Como inserir corretamente uma fechadura em uma porta interna?

Como inserir corretamente uma fechadura em uma porta interna?
  1. Escolhendo um castelo
  2. Preparação
  3. Ferramentas necessárias
  4. Fazendo um groove
  5. Montagem do dispositivo
  6. Montagem e ajuste
  7. Verificando o trabalho

Apenas fechaduras de encaixe são inseridas nas portas internas, uma vez que as fechaduras superiores parecerão um pouco pesadas e muito visíveis de um de seus lados. Não é difícil fazer esse trabalho, especialmente para aquelas pessoas que já lidaram com isso pelo menos uma vez. Neste artigo, consideraremos como escolher, instalar e ajustar as travas desse tipo corretamente.

Escolhendo um castelo

A versão mais comum de uma fechadura para uma porta interior de madeira é um mecanismo de cilindro com duas maçanetas redondas ou em forma de L e uma trava. Eles estão disponíveis em várias versões, por exemplo, com ou sem dispositivo de bloqueio. No primeiro caso, é possível fechar a porta de um lado, bloqueando a sua abertura com a maçaneta do outro lado. Ou seja, você pode se trancar no quarto e relaxar sem medo de que alguém entre no quarto e o encontre nu. Uma fechadura sem dispositivo de bloqueio é instalada apenas para que a porta possa ser bem fechada com um trinco, protegendo-a de correntes de ar, odores da cozinha ou ruído de outras divisões.

O dispositivo de travamento não precisa ser um mecanismo de chave. Existem também fechaduras que possuem fechaduras convencionais de vários formatos embutidos na alça principal, por exemplo, alavancas ou botões. A gama de fechaduras nas lojas de materiais de construção é bastante ampla, por isso não deve haver problemas com a escolha.

A variante com a larva e as chaves é, na verdade, um dispositivo simplificado para a fechadura da porta da frente. Essa fechadura geralmente pode ser destrancada de ambos os lados sem medo de se tornar um prisioneiro em seu próprio escritório, como nos casos em que uma fechadura com um bloqueador é instalada na porta. A língua nessas portas é ativada pressionando a maçaneta. Se a porta serve como uma simples barreira contra correntes de ar e não serve como uma cerca do espaço pessoal (com um dispositivo de trava), então é melhor escolher uma fechadura com trava de plástico. Há menos ruído vindo dele, o que é muito irritante à noite no processo de abrir e fechar a porta com a família "noctívagos".

Se você olhar para ele, então diferentes opções de dispositivos são colocadas nas portas dos quartos com uma função específica:

  • fechaduras com cilindros de chave em ambos os lados são adequadas para armários;
  • para quartos, banheiros, banheiros e chuveiros - dispositivos com travas internas;
  • para quartos de crianças, fechaduras magnéticas modernas e caras são ideais;
  • para cozinhas, corredores e despensas, você pode se limitar a fechaduras comuns com puxadores e um trinco.

Mas, em qualquer caso, todos os dispositivos devem ser encaixados. Ao escolher, certifique-se de que os lençóis de sua casa tenham a espessura adequada para os acessórios escolhidos. As portas padrão geralmente têm uma espessura de folha de porta irregular: algumas - pelo menos 35 mm, outras - 45 mm. É para eles que são necessários os encaixes adequados para evitar que a fechadura tenha a mesma espessura da porta.

Além disso, ao escolher os acessórios, deve-se prestar atenção ao interior geral da casa e aos quartos em particular. A disposição da porta também é de grande importância. Por exemplo, os dispositivos de bloqueio concebidos para uma porta com um peso de 40 kg não podem ser cortados em uma folha de porta com um peso de 70 kg. Seria uma má ideia embutir uma fechadura com alças em miniatura e uma mola de retorno fraca na tela, que tem grandes dimensões.

Quanto à fechadura magnética mencionada acima, tal dispositivo possui um núcleo móvel carregado positivamente (ferrolho) no interior, que começa a atuar apenas quando a porta é fechada. Nesta posição, fica em frente à faixa magnética de carga negativa instalada na faixa da porta. A barra transversal é atraída pela barra e fixa a porta com segurança na posição fechada. Para abrir a porta, é necessário girar a maçaneta que desconecta (destrava) os ímãs. Após a abertura da porta, a força de interação dos ímãs de pólos opostos não atua mais no ferrolho, que retorna ao seu lugar. Um dispositivo totalmente silencioso está ganhando popularidade, o que até agora só foi prejudicado pelo alto preço desse tipo de construção.

Existem também dispositivos de bloqueio especiais para portas interiores de correr. Eles cortam a tela, têm as mesmas alças giratórias e uma barra na caixa. A principal diferença entre esses dispositivos é sua trava em forma de gancho, razão pela qual essa constipação é chamada de "arpão".

Preparação

Não importa qual fechadura foi escolhida para uma porta interna específica, a preparação para a instalação não é muito diferente de seu tipo. Você pode dar um conselho: se você planeja embutir fechaduras em todas as portas internas de um apartamento ou casa, é melhor fazê-lo nas folhas da porta removidas das dobradiças. Qualquer profissional lhe falará sobre isso. Se decidir colocar o dispositivo de bloqueio em apenas uma porta e retirá-lo das dobradiças apresenta algumas dificuldades, então é melhor montar a fechadura na posição "vertical".

Antes de se aproximar da porta com a ferramenta, você precisa considerar cuidadosamente o modelo adquirido do mecanismo de travamento, mais uma vez verifique a presença de todas as peças e fixadores necessários com uma descrição da configuração, leia as instruções na íntegra e entenda o diagrama de instalação do o dispositivo. Tudo isso deve estar anexado ao produto.

Munido do conhecimento e certificando-se da integridade do kit, você deve decidir a que altura precisará instalar o dispositivo. Normalmente, os bloqueios são cortados a uma altura de 100 a 150 cm da superfície do chão. Tendo escolhido a altura, você pode fazer uma marca preliminar na tela e pensar na ferramenta que será necessária para inserir a fechadura existente.

Ferramentas necessárias

Considere a opção de inserir o dispositivo mais simples com duas alças e uma trava.

Para o trabalho, você precisará de:

  • formão;
  • furadeira elétrica com brocas;
  • caneta furadeira 22 mm;
  • cortador para madeira com diâmetro de 50 mm;
  • conjunto de chave de fenda;
  • martelo;
  • instrumentos de medição (régua, quadrado, fita métrica);
  • marcador ou lápis lavável.

Uma furadeira elétrica é necessária não apenas para fazer furos para fixadores, mas também é útil para trabalhar com uma caneta furadeira e um cortador. Você precisará fazer um furo para a fechadura com uma broca de penas e reentrâncias para as camadas decorativas das alças com uma fresa. Claro, é mais preciso realizar esse tipo de trabalho com uma ferramenta especial - uma fresa, que é adaptada precisamente para esses recortes em uma árvore, mas devido ao seu alto custo, é mais usada por profissionais que ganham a vida como uma empresa de carpintaria.

Fazendo um groove

Ao instalar a fechadura, será necessário fazer ranhuras para a placa de base do trinco na lateral da folha da porta a uma profundidade de 3-5 mm (dependendo do modelo), bem como para a faixa posterior da porta bloquear.

Isso é feito manualmente usando um cinzel e um martelo usando a seguinte tecnologia:

  1. as tiras são aplicadas no local de sua futura localização e são traçadas em todo o perímetro com um lápis ou marcador fino;
  2. de acordo com as dimensões marcadas, a plataforma é cuidadosamente cortada com um cinzel e um martelo até uma profundidade rasa;
  3. os trabalhos posteriores devem ser continuados, monitorando a profundidade - deve ser estritamente ao longo da espessura das placas, uma vez que não é desejável aprofundamento excessivo nem ranhura muito rasa;
  4. tendo cortado os sulcos, eles são limpos de irregularidades e detritos.

Em caso de aprofundamento excessivo, será necessário eliminar o erro com uma camada de plástico ou outro material, o que, obviamente, não melhorará a confiabilidade operacional do dispositivo.

Montagem do dispositivo

Antes de cortar a fechadura, você precisa fazer uma marcação. Todas as operações de mergulho, começando pela marcação, são fáceis de realizar por conta própria. Normalmente, esse hardware é instalado bem no meio da folha da porta de uma de suas bordas. Portanto, uma pequena linha usando uma fita métrica marca o meio da tela (para uma porta padrão de sua parte inferior, esta será uma distância de 95 cm ou mais em qualquer direção). Em seguida, a partir da borda da tela, onde será cortada a mecha, com a ajuda de um esquadro, marca-se 6 cm até cruzar com a marca anterior.

Um ponto proeminente é colocado na intersecção das duas marcas. É este ponto que será o centro por onde passará o eixo das maçanetas e a fechadura, caso a fechadura precise ser montada com fechadura. Haverá também um centro para furar um recesso para decorar as alças.

    É melhor realizar todas as operações posteriormente de acordo com o algoritmo.

    • Usando o mesmo quadrado, transferimos o ponto central para a lateral da porta, bem no meio da espessura da folha. Aqui estará o centro do corpo cilíndrico da fechadura (trava, lingueta).
    • Agora você precisa pegar uma furadeira de penas, inseri-la em uma furadeira elétrica e fazer um orifício para a caixa da fechadura. Neste caso, deve ser mantida uma posição perpendicular estrita do eixo da broca em relação à parede lateral da folha da porta. A profundidade do furo é de cerca de 35 mm.
    • Você precisa mudar a broca de núcleo na broca para a fresa. Com esta ferramenta, um orifício é feito para as alças. Também aqui é necessário monitorar cuidadosamente a posição da ferramenta para que fique perpendicular à porta, tanto no plano horizontal quanto vertical. Além disso, a porta não deve ser furada de um lado. A fresa possui uma ponta afiada projetando-se ao longo do eixo, como a caneta da broca anterior, por isso servirá de guia para a conclusão do trabalho. Quando essa ponta perfura o lado oposto da lâmina, eles se movem com o cortador para o outro lado e fazem um orifício de lá para evitar danos à lâmina no ponto de saída do cortador.
    • A próxima etapa é ajustar o tamanho do orifício de saída para a trava usando uma furadeira. Deve estar dentro de 23 mm (tínhamos uma broca de 22 mm). Para fazer isso, você só precisa ajustar o orifício ao tamanho, inserindo e experimentando o cilindro da fechadura no orifício.
    • Em seguida, é necessário limpar os dois furos resultantes, ligados entre si perpendicularmente ao longo dos eixos, de pó, serragem e rebarbas.
    • Inserimos o cilindro da fechadura no orifício correspondente e realizamos a seleção da ranhura para a sua placa de base usando um cinzel e um martelo da maneira descrita acima. Quando o assento para o trinco está pronto, instalamos no lugar, fazemos os furos para os parafusos de fixação com uma broca fina e fixamos a fechadura na porta com eles.
    • Agora você pode, inserindo uma das alças no orifício da fechadura, marcar a localização exata do atacante. Para fazer isso, a língua é coberta com um pouco de tinta e, segurando a língua em um estado recuado com a maçaneta, a porta é fechada até o fim. Depois de se certificar de que a porta está bem fechada, é necessário soltar a maçaneta, a trava encosta no bloqueio da porta e faz uma marca. E já nesta marca, você pode calcular a localização da placa de montagem. Faça uma amostra com um cinzel e um martelo, conforme descrito acima. No final da ranhura, coloque a barra no lugar e fixe com parafusos auto-roscantes.

    A instalação de fechaduras de portas usando um roteador submersível é muito melhor e mais fácil. A fresadora também é fornecida com vários modelos para trabalhar com muitos tipos conhecidos de fechaduras. Com a ajuda do carro e destes gabaritos, todo o trabalho é feito para instalar não só os vários acessórios, mas também para instalar corretamente a própria porta.

    Montagem e ajuste

    Resta apenas montar a fechadura, ajustar, se necessário, seu funcionamento e, finalmente, fixar todos os fechos. Deve-se observar imediatamente que você não precisa ser muito zeloso com os fechos, especialmente naquelas fechaduras em que partes do dispositivo são presas juntas em lados diferentes da tela. O aperto excessivo dos parafusos pode deformar o corpo e dificultar o trabalho do mecanismo de travamento, chegando ao ponto de emperrar.

    Como a trava já está no lugar, é necessário inserir as alças. O primeiro passo é instalar uma alça com parafusos de fixação, que devem ser desparafusados ​​antes da instalação. A seguir, a alça é inserida com seu eixo quadrado no orifício da fechadura e no seu próprio orifício da tela até parar.

    Outra alça nos modelos modernos costuma ser fixada em um corpo cilíndrico e possui uma faixa decorativa removível. Primeiro, a alça e a faixa decorativa devem ser removidas do corpo afundando as travas, e só então o corpo é instalado no orifício correspondente na tela em direção ao eixo de controle quadrado da alça oposta, empurrada sobre este eixo até parar . Em seguida, os parafusos de fixação são inseridos nos orifícios e, com eles, os dois lados das alças são fixados um ao outro.

    Agora só falta devolver a faixa decorativa e a alça à caixa, afogando as travas da caixa. São rosqueados no corpo até a liberação das travas que saem do recesso nas ranhuras de fixação desses elementos.

    A instalação do dispositivo de travamento está concluída, sendo necessário ajustar o movimento livre do mecanismo de travamento e seu funcionamento preciso. Isso pode ser verificado girando o botão. Deve mover-se com facilidade e sem folgas e, após soltá-lo, deve retornar imediatamente ao seu lugar. Em caso de movimentação forte ou travamento, afrouxe um pouco os parafusos de fixação. Pelo contrário, se houver sons estranhos e folga no mecanismo, os parafusos de fixação devem ser apertados mais profundamente.

    Verificando o trabalho

    Após ajustar o mecanismo de travamento, verifique o funcionamento do sistema como um todo. Para isso, feche a porta e verifique a correta instalação da barra de retorno. Se houver uma ligeira folga da trava na barra ou, ao contrário, um deslocamento milimétrico do orifício em relação à trava, tudo isso pode ser eliminado endurecendo ou dobrando as placas de ajuste do orifício na barra reversa.

    Se a fechadura funcionar corretamente, não deve haver folga entre a trava e a faixa posterior, a porta fecha com força, a fechadura funciona facilmente e sem ruídos desnecessários.

    Como inserir corretamente a fechadura na porta interna, você aprenderá com o vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário