Conserto de fechadura de porta faça você mesmo

Conserto de fechadura de porta faça você mesmo
  1. Tipos de fechaduras
  2. Avarias comuns
  3. Ferramentas necessárias
  4. Reparo DIY
  5. Adendo

As fechaduras desempenham uma função de bloqueio e protegem de forma fiável a habitação da penetração de ladrões. Por vários motivos, durante a operação, eles podem falhar, exigindo reparo parcial ou substituição. Para resolver este imprevisto problema, a maioria dos proprietários de apartamentos e casas, preferindo poupar o orçamento familiar, realiza a instalação e manutenção das peças por conta própria. Como este procedimento é responsável e a segurança do lar vai depender dele no futuro, o trabalho deve ser feito de maneira correta.

Tipos de fechaduras

Hoje o mercado é representado por uma grande variedade de fechaduras, cada uma das quais difere não apenas no design externo, peso, material de fabricação, mas também no nível de proteção. Portanto, antes de adquirir tal produto e poder repará-lo sozinho, você deve conhecer as características dos dispositivos. Esses tipos de fechaduras são mais frequentemente instalados nas portas de entrada.

  • Articulado. Eles pertencem à maneira mais barata e fácil de proteger as instalações. Normalmente são instalados nas portas de entrada de caves, anexos e pequenas casas de campo. Não são adequados para casas de campo e apartamentos na cidade, uma vez que não oferecem uma boa segurança e não possuem um elevado grau de sigilo.
  • Mortise. Estes dispositivos são os mais comuns e são montados no interior da folha da porta. Para instalar este produto, você precisa ter certas habilidades, experiência e ferramentas especiais. O uso adicional de elementos anti-roubo ajuda a aumentar as funções de proteção das fechaduras de encaixe.
  • A sobrecarga. Normalmente são colocados na porta interna da sala, já o mecanismo de proteção é montado diretamente no interior da lona. Tais modelos se diferenciam por uma longa vida útil e durabilidade, pois possuem dois modos de operação - automático e mecânico. Em caso de avaria, o patch lock pode ser facilmente reparado por si.

    Dependendo dos recursos de design do mecanismo interno, os seguintes tipos de travas são diferenciados.

    • Cilindro. As portas abrem quando o ferrolho é acionado pelos movimentos giratórios da chave. O elemento de segurança está localizado dentro do cilindro e é um conjunto de pinos. Cada bot precisa de sua própria chave. Apesar do fato de que uma combinação de um milhão ou mais pode ser usada para abrir tal modelo, os mestres ainda aconselham complementar tais dispositivos com placas de blindagem ou mecanismos de alavanca. Estas fechaduras são fáceis de reparar e são adequadas tanto para portas de entrada como para portas interiores.
    • Suvaldnye. Eles são o produto de travamento mais confiável, que inclui placas de metal e peças de código. Em muitos aspectos, as travas de alavanca são semelhantes às fechaduras de cilindro, mas, ao contrário das primeiras, as alavancas com mola feitas de aço de alta qualidade são responsáveis ​​por abrir e fechar a porta. Exteriormente, o aparelho tem um aspecto maciço, tem um peso significativo e garante uma proteção excelente. Quanto maior for o número de alavancas, maior será o nível de segurança do castelo.
    • Alfinete. Este tipo é recomendado para instalação em portas com folha metálica. Quando a chave é aplicada ao ferrolho, o acesso à sala é bloqueado. Portanto, essa fechadura de porta não pode ser aberta sem uma chave.Em caso de avaria, terá de cortar as travessas colocadas entre a moldura e a porta e, em seguida, substituir as peças.
    • Disco. São versáteis, podendo ser instalados em qualquer tipo de porta. A fechadura é desbloqueada pela decodificação do segredo, para isso os discos devem ser acionados com a chave. Além de sua alta durabilidade, esses mecanismos não podem ser abertos, mesmo ao tentar perfurar a larva, os discos permanecerão no lugar e girarão com a broca.
    • Eletromecânico. Pertencem a um dos tipos modernos de fechaduras, em que a ação no sistema de bloqueio é efetuada por impulsos elétricos. Depois que o mecanismo recebe um sinal com o código correto, a porta se abre. Nesse caso, uma combinação de código, chaveiro ou cartão serve como chave por fora e como botão por dentro. A única desvantagem deste dispositivo é que, em caso de falha de energia, ele para de funcionar e desliga.

      Além dos dispositivos de travamento acima, também existem tipos separados que se destinam a portas internas.

      • Nobs. Eles são caracterizados por um sistema de travamento embutido especial. A fechadura começa a funcionar quando a maçaneta é girada. Esses modelos podem consistir em uma trava manual e uma fechadura com chave. A principal desvantagem dos produtos é que eles freqüentemente quebram e o sistema pode travar durante a operação de longo prazo.
      • Tipos de push. Encontrada ampla aplicação para instalações em portas interiores. Eles são equipados com uma lingueta de trava e uma alça, ao serem pressionados, o mecanismo se retrai e a porta se abre. Se você girar a alça para a posição anterior, a trava assumirá seu lugar original. No caso de o dispositivo quebrar, pode ser reparado sem muita dificuldade. Além disso, esse tipo de castelo é barato.
      • Tomadas. Esses mecanismos são os mais duráveis ​​e confiáveis. Eles consistem em um disco, uma alça, um orifício de montagem e um sistema de travamento. Com esta fechadura, você pode trancar a porta a qualquer momento e se aposentar. A vantagem do dispositivo é também o facto de para a sua instalação não ser necessário fazer um grande orifício na porta.

      Com base no exposto, é importante notar que recentemente não é difícil escolher um modelo adequado de castelo. Podem ser dispositivos de bloqueio de diferentes designs, cores, bem como feitos na forma de uma combinação de metal com plástico, MDF e pulverização de superfície. Ao fazer uma compra, é recomendável prestar atenção não só à atratividade do produto, mas também ao seu nível de proteção.

      Avarias comuns

      Mais cedo ou mais tarde, ao operar uma fechadura de porta, você pode se deparar com uma situação inesperada como sua quebra. Para responder à pergunta por que o bloqueio quebrou, você precisa saber o motivo que causou a falha. Na maioria das vezes, os problemas com o dispositivo de travamento se manifestam da seguinte forma.

      • A língua parou de bater. Via de regra, isso pode ser devido ao diâmetro insuficiente do orifício que foi feito para o mecanismo. Cortar o orifício e deslocar a placa de metal ajudará a consertar a quebra. Além disso, a inclinação ou encolhimento da folha da porta também pode causar o bloqueio da peça. A língua também pode frequentemente se desgastar ou afrouxar durante o uso prolongado.
      • Abertura de porta complicada. Nesse caso, você não deve pensar imediatamente sobre a quebra do dispositivo de travamento, uma vez que o mau funcionamento pode ser causado pelo enviesamento da própria rede. Primeiro, você precisa ajustar a moldura da porta e, em seguida, ajustar a localização da fechadura.
      • O mecanismo está emperrado e a chave não gira. Esse incômodo é devido ao deslocamento de elementos móveis individuais dentro do dispositivo. Para descobrir tudo com exatidão, é necessário desmontar completamente a fechadura, limpar e lubrificar as peças.
      • Bloqueio de bloqueio. Esse mau funcionamento pode estar na larva.Deve ser substituído ou reparado.
      • Quebra da caixa externa. A reparação neste caso é impossível, uma vez que a parte externa do dispositivo terá de ser substituída por uma nova. Se a caixa estiver avariada na fechadura de encaixe, será necessário desmontar todas as partes do aparelho, limpá-las bem e fixá-las em um novo produto.
      • Girando a chave. Uma falha no sistema é causada pela falha de um elemento auxiliar, que é chamado de peça correspondente. Se a chave inserida no poço não mover o parafuso e for rolada, você precisará trocar a contraplaca. Tal procedimento requer perfuração precisa do castelo, apenas um especialista experiente pode lidar com isso.

      Ferramentas necessárias

      Independentemente de você planejar consertar, substituir ou instalar uma fechadura de porta, você deve preparar todas as ferramentas com antecedência. Obviamente, se o trabalho for executado por mestres classificados, isso o evitará de confusão desnecessária. Mas no caso em que o processo seja realizado de forma independente, você ainda terá que preparar um conjunto mínimo composto pelas seguintes ferramentas.

      • Roteador manual. É usado para inserir travas, uma vez que esta ferramenta oferece corte de reentrâncias de alta qualidade e amostragem precisa. Além disso, o congelador não danifica o revestimento decorativo da folha da porta durante o funcionamento.
      • Martelo. É mais adequado para a barra lateral não profissional, mas pode ser útil às vezes.
      • Cinzel. Graças a ela será possível agilizar o processo de abertura de um buraco para o lugar de uma fechadura.
      • Uma chave de fenda ou furadeira. Essas ferramentas são necessárias ao perfurar assentos mais profundos e orifícios de manivela.
      • Chaves de fenda. Para o processo de trabalho serão necessárias chaves de fenda cruzadas e chatas de diferentes diâmetros, com a ajuda delas será possível fixar parafusos auto-roscantes e apertar as partes internas do aparelho.
      • Brocas para trabalhar madeira.
      • Roletas.

      Reparo DIY

      Você pode consertar a fechadura da porta de um apartamento ou de uma casa particular por conta própria, sem a ajuda de artesãos experientes. Para fazer isso, você precisa ter em mãos as ferramentas adequadas e habilidades básicas de encanamento. Deve-se observar que antes de reparar o dispositivo de travamento, deve-se descobrir a causa da quebra e levar em consideração o tipo de núcleo, pois basicamente esse elemento do mecanismo é a principal fonte de todos os problemas. As travas de alavanca e cilindro são normalmente instaladas nas portas de entrada.

        Se as travas do cilindro quebrarem, remova primeiro a placa de blindagem e, em seguida, desmonte o parafuso, que está localizado no final da porta. Em seguida, você deve retirar o próprio cilindro e substituí-lo por um novo. Quanto aos dispositivos de alavanca, se quebrarem, recomenda-se não só substituir a larva, mas também consertar as alças, pois estas últimas podem causar defeitos repetidos, então a língua começará a afundar. É muito mais difícil lidar com o reparo de espaçadores em folhas de vidro e em uma porta de varanda de plástico. Uma fechadura inadequada deverá ser desparafusada, tendo previamente removido a porta das dobradiças e desmontado a tela.

          Além disso, as fechaduras das portas de entrada e interiores de uma casa ou apartamento devem ser limpas e lubrificadas periodicamente. Recomenda-se usar óleo de máquina para lubrificação e as peças são limpas da seguinte forma.

          • No primeiro estágio, o dispositivo de travamento é desparafusado, então todos os elementos do mecanismo são removidos e cuidadosamente soprados. Se houver muita sujeira e partículas de poeira acumuladas dentro do castelo, as peças devem ser limpas com uma escova. Os elementos maiores são limpos com um pano seco.
          • Na segunda etapa, um lubrificante é aplicado em um cotonete e cada parte do aparelho é tratada individualmente com o mesmo. Em seguida, realizam a montagem e instalação no mesmo local, verificando o funcionamento da fechadura.

            Muitas vezes, as fechaduras da porta interna requerem profilaxia. Sob a influência de uma grande carga de força, a alça começa a emperrar, a língua afunda ou a trava fica pendurada.Freqüentemente, durante a operação de portas internas, não é a larva que falha, mas o próprio corpo. Nesse caso, o mau funcionamento pode ser eliminado com uma chave de fenda. Primeiro, desmonte os fechos e, em seguida, remova cuidadosamente a caixa do mecanismo. O reparo termina com a instalação de uma nova caixa e sua fixação. Tal trabalho só é adequado para montagem saliente e cadeados. A situação é diferente com dispositivos de encaixe:

            • em primeiro lugar, desaperte os parafusos;
            • em seguida, eles desmontam todas as peças e removem a trava do assento;
            • a caixa é colocada em uma superfície plana e os parafusos são removidos;
            • o corpo danificado é removido, substituindo-o por um novo, e a caixa é novamente montada no bolso da porta.

            Vale a pena atentar para o fato de que as portas internas são na maioria das vezes equipadas com fechadura de maçaneta, portanto, é a sua quebra que provoca a falha de todo o dispositivo de travamento. Via de regra, a maçaneta pode quebrar quando coberta de ferrugem, quando o mecanismo estiver empoeirado ou devido a deformações e deformações da folha da porta. Portanto, se a trava for simplesmente acesa na fechadura, a mola localizada na parede traseira será substituída. Uma alça solta deve simplesmente retornar à sua posição original girando os fechos. Se os elementos de travamento emperrarem, será necessário verificá-los quanto a rachaduras, deformações e deslocamento. Se houver alguma, será necessário substituir a parte danificada por uma nova.

            Quanto às fechaduras magnéticas, seu reparo é bastante simples. Como existe um ímã natural nesses dispositivos, que pode perder sua propriedade de atração com o tempo, ele é substituído ou remagnetizado. Além disso, é necessário verificar periodicamente o aperto da fechadura à porta, pois os menores desvios podem prejudicar o funcionamento do mecanismo.

            Somente profissionais podem eliminar o mau funcionamento das fechaduras eletromagnéticas, uma vez que é difícil para artesãos inexperientes abrir o grupo de entrada. Este dispositivo é controlado por uma unidade eletrônica, portanto é ele quem é considerado causa frequente de avaria. O reparo, neste caso, pode incluir a substituição da fiação elétrica e dos módulos por placas. Portanto, se tal bloqueio não funcionar, em primeiro lugar é necessário verificar se o sistema está conectado à rede elétrica, se há alguma falha na fiação, se a eletricidade é fornecida por tensão. A fonte de alimentação pode falhar, terá que ser substituída por uma nova.

            Apesar do fato de que consertar fechaduras de portas parecerá simples, antes de você mesmo começar a fazer isso, você precisa realmente avaliar suas capacidades, uma vez que muitos tipos de fechaduras têm um design complexo e reparos feitos por você mesmo podem prejudicá-los. Além disso, para fornecer proteção confiável para a caixa, os especialistas recomendam a instalação de vários tipos diferentes de dispositivos de travamento ao mesmo tempo. Assim, se um deles falhar, a casa ou apartamento estará seguro até que sejam feitas as reparações.

            Adendo

            Hoje, cada um pode tentar o papel de um mestre e realizar reparos ou instalação de fechaduras por conta própria. Isso permite não só economizar significativamente o orçamento familiar, mas também ganhar uma boa experiência. Para que o fluxo de trabalho ocorra de forma rápida e correta, os iniciantes devem considerar as recomendações a seguir.

            • Se a fechadura quebrar, você não deve desmontar a caixa imediatamente; primeiro, certifique-se de que não haja objetos estranhos e detritos no orifício da fechadura. Se houver, é necessário remover os corpos estranhos com um furador ou pinça.
            • Caso a chave esteja presa ou quebrada, não entre em pânico. Primeiro você precisa removê-lo e depois prosseguir com o reparo. Se a tentativa falhar, é melhor convidar um mestre.
            • Se a trava e o ferrolho estão emperrados, basta fazer o ajuste do caixilho.Além disso, pode verificar adicionalmente a posição dos toldos e da folha da porta quanto a deflexões e deformações. Para eliminar esse problema, basta expandir o orifício da fechadura em alguns milímetros, então a trava e o parafuso entrarão livremente.
            • Para eliminar o mau funcionamento do mecanismo de proteção que causa emperramento, deve-se desmontar completamente o dispositivo e verificar se todos os elementos estão no lugar, se há peças gastas. Substituir o núcleo pode ser o mais difícil em caso de avaria.

            Como consertar o castelo com as próprias mãos, veja o vídeo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário