O dispositivo e as características da instalação de fechaduras magnéticas para portas interiores
As fechaduras são necessárias não apenas para portas dianteiras, mas também podem ser usadas para portas internas. Na primeira versão, a ênfase principal está na segurança do mecanismo na escolha e na sua confiabilidade, e na segunda - na facilidade de uso, confiabilidade na operação e conveniência. E também neste último caso, as dimensões do castelo são importantes. As fechaduras magnéticas atendem a todas essas necessidades, por isso são frequentemente montadas em faixas entre os quartos.
Princípio da Operação
Quaisquer fechaduras magnéticas para portas interiores permitem abri-las com maçaneta, quando o caixilho é fixado à caixa com mecanismos especiais que utilizam ímanes. Seu princípio de operação pode ser comparado ao usado em portas de armário. O desenho é composto por dois ímanes, um dos quais fixado na tira da porta e o outro na tela. Quando a porta é fechada, a distância entre os imãs diminui, eles se atraem, fixando o ferrolho ou folha da porta, o que permite que a porta seja mantida na posição desejada até que a própria fechadura seja destravada.
Para abrir o mecanismo, basta girar a alça ou aplicar força pressionando a lâmina. Quando a porta é aberta, a distância entre os ímãs aumenta, a interação entre eles cai para zero. A diferença entre esses acessórios e aqueles usados para travas de gabinete é a falta de travas. Graças ao design simples desses dispositivos, eles se distinguem não apenas pela facilidade de uso, mas também por uma longa vida útil.
Vantagens
Essas fechaduras de porta têm uma série de vantagens inegáveis. Entre eles estão os seguintes:
- um desenho simples permite livrar-se do principal problema presente em todos os outros tipos de fechaduras - é a ausência de uma mola de apoio, que muitas vezes falha;
- a ausência de uma parte saliente, o chamado cão, que está em todos os outros tipos de fechadura, simplifica o uso de dispositivos magnéticos;
- as portas abrem quase silenciosamente.
Além disso, neste tipo de mecanismo não existem peças em atrito umas com as outras, pelo que não necessitam de lubrificação, a fechadura pode ser colocada não só nas portas interiores, mas também para sair para um terraço ou varanda, onde ficará exposta a baixas temperaturas. O próprio dispositivo pode ser montado por você. A maioria dessas luminárias vem em tamanhos padrão que se adaptam a todos os tipos de portas.
Se já houver uma fechadura na tela, uma fechadura magnética pode ser colocada na ranhura com 99% de probabilidade. Para isso, basta retirar o antigo e instalar um novo mecanismo, equipando a moldura com uma nova faixa da porta.
desvantagens
Apesar de sua modificação simples e design aprimorado, em grande parte esses dispositivos continuam a ser dispositivos mecânicos, portanto, você não deve usar várias misturas de adesivos ou outros aditivos ao instalá-los em uma porta, o que tornará a estrutura indissociável. Mesmo as fechaduras mais caras de marcas conhecidas não duram para sempre.
Se a fechadura for instalada na lona sem possibilidade de sua desmontagem e reparo, então, se tal necessidade surgir, será necessário simplesmente destruir o dispositivo.Também é importante notar que se o dispositivo de travamento quebrar, em alguns casos a porta também pode ser danificada. Ao usar fechaduras magnéticas, você precisa saber sobre as propriedades do próprio ímã, porque neste dispositivo existem dois ao mesmo tempo. Esses elementos estão localizados no nível do cinto de uma pessoa e funcionam 24 horas por dia. Portanto, durante a operação de tal fechadura, quaisquer materiais de metal são coletados na folha da porta - de agulhas ou clipes de papel a outros objetos que estarão no campo da fechadura.
A parte principal das fechaduras magnéticas tem a propriedade de os ímanes já a uma distância de 10-15 cm começarem a interagir entre si, podendo funcionar como fechos. Essa propriedade útil da fechadura só é importante se não houver nenhum mecanismo na porta que precise ser aberto com uma chave, pois isso pode fazer com que a janela se feche com a corrente de ar.
Nos modelos de fechadura de baixo custo não existem dispositivos que possam ajustar a posição da lâmina, portanto, ao puxar o ímã, o ferrolho pode sair da fechadura no momento em que a porta é fechada e atingir o ímã. Essas influências dão um resultado negativo e os ímãs dos impactos podem rachar.
Variedades
Todas as fechaduras magnéticas são divididas em vários tipos.
Passiva
Esse mecanismo tem um design simples e lembra os usados em portas de móveis, porém mais potentes. O princípio de funcionamento é que uma placa de aço é instalada no batente da porta e um ímã é instalado na própria porta. Quando esses elementos se aproximam, um campo magnético é acionado entre eles e permite que a porta seja travada com segurança nesta posição. Para abrir a janela, você precisa aplicar um pouco de esforço, após o qual as placas se abrirão. Normalmente, esses mecanismos são montados em portas sanfonadas e, se necessário, em portas giratórias, mas para isso será necessário escolher modelos mais potentes.
Com barra transversal
Esses dispositivos são complexos em design e contêm, além de ímãs, componentes mecânicos. Externamente, essas travas não são diferentes das comuns, mas a peculiaridade é a ausência de uma mola de pressão. O parafuso em si é feito de metal magnetizado e, quando o caixilho é fechado, ele entra independentemente na ranhura da barra. Para abrir tal porta, será necessário pressionar a maçaneta, após o que os ímãs se abrirão. Esses bloqueios são mais confiáveis e são muito populares hoje em dia.
Eletromagnética
Esses mecanismos costumam ser montados nas telas de entrada, mas se necessário, podem ser instalados no interroom. A fechadura é aberta com chave, controle remoto, cartão e outros dispositivos. A peculiaridade dessa fechadura é que ela só pode funcionar se estiver conectada a uma fonte de alimentação externa. Se não for possível conectá-lo à rede elétrica, a fechadura não funcionará e estará sempre aberta.
Como escolher?
Atualmente, as lojas oferecem ao comprador um grande número de fechaduras magnéticas, que se destinam à instalação em linhos de interior.
Na hora de escolher, é recomendável prestar atenção aos seus parâmetros:
- a forma;
- visualizar;
- a capacidade de manter um certo peso;
- dimensões.
Além disso, você precisa descobrir com o vendedor qual carga a fechadura comprada pode suportar. Se for planejado para ser instalado em estruturas leves ou portas de PVC, você pode adquirir aqueles que são projetados para 150 kg. Se se tratam de portas maciças de madeira ou metal, é necessário comprar um mecanismo que aguente até 350 kg. Para garantir uma longa vida útil deste dispositivo, você também deve prestar atenção ao revestimento do corpo da fechadura. Normalmente, o fabricante o revestirá com zinco ou níquel. Para que as placas de metal durem mais, elas são cobertas com um filme especial.
Neste caso, é necessário garantir que a peça de encaixe e o próprio ímã não sejam pintados, pois isso reduz suas capacidades, tais travas não podem mais ser silenciosas.
Instalação
Se você tiver habilidades básicas para trabalhar com ferramentas de carpintaria, poderá instalar você mesmo as travas magnéticas nas portas de madeira. A inserção é feita usando as seguintes ferramentas:
- Chave de fenda;
- furar;
- lápis;
- fresa;
- Chave de fenda;
- martelo;
- régua.
A ordem de trabalho inclui várias etapas.
- Inicialmente, você precisa fazer a marcação. A fechadura de encaixe é instalada a uma altura média de 110 cm do nível do chão. No final da tela, indicam o local onde ficará o nicho de instalação. Se tal dispositivo tiver uma alça, então na parte frontal também é necessário marcar o local para ele.
- O furo para o cabo é feito com furadeira elétrica. É aconselhável furar para que depois não seja necessário fazer furos desnecessários.
- Inicialmente, é feita uma amostra no final da teia para instalação da placa frontal do dispositivo. Em seguida, é feito um nicho onde ficará o mecanismo. O nicho deve corresponder em tamanho ao próprio castelo. Eles fazem isso com uma fresa e, se não houver tal ferramenta, é necessário usar um cinzel e um martelo.
- Um local é designado para anexar o dispositivo à tela. Para isso, a própria fechadura deve ser colocada em um nicho e deve ser feito um orifício nos pontos de fixação do mecanismo.
- A seguir, a fechadura é instalada em um nicho e fixada com parafusos auto-roscantes. Em seguida, é colocada uma alça, que também é fixada na tela com parafusos auto-roscantes.
- Em seguida, você precisa instalar a peça de acoplamento. Se a fechadura não possuir um parafuso de metal magnetizado, então na caixa em frente à própria fechadura, basta colocar uma barra. Se a fechadura tiver uma barra transversal, então será necessário fazer um local para a barra transversal também na caixa, tendo perfurado um local para ela. Uma broca também é usada para essas atividades. Depois de realizar todas essas medidas, é necessário verificar a operabilidade do sistema.
Como ajustar o mecanismo?
Se durante o período de uso a fechadura começa a funcionar mal ou não segura a porta, neste caso é necessário descobrir os motivos do não funcionamento e eliminá-los. Embora tais dispositivos sejam altamente confiáveis e possam durar muito tempo, às vezes surgem situações em que será necessário substituir ou reparar tais mecanismos. Dentre os indícios que indicam a necessidade de realização de tais ações, podem ser destacados:
- a fixação enfraqueceu;
- a montagem está deformada;
- houve um barulho ao abrir a faixa;
- não há atração entre ímãs.
Os principais problemas de funcionamento das fechaduras magnéticas podem frequentemente ocorrer devido ao fato de que elas estão montadas incorretamente ou devido à compra de uma fechadura de baixa qualidade. Se foi adquirido um produto de baixa qualidade, seu conserto não trará o resultado desejado, o problema será eliminado apenas por um tempo. É melhor adquirir imediatamente uma fechadura confiável, e também é necessário escolher produtos inicialmente de alta qualidade. Se surgirem problemas com a fechadura devido à instalação inadequada, esta situação pode ser corrigida. Para fazer isso, você precisa realizar as seguintes ações:
- desparafuse a alça da fechadura;
- retire o mecanismo da porta e abra a sua caixa;
- inspecione as peças que estão fora de serviço e substitua-as por novas;
- se os reparos não forem possíveis, você precisará comprar uma nova fechadura.
Se você precisar substituir a fechadura, não há nada difícil. Basta comprar um mecanismo do mesmo tamanho, que foi instalado anteriormente. Para fazer isso, é recomendável escolher dispositivos mais confiáveis para que durem mais. Para aumentar a vida útil das fechaduras magnéticas instaladas nas roupas de interior, bem como para garantir o seu funcionamento fiável e ininterrupto, recomenda-se a utilização correta destes dispositivos. Não há nada difícil aqui. Você só precisa seguir as seguintes regras:
- limpe a barra e o ímã de poeira e detritos de metal;
- para aumentar a força de retenção do ímã, é necessário montar corretamente a trava de forma que haja a distância necessária entre esses elementos;
- se entrar água na fechadura, deve-se enxugá-la para que os elementos não oxidem;
- periodicamente é recomendado apertar os parafusos.
Avaliações
Como você pode ver, as fechaduras magnéticas são estruturas bastante confiáveis e duráveis, por isso têm um feedback bastante positivo tanto de usuários quanto de especialistas. A razão para isso é o baixo custo das luminárias, instalação simples e longa vida útil. A fechadura magnética é uma excelente solução para manter as portas interiores fechadas, o que torna estes mecanismos cada vez mais populares no mercado nacional. Outras vantagens incluem silêncio, design interessante, várias cores e outros.
Como instalar uma fechadura magnética, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.