Fechadura eletrônica: características de seleção e operação
Entre as muitas soluções avançadas responsáveis pela segurança de apartamentos, casas e edifícios não residenciais, um lugar cada vez mais proeminente é ocupado pelas fechaduras eletrónicas. Em primeiro lugar, isso se deve à confiabilidade de tais dispositivos, que garantem seu funcionamento a longo prazo e sem problemas.
Destaca-se também a impressionante seleção de modelos de fechaduras eletrônicas na porta, que permitem escolher uma opção com todas as características do interesse do comprador.
Design e dispositivo
Hoje existe um grande número de tipos de fechaduras eletrônicas, cada uma com seu design específico. Se selecionarmos os componentes comuns para todos esses dispositivos, a lista ficará assim:
- mecanismo de travamento (eletromagnético ou eletromecânico);
- leitor (sensor de alta sensibilidade responsável pela recepção do sinal);
- um identificador que desempenha as funções de uma chave (um cartão com chip, um controle remoto, um chaveiro magnético e outros dispositivos determinados pelo tipo de fechadura elétrica instalada);
- controlador (um componente responsável por gerenciar o sistema e processar os dados de entrada).
Além disso, o design da fechadura eletrônica pode fornecer um compartimento para baterias (baterias recarregáveis ou baterias simples), garantindo o funcionamento ininterrupto do dispositivo.
Atenção especial deve ser dada aos dois tipos de travas descritos - eletromagnética e eletromecânica. O projeto do primeiro prevê a presença de um elemento principal, que é um poderoso eletroímã, e uma parte auxiliar - uma tira de metal com permeabilidade magnética aumentada. Já para o segundo tipo de fechadura, seu desenho envolve a utilização de um parafuso de travamento conectado a um acionamento elétrico e um módulo de controle conectado por fios.
Princípio de operação
Apesar de as fechaduras eletrônicas serem dispositivos bastante complexos, todos eles funcionam com base em um algoritmo simples:
- leitura de dados do ID do proprietário realizada pelo sensor de recepção;
- transmissão das informações recebidas ao controlador;
- verificar a exatidão do sinal com a subsequente transmissão do comando correspondente ao mecanismo de fechadura elétrica;
- se a entrada estiver correta, o dispositivo abre a porta (no caso de receber dados incorretos, o controlador pode dar um sinal de alarme).
A operabilidade de qualquer um desses sistemas é fornecida por uma fonte de alimentação - primária ou reserva, fornecida para uso em situações de emergência. Na maioria das vezes, a segunda opção não requer a instalação de baterias de alta capacidade, uma vez que as fechaduras eletrônicas gastam a carga de forma muito econômica.
Outra característica significativa do funcionamento dos dispositivos descritos é a possibilidade de duplicação ou uso simultâneo de vários métodos de acesso. Assim, uma combinação numérica pode ser complementada pela digitalização de uma impressão digital, e a presença de um chaveiro permitirá que você abra a porta somente após a confirmação de um smartphone ou outro dispositivo portátil.
A prática mostra que tais soluções reduzem significativamente a probabilidade de hackeamento, mas tornam o sistema mais complexo e caro.
Se o proprietário quiser restringir o acesso às instalações, ele pode usar a função de bloqueio de fechadura eletrônica. Pode ser acionado por uma chave especial, o que impossibilita que o dispositivo seja acionado por um sinal do sensor.
Outro recurso que pode orgulhar-se de muitas fechaduras elétricas é a função de controle remoto. Freqüentemente, esses dispositivos são um dos elementos de uma “casa inteligente” - um sistema automatizado que fornece monitoramento completo de uma casa por seu proprietário.
Vantagens e desvantagens
Existem muitas razões para explicar a crescente popularidade das fechaduras eletrônicas. Quanto às vantagens mais significativas desses dispositivos, elas estão listadas abaixo.
- Ausência de fechaduras padrão. Esse recurso de travas eletrônicas complica significativamente o procedimento para quebrá-las, exigindo uma quantidade significativa de tempo do invasor.
- Chance mínima de abertura não autorizada de uma fechadura biométrica. A única coisa que um invasor pode fazer com esses dispositivos é destruí-los, perdendo tempo e arriscando a atenção de outras pessoas.
- Possibilidade de equipar com alarme. Quaisquer ações que apresentem sinais de roubo levam à operação instantânea deste sistema e negam a probabilidade de estranhos entrarem na sala.
- Sem problemas causados pela perda da chave identificadora. Nessas situações, basta chamar um especialista que realiza a reprogramação das fechaduras eletrônicas.
- Capacidade de abertura remota. Esta vantagem permite ao proprietário economizar tempo e esforço, o que é especialmente perceptível em objetos com uma grande área.
- Probabilidade mínima de detectar uma fechadura invisível eletrônica. Tal dispositivo permanece oculto de olhares indiscretos e sua localização exata é conhecida apenas pelo proprietário do local.
- Aparência estética e moderna. O teclado de uma fechadura eletrônica ou de uma unidade com sensor é organicamente complementado por uma maçaneta organizada e ergonômica.
Além disso, os dispositivos considerados podem ter muitos recursos adicionais - por exemplo, bloquear o acesso devido à identificação malsucedida ou trabalhar apenas no horário especificado pelo proprietário das instalações.
Considerando as vantagens listadas, não é de se estranhar que as fechaduras eletrônicas sejam utilizadas tanto em escritórios, depósitos e instalações industriais quanto em instalações residenciais - apartamentos e residências.
Quanto às deficiências dos dispositivos descritos, eles também existem, embora em uma quantidade relativamente pequena:
- a necessidade de uma fonte de alimentação de reserva;
- alta sensibilidade a quedas de tensão, tornando desejável o uso de um estabilizador;
- tendência à quebra de componentes individuais durante o trabalho prolongado em condições de alta umidade.
E também vale a pena mencionar o gasto significativo de tempo necessário para restaurar os elementos defeituosos da fechadura eletrônica.
Variedades e recomendações para a escolha
Falando sobre dispositivos de restrição de acesso que têm a raiz "eletro" em seu nome, é necessário atentar para as seguintes variedades, que são as mais procuradas.
- Fechaduras eletrônicas com abertura codificada ou combinada. Acima de tudo, essas soluções são adequadas para portas de entrada em pátios, apartamentos ou entradas.
- Sistemas que permitem a utilização de dois tipos de identificadores - cartões com banda magnética ou porta-chaves eletrónicos.
- Fechaduras invisíveis. Tais soluções são interessantes por não implicarem a presença de painel com botões ou dispositivo de leitura de dados. As fechaduras eletrônicas deste tipo são controladas por meio de um controle remoto especial ou um dispositivo portátil com conectividade sem fio.
- Dispositivos biométricos.Para entrar nas instalações, o visitante deve concluir com êxito o procedimento de digitalização de uma impressão digital ou retina.
Tendo decidido o tipo de fechadura eletrónica mais adequado, é aconselhável levar em consideração algumas recomendações úteis antes de comprá-lo.
- Uma das principais condições, tendo em conta que lhe permite adquirir um dispositivo de qualidade adequada, é a reputação irrepreensível do seu fabricante. Essas fechaduras não são baratas, mas seu preço é justificado por sua confiabilidade e um recurso de trabalho decente.
- Para proteger as famílias, justifica-se a instalação de sistemas equipados com controle remoto. Em regra, nestes casos, as portas são muito maciças, o que requer uma familiarização prévia com as instruções da fechadura eletrónica para saber para que peso se destina. Além disso, o dispositivo adquirido deve corresponder ao clima da área e suas outras características.
- É desejável instalar sistemas de tipo magnético em portas de plástico. Não possuem partes móveis ou salientes, são silenciosos e apresentam excelente resistência ao desgaste.
- Em escritórios, vale a pena instalar dispositivos que funcionem com cartões de acesso em portas de vidro.
E também os especialistas aconselham a considerar a folha da porta e a fechadura eletrónica instalada como um todo. Assim, os dispositivos na entrada das instalações devem ser diferentes dos montados nas portas interiores - de acordo com as tarefas a que se destinam.
Tecnologia de instalação
A experiência mostra que a instalação de uma fechadura eletrônica patch não é particularmente difícil. Para resolver este problema, você deve:
- pré-marque a área selecionada para edição;
- faça furos de montagem que correspondam ao tamanho dos parafusos usados;
- faça um orifício de passagem necessário para conectar o corpo da fechadura ao módulo do leitor;
- instalar e consertar a caixa com segurança;
- instale a placa de impacto da fechadura;
- instale o módulo leitor.
Em uma situação em que o proprietário do local deseja instalar uma fechadura do tipo entalhe, ele precisa:
- primeiro remova a porta (para garantir a máxima comodidade de trabalho posterior);
- determinar o tamanho de um nicho para uma fechadura eletrônica;
- execute a marcação e recorte apropriados;
- limpe cuidadosamente o orifício resultante e elimine todas as irregularidades do mesmo;
- realizar a instalação da fechadura com sua fixação confiável.
Depois de concluir as atividades acima mencionadas, o dispositivo pode ser conectado seguindo rigorosamente as instruções fornecidas com ele. Se esta tarefa for muito difícil para o executor, ele deve entrar em contato com os especialistas a fim de evitar erros e posterior manuseio incorreto da fechadura eletrônica.
Dicas operacionais
Em conclusão, resta listar as recomendações, adesão que permite estender o funcionamento da fechadura eletrônica e obter a máxima eficiência de seu uso:
- para minimizar a probabilidade de falha do dispositivo, é necessário protegê-lo da umidade (na medida do possível);
- se o princípio de funcionamento de uma fechadura eletrónica prevê a introdução de um código, este não deve ser muito simples (também, ao escolhê-lo, não devem ser utilizados dados pessoais, pelo facto de poderem ser do conhecimento de um potencial intruso);
- se o proprietário quiser estender a vida útil da fechadura, deverá equipar a porta com fecho automático;
- para minimizar a probabilidade de entrada não autorizada nas instalações, o código do dispositivo deve ser alterado periodicamente (a melhor opção é uma vez a cada 2-3 meses).
Os especialistas não aconselham descuidar da manutenção regular da fechadura eletrónica, mesmo que o seu funcionamento não seja satisfatório. Seguindo esta recomendação, você pode identificar problemas em um estágio inicial, evitando-os com custos financeiros mínimos.
Resumindo, resta referir que a instalação de uma fechadura electrónica na porta é uma solução totalmente justificada que garante uma protecção fiável da divisão graças à utilização de tecnologias avançadas.
A validade desta tese é confirmada tanto por profissionais como por usuários comuns, cujo número está crescendo continuamente de ano para ano.
A instalação de uma fechadura eletrônica é apresentada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.