Fechadura de porta com maçaneta e trinco: opções de design e princípio de operação

Fechadura de porta com maçaneta e trinco: opções de design e princípio de operação
  1. Características de construção
  2. Opções do dispositivo
  3. Como escolher?
  4. Recomendações de instalação

As fechaduras com puxadores e trincos são um tipo popular de mecanismo de bloqueio e são amplamente utilizados em portas de entrada e interiores. O uso de uma trava aumenta significativamente a funcionalidade da estrutura da fechadura e a presença de uma alça torna seu uso fácil e conveniente.

Características de construção

Estruturalmente, a fechadura é um dispositivo mecânico complexo constituído por um corpo, um mecanismo de bloqueio, um trinco, um bloqueador, um puxador ou manípulo rotativo e uma faixa decorativa, que em alguns modelos é substituída por tomadas separadas. Uma característica dos dispositivos com travas é a capacidade de usá-los com qualquer tipo de mecanismo de travamento, incluindo modelos de alavanca, cilindro, magnético, eletrônico e eletromecânico. Além disso, as estruturas de travamento podem ser equipadas com um dispositivo codificado ou ter um design combinado.

O dispositivo mais adequado para instalação em uma porta de entrada de metal é uma fechadura do tipo alavanca. O mecanismo de tal fechadura consiste em placas figuradas, que possuem um grande número de combinações que formam um pino secreto. O número de dentes na chave determina o número de placas niveladoras dentro do dispositivo: seu número é sempre um a menos que o número de dentes. As travas de alavanca são caracterizadas por uma longa vida útil e alta resistência a roubo.

Os modelos de cilindro também costumam ser instalados em fechaduras equipadas com travas e alças. O seu mecanismo é apresentado na forma de uma larva-cilindro com elementos figurados ou discos colocados no seu interior. A porta é aberta quando as reentrâncias da chave coincidem com as reentrâncias dos elementos figurados. Esses dispositivos também são bastante confiáveis ​​e convenientes de usar, e a trava instalada neles freqüentemente desempenha o papel de um parafuso de travamento. O batimento da trava em tais projetos é devido ao seu formato chanfrado. A lingueta comprime a mola e rapidamente entra na ranhura, após o que a mola se expande e retorna a trava à sua posição original.

As fechaduras das portas equipadas com maçaneta e trinco podem ter design de uma só peça, em que tanto o trinco como o mecanismo de bloqueio estão localizados num único bloco e são fechados por uma faixa decorativa comum. Além disso, os mecanismos podem ser feitos na forma de dispositivos separados, cada um equipado com sua própria roseta decorativa. A instalação de tais fechaduras é efectuada cortando-as na folha da porta, o que contribui para a máxima preservação do aspecto exterior da porta e para um aumento da resistência ao arrombamento.

Opções do dispositivo

As fechaduras com puxadores e fechos apresentam-se em dois grupos: mecanismos de bloqueio simples para portas interiores e opções sérias com classe de alta segurança para grupos de entrada.

Modelos de interiores

As fechaduras concebidas para instalação em portas interiores não têm requisitos de segurança tão sérios. Essas estruturas, via de regra, são instaladas em locais protegidos, e o dispositivo de travamento é mais preventivo do que protege a propriedade de intrusos. O principal objetivo das fechaduras interiores de um apartamento é uma vedação condicional do espaço pessoal, evitando correntes de ar e fechando as instalações a crianças pequenas ou animais de estimação.

Estruturalmente, as travas internas de encaixe diferem entre si no tipo de trava. A opção mais popular e difundida é a trava, ou, como também é chamada, "cachorro". A trava é feita de aço, alumínio ou tsamak e tem um formato chanfrado em uma direção. A ação da trava para fechar ocorre quando a porta é deliberadamente fechada ou há uma corrente de ar. A trava é aberta abaixando a alça de pressão ou girando o botão em torno de seu eixo.

As travas equipadas com travas geralmente possuem uma trava que permite que a língua seja puxada com força para dentro do dispositivo ou travada na posição fechada. Às vezes, as fechaduras são equipadas com duas linguetas, uma das quais funciona independentemente da trava do ferrolho e a segunda é combinada com ela em um único mecanismo. As alças que controlam o curso das travas de trava podem ter versões simples e emparelhadas e são mais frequentemente localizadas acima do buraco da fechadura.

A trava magnética é um tipo igualmente popular e é mais frequentemente usada em instalações de escritórios com um grande fluxo de visitantes. Devido ao seu funcionamento suave e silencioso, esta fechadura não irrita os funcionários e não os distrai do trabalho. Além disso, muitos ímãs têm forças gravitacionais significativas e começam a operar mesmo quando a porta não está totalmente fechada. Atuando dessa forma como uma porta de fechamento, as travas magnéticas dispensam o funcionário da necessidade de se levantar e fechar uma porta entreaberta por um dos visitantes.

A operação remota da trava magnética reduz significativamente a perda de calor na sala no inverno e mantém os condicionadores de ar resfriados nos meses de verão. Além disso, uma porta bem fechada não permite que ruídos estranhos entrem na sala e não permite ouvir o que está acontecendo no escritório do corredor. Mecanismos magnéticos mais sofisticados são capazes de puxar o parafuso para dentro do orifício do percutor, no qual o núcleo de ferrite é montado. Torna-se impossível abrir essa porta pelo lado de fora. No entanto, vale a pena baixar a manivela da alavanca por dentro, e o parafuso se esconderá rapidamente no mecanismo de travamento.

Travas de rolo também são comumente usadas em fechaduras de portas internas. A lingueta de tais dispositivos tem uma forma cilíndrica ou chanfrada em ambos os lados e pode ser colocada no próprio mecanismo de bloqueio e no percutor da moldura da porta. Quando a porta é fechada, ela entra na tomada e é presa nela por meio de uma mola interna. A trava do rolo abre facilmente, para isso você precisa pressionar a maçaneta e empurrar levemente a porta. Esses dispositivos não são capazes de travamento completo, portanto, eles não são instalados em portas internas com tanta frequência. No entanto, para lâminas giratórias que giram em ambas as direções, as travas de roletes são bastante adequadas.

Para portas de entrada

Ao contrário dos modelos de interior, esses dispositivos têm requisitos especiais de segurança e resistência a roubo. No entanto, dadas as capacidades de design de tais mecanismos, seu uso como o dispositivo de travamento principal não é muito eficaz. As fechaduras de trava são mais adequadas como um complemento útil para a fechadura principal, no entanto, desde que a sala com fechadura não requeira proteção aumentada, podem ser bastante utilizadas como a principal.

As fechaduras dos grupos de entrada utilizam trinco e fecho magnético, que são controlados tanto por manípulos e botões rotativos, como por métodos eletrónicos e de telecomando. Nas fechaduras com mecanismos eletromecânicos, codificados e eletrônicos, é a trava que desempenha a função de parafuso de bloqueio. Do lado de fora, ele pode ser aberto usando uma chave eletrônica, inserindo a combinação necessária ou usando o controle remoto, e da sala - pressionando um botão ou alça.

No entanto, fechaduras eletrônicas e eletromecânicas não são usadas para portas de apartamentos. Esses modelos são instalados em calçadas, portões de entrada ou portões. A explicação é simples: os dois modelos funcionam com eletricidade e, ao ser desligada, o circuito se quebra e a trava se abre. Mas nem todos os modelos eletromecânicos funcionam com esse princípio. Existem fechaduras de ação reversa nas quais a trava é aberta apenas quando a eletricidade é fornecida e o resto do tempo a porta permanece fechada. Essa versão de perfil estreito é usada em instalações que exigem maior proteção, uma vez que a porta ficará travada com segurança mesmo em caso de queda de energia.

Como escolher?

Ao comprar uma fechadura com trinco e maçaneta, deve-se em primeiro lugar partir da finalidade funcional da porta. Um dos principais critérios deve ser o material de fabricação do dispositivo. Os mecanismos de travamento interno são em sua maioria feitos de aço e, como para outros elementos estruturais, as opções são possíveis aqui. Os puxadores e puxadores de alavanca geralmente são feitos de alumínio ou zamak. Se você escolher entre essas duas opções, a segunda é preferível. TsAM (Tsamak) é uma liga de zinco, alumínio e cobre.

O material incorporou as melhores propriedades de desempenho desses metais e é caracterizado por alta resistência e longa vida útil. Além disso, as travas Zamak têm boa resistência à umidade e são insensíveis a temperaturas extremas. Isso permite que sejam instalados no interior de qualquer finalidade e nas folhas das portas dos grupos de entrada. No entanto, para portas pesadas de ferro, é melhor optar por uma estrutura toda em aço. Esses produtos geralmente têm uma superfície cromada, de modo que se encaixam perfeitamente em qualquer interior moderno e estão em harmonia com o design da maioria das portas.

Além do material em si, você também deve prestar atenção ao fabricante. Assim, os produtos da empresa finlandesa Abloy são bem conhecidos na Rússia. A empresa dedica-se à produção de fechaduras com alavanca e manípulos rotativos, que se distinguem pelos mecanismos de bloqueio de boa qualidade e um aspecto atraente. O sortimento da empresa é apresentado tanto por produtos de alta categoria de preços quanto por modelos de orçamento.

Os produtos da empresa chinesa Morelli têm se mostrado bem. A empresa é especializada na produção de modelos da TsAM, tanto para uso interno como externo. As fechaduras da espanhola Archie e da italiana Colombo têm muitas críticas positivas. Os produtos das empresas se diferenciam pela durabilidade do mecanismo de travamento, bem como pela aparência estilosa dos forros e dos puxadores.

Recomendações de instalação

A instalação de uma fechadura com maçaneta e trinco em uma porta de metal deve ser realizada com uma ferramenta profissional e com certas habilidades, por isso é melhor confiar a inserção a especialistas. No entanto, você mesmo pode cuidar da instalação de um dispositivo entre salas. A instalação inclui várias etapas.

Primeiro você precisa marcar o local do castelo. A altura ideal para a sua instalação é de 95 cm, após a aplicação das marcações deve-se começar a fazer o furo para o cabo. Além disso, não é recomendável fazer um furo de um lado. Será mais correto furar até que a marca da broca apareça na parte de trás, após o que você precisa puxar a broca para fora do furo e começar a furar pela parte de trás. Isso preservará o acabamento decorativo da porta e tornará a abertura mais organizada.

Em seguida, você pode começar a fazer os furos para o parafuso e a trava no final da tela. É necessário furar com berbequim, aprofundando cuidadosamente e procurando não chegar perto das bordas da tela.Após a perfuração do orifício, é necessário prender uma fechadura na porta e delinear o contorno da placa de montagem. Em seguida, ao longo da área demarcada, com auxílio de um cinzel, é necessário fazer um recesso, cuja espessura deve corresponder à espessura da placa de montagem, após o qual pode-se iniciar a instalação da fechadura.

Depois que a trava for instalada e fixada com parafusos autoatarraxantes, a alça deve ser instalada. Para fazer isso, remova uma alça e insira a parte desmontada no orifício na parte de trás da lâmina. Em seguida, pelo lado de dentro da porta, é necessário reinstalar a alça removida e prender ambas as partes com os parafusos que vêm com o kit. Em seguida, é instalada uma faixa decorativa e feitas marcações para as travessas e uma trava na caixa.

Para isso, passe pasta de dente nas pontas das travessas e na borda da trava, feche a porta e tente abrir a fechadura. Em seguida, você precisa fechar a fechadura com cuidado, puxar a trava com a maçaneta e abrir a porta. Se tudo for feito corretamente, os traços de travessas e travas permanecerão no batente da moldura da porta. Em seu lugar, você precisa fazer orifícios e aparafusar na parte superior da faixa de proteção. Como você pode ver, uma fechadura de porta com uma maçaneta e uma trava protege o quarto de forma confiável e torna a sua estadia confortável e segura.

Como instalar uma fechadura com alça e uma trava com as próprias mãos, você aprenderá com o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário