra roubo, são inferiores aos modelos eletromecânicos e eletromagnéticos.
- Eletromagnético. Para instalar uma fechadura com imãs, é necessário um circuito com eletricidade constante na rede. Sob esta condição, é capaz de fornecer boa proteção. Na maioria das vezes, eles são usados em locais industriais e em grandes edifícios de escritórios.
Critérios de escolha
Ao escolher uma fechadura, você deve responder consistentemente às seguintes perguntas.
- A função que a porta desempenha. Dependendo das tarefas que as portas executam, um mecanismo de travamento também é selecionado. Se for necessária alta confiabilidade, as fechaduras são selecionadas a partir de materiais de alta qualidade, duráveis, com alto grau de sigilo e resistência a roubo. As fechaduras mais simples para portas interiores ou de plástico leve podem ser feitas de peças mais baratas: plástico, latão ou silumin.
- Confiabilidade da proteção. Existem 4 classes de resistência ao roubo. O primeiro deles é o mais simples, utilizado em fechaduras de portas interiores, escritórios, salas de utilidades. Mesmo um não profissional pode abri-lo em 5 minutos. A segunda aula é caracterizada por um tempo de intervalo de até 15 minutos. Eles também podem ser instalados nas portas dianteiras, mas com a condição de que não haja nada de valor atrás deles. A terceira classe de proteção fornece melhor qualidade dos mecanismos de travamento. É ele quem é mais procurado, uma vez que o preço e a qualidade são proporcionais para o usuário comum. A quarta classe é instalada nas portas de instalações especializadas, que estão sujeitas a requisitos de segurança acrescidos.
- O grau de sigilo. Muitos vendedores enganam os compradores ao caracterizar as fechaduras apenas em termos do número de combinações. Mas deve-se ressaltar que o sigilo é um conceito complexo, que inclui, além do fator especificado, proteção contra qualquer tipo de hacking: mecânico ou com o auxílio de uma chave mestra, resistência ao desgaste, resistência ao impacto, probabilidade de repetição da chave .
Dependendo disso, existem 3 níveis de sigilo.
- Baixo. Características: de 10 a 10 mil códigos pin possíveis e sua simplicidade, falta de proteção contra roubo, peças feitas de materiais de baixa resistência, baixa precisão de montagem.
- Média. Características: de 5 mil a 5 milhões de combinações com nível de dificuldade suficiente. Os modelos de fabricantes conceituados são à prova de violação. Os materiais para as travessas são resistentes ao desgaste, pois no caso de muitas vezes utilizarem materiais de baixa qualidade, o nível de montagem é médio.
- Alto. Características: o número de pinos começa de 100 mil a um bilhão, o nível de complexidade é o mais alto, proteção contra qualquer tipo de impacto, os materiais são resistentes ao desgaste, ao ácido e à água, alta precisão de montagem.
Ferramentas necessárias
Para incorporar a fechadura por conta própria, você precisará estocar certas ferramentas e conhecimentos. O conjunto de ferramentas depende do tipo de fechadura e do material de que é feita a porta.
Para uma tela de madeira, você precisará de:
- furadeira elétrica;
- um conjunto de cinzéis;
- um conjunto de chaves de fenda ou chave de fenda;
- faca de carpintaria;
- martelo;
- Arquivo;
- Régua e lápis;
- fechos, se não estiverem incluídos na configuração da fechadura.
Para instalar a fechadura em uma porta de metal, você também pode precisar de brocas e limas de metal. O kit para montagem de dispositivos de travamento em folhas de plástico deve incluir papel carbono ou plasticina para marcação.
Desmontando a fechadura anterior
Apesar das inovações na produção de mecanismos de travamento, às vezes eles falham. Portanto, você precisa estar preparado para o fato de que algum dia a fechadura precisará ser substituída ou reparada. Antes de instalar um novo mecanismo, é claro, você precisa desmontar o antigo.
Dependendo de quais parafusos a trava está aparafusada, você deve estocar uma chave de fenda plana ou Phillips. Com sua ajuda, todos os fechos são desenroscados da extremidade. Há uma barra de bloqueio. Se a larva do mecanismo não estiver fixada, basta remover a trava puxando a barra em sua direção.
Se a larva estiver na fechadura, ou seja, se o dispositivo tiver um certo nível de proteção, ela deve ser retirada primeiro. Para isso, é desparafusado um parafuso longo especial, que passa por todo o corpo, partindo da barra. Depois disso, a larva vai sair pressionando-a levemente. Para dispositivos de travamento com alto grau de proteção, esse processo se torna mais complicado, pois primeiro é necessário desligar o mecanismo de proteção com uma chave especial e só depois desmontar a larva.
No caso de uma fechadura de encaixe com alça, antes de começar a remover o mecanismo, você deve se livrar dela. Normalmente, as alavancas de abertura são fixadas com um parafuso de ajuste a um pino quadrado de passagem. Ele também precisa ser desparafusado para remover o pino. E depois disso, prossiga com o desmantelamento do castelo.
A dificuldade na análise de um dispositivo de travamento desativado é representada por vários elementos decorativos, como sobreposições. Nesse caso, a desmontagem deve começar com eles. Eles têm seus próprios fechos, que geralmente são aparafusados na folha da porta ou no corpo da fechadura. Além disso, o algoritmo de ações é padrão.
- Ao remover uma fechadura superior, muito menos esforço será aplicado do que ao desmontar sua contraparte entalhada. Esses modelos são fixados com parafusos auto-roscantes na própria porta. Portanto, o processo consiste em desparafusar os parafusos, retirar o invólucro - a placa que fecha o poço, e retirar a trava.
- As fechaduras em portas de plástico e metal costumam ser elétricas ou eletromagnéticas. Portanto, antes de começar a desmontá-los, você precisa se certificar de que não há eletricidade e ler as instruções do seu dispositivo. É muito raro, mas ainda existem casos em que as fechaduras são montadas na fábrica e não é possível retirá-las sem danificar a folha da porta. Nesse caso, você precisa tentar sobreviver com "pouco sangue", por exemplo, furando a ponta.
Deve-se observar que a fechadura inteira nem sempre quebra de uma vez. Via de regra, o núcleo falha, podendo ser substituído separadamente, sem jogar fora todo o mecanismo. Será muito mais barato dessa forma.
Markup
Depois que o bloqueio antigo for removido, você pode prosseguir para a próxima etapa - marcação.
Para a velha porta
Se houver buracos na fechadura antiga, é melhor instalar o novo mecanismo para eles. Em seguida, eles servirão como marcação.
Especialistas alertam que não existem duas travas semelhantes. Se você precisa de uma substituição adequada estritamente para os orifícios antigos, então você precisa trocar o núcleo, então o case permanecerá velho e não haverá problemas, ou procurar exatamente o mesmo modelo, marca e fabricante.Para a seleção, é preferível vir à loja com a fechadura antiga ou a sua descrição, para que os consultores encontrem rapidamente a opção desejada.
Se há orifícios para a constipação, mas ela não é e não se sabe o que era, então as medidas devem ser feitas em milímetros. Para os redondos, o raio é medido, para o resto - comprimento, largura, profundidade.
Se não for possível escolher um mecanismo de travamento semelhante, é possível instalar outro modelo. É melhor se for um pouco maior do que o anterior, então os orifícios existentes simplesmente precisarão ser expandidos.
Em uma nova porta de madeira
Para facilitar o processo de instalação de uma nova fechadura com suas próprias mãos, você deve abordar a marcação com cuidado e cuidado.
- Na superfície da folha da porta, com um simples lápis ou giz, marque a localização do orifício da fechadura e da maçaneta, se estiverem interligadas. Como padrão, a fechadura é instalada a uma distância de um metro do nível do solo. Porém, a altura pode ser diferente, mais confortável para os residentes.
- Com a ajuda de um quadrado, uma perpendicular é desenhada a esta marca na extremidade da porta. Este é o centro, focalizando o qual ao longo da extremidade você precisa traçar uma linha axial, cujo comprimento é igual à largura do corpo. A maneira mais fácil é prender a fechadura na extremidade da porta e contorná-la ao longo do contorno de modo que as dimensões da reentrância correspondam exatamente às dimensões do dispositivo. Você obterá o desenho de um retângulo.
- Em seguida, meça a profundidade de entrada da língua na tela (esta é a distância da barra da fechadura até o final do parafuso mais longo) em ambos os lados da porta e marque. Em outras palavras, é necessário marcar o início e o fim do mecanismo de travamento.
- Se a fechadura exigir uma alça giratória, sua localização será marcada em ambos os lados da porta. Para isso, o corpo do dispositivo é aplicado lateralmente na porta, em seguida, são feitas as marcações necessárias.
- Então você pode começar a fazer o furo. Para isso, é utilizada uma furadeira elétrica com furadeira de penas. Para combinar a profundidade com o valor medido, marque-o na broca com um arame. É melhor escolher o diâmetro da broca próximo à espessura do furo. Perfure cuidadosamente ao longo de toda a marca retangular. Você pode corrigir a precisão com um cinzel. Em vez de uma furadeira, alguns artesãos usam um cinzel e um martelo. Os artesãos prestam atenção que o orifício deve ser um pouco maior que o tamanho da fechadura, assim será mais fácil instalá-lo.
Esta etapa termina, a partir daí é iniciada a instalação do dispositivo de travamento.
O orifício para a lingueta no lado oposto da moldura da porta é marcado após a própria fechadura ter sido montada e embutida. Para isso, o elemento de travamento é untado com giz ou papel carbono é colado nele. Quando fechada, a língua deixará uma marca, que será considerada uma marca para a perfuração do orifício desejado. Se tudo for feito corretamente, após a instalação o mecanismo não travará.
Em uma nova porta de metal
Via de regra, as portas de ferro são vendidas completas, com fechadura e outras peças necessárias, de modo que todos os orifícios já estão perfurados e combinam com os fechos. Resta apenas instalar a fechadura de acordo com as instruções nos locais indicados.
Se a porta foi comprada sem fechadura, observa-se o algoritmo geral de ações, mudando apenas as ferramentas, já que o metal deverá ser furado e serrado.
Em uma nova porta de plástico
Hoje, as portas de plástico são onipresentes. Conseqüentemente, os bloqueios neles também terão que ser trocados, reparados e novos instalados. O algoritmo de ações para marcar a localização da fechadura em uma porta de PVC é semelhante ao de madeira. Tipos caros de dispositivos de travamento possuem instruções nas quais não apenas o procedimento de instalação é fornecido, mas também estênceis para marcação são anexados.
Hoje, quase todos os fabricantes incluem um modelo de papel no conjunto de documentos que o acompanha.É aplicado na porta, com o auxílio de um furador, marcando-se na folha da porta: 4 fixações e uma central para a larva fechadura.
Os mestres recomendam fazer furos nos locais indicados, exceto no centro, com uma broca fina como contorno. Em seguida, os parafusos auto-roscantes entrarão na tela sem distorções. Os orifícios devem ser cegos, não atravessados.
O alinhavo da ranhura da barra é executado da mesma forma que o modelo de encaixe: prenda a fechadura e circule a barra. A localização da contraparte do mecanismo de travamento é marcada após a montagem e instalação completas da fechadura. Para isso, feche, aplique uma estrutura recíproca e faça marcações com um furador nos orifícios para os fechos.
Instalação
Como mostra a prática, instalar uma fechadura em uma porta não é uma tarefa fácil, mas é viável para uma execução independente. Inserir fechaduras em diferentes tipos de telas é basicamente o mesmo processo. As diferenças são determinadas pelas funções adicionais do mecanismo e do material de que as portas são feitas.
Em uma porta de madeira com maçaneta
Depois de cortar um nicho para o corpo da fechadura durante a marcação, a sequência de ações será a seguinte.
- Colocação da placa final. O bloqueio deve ser inserido no recesso oco e circular a tira ao longo do contorno. Como deve ficar alinhado com a tela, é necessário fazer uma pequena depressão para ele. Ao longo da linha desenhada, um entalhe é feito a uma profundidade de 1-2 milímetros com uma faca. Além disso, com um cinzel, ele se expande para o tamanho da barra.
- Fazer furos para alça e chave. A abertura do buraco da fechadura e o cabo são obtidos com uma broca de penas. Os artesãos aconselham a não fazer furos por completo, mas de ambos os lados, então eles serão mais precisos, sem lascas nas bordas.
- Inserindo a estrutura na porta. A fechadura se aprofunda no lugar, a alça é inserida no orifício feito anteriormente. Se sobreposições decorativas estavam presentes no kit, então é nesta fase que elas são fixadas na tela com parafusos auto-roscantes.
- Instalação de uma faixa paralela. Também é chamado de "resposta". Ele está localizado em frente à fechadura, o parafuso entra nele ao fechar. Para incorporar a placa de impacto, você precisa seguir um algoritmo semelhante à obtenção de espaço para a própria fechadura. O local onde a língua entrará na tela é marcado com giz ou papel carbono. A barra é fixada com parafusos ou pernos.
Em uma porta de madeira
Para colocar um patch lock, deve-se lembrar que para ele a altura padrão é de 1,5 metros do nível do chão. No entanto, também é opcional e pode mudar dependendo dos requisitos dos proprietários.
Depois que todas as marcas foram feitas, o orifício central é perfurado. Os especialistas aconselham fazer isso de ambos os lados, e não de uma vez. Nesse caso, as bordas serão suaves. O diâmetro do furo deve corresponder ao cilindro da fechadura.
Ao contrário do modelo recortado, a faixa aérea tem uma lateral, não central. No entanto, também deve ficar nivelado com a folha da porta, o que significa que uma ranhura também deve ser aberta sob ela. Para este procedimento, uma faca afiada é usada para aprofundar o contorno e um cinzel é usado para abrir a ranhura.
Em seguida, a fechadura é instalada em seu lugar e fixada na porta com parafusos auto-roscantes ou parafusos de fixação. A contraparte do mecanismo é aparafusada com parafusos auto-roscantes de acordo com a marcação feita.
Após a instalação de todas as peças principais, são colocados elementos adicionais: revestimentos decorativos, dispositivos antivandalismo, puxadores.
Observe que se a fechadura precisar ser cortada em portas parcialmente de vidro, elas devem ser removidas das dobradiças antes da instalação e, se possível, remova o vidro. Isso os protegerá de lascas ou quebra acidental.
Com o nível de habilidade adequado, a fechadura pode ser cortada em um balanço ou faixa deslizante sem removê-la das dobradiças
Em uma porta de ferro
O princípio de instalação do mecanismo de travamento é semelhante ao algoritmo de ações para trabalhar com uma tela de madeira, a única diferença está na forma das ferramentas utilizadas. Para obter vários furos, você precisará de um moedor, uma serra e brocas de metal.
Em uma porta de plástico
As fechaduras para portas de madeira e metal não são adequadas para as suas contrapartes de plástico. Nesse caso, você deve escolher constipação especial. Um mecanismo é selecionado de acordo com a largura do perfil no qual será instalado. Quase todos os modelos apresentados são entalhados e possuem alças embutidas para abertura. Isso é necessário para manter a integridade e a estética de toda a estrutura. Em casos raros, para aumentar a proteção, a folha da porta é equipada com um dispositivo de travamento superior.
Na porta da varanda ou na janela de vidros duplos do apartamento, que se encontra nos pisos superiores, em regra, é montada uma fechadura normal com puxador. Neste caso, vem em conjunto com vidros duplos, portanto já vem instalado de fábrica. Observe que ele não possui funções de proteção.
Para reparos, basta desapertar os parafusos de fixação, retirar as alças de ambos os lados, inserir uma nova alça semelhante no orifício formado e fixá-la.
Se for necessário fornecer proteção contra a penetração através de uma porta de plástico, um mecanismo de travamento mais complexo deve ser instalado. Vamos considerar o algoritmo de ações no exemplo do modelo eletromagnético.
- Depois de aplicar as marcações, comece a fazer os furos. Durante o trabalho, deve-se lembrar que não é possível pressionar a tela com força, ela pode rachar.
- Em regra, a estrutura é composta por duas partes principais, uma das quais fixada na folha da porta e a outra na abertura. Todos os fechos estão incluídos no pacote.
- Na próxima etapa, um circuito elétrico é montado. Isso exigirá certos conhecimentos e habilidades, portanto, se eles não existirem, é melhor procurar a ajuda de um eletricista profissional.
- O estágio final é conectar a fonte de alimentação.
Verificando o trabalho
A verificação da funcionalidade do mecanismo de travamento é a seguinte:
- todas as peças se movem livremente, não emperre ou emperre;
- a porta fecha com força;
- a língua entra na parte de acasalamento de maneira uniforme e com profundidade suficiente, o que garante sua confiabilidade;
- todos os circuitos elétricos são acionados sem demora;
- todas as peças estão aparafusadas com força, não oscile.
No próximo vídeo, você encontrará a instalação de uma fechadura em uma porta interna.
O comentário foi enviado com sucesso.