Variedades de vedações de portas

Variedades de vedações de portas
  1. Funções
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Qual é o melhor material de vedação?
  5. Quais são as cores?
  6. Como eles são corrigidos?
  7. Como escolher o isolamento correto da porta?

A fita de vedação tem mais do que apenas a função de proteger a casa das correntes de ar. Na luta contra os sons estranhos vindos da rua, a vedação também pode desempenhar um papel importante. Na hora de escolher vale a pena prestar atenção a vários aspectos: os tipos de vedação, os materiais com que são feitos, e também usar truques que vão te ajudar a escolher o isolamento certo para portas.

Funções

A função mais importante do selo é a proteção contra correntes de ar. Se o dispositivo não dá conta dessa tarefa, é a priori de qualidade insuficiente. Isso é especialmente verdadeiro para portas de entrada: o isolamento térmico é extremamente importante neste caso, e apenas um nível suficiente de isolamento pode fornecê-lo. Uma importante função de isolamento térmico “funciona” em ambos os sentidos, ao mesmo tempo que protege o apartamento do vento frio da rua ou da entrada e evita que o calor saia de casa. Estima-se que as portas sem vedação liberam até 40% do calor total gerado pelos aquecedores. Os preços do aquecimento estão bastante altos, então ninguém quer desperdiçar o precioso calor.

Por falar em isolamento térmico, não se pode deixar de mencionar que diversos produtos podem suportar grandes oscilações de temperatura. A amplitude pode variar de -65 a +95 graus Celsius. Assim, após ter instalado um isolamento de alta qualidade na porta da frente, você não pode se preocupar se ela irá rachar no verão ou no inverno.

Outra vantagem do selo são suas propriedades de isolamento acústico. Eles são inerentes a portas de água de metal e portas internas. Acontece que a porta da frente sai logo ao lado da estrada ou do playground, e o nível insuficiente de isolamento acústico não permite que os moradores se sintam confortáveis ​​o suficiente, pois os sons irritantes da rua interferem muito. Se os cômodos não estiverem bem isolados uns dos outros, surge outro problema: a impossibilidade de cada um fazer o que quer sem o risco de interferir no outro. Um bom isolamento de ruído torna as situações confortáveis ​​quando, por exemplo, eles estão tocando piano em uma sala e lendo em outra.

A absorção de choque é outro fator importante. Todos já se depararam com uma situação em que no verão, devido às janelas abertas, correntes de ar circulam pela casa e as portas se fecham com forte estrondo, incomodando não só os moradores da casa, mas também seus vizinhos. A fita de vedação dissimula um som desagradável, evitando a criação de estalidos irritantes, além de prolongar a vida útil da porta e do caixilho da porta (desgastam-se mais rapidamente devido a batidas repentinas).

O selo protege bem a casa de odores ou fumaça desnecessários. Por exemplo, algo pode queimar na cozinha. Ninguém quer que o "aroma" de queimado se espalhe instantaneamente por todos os cômodos, então o isolamento ajudará a manter o cheiro apenas na cozinha. O mesmo pode ser dito sobre a porta do banheiro: é melhor deixar o vapor úmido diretamente no banheiro e não deixá-lo sair para o corredor ou corredor.

Assim, a principal propriedade que a vedação da porta carrega é a vedação da folha da porta. No clima russo, essa propriedade da porta é extremamente importante devido às fortes mudanças de temperatura nas ruas. Além disso, você deve considerar cuidadosamente a escolha do produto se você mora em uma cidade grande e barulhenta, porque muitas megacidades são muito ocupadas dia e noite.É para essas cidades "adormecidas" que as portas com vedações para isolamento acústico aprimorado são adequadas. Ao escolher uma porta para a cozinha, é preciso também torná-la o mais estanque possível, pois está longe de ser adequada e agradável quando se ouve cheiros de comida, por exemplo, no quarto.

Visualizações

Os selos são classificados de acordo com vários critérios. A primeira é a visão da porta:

  • Para portas de entrada. O selante para portas de entrada geralmente é tubular. O perfil com cavidade no interior garante um encaixe suficiente da porta, contribuindo para o isolamento total das influências externas.
  • Para portas interiores. Aqui, requisitos completamente diferentes são impostos: não há necessidade de uma proteção tão forte da sala do ambiente, o componente estético vem em primeiro lugar. O isolamento é importante em alguns casos (por exemplo, no quarto), mas não é obrigatório.
  • Para portas de plástico. As vedações para portas de plástico são colocadas em uma categoria separada, uma vez que diferem significativamente das vedações para portas comuns. É necessário que o elemento de ranhura reaja bem com o meio ambiente. Como regra, esses selos são colocados em portas de varanda. Tenha em atenção que, regra geral, apenas uma peça do mesmo fabricante que a própria porta é adequada para uma porta de plástico.
  • Para portas de vidro. O perfil que é fixado diretamente ao vidro pode ser de alumínio ou silicone. Os elementos de silicone devem ter uma seção especial, eles também atuam imediatamente como um aquecedor, enquanto uma vedação de borracha especial deve ser feita no perfil de alumínio. A vedação de vidro de silicone é adequada para ambientes com alta umidade, desde que não haja risco de que "se solte".

De acordo com os materiais, os seguintes tipos são distinguidos:

  • Borracha.
  • Silicone.
  • Borracha de espuma.
  • Magnético.
  • Termoplástico.
  • Sentiu.

Por configuração, os seguintes tipos são distinguidos:

  • Fita. É um cordão macio com seção transversal retangular, cuja largura é de aproximadamente 9 mm.
  • Tubular. Apesar do fato de que uma vedação de tubo é mais frequentemente usada para portas de entrada, ela possui menos propriedades de vedação do que os modelos de fita. É um tubo oco no interior, que é pressionado com o fecho das portas, pelo que não existem folgas entre a folha da porta e o caixilho.
  • Sulco. Feito especificamente para portas de plástico, é um perfil oco de borracha macia, do qual está instalada em uma das faces uma escova especial instalada nas ranhuras. Assim, o efeito do ambiente externo na vedação é reduzido e quase totalmente transferido para a própria folha da porta.
  • Carregado com mola. Fixa-se na moldura da porta, não na porta. Quando fechadas, suas peças deslizam ao longo da mola e fecham as ranhuras. Adequado apenas para fixação em superfícies perfeitamente planas.
  • Mortise. Feito para portas de madeira. Um pequeno nicho na moldura da porta é especialmente cortado para tal vedação, o que permite que a folha da porta seja bem encaixada no futuro. Um perfil de borracha é preso ao nicho.
  • Dobrando. Adequado para a vedação de portas sanfonadas, acordeões e estruturas semelhantes.

As vedações de fita raramente são feitas com mais de 10 mm. Tal deve-se ao facto de tal largura ser óptima tanto para a fixação à volta do perímetro da folha da porta como para a moldura da porta. As variantes tubulares geralmente têm as mesmas características, independentemente do material de que foram feitas. O tamanho da vedação de uma porta de plástico depende inteiramente do fabricante. Muitas vezes acontece que, para cada modelo específico de porta, apenas um modelo de vedação é adequado e não há como substituí-lo por um analógico. Recomenda-se atenção especial a esta questão na hora de escolher uma porta, se é possível substituir peças por outras adquiridas de outro fabricante, caso contrário, durante os reparos, pode ser necessário trocar toda a porta.

Um perfil de borracha complexo, adequado para portas interiores e portas de entrada, continua a ser uma escolha universal. É produzido em várias versões, pode ser feito de borracha macia ou de outra mais densa, a largura dos perfis é tradicionalmente de 8 a 10 mm.

  • Espuma é preferível não utilizar o elemento para portas de entrada e guardá-lo no caso de estruturas interiores. O fato é que a borracha esponjosa não é o material mais durável e simplesmente não resiste ao tipo de exploração a que a porta da frente está sujeita. A borracha de espuma é bastante barata, embora seja tolerável com as funções principais da vedação. É melhor usar protetores de espuma para portas que são expostas a pouco uso, por exemplo, em um corredor.
  • Ao contrário da borracha de espuma, magnético construções são usadas apenas para portas da frente. Inserções magnéticas em perfis de borracha macia garantem o melhor encaixe da vedação, garantindo assim a proteção contra correntes de ar ou vazamento de calor da casa. Problemas podem surgir apenas com a instalação de elementos, eles devem ser ajustados exatamente ao tamanho da porta, caso contrário a saliência magnética simplesmente não permitirá que a porta se feche.

Outra opção relevante é o isolamento incolor. Muitas pessoas pensam que são uma boa solução apenas para portas de vidro, no entanto, isso está longe de ser o caso. O selo transparente fica ótimo em portas de madeira, plástico e metal, pois é praticamente invisível. Assim, pode ser utilizado nos casos em que o proprietário tenha receio de prejudicar o aspecto estético da porta ou se do ponto de vista estilístico o uso de vedação for inadequado.

De acordo com a textura, os seguintes tipos são diferenciados:

  • Flexível. Perfis lisos ou flexíveis podem ser feitos de muitos materiais diferentes, incluindo borracha, silicone, ímã.
  • Líquido. Geralmente é usado para isolamento de portas de entrada. É uma espécie de espuma de borracha líquida, que é aplicada nas áreas desejadas sob a influência da pressão.
  • Pilha. A versão velada é muito conhecida por muitos, visto que se sentiu inicialmente como a única alternativa para o fabrico do isolamento da porta. Nesta fase do desenvolvimento do negócio de reparações, um torniquete e uma fita são produzidos não só de feltro puro, mas também de tecido felpudo sintético.

Por localização, as seguintes opções são diferenciadas:

  • Limiar. Eles são uma boa solução nos casos em que o projeto da porta não prevê uma soleira. Basicamente, é feito com controle automático, o que permite que o perfil "se ajuste" à largura do vão entre a porta e o piso na posição aberta ou fechada.
  • Contorno. As opções de contorno são as mais fáceis de entender. Eles são fixados ao longo de todo o perímetro da folha ou moldura da porta, ao mesmo tempo eliminando as lacunas em todos os lugares. Mais frequentemente usado para portas de entrada, um perfil triplo é escolhido.
  • Bombeiro. Essa versão de expansão térmica é uma substância que se transforma em espuma quando fortemente aquecida. A espuma veda completamente a porta, impedindo a passagem de fumaça e impedindo que o oxigênio chegue ao fogo.

Dimensões (editar)

Dependendo do tipo de vedação, suas dimensões também variam. Além disso, o tamanho ideal depende da lacuna, de sua espessura. A metragem geral da estrutura da porta, bem como as características da finalidade da porta, também desempenham um papel significativo. Por exemplo, para portas de entrada, um isolamento mais denso e mais largo é necessário. Os perfis retangulares flexíveis são vendidos em rolos grandes, cujo tamanho depende apenas do fabricante. São perfeitos para eliminar vãos estreitos que não causam muito desconforto aos proprietários da porta.

Em alguns casos, são usados ​​perfis de borracha de configuração complexa. Eles são adequados para portas comuns e até mesmo para portas blindadas superpesadas. Cada um dos perfis tem sua própria forma especial: C, P, O e assim por diante.Cada uma das formas é projetada para vãos de certas dimensões, entretanto, lembre-se que esses perfis servem para isolar vãos com largura de 1 a 4 mm, mas alguns formatos são bons para isolamento e vãos maiores.

  • As formas de perfil C, K, E são adequadas para mascarar pequenas lacunas de até 3 mm.
  • As formas P e V são perfeitas para mascarar líquidos de até 5 mm.
  • Menos comumente usados ​​são os perfis O e D, que permitem trabalhar com folgas de até 7 mm.

Ao calcular a quantidade necessária de um perfil flexível para o isolamento da porta, lembre-se de que você definitivamente precisará de pelo menos 5-6 m de material. É sempre melhor levar um selo macio com uma pequena margem, pois se de repente uma parte do perfil instalado se deteriorar, ela sempre pode ser trocada rapidamente. As vedações rígidas são feitas diretamente no tamanho da porta. Via de regra, a mensuração e aquisição independente causam certas dificuldades, por isso é melhor entrar em contato com os profissionais com essa questão. Existe apenas um selo no mercado que requer uma seleção tão delicada - esta é a opção magnética.

As vedações diferem em espessura. Para portas internas, são selecionados perfis macios e finos, enquanto as portas de entrada precisam de um isolamento mais impressionante. Perfis de borracha grossos, muitas vezes com várias camadas, têm dimensões impressionantes em comparação com designs de interiores em miniatura. Assim, ao escolher uma vedação do tamanho pretendido, é imprescindível focar não só no tipo de vedação, mas também na finalidade funcional da porta isolada, na dimensão dos vãos existentes. Preste atenção ao local onde o elemento será colocado: ao longo do perímetro da moldura da porta ou diretamente na folha da porta. Tradicionalmente, as versões mais espessas são montadas na moldura da porta do que na própria porta, pois quando instaladas na moldura da porta há pouco risco de a porta simplesmente não fechar.

Qual é o melhor material de vedação?

No momento, existe uma grande variedade de materiais com os quais são feitas as vedações de portas. Tendo se familiarizado com as características de cada um deles, você poderá determinar exatamente a opção certa para o seu caso.

  • Borracha o selo é talvez o mais popular hoje. Isso se deve à versatilidade do material, pois tolera bem temperaturas extremas, umidade elevada e outras influências negativas. Para que as bactérias não se multipliquem nas juntas ou não apareçam fungos, a borracha é pré-tratada com um composto especial que previne a atividade das bactérias e desinfeta a superfície.
  • Silicone opção - uma boa alternativa para o selo de borracha. Principalmente o silicone é usado para isolar portas de vidro, já que está bem colado no vidro, basta umedecê-lo com água e deixar secar. O silicone não quebra sob a influência de fortes mudanças de temperatura e não gruda no vidro. Os elementos de silicone são muito melhores do que os de borracha, eles são adequados para ambientes com alta umidade, como banheiras, sauna, banheiros.
  • Moderno Selos TPE... Eles se distinguem por sua capacidade de se adaptar a temperaturas extremamente altas ou extremamente baixas. Às vezes, a propagação pode ser superior a 100 graus - de -70 a +95 graus Celsius. A formulação europeia de elastômero termoplástico garante alta confiabilidade, longa vida útil, boa resistência a cargas de choque e baixo perfil de deformação durante a operação.
  • Sentiu é o material mais tradicional e familiar da infância. Como o feltro até hoje é feito de lã natural, ele protege bem o ambiente do frio e está na lista dos líderes em muitos aspectos por causa disso.Ao longo de toda a vida útil, o isolamento de feltro não perde suas propriedades originais, ele tolera bem as duras realidades climáticas da Rússia e conserva o calor. Ao contrário da crença popular, o feltro é totalmente à prova de fogo, pois tem uma estrutura muito densa, por isso não queima bem.

Quais são as cores?

Hoje, os selos são produzidos em uma variedade de cores, que incluem não apenas a clássica cor preta ou branca. É possível escolher o modelo necessário para uma porta de qualquer tonalidade, seja uma amostra de sacada de plástico na cor branca ou uma porta luminosa para o quarto das crianças. No entanto, são as opções de branco e preto que são mais populares entre os consumidores. Os modelos brancos são selecionados principalmente para portas de plástico, quando os proprietários precisam decorar algumas falhas estéticas. Além disso, os selos brancos ficam bem em opções de interior, enquanto na porta da frente é improvável que um elemento branco pareça apropriado.

Para a porta da frente, ao contrário, o isolamento preto é a melhor solução. Os modelos pretos combinam bem com quase todos os tipos de portas de metal, e esse fato deve ser levado em consideração. Além disso, os isoladores de borracha pintada para portas de entrada têm pior desempenho em suas funções, uma vez que a pintura altera significativamente a composição química do material. O mesmo pode ser dito para portas de varanda de plástico. É melhor escolher um selo negro, ele protegerá ao máximo as salas de uma corrente de ar externa.

Existe uma grande variedade de modelos de cores. Não há amostras de textura ou opções padronizadas, mas as opções de cores são quase ilimitadas. O mais popular é toda a gama de tons de marrom, uma vez que os selos são frequentemente selecionados para portas de madeira e as pessoas tentam escolhê-los de forma que fiquem o mais invisíveis possível na folha da porta e não prejudiquem a impressão geral. Observe que muitas vezes é oferecido para equipar imediatamente a porta com uma vedação adequada da cor desejada por uma taxa relativamente pequena. Via de regra, essa opção é mais preferível, especialmente se você souber com antecedência que precisa instalar esse tipo de plugue para os slots. A decisão de comprar uma porta com um elemento de vedação pronto economizará muito o tempo e o esforço que você teria gasto procurando e não atingirá seu orçamento de maneira significativa.

Qualquer que seja a cor do selo que você escolher, lembre-se que a aparência geral da sala e da porta separadamente devem permanecer harmoniosas, porém, é muito mais importante que a amostra selecionada cumpra bem suas funções principais.

Como eles são corrigidos?

Existem várias opções para anexar os selos. Cada um deles é devido ao tipo de fixação com que um determinado opcional está equipado.

  • Instalação na ranhura. Os perfis de fixação na ranhura estão equipados com uma escova de fixação especial. Para a instalação, você não precisa de materiais adicionais, no entanto, isso não torna a instalação de tais elementos mais fácil. A principal dificuldade que a maioria das pessoas tem ao trabalhar com vedações de ranhura é ajustá-las ao tamanho necessário. Deve-se entender que borracha é um material que se estica com facilidade e com a mesma facilidade assume sua forma original, portanto, ao cortar ou pressionar diretamente na ranhura, não se pode puxar o produto diretamente para dentro da ranhura, pelo contrário, deve "pegar subir "um pouco. O desbaste das juntas ranhuradas deve ser realizado após a sua colocação no lugar, caso contrário corre-se o risco de se cortar o excesso, o que inevitavelmente anulará todo o efeito que se pretendia obter com a instalação dos elementos.
  • Opção autoadesiva. A instalação com fita adesiva geralmente é a menos difícil. Como no caso anterior, o único equipamento de que necessita é uma faca de pintura, com a qual, após a colagem, deverá cortar o isolamento no comprimento pretendido.O lugar mais importante no processo preparatório é a preparação da superfície: ela deve ser não apenas limpa de sujeira e poeira, mas também totalmente desengraxada. Tradicionalmente, a fita é colada da esquerda para a direita e de cima para baixo, ou seja, nas laterais a colagem deve ser iniciada pelo canto superior. Aos poucos, aos poucos, a camada protetora é retirada do lado adesivo do selo, a fita, sem esticar, é fixada na superfície, e só depois de totalmente fixada pode-se soltar um pouco da fita adesiva novamente e conserte-o ainda mais. O degrau é de aproximadamente 10 cm.
  • Em pregos ou parafusos. Essa opção não tem sido muito popular ultimamente, uma vez que fita adesiva ou cola é uma boa alternativa para pregos. Em alguns casos, torna-se impossível instalar uma amostra autoadesiva (por exemplo, se a superfície for irregular ou a vedação for muito pesada), e então os pregos tradicionais são lembrados novamente. A distância entre as unhas é de 5 a 7 cm, menos frequentemente não se recomenda a instalação de fixadores, pois podem ocorrer quedas por onde o ar frio entrará no ambiente. Na hora de instalar o isolamento em parafusos ou pregos auto-roscantes, é preciso atuar com muito cuidado, pois se não for o suficiente para aprofundar as tampas, a porta dificilmente será fechada ou nem será fechada. A opção é principalmente adequada para portas de entrada e, no caso de portas interiores, é melhor dispensar a vedação do que escolher um prego nos pregos.

Como escolher o isolamento correto da porta?

Antes de comprar um selo, é recomendável ler atentamente as críticas sobre um determinado modelo. Via de regra, a opinião das pessoas comuns na rua acaba sendo mais verdadeira do que as histórias de propaganda dos vendedores.

Além disso, antes de comprar, você precisa verificar o material da seguinte forma:

  • Sinta o cordão. Não deve ser pegajoso ou deformar-se com muita facilidade, caso contrário, todos os sinais de um produto de baixa qualidade estão presentes. Sinta-se à vontade para recusar a compra, mesmo que se trate de um preço extremamente atractivo: um tal modelo não lhe servirá por muito tempo e não protegerá devidamente as instalações.
  • Tendo escolhido um selante comum para colar na cola, certifique-se de especificar qual cola pode ser usada e se está disponível. Esta questão é especialmente relevante se um elemento for selecionado para portas de entrada de metal, uma vez que a cola deve lidar bem com todas as influências ambientais negativas e não ficar mole. A melhor opção é um selante de silicone, que é adequado para portas externas de ferro ou aço e para vidro e muitos outros.
  • Leia o rótulo com muita atenção, é nele que costuma ser escrita a informação que o vendedor ou o anúncio não lhe dirão. Se você está procurando um modelo para portas de correr de correr, portas de batente, "acordeões" ou outras opções incomuns, estará na etiqueta que estará escrito se a amostra é adequada para uso com tais modelos.
  • Para uma porta de varanda, é aconselhável instalar as mesmas vedações fortes que para as portas de rua. Isso se deve ao fato de que em ambos os casos é necessário proteger a sala de influências externas, e uma proteção confiável não cabe nisso.
  • Para uma porta de madeira em uma casa de toras, o uso de isolamento de silicone é uma boa solução. Preste atenção em como é fácil substituir um modelo por outro. As casas de madeira "assentam" com o tempo, e depois de alguns anos, a porta será difícil de fechar, então será necessário substituir a amostra existente.
  • Para portas de madeira em casas comuns, a instalação de vedações de encaixe, que são quase invisíveis contra o fundo da porta, é muito popular. Se possível, é recomendável escolher esta opção de contorno particular, pois irá fornecer-lhe um bom isolamento acústico e, se a porta rachar, a vedação pode ser simplesmente removida sem prejudicar a estética.
  • É imperativo selecionar uma vedação que combine com a estrutura da porta, de modo que pareça o mais orgânico possível contra o fundo geral e não prejudique a aparência inteira.

Como colocar a vedação da porta, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário