Fechaduras para portas metálicas: tipos, dicas de instalação e operação
As fechaduras para portas metálicas apresentam-se no mercado das estruturas e acessórios para portas numa vasta gama. Portanto, o principal ao comprá-los é uma compreensão clara do princípio de funcionamento de cada um dos mecanismos de travamento e a escolha da opção mais adequada.
Visualizações
A classificação das fechaduras para portas metálicas é feita de acordo com vários critérios, sendo o determinante o método de instalação. De acordo com este critério, são distinguidos os cadeados, os de montagem à superfície e os de encaixe, cuja diferença não está apenas na técnica de instalação e localização, mas também no grau de protecção, âmbito de utilização e nível de resistência ao arrombamento dos produtos .
Articulada
Os modelos com dobradiças são dispositivos de bloqueio que são pendurados na superfície externa da folha da porta por meio de alças especiais soldadas ou aparafusadas à porta. Esta opção é uma das formas mais fracas de proteger instalações, é caracterizada por um design extremamente simples e um baixo grau de proteção. A gama de modelos montados é bastante diversificada. Os modelos diferem entre si no tipo de construção, materiais de fabricação, dimensões da caixa e do arco, bem como no mecanismo de sigilo. As opções mais simples são os produtos clássicos com braços arqueados e em forma de T. A sua utilização não pode proporcionar um elevado nível de protecção das instalações contra a penetração e é, antes, de natureza preventiva. Um pouco mais graves são os dispositivos semifechados, nos quais a parte de fixação do arco é protegida pela caixa do dispositivo, bem como os dispositivos de design fechado com um arco completamente escondido e fechaduras de combinação sem chaves. Modelos com dobradiças são usados em portas de metal de garagens, caves e armazéns.
Mortise
Os modelos de encaixe são o tipo de fechadura mais popular e são instalados no interior das folhas das portas. As vantagens desses dispositivos são um maior nível de proteção e uma classe de resistência ao roubo em comparação com os cadeados. Além disso, os produtos são produzidos na mais ampla gama e são considerados o grupo mais numeroso de dispositivos de travamento para portas de ferro. As desvantagens das estruturas de encaixe incluem uma disposição muito próxima do mecanismo de trabalho dos produtos à superfície da folha da porta, razão pela qual existe a possibilidade de cortar e serrar tais dispositivos. No entanto, esses problemas podem ser evitados equipando-se a porta com placas de proteção adicionais que dificultam e às vezes até impossibilitam o acesso ao mecanismo de travamento. Outra desvantagem dos modelos de encaixe é a instalação complexa, que envolve o uso de equipamentos profissionais e a presença de certa experiência no trabalho com metal.
A sobrecarga
As estruturas aéreas, ao contrário das entalhadas, são caracterizadas pela facilidade de instalação e podem ser instaladas de forma independente. Os dispositivos são fixados no topo das portas pelo lado de dentro e fixados com parafusos. As vantagens das fechaduras incluem uma distância suficiente do mecanismo de trabalho da superfície exterior da porta, o que dificulta o seu corte, bem como a substituição do produto antigo por um novo sem perturbar o aspecto e integridade da porta.As desvantagens incluem a impossibilidade de instalação em sistemas de portas dotados de abatimento secreto, bem como a facilidade de abertura pelo interior. O último momento é marcado pela saída desimpedida do apartamento de ladrões que entraram na casa por uma janela ou por uma varanda.
Os produtos funcionalmente suspensos e de encaixe são divididos em travamento, travamento e travamento. Os primeiros não possuem trava (em pessoas comuns - "cachorros") e, ao fechar, precisam pressionar com firmeza a porta da caixa com auxílio de esforço físico. Os segundos estão equipados com uma lingueta de fecho e um puxador, o que os torna os mais cómodos de usar. Além disso, uma corrente está frequentemente presente em modelos aéreos, o que também aumenta sua usabilidade.
No entanto, o principal critério para classificar as travas é o tipo de mecanismo de travamento. Com base nisso, os dispositivos são divididos em seis tipos.
Crossbars
As travas de barra transversal são os modelos mais simples, equipados com lâminas com dentes e ranhuras, e a configuração das ranhuras coincide completamente com a forma das ranhuras em uma chaveta longa. A principal diferença ao destravar uma fechadura de parafuso é que não há necessidade de girar a chave na fechadura. Para abrir tal dispositivo, basta inserir a chave no poço e empurrá-la até o fim. Nesse caso, a mola é comprimida e o trilho de travamento vai para o lado. As barras transversais são notáveis por suas baixas qualidades de proteção e, portanto, pertencem à classe de segurança mais baixa. O âmbito de aplicação das estruturas de travessão envolve a sua instalação em locais que não contêm valores materiais especiais. Os dispositivos podem ser encontrados em calçadas de metal, portões, portões e salas de serviço.
Cilindro
Produtos desse tipo são subdivididos em pino e disco. Os discos foram inventados e colocados em produção pela empresa finlandesa Abloy, razão pela qual receberam o nome de "finlandês". Estruturalmente, o mecanismo do disco é representado por um corpo, nele inserido por um cilindro, e por discos de rotação livre localizados no interior do cilindro. Cada um dos discos está equipado com uma ranhura para chave e uma ranhura especial para a movimentação da barra de equilíbrio. Ao instalar a chave no poço, os discos são girados com o alinhamento simultâneo de todas as fendas em uma fileira. Com isso, a passagem para a passagem da haste é liberada, o cilindro com os discos gira e a fechadura se abre. Quando você tenta abrir a porta com uma chave "não-nativa", os discos não são girados e uma ranhura de passagem não é formada. Como resultado, a haste é comprimida pelos discos e pelo cilindro e a fechadura não abre.
Os modelos de pinos são organizados de uma maneira ligeiramente diferente. A base de seu design são pinos de mola, que são capazes de se alinhar em uma determinada ordem quando a chave "nativa" é colocada, permitindo que ela gire. Essas fechaduras são chamadas de "inglesas" e são amplamente utilizadas em quase todos os tipos de portas de metal. Os modelos são equipados com um mecanismo secreto e são recomendados para instalação em combinação com um protetor de cabeça ou encaixe - um dispositivo especial que protege o cilindro.
As desvantagens dos modelos de pinos incluem o risco de nocautear a larva, mas a instalação de um protetor resolve parcialmente esse problema. As vantagens dos dispositivos de cilindro são o reparo simples e a fácil substituição da fechadura. Às vezes basta trocar apenas o cilindro que transmite o torque desde o movimento da chave até os parafusos de travamento. Além disso, os modelos de pinos são altamente seguros e podem ser usados como dispositivos de travamento principais.
Os eurocilindros são considerados um dos tipos mais confiáveis de estruturas cilíndricas. e fornecem um alto nível de proteção das instalações contra intrusões indesejadas. É muito difícil abrir esses modelos.Mesmo um bom especialista com um conjunto profissional de chaves mestras será capaz de fazer isso apenas com muito ruído e não menos do que quarenta minutos. Os eurocilindros devem sua resistência aumentada aos materiais de fabricação. As extremidades dos cilindros são frequentemente equipadas com pastilhas de carboneto que podem proteger a estrutura contra desmonte e perfuração.
Alguns fabricantes fazem o primeiro pino de materiais refratários ou equipam produtos com um corpo de titânio e inserções blindadas de proteção. Quase todos os cilindros são dotados do mais alto grau de sigilo, que é fornecido por um milhão e meio de combinações diferentes de pinos. Além disso, alguns modelos de eurocilindros são equipados com mecanismos flutuantes ou magnéticos localizados na própria chave. Esta tecnologia eleva o nível de proteção a um dos mais altos níveis, pelo que é praticamente impossível escolher uma chave para tal fechadura.
Suvaldny
Este tipo de fechadura foi inventado há muito tempo e desde então o seu design não sofreu grandes alterações. Esse mecanismo consiste em placas especiais - alavancas, cada uma delas equipada com ranhuras em relevo. Nas chaves que acompanham a fechadura, cada uma das ranhuras da alavanca possui sua própria barba, que, ao girar a chave, pressiona um determinado prato, e que, por sua vez, deixa uma certa distância. Depois que cada nivelador assume sua posição, a fechadura é aberta.
O nível de sigilo de tais dispositivos depende do número de alavancas e travessas, bem como dos materiais de sua fabricação. Por exemplo, o modelo de seis pontos tem mais de cem mil combinações. Para aumentar o nível de sigilo, os modelos de alavanca são equipados com armadilhas de arrombamento feitas em forma de ranhuras falsas. Será possível abrir tal estrutura apenas por meio de uma duplicata feita. Para uma alta classe de resistência a roubo e um maior nível de sigilo, as travas de alavanca são chamadas de seguras e, talvez, sua única desvantagem seja seu grande peso e grandes dimensões.
Eletromagnética
Os modelos deste tipo são fundamentalmente diferentes das versões anteriores e não possuem elementos de fixação mecânica em seu design. A fechadura é ativada pela influência da força de atração magnética, tem características de alta resistência a intrusão e alta resistência à ruptura. A única desvantagem de tais dispositivos é a abertura instantânea do mecanismo de travamento em caso de queda de energia. A este respeito, cada modelo está equipado com um sensor de controle de potência e a densidade de pressão da porta na caixa. Em caso de queda de energia, o sensor instantaneamente sinaliza um mau funcionamento para o serviço de segurança ou o proprietário da sala. Normalmente, os modelos eletrônicos são instalados em portas de metal-plástico, bem como em portões de casas de campo e chalés.
Eletromecânica
O desenho de tais fechaduras tem poucas diferenças fundamentais em relação aos modelos mecânicos convencionais, no entanto, o processo de abertura e fecho de portas é realizado não com a chave tradicional, mas sim com chaveiro, cartão magnético ou código digital. O funcionamento dos dispositivos é baseado em impulsos elétricos, portanto, assim como os modelos anteriores, os modelos eletromecânicos são totalmente dependentes da eletricidade. Existem dois tipos de dispositivos: solenóide e motor. O primeiro é instalado em locais de tráfego intenso, o que se deve ao facto de no modo standby a fechadura estar sempre aberta e só pode ser fechada após sinalização.
As travas do motor, por outro lado, estão sempre fechadas em sua posição normal e abertas somente após a aplicação de uma corrente elétrica. Os dispositivos são projetados para raramente abrir as portas, mas não são usados em sistemas de porta usados para evacuação de emergência de pessoas. A mesma categoria de dispositivos deve incluir uma fechadura invisível.O modelo foi especialmente projetado para complementar os principais dispositivos de travamento. As vantagens do projeto são a localização, que não é visível de dentro nem de fora, e uma confiabilidade de travamento suficientemente alta. Além disso, os modelos possuem painel de controle e são operados remotamente.
Código
Esses dispositivos têm uma classe de proteção bastante baixa e são destinados à instalação em entradas e em portões de metal. As fechaduras estão equipadas com botões, com o qual se introduz o código digital necessário. A vantagem dos dispositivos de botão é que não há necessidade de usar uma chave. As desvantagens incluem a probabilidade de apagamento frequente e travamento de botões, bem como a recusa de trabalhar em temperaturas extremamente baixas. Os modelos de rolos também pertencem a fechaduras de combinação, nas quais, para inserir um código digital, é necessário girar o rolo com números até uma determinada marca. No entanto, esses dispositivos são ainda mais fracos e mais frágeis do que os dispositivos de botão de pressão e raramente são usados.
Classes de resistência a roubo
Existem 4 classes de resistência ao roubo. A primeira classe inclui modelos com o dispositivo mais simples e um nível de complexidade reduzido. Se você tiver as ferramentas necessárias, poderá abrir essa fechadura em alguns minutos. A classe 2 também inclui modelos não muito confiáveis, que podem ser abertos em 5 a 7 minutos. A terceira classe é representada pela categoria mais numerosa e inclui fechaduras instaladas em apartamentos e casas particulares.
Os produtos são altamente duráveis e podem resistir a roubos por 15 minutos. A quarta classe inclui dispositivos sérios que são instalados em portas blindadas em salas com requisitos de proteção especiais. É claro que é possível hackear tal mecanismo, mas não menos de meia hora e somente se você tiver uma ferramenta profissional e muita experiência. Todos os quatro níveis de classe são claramente definidos e regulamentados pela GOST 5089-2003.
Junto com a resistência ao roubo, uma característica igualmente importante das fechaduras é o nível de sigilo. Assim, modelos com baixo sigilo não possuem proteção adicional, e o número de combinações de pinos varia de 10 a 10.000 unidades. Os modelos de gama média sugerem a presença de 5 mil a 5 milhões de combinações e muitas vezes são protegidos contra chaves pick. Os bloqueios de nível superior são os mais confiáveis. Eles são completamente protegidos contra ataques mecânicos e têm até um bilhão de combinações de pinos diferentes. Abrir a porta com tal fechadura só funcionará se você cortar e remover o dispositivo de travamento ou remover a tela das dobradiças
Fabricantes
A líder na classificação de fechaduras para portas metálicas é a italiana Atra-Dierre. O fabricante é responsável por cada fechadura e fornece ao consumidor produtos de qualidade. Os modelos de outra empresa italiana, a Mottura, também foram testados pelo tempo e são amplamente solicitados no mercado interno. Os produtos são dotados de diversos graus de proteção, elemento de segurança substituível e trava anti-knockout.
O terceiro lugar é merecidamente ocupado pela italiana Cisa, o quarto pela finlandesa Abloy, e o quinto é a alemã Abus com seu famoso modelo EP-10. A empresa russa "Guardian", que produz produtos confiáveis e baratos, fecha os seis primeiros. Os modelos da empresa pertencem à quarta classe de resistência ao roubo e praticamente não deixam chance de abertura.
Como escolher?
A escolha de uma fechadura depende inteiramente de sua finalidade e dos requisitos de segurança da instalação. Ao comprar um modelo de porta de aço para apartamento, é preciso levar em consideração que mesmo a fechadura mais moderna e confiável não dá cem por cento de garantia da inviolabilidade da casa. Neste caso, é preferível adquirir duas ou três fechaduras, diferentes no método de instalação e no tipo de mecanismo de bloqueio. Isso complicará significativamente o trabalho dos intrusos e reduzirá a probabilidade de sua penetração nas instalações.Se o desenho da porta não implica a instalação de duas ou três fechaduras, pode limitar-se a comprar um modelo combinado.
Esses produtos versáteis estão disponíveis em qualquer fabricante conhecido, incluindo Guardian, Mottura, Vachette, Elbor e Barrier, portanto, não será difícil comprá-los. Estruturalmente, as fechaduras combinadas são uma combinação de mecanismos de alavanca e cilindro, formados como um único bloco, o que permite adquirir, de facto, duas fechaduras numa só caixa. Além disso, ao escolher um modelo, você deve se familiarizar com a documentação que acompanha e verificar se há um certificado de segurança - um documento que prescreve a classe de resistência ao roubo e o nível de sigilo da fechadura, bem como o número máximo de ciclos de abertura-fechamento .
Métodos de instalação
A inserção da fechadura na porta de metal pode ser feita por você. A instalação do modelo aéreo é semelhante a esta:
- as marcações devem ser aplicadas a uma altura de 80 a 100 cm;
- com uma broca do tamanho apropriado, você precisa fazer um furo para criar um poço;
- a fixação do corpo da fechadura na folha da porta é feita por aparafusamento ou soldadura;
- o orifício da fechadura do lado de fora da porta deve ser coberto com uma faixa decorativa;
- a montagem da placa de impacto é realizada somente após medições cuidadosas e firme confiança de que a fechadura fechará sem emperrar e bater estranhos.
A instalação de uma fechadura de encaixe requer algum trabalho e mais tempo de instalação. A primeira etapa da obra será a marcação do final da folha da porta. Além disso, é necessário colocar os riscos com uma pequena margem necessária para a entrada livre da fechadura na reentrância. Normalmente, 1-2 mm são suficientes. A seguir, usando um amolador na ponta da tela, é necessário fazer uma ranhura do tamanho desejado. Se não houver esmeril, você pode usar o método de perfuração e limpar imprecisões e saliências com uma lima. Em seguida, na folha da porta é necessário fazer um furo para o cilindro, marcar os pontos de fixação da fechadura e cortar neles uma linha.
Após a conclusão do trabalho preparatório, a fechadura e o cilindro devem ser colocados no lugar e fixados com segurança. Depois é preciso fazer furos para as travessas, untar as pontas com pasta de dente, fechar bem a porta e tentar fechar a fechadura. Como resultado, marcas claras permanecerão no percussor da moldura da porta, indicando a localização dos orifícios. A etapa final será fazer esses furos e verificar o funcionamento da fechadura.
Dicas operacionais
Para que a fechadura da porta de ferro funcione o máximo possível, algumas regras simples devem ser seguidas. Uma das principais condições para o bom funcionamento do dispositivo de travamento é a ausência de golpes bruscos pela porta, que levam ao emperramento do mecanismo, e depois de um tempo - à falha completa. Portanto, em locais com muito movimento, recomenda-se equipar as portas com um fecho de porta. Isso permitirá que a tela se feche suavemente e exclui seus poderosos impactos na caixa.
Outra condição para o correto funcionamento dos mecanismos de travamento é a proibição de sujar o buraco da fechadura com objetos estranhos. É estritamente proibido empurrar moedas, fósforos e alfinetes para dentro do buraco, bem como permitir que poeira, areia e precipitação entrem na fechadura. Além disso, é necessário lubrificar regularmente o mecanismo de trabalho com um composto especial para fechaduras e, se não estiver disponível, com óleo de máquina. Além disso, ao abrir e fechar as portas, é preciso ter cuidado para que a chave entre no poço até que ela pare e só depois comece a girá-la. Caso contrário, as barbas das chaves podem não chegar ao lugar certo, quebrar, entrar no mecanismo de travamento da fechadura e estragá-la.
Uma fechadura bem escolhida para uma porta de metal reduz significativamente a probabilidade de abertura e quebra, fornece proteção confiável das instalações e permite que os proprietários não se preocupem com a segurança de sua propriedade.
Para informações sobre como escolher a fechadura de uma porta, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.