Recomendações para a seleção e instalação de fechaduras para portas de vidro
Devido à crescente popularidade e ampla demanda por portas de vidro, a questão de escolher dispositivos de travamento para elas é mais do que relevante. O fabricante moderno oferece uma ampla gama de fechaduras com uma grande variedade de modelos modernos e funcionais.
Peculiaridades
Estruturalmente, as fechaduras de porta são visivelmente diferentes de suas contrapartes projetadas para instalação em telas de madeira e metal. Isso se deve a certos requisitos para mecanismos de travamento ditados pelas especificações da operação de portas de vidro. Em primeiro lugar, isso se aplica à aparência da estrutura, cujos detalhes estão sempre à vista e claramente visíveis através da lâmina de vidro.
Ao mesmo tempo, os produtos não devem oferecer menos proteção às instalações do que suas contrapartes tradicionais. Portanto, o fabricante de fechaduras enfrenta a difícil tarefa de garantir tanto a inviolabilidade do espaço quanto a combinação harmoniosa da fechadura com o design da sala e da tela. Em geral, todos os encaixes de portas de vidro devem ser feitos no mesmo estilo, portanto, uma escolha competente de um dispositivo de travamento é uma questão importante e responsável.
Variedades
As fechaduras de vidro são classificadas de acordo com uma série de características, a mais importante das quais é o método de instalação. De acordo com este critério, os produtos são divididos em dois grandes grupos e são representados por dispositivos de encaixe e overhead.
- Fechaduras Mortise caracterizado pela complexidade de instalação, aliada à fragilidade da chapa de vidro. Mesmo com uma porta de 10 mm de espessura, o processo é tecnicamente difícil e não pode ser executado sem a ajuda de equipamentos especiais. Nesses casos, o vidro é tratado com compostos especiais que aumentam sua resistência, porém, mesmo nesse caso, não há total confiança de que a tela manterá totalmente suas características de desempenho após a ação mecânica. A caixa da fechadura de encaixe consiste em duas partes, instaladas sobrepostas em ambos os lados da folha da porta e ligadas através de ferragens de fixação.
As fechaduras de encaixe estruturais são subdivididas em mais três tipos. O primeiro é representado por modelos cilíndricos, que podem ser trancados com chave e possuem alta capacidade de proteção contra roubo. O segundo tipo é uma trava que funciona graças a um mecanismo de retorno controlado por uma mola. Esses modelos são abertos com alavanca ou botões rotativos e geralmente são equipados com uma fechadura. O princípio de funcionamento do dispositivo de bloqueio é o seguinte: ao premir um botão ou alavanca, a porta bloqueia de forma fiável e não é possível abri-la por trás. Os modelos são frequentemente equipados com uma fechadura extraível operada por chave. O terceiro tipo de fechadura é representado por mecanismos com contrapartida e é utilizado para montagem em portas de folha dupla. A fechadura consiste em um corpo, equipado com um mecanismo de cilindro, e uma contraparte projetada para deslizar o parafuso em forma de C sobre um pino especial, que fica na posição horizontal dentro do percutor.
As vantagens das fechaduras de encaixe são: ocultação total das peças do mecanismo e elevada resistência ao arrombamento. As desvantagens incluem uma instalação complexa com a necessidade de utilização de uma ferramenta especial, bem como uma vasta experiência com vidro.
- Modelos aéreos são apresentados no mercado de dispositivos de bloqueio em uma ampla gama. Os produtos são uma excelente alternativa às fechaduras do tipo entalhe e são instalados sem furar a lâmina. A fixação dos dispositivos é realizada por meio de tiras de montagem com uma estrutura em forma de L ou U. Em tais casos, a lâmina de vidro é fixada entre duas superfícies de montagem, que são atraídas por meio de parafusos de fixação. Para preservar a integridade da teia, uma gaxeta de polímero é instalada entre o vidro e as tiras de montagem. Este tipo de fixador permite instalar um patch lock em qualquer espessura da tela, sem medo de danos ou rachaduras.
Os modelos de superfície são o grupo mais numeroso de fechaduras e são representados por dispositivos mecânicos, eletromecânicos, eletrônicos e eletromagnéticos.
- Produtos mecânicos, por sua vez, são subdivididos em quatro tipos. Os mais comuns entre eles são os modelos com travas e travas giratórias, muitas vezes equipadas com travas e disponíveis no mercado nas mais variadas cores, texturas e desenhos. Os seguintes dois tipos de fechaduras mecânicas - modelos de cilindro e rack (barra transversal) - fornecem alta proteção das instalações e são fechadas com uma chave. O último tipo é representado por modelos combinados que combinam uma trava e um cilindro ou trava de cremalheira e pinhão.
- Fechaduras eletromecânicas Eles são usados para portas de vidro pendulares e se distinguem pela presença de um acionamento elétrico que aciona o ferrolho de travamento. Os mecanismos são bastante grandes, por isso não são muito procurados. Além disso, os modelos são bastante caros e completamente voláteis.
- Fechaduras eletronicas são abertos digitando-se um código digital, não exigem o uso de teclas e, muitas vezes, são equipados com uma tela sensível ao toque. Modelos especialmente avançados tecnologicamente podem ser abertos por um sinal de um controle remoto ou de um telefone celular. Isso permite que você limite significativamente o círculo de pessoas que têm acesso às instalações.
- Fechaduras eletromagnéticas funcionam graças ao íman instalado e podem ser instalados tanto na vertical como na horizontal. A instalação realiza-se na parte superior ou inferior da folha ou por cima do vão da porta. O princípio de funcionamento das fechaduras eletromagnéticas é o seguinte: quando as portas são fechadas, numa das quais existe um núcleo, e na segunda - uma âncora, é criado um poderoso campo eletromagnético que mantém a porta fechada. Quando o botão é pressionado, a rede é aberta, o efeito do campo enfraquece e a porta se abre.
Como escolher?
A escolha da fechadura depende inteiramente do tipo de estrutura da porta, da carga funcional na folha e do local de instalação da porta. Portanto, para portas de batente totalmente em vidro do escritório, uma fechadura de combinação de rack ou cilindro é bastante adequada. Esse dispositivo protegerá de forma confiável as instalações na ausência de funcionários, e uma trava irá consertar a porta durante o dia de trabalho. Para as lâminas pendulares, pode-se adquirir uma fechadura de encaixe do tipo rotativo, na qual, ao girar a chave, a lingueta se desdobrará e será fixada na contraparte. Para sistemas deslizantes, uma trava e um patch lock central são perfeitos.
Outro critério importante para a escolha de um dispositivo de fechadura é a finalidade funcional da porta. Portanto, se a porta de vaivém estiver localizada em um local com muito tráfego, seria mais sensato instalar uma fechadura com trinco de rolete. Esses dispositivos operam muito silenciosamente, abrem facilmente e bloqueiam facilmente na posição fechada. Também é adequada uma fechadura magnética, que começa a funcionar mesmo que a folha da porta não esteja totalmente fechada, puxando o caixilho para o seu lugar. Isso se deve à grande força de atração dos ímãs, que neste caso desempenham o papel de fechos.
Um fator importante na escolha de uma fechadura é sua compatibilidade com o resto do hardware da porta e com o design geral da sala. No entanto, com uma grande variedade de modelos em ouro, prata, cromo e bronze, é fácil fazer a escolha certa. Você também deve levar em consideração as condições externas em que o produto será usado. Assim, para salas onde o nível de umidade chega a 95%, é necessário adquirir modelos com spray anticorrosivo. As restrições operacionais também se aplicam aos modelos elétricos. Com um nível de umidade particularmente alto, não vale a pena comprar aparelhos que funcionam com eletricidade. Nesses casos, você pode se limitar a produtos mecânicos suspensos ou encaixes.
Como instalar corretamente?
Instalar um patch lock é considerado um processo bastante simples e pode ser feito de forma independente. O corpo de tal dispositivo é equipado com uma placa especial que é colocada na folha de vidro e fixada com parafusos de fixação. Com a instalação de modelos de encaixe, tudo fica muito mais complicado. A sua concepção consiste em furar a folha da porta, o que deve ser feito por profissionais.
Para fazer os furos, é necessário o uso de brocas de metal duro com cabeça diamantada, e a furação deve ser realizada em movimentos circulares suaves, movendo-se do centro para as bordas do furo que está sendo formado. É aconselhável usar um ventilador que remova imediatamente o pó de vidro da área de trabalho. Isso é necessário para controlar o funcionamento da broca e não para fazer um furo maior. Caso contrário, os fechos ficarão pendurados no soquete, o que com o tempo levará a uma violação da integridade da placa de vidro.
Durante a perfuração, é necessário resfriar a ferramenta e o vidro em tempo hábil, usando uma emulsão especial. Se esta ferramenta não for encontrada, será necessário verificar constantemente as superfícies de trabalho e, em caso de superaquecimento, suspender o trabalho, permitindo assim que a ferramenta esfrie. Depois que os furos forem formados, você pode começar a instalar a trava na tela. Apenas as ferragens fornecidas com o mecanismo devem ser usadas como fixadores.
A escolha competente e a instalação correta de uma fechadura de porta garantem uma proteção confiável do ambiente e conferem à lâmina de vidro uma aparência moderna e estética.
Você aprenderá sobre a fechadura eletrônica para portas de vidro no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.