Portas com ruptura térmica
Na aquisição de uma porta de entrada esperamos dela fiabilidade, funcionalidade e durabilidade, pelo que deve ser tido em consideração o tipo de divisão a que se destina. Por exemplo, uma porta de metal comum, que é perfeita para um apartamento, devido à sua alta condutividade térmica, causará problemas para os proprietários de casas particulares na forma de condensação e perda de calor. A tecnologia de ruptura térmica ajuda a eliminar isso.
O que é isso?
A ruptura térmica é a separação de um material que conduz calor em duas ou mais partes com o auxílio de um material isolante ou de uma camada de ar seco, obstruída na cavidade da estrutura. A utilização deste método torna possível prejudicar a transferência de calor entre a casa e a rua, reduzindo assim os custos de energia e as perdas de calor. O exemplo mais simples é um dossel russo tradicional - uma sala sem aquecimento que evita uma forte colisão de ar frio e quente, equalizando a temperatura. Uma variação mais moderna é a porta dupla, indicada para quem não consegue reservar espaço para vestíbulo.
No entanto, as desvantagens das estruturas emparelhadas como peso, inconveniência de uso (é necessário abrir duas folhas), perda de espaço útil, flacidez da porta e vazamento ao longo do tempo levaram os engenheiros a criar portas com ruptura térmica.
Características de design
Os desenvolvedores conseguiram alcançar qualidades de isolamento impressionantes devido à observância da regra física bem conhecida: o delineamento de superfícies quentes e frias reduz a transferência de calor.
No dispositivo da porta térmica, vários pontos-chave podem ser distinguidos:
- duas seções da moldura da portacuja cavidade é preenchida com um material isolante (lã mineral, espuma);
- entre as seções - uma camada de material com baixa condutividade térmica (cortiça, poliuretano, poliamida);
- folha de porta multicamadas... O espaço entre os painéis externo e interno é preenchido com dois ou mais tipos de isolamento, que são isolados com um inserto de plástico ou madeira.
A combinação destas soluções permite excluir do desenho da porta da rua as chamadas "pontes frias", por onde ocorrem as fugas de calor.
Materiais (editar)
A qualidade da porta térmica depende diretamente dos materiais usados pelo fabricante para criá-la. A prática tem mostrado que a construção de uma porta metálica é mais eficaz em termos de isolamento térmico e segurança do que produtos feitos de cloreto de polivinila (PVC) ou madeira. Mas, mesmo neste caso, existe o risco de encontrar produtos de baixa qualidade feitos de aço fino. Eles subornam com seu baixo custo e baixo peso, mas a resistência de tais portas não é mais do que a de uma lata. Portanto, deve-se lembrar que a confiabilidade da estrutura é diretamente proporcional à espessura das paredes da moldura metálica. A espessura padrão da folha externa é de 1,8 mm, mas os especialistas em segurança recomendam uma espessura mínima de 3 mm.
O interior da porta com ruptura térmica é preenchido com diversos materiais isolantes. Entre os mais comuns:
- PVC - estabeleceu-se na produção como o material de melhor custo-benefício com altas propriedades de isolamento. Sua estrutura multicâmara, devido aos entreferros, retém o ar resfriado, evitando o vazamento de calor. A principal desvantagem deste enchimento é a sua baixa resistência ao gelo. Portanto, é adequado apenas para regiões com uma temperatura média de inverno de pelo menos 15 ° C.
Lã mineral - um material cujas características são ideais para a realização de portas térmicas. Entre os principais:
- Troca de ar - elimina a formação de condensado;
- A alta temperatura de combustão garante resistência ao fogo;
- Insonorização;
- Resistente às condições atmosféricas, incluindo baixas temperaturas;
- Econômico.
- isopor - um tipo de isolador barato. O design baseado nele é absolutamente impermeável às correntes de ar quente e frio. Além disso, essa porta pode suportar temperaturas abaixo de -100 ° C.
- Espuma de poliuretano - um material plástico de alta resistência com uma estrutura porosa que retém bem o calor e serve como uma barreira para sons e ruídos. Esse enchimento confere rigidez adicional à folha da porta, aumentando sua vida útil.
- Fibra de vidro também é um bom selante, mas tem uma desvantagem significativa: acredita-se que, quando aquecido, se torna tóxico para os humanos. Portanto, as portas com tal enchimento são frequentemente instaladas em instalações industriais com ventilação fornecida.
Apesar das vantagens óbvias dos tipos de isolantes listados, a prioridade, segundo especialistas e consumidores, é a madeira. A densidade da massa de madeira maciça garante alta estanqueidade e sua segurança ambiental torna preferível o uso dessas portas em edifícios residenciais. O único ponto negativo é o alto custo.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens do uso de portas térmicas estão:
- Preservação do calor da divisão, o que, claro, reduz o custo de aquecimento da casa;
- Resistente às influências atmosféricas. A ruptura térmica minimiza a diferença de temperatura que afeta o produto. Essas portas não são cobertas com umidade por dentro e, consequentemente, com gelo, o que prolonga sua vida útil e mantém sua aparência estética.
- Adequado para condições climáticas adversas;
- A necessidade de isolamento, bem como a disposição de um sistema adicional de termorregulação, desaparece;
- Alto nível de ruído e isolamento acústico;
- Resistência e estanqueidade de alta pressão.
Para que a sua compra não perca as vantagens mencionadas, transformando-as em desvantagens, é necessário estar atento a várias condições. Ao escolher uma porta, é necessário verificar cuidadosamente a folha da porta. Sua superfície deve ser absolutamente plana, sem amassados e orifícios, sem chanfros, inclinações e outras deformações. A construção pesada do produto é, sem dúvida, uma vantagem para a segurança e confiabilidade, mas pode encurtar a vida útil se você usar elementos de fixação convencionais. Portanto, é necessário estar equipado com dobradiças fortes, ou melhor, com alavancas especiais, que fixem a tela de forma estável.
Requisitos especiais aplicam-se à instalação de portas com ruptura térmica. Qualquer dano não detectado, chanfros, inclinações, qualquer erro durante a instalação pode anular todos os benefícios do isolamento térmico. É possível que você precise comprar adicionalmente puxadores que também tenham uma função de corte térmico, uma vez que os acessórios comuns podem contribuir para a perda de calor.
Se você planeja usar a porta térmica em uma sala com alta umidade, você deve instalar adicionalmente um sistema de ventilação de alimentação e exaustão. Caso contrário, nenhuma das propriedades mágicas da porta ajudará a evitar o risco de condensação.
Visualizações
O número crescente de fabricantes no mercado de portas de rua oferece uma variedade de modificações de design, suas características e combinações de componentes constituintes. A classificação segundo o critério "preço-qualidade" distingue modelos de economia, negócios e classe de elite.
Para a produção de opções de orçamento, um perfil de metal fino e acabamento de materiais baratos são usados com mais frequência: couro sintético, MDF, forro. O produto final é bastante quente e leve, mas não é confiável devido à sua pequena espessura.
Os espécimes mais caros têm um laminado como acabamento externo que imita a madeira. A porta isolada parece decente, é barata e é resistente a arranhões e abrasão.
Os modelos de elite, via de regra, são feitos sob encomenda e acabados com materiais naturais. Na maioria das vezes, eles usam MDF de alta qualidade ou verniz natural colado. Um maciço maciço de carvalhos e outras espécies é muito mais caro do que os análogos, mas acrescenta elegância aos produtos, enfatizando o status social dos proprietários. A porta dupla é especialmente luxuosa com este acabamento.
Quem não planeja despesas sérias, mas finge ser sólido, vai gostar do filamento metálico na decoração. É o processamento do metal de uma forma especial (puncionamento ou corte manual) para dar-lhe um padrão tridimensional.
Dimensões (editar)
Conhecer as principais características inerentes aos modelos com isolamento térmico simplificará muito a escolha do consumidor. Pontos-chave a serem observados:
- Espessura da chapa de aço. Conforme mencionado acima, os modelos com espessura de 1,5-1,8 a 3 mm têm uma vantagem;
- Espessura da folha da porta começa a partir de 70 mm e acima. Tudo depende do “enchimento” da porta e do número de camadas de isolamento acústico e térmico;
- Dimensões típicas do produto a maioria dos fabricantes variam em amplas faixas: de 0,86 a 1 m de largura e 2-2,5 m de altura.
Você também pode escolher modelos de duas folhas e uma e meia. Uma variedade de opções torna possível comprar portas para quase todas as aberturas ou fazer sob encomenda;
O peso médio de uma porta de metal é de cerca de 100 kg. Estruturas mais pesadas, via de regra, são feitas de acordo com pedidos individuais. Uma influência significativa no peso é influenciada pela espessura do aço, a presença de revestimentos decorativos, acessórios e outros detalhes.
Cores e desenhos
A porta da frente é a imagem de marca da moradia, que escolhemos há anos. Portanto, é importante prestar atenção não só às suas características funcionais, mas também à sua aparência. As tecnologias modernas oferecem aos fabricantes possibilidades quase ilimitadas de design de portas de rua e de escolha de cores. Vamos considerar várias opções populares.
Se a casa carece de arejamento e leveza, uma porta de entrada branca em estilo provençal terá o efeito desejado. A cor do carvalho dourado irá adicionar calor e convívio. A cor do carvalho branqueado também é relevante, o que permite desfrutar plenamente da beleza do padrão da madeira. Nunca vou perder popularidade dos modelos de cor wengé escuro... Este projeto parece caro e elegante, especialmente quando combinado com esculturas e padrões de filigrana.
Dar às portas de entrada um efeito de antiguidade, ou seja, pátina, é outra tendência da moda no design. Esse processo é totalmente manual e consiste em várias etapas: imprimação, lixamento, pátina e envernizamento. As manipulações com ele permitem obter o efeito de pintura rachada, couro, veludo cotelê e muitos outros. As superfícies envelhecidas artificialmente têm uma aparência harmoniosa com o forjamento e conferem individualidade ao produto de entrada.
Uma porta de entrada com um espelho no interior é um bom projeto para corredores pequenos. Além do fato de que tal solução economiza espaço, a superfície do espelho também aumenta visualmente o espaço.
As portas de vidro são mais adequadas para o setor privado. Eles parecem elegantes e bonitos e são uma fonte adicional de luz. Apesar da aparente falta de confiabilidade, na prática, o vidro temperado e resistente ao calor é usado para a produção, o que é bastante difícil de danificar. Além disso, para proteção adicional, essas portas são fabricadas em conjunto com forja. Elementos decorativos forjados irão adicionar sofisticação e elegância ao exterior de qualquer casa. Se desejar, você pode solicitar inserções de vitral em vez de vidro comum.
O acabamento da porta em pó é uma tecnologia muito difundida. A pintura é realizada por pulverização do pó em um campo eletrostático, após o qual a polimerização da tinta em pó ocorre a uma temperatura de 140 a 200 graus.
Uma grande variedade de cores, bem como efeitos adicionais (seda, pele de crocodilo, antiguidades, etc.) - este é um campo inexplorado para designers.
A função prática deste tipo de acabamento são as propriedades protetoras do revestimento contra danos mecânicos e um ambiente hostil.
Fabricantes
Os fabricantes de portas com ruptura térmica oferecem uma ampla gama de modelos e acabamentos. Um deles é Empresa Torex... A planta foi fundada em Saratov e está operando desde 1989. De acordo com as avaliações dos clientes, pode-se julgar a alta qualidade dos produtos, serviço de nível decente e atendimento ao cliente. Os modelos “Dom-fafe” são os que têm maior preferência. Eles foram lançados em várias séries para diferentes zonas climáticas:
- "Snegir 20" - 3 camadas de selante, canvas - 76 mm, criado para regiões com invernos quentes e úmidos com temperaturas não inferiores a -18 C, resiste a quedas de temperatura de curto prazo de até -20 / -25 C;
- "Snegir 45" - 3 camadas de materiais isolantes de calor, tecido - 95 mm, projetado para áreas com uma temperatura média de -25C, mas mantém suas propriedades até -40 - -45C;
- "Snegir 60" - 5 camadas de isolamento e 118 mm de lona, é operado com sucesso em condições de temperaturas extremamente baixas (desde -45C).
Outro fabricante popular é a fábrica Termo, oferece uma grande variedade de portas térmicas para todos os gostos e bolsos. As opções econômicas incluem o modelo Termolight. Possui três camadas de isolamento de caixa e quatro camadas de lonas, largura - 85 mm. Este modelo é o modelo base da coleção "Termo" e está equipado com o mínimo obrigatório de opções de segurança e preservação do calor. O custo dessa porta é de cerca de 30 mil rublos. Os próximos da linha são os modelos "Termo", "Termodeca", "Termo +", "Termodeca +", que se diferenciam em cinco camadas térmicas, espessura da alma de 98 a 100 mm e três baias de vedação. E por último, produtos super quentes - “Termopan” e “Termowood” com sete camadas de isolamento térmico. A propósito, a empresa fornece para todas as regiões da Rússia e da CEI.
Você também pode encontrar amostras térmicas em Lex... Embora seu sortimento não seja tão diverso, a qualidade declarada na descrição permite que sejam mencionados nesta revisão.
Novosibirsk PO "Pilar" agrada não só pelo sortimento, mas também pela atitude atenta ao design. Por exemplo, o modelo Luigi Termo, decorado com um encaixe de vidro e elementos forjados, é uma excelente opção para um chalé.
No catálogo conhecido no mercado empresa "Argus" não há muito tempo surgiram portas resistentes ao gelo da série "Argus-Teplo".
Não se trata de uma lista completa, o que, no entanto, permite concluir que o comprador não se limita à escolha das portas com ruptura térmica.
Como escolher?
Ao escolher uma porta anticongelante para uma casa de campo, preste atenção aos seguintes pontos:
- levar em consideração o clima da região residência, uma vez que os modelos diferem em termos de resistência ao gelo;
- preste atenção na espessura chapa de aço externa. Os parâmetros ideais são 1,2-2 mm;
- inspecione as superfícies para verificar se há saliências, arranhões e outras deformações, o que o salvará de surpresas desagradáveis no futuro. Isso também se aplica ao formato da tela. A presença de chanfros ou inclinações afeta o grau de vedação;
- dê uma olhada mais de perto nas amostras com um selo de borracha adicional... Isso aumenta significativamente as funções de isolamento térmico da estrutura;
- para evitar o congelamento, descarte os olhos e fechamento vertical. Isso também se aplica a maçanetas convencionais sem ruptura térmica;
- descubra que tipo de isolamento está no modelo que você gosta, pois alguns tipos (por exemplo, fibra de vidro) são tóxicos para o homem, e não é recomendado usá-los em instalações residenciais;
- preste atenção aos componentes... Dobradiças comuns para uma porta térmica maciça (peso pode chegar a 120 kg) são categoricamente inadequadas. Uma opção aceitável pode ser alavancas especiais que fixam a tela com segurança.
- em busca da qualidade, não descuidar do acabamento externo... Aqui, a escolha é mais do que rica nas obras dos designers. No entanto, deve-se lembrar que as portas da rua em casas particulares estão em contato direto com o ambiente, portanto, é aconselhável escolher um acabamento metálico para o painel externo.
Depois de encontrar a porta perfeita, é muito importante instalá-la da forma mais correta possível. Qualquer deslocamento anulará a funcionalidade da estrutura.
Para evitar decepções, ao instalar, leia atentamente as instruções em anexo, ou melhor, entre em contato com os especialistas, especialmente porque muitas empresas possuem instaladores regulares.
Neste vídeo você vai descobrir o que há dentro da porta com ruptura térmica.
O comentário foi enviado com sucesso.