Portas de vitral no interior

Portas de vitral no interior
  1. Visualizações
  2. Como escolher?
  3. Exemplos de fotos
  4. Lindas ideias em um interior moderno

A decoração com vitrais começou há muito tempo - desde que as pessoas aprenderam a criar vidros. Anteriormente, eles eram usados ​​exclusivamente no projeto de catedrais e casas ricas. No início, as pessoas aprenderam a fazer padrões simples e despretensiosos, depois começaram a criar imagens e cenas inteiras com base nas escrituras bíblicas. Hoje, as portas com vitrais se tornaram mais acessíveis e podem ser vistas em muitos interiores.

Visualizações

As portas com vitrais, como todas as outras, são divididas em dois grupos. As portas de entrada são geralmente decoradas com interiores de vitrais de butiques de moda, hotéis, restaurantes, clubes, museus e outras instituições públicas. Seu objetivo funcional, neste caso, é atrair a atenção dos visitantes. Mas os vitrais internos se adaptam bem ao design não apenas de uma mansão elegante, mas também de um apartamento comum na cidade.

A variedade deste último tipo de portas praticamente não tem limites. Os mais diversos materiais de fabricação são usados ​​aqui. Podem ser portas clássicas de madeira ou folheadas e divisórias modernas de plástico. Eles podem ser decorados com inserções de vitral ou feitos inteiramente de vidro.

Para dar força, a moldura dessas portas é geralmente feita de metal, e o vitral serve como elemento decorativo.

Além disso, as portas com vitrais podem ser convencionais articuladas e deslizantes - essas são as opções mais populares em um apartamento comum.

Se antes apenas os proprietários de palácios enormes podiam pagar pelos vitrais, os fabricantes modernos cuidaram dos proprietários de apartamentos de pequeno porte: portas sanfonadas dobráveis ​​com inserções de vitrais se encaixam perfeitamente ali.

Como escolher?

Com o desenvolvimento do progresso técnico, surgem tecnologias cada vez mais avançadas de fabricação de vitrais, o que torna esse tipo de decoração mais acessível. Neste sentido, a escolha dos vitrais torna-se cada vez mais frequente, pois, sem ser especialista, é fácil perder-se neste mar de diversidade. Os vitrais são escolhidos de acordo com vários critérios.

Por técnica de execução

Para hoje, são conhecidas as seguintes tecnologias para a produção de vitrais:

  • Tecnologia clássica. Também é chamado de “composição”. Os fragmentos de vidro são combinados em uma única composição usando um perfil de metal. O método em si não é complicado e permite decorar grandes áreas, mantendo a alta qualidade.
  • Fusão. Seu segundo nome é "panificação". Nesse caso, os fragmentos de vidro são derretidos em fornos especiais em altas temperaturas. O resultado é um trabalho altamente artístico, que, além disso, tem cada vez mais força. Esses vitrais podem decorar portas de entrada, bem como em saunas e outros locais onde ocorrem mudanças frequentes de temperatura. Usando esta tecnologia, você pode reproduzir uma imagem ou fotografia de qualquer complexidade.
  • Tecnologia Tiffany implica a criação de uma composição de fragmentos de vidro multicoloridos com a repetição exata dos menores detalhes e tonalidades da imagem. Por esta tecnologia não implicar na utilização de molduras de conexão metálicas, revela-se bastante elegante, quase arejada. Fragmentos separados são conectados nesta técnica usando folha.
  • Vitral preenchido. A técnica descrita permite criar imagens volumétricas.Sua essência é que um relevo é inicialmente aplicado na superfície do vidro, que cria a base para a futura pintura, e depois cada fragmento é pintado à mão com tintas acrílicas.
  • Jateamento de areia. Este método envolve a remoção da camada superior da superfície de trabalho do vidro com um jato de areia sob alta pressão de ar. O padrão pode ser aplicado usando um gabarito ou sobre toda a superfície disponível. Este método permite obter um padrão fosco em uma superfície lisa, ou vice-versa, a superfície do vidro é especialmente fosca e um padrão liso é obtido sobre ela. Com esta técnica, o vidro pode ser processado em ambos os lados. Nesse caso, você pode ajustar a profundidade do ornamento e a granulação do padrão resultante.
  • Vitral fotográfico. Esta tecnologia permite recriar a reprodução de uma imagem no estilo de um vitral em vidro maciço. Esse método é barato e essa é sua principal vantagem. Porém, do ponto de vista do valor artístico, este método é um pouco inferior às versões anteriores, pois não é capaz de transmitir toda a paleta e jogo de cores.
  • Janelas com vitrais de filme. Neste caso, a superfície do vidro é decorada com um filme colorido especial. Hoje é o método mais barato e acessível para as massas. O filme, neste caso, não é apenas a decoração da folha da porta, mas também alguma proteção contra cargas dinâmicas. O vidro decorado desta forma é mais durável. A desvantagem desse método, como no caso dos vitrais, é a imperfeição da gama de cores.
  • Faceta. Esta tecnologia é semelhante à clássica. A única diferença é que a imagem é aplicada em várias etapas. Primeiro, a camada superior é removida com uma máquina especial, depois é esmerilhada e emaranhada e depois polida. Um vitral facetado também pode ser criado com strass, que são colados com cola UV.
  • Vitrais 3D. Esta é a forma mais inovadora de criar imagens em vidro atualmente. Graças a ele, a imagem pode ser vista de ambos os lados da tela, criando visualmente o efeito de volume.
  • Vitrais combinados. Ao criá-los, várias técnicas diferentes de desenho de imagem são usadas. O resultado são produtos de altíssima qualidade e realistas que são uma verdadeira decoração de interiores. E como essas portas são feitas exclusivamente para pedidos individuais, o valor de um vitral pode ser muito alto.
  • Elenco. Nesse caso, cada fragmento do futuro vitral é criado separadamente à mão e depois conectado com peças de metal ou cimento. A espessura do vidro neste caso pode ser de 5 mm a 3 cm. Com diferentes espessuras de vidro, o ângulo de refração da luz muda, e a imagem começa a "brincar".

Por estilo

Existem várias direções de design nas quais os vitrais são feitos:

  • Clássico. As características distintivas dos vitrais clássicos são a presença de linhas geométricas corretas, a ausência de elementos desnecessários, a abundância de luz.
  • Moderno. Este estilo é caracterizado pelo domínio da forma sobre o conteúdo. Ou seja, presta muita atenção às linhas e padrões que podem criar uma imagem abstrata.
  • Alta tecnologia. Esses vitrais são feitos necessariamente com as tecnologias mais avançadas. Eles, via de regra, se distinguem por uma abundância de flores, composições não padronizadas. Essas portas podem ter, por exemplo, um corpo metálico e / ou uma superfície espelhada.
  • Estilo oriental. É comum o uso de motivos florais nos vitrais decorados neste estilo. Muitas vezes, nessa direção estilística, são utilizadas imagens de vários animais. Podem ser personagens reais e fictícios.
  • Fusão. Pode ser descrito como "choque intelectual". Essa direção é frequentemente escolhida por pessoas de profissões criativas ou por aqueles que querem se destacar na multidão. A regra básica aqui é combinar o incongruente.É uma mistura de vários estilos, o bairro de luxo e simplicidade - por exemplo, a imagem de uma porta de alta tecnologia é encerrada em uma moldura de madeira com formas clássicas.
  • País. Isso é simplicidade em tudo - desde o formato da própria porta até o ornamento nela. Este tipo de vitral é caracterizado por padrões florais. Quanto ao material da própria porta, ela deve ser de madeira, ou pelo menos semelhante a madeira. Sem cromo ou plástico. Tudo é simples e aconchegante.
  • Art Deco. Ao contrário da humilde música country, luxo e riqueza indisfarçáveis ​​reinam aqui em todos os lugares e em tudo. As portas com vitrais neste estilo podem ser feitas de uma variedade de pedras valiosas, incrustadas com elementos de cristal de rocha ou bronze. Mesmo uma dessas portas pode transformar o interior austero e ascético em um lugar moderno e interessante.

Por nomeação

Dependendo da sala em que a porta de vitral será instalada. Aqui é necessário levar em consideração não apenas a finalidade funcional da sala, mas também sua iluminação, área e, o mais importante, seu tamanho.

Exemplos de fotos

O vitral inserido na folha da porta torna a porta uma figura central em todo o interior e é capaz de transformá-la de forma irreconhecível. Dependendo das preferências de gosto dos proprietários, você pode escolher uma imagem para cada caso individual.

Alguns proprietários acreditam erroneamente que, se o quarto for projetado em direções como, por exemplo, um loft ascético de alta tecnologia, a instalação de portas com vitrais será inadequada. Para pedir, você pode fazer um vitral em qualquer estilo para combinar com o resto do interior.

Assim, a porta do escritório pode ser decorada com vitrais com formas geométricas - a clareza das linhas ajusta-se ao fluxo de trabalho. Idealmente, se o contorno for ligeiramente diferente do desenho principal.

Um quarto em um apartamento na cidade pode ser decorado com uma porta com vitrais representando cisnes - todos sabem que eles são um símbolo de fidelidade. Motivos naturais - flores e plantas ficarão bem. Você pode encomendar uma paisagem marinha para o designer. Para decorar o quarto das crianças, são adequadas as imagens com personagens dos seus desenhos animados favoritos - as crianças adoram vê-los.

Flores, frutas e padrões abstratos são adequados para a cozinha. Para o corredor, você pode usar imagens de belas paisagens. A geometria estrita também não é excluída.

Pela porta que dá para o corredor, temos a primeira impressão da casa e de seus proprietários. Quaisquer imagens de pinturas famosas ou seus fragmentos serão um sinal de bom gosto. Além disso, qualquer geometria, desenhos em estilo antigo ou ornamentos nacionais serão apropriados aqui.

A sala de estar foi projetada para surpreender os hóspedes. Aqui nos reunimos com toda a família, recebemos amigos. Portanto, este quarto deve ser especialmente confortável e propício para uma longa estadia nele. Não há restrições estritas de estilo ou imagem.

A condição principal e indispensável para a sala de estar é que as portas sejam mantidas estritamente no estilo com que o resto do interior do quarto é decorado.

Se a sala de estar for projetada, por exemplo, em estilo escandinavo ou oriental, será apropriado representar a vegetação nos vitrais. Se o design contiver elementos de alta tecnologia, alguma abstração ficará ótima. Para portas barrocas de salas de estar, considere pintar elementos do mesmo estilo.

Lindas ideias em um interior moderno

Os vitrais são usados ​​para decorar não apenas as portas internas. Vidros coloridos podem ser inseridos nas portas dos móveis. Assim, por exemplo, você pode decorar portas de armários de cozinha com vitrais - isso adiciona leveza e elegância ao interior. Como alternativa, você pode escolher um único ornamento que ecoe o padrão da porta interna.

Em sistemas de guarda-roupa, portas do tipo compartimento são frequentemente instaladas. Eles podem ser inserções de vidro separadas ou uma tela de vidro inteira com um padrão aplicado a ela.Devido à complexidade de fabricação desses produtos, seu custo é bastante alto e quase nunca são encontrados na produção em massa - eles são feitos sob encomenda de acordo com esboços individuais.

A técnica mais popular entre todos os designers é colocar partições portáteis ou deslizantes para separar uma área funcional da outra. Isso é especialmente verdadeiro em apartamentos de plano aberto e onde a cozinha é combinada com a sala de estar. Se não houver desejo ou oportunidade de instalar qualquer tipo de porta, basta fazer um arco na porta e decorá-la com vitrais.

Neste vídeo, você verá o processo de criação de um vitral para uma porta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário