Restauro de portas de entrada
A restauração de portas é uma inevitabilidade que mais cedo ou mais tarde terá que ser enfrentada durante a operação. Mesmo o metal não é eterno, por mais alta qualidade e durabilidade que possa ser, sem falar nos materiais de acabamento que sofrem em primeiro lugar. A porta da frente se desgasta muito mais rápido do que a porta interna.
Peculiaridades
Devido à robustez da porta e ao seu uso diário, bem como às duras condições naturais, o seu aspecto, decoração e acessórios sofrem muito. A qualidade do seu funcionamento também está sujeita a alterações.
Em conexão com a deterioração de uma rua, acesso interno ou porta de entrada de um apartamento, suas tarefas básicas são perdidas:
- isolamento térmico da sala;
- finalidade decorativa;
- proteção contra intrusos.
Se uma porta está enviesada, enferrujada ou perdeu sua aparência, todos esses fatores são um motivo para uma ação urgente. Não é necessário substituir a porta por uma nova. Ele pode ser restaurado com suas próprias mãos. Os lados externo e interno da porta podem precisar de reparos.
Em primeiro lugar, ao restaurar a porta da frente, é necessária uma preparação cuidadosa. Você precisa examinar cuidadosamente a porta e entender como reparos sérios são necessários e quais mudanças sua porta sofreu.
Tipos de mau funcionamento:
- quebra de dobradiças, fechadura ou manípulo;
- danos ao acabamento;
- danos na própria folha da porta.
O reparo DIY envolve as seguintes etapas:
- substituição de ferragens e fechaduras;
- restauração de decoração;
- reparo da tela como um todo.
Como renovar o exterior?
A eliminação da corrosão de uma porta de ferro pode ser realizada da seguinte forma. Primeiro, a fechadura e a maçaneta da porta são desmontadas. Revestimento removível - laminado, couro, painéis de madeira, MDF e muito mais. Se a porta for pintada, a camada de tinta também deve ser removida.
Verifique a superfície quanto a corrosão e remova:
- Para funcionar, você precisará de solvente, primer (primer), tinta e rolo.
- A corrosão pode ser removida com uma escova de aço ou lixa grossa. Se houver um moedor, então é necessário usar rodas de esmeril com uma abrasividade de grão 60-100. É necessário processar não só o local afetado pela ferrugem, mas também a área adjacente.
- Em seguida, a superfície tratada é cuidadosamente percorrida com lixa de abrasividade mais fina, as irregularidades e arranhões são removidos.
- Em seguida, a superfície é desengordurada e seca.
- Se houver grandes danos e riscos profundos na folha da porta, eles devem ser preenchidos com massa de vidraceiro. O setor automotivo é o mais adequado para esses fins. Ao preencher os danos com massa, é importante não perder poros grandes e rachaduras. Em seguida, o produto é completamente seco e lixado novamente. Se a camada de massa não estiver suficientemente seca, após a pintura, às menores mudanças de temperatura, a tinta e o verniz irão rachar.
- Em seguida, toda a superfície é preparada em uma camada. A seguir, aplica-se a primeira demão de tinta, seca-se e, se houver falhas e manchas, são eliminadas com lixa. E, finalmente, toda a superfície é pintada com uma camada de tinta de acabamento. No final da obra, todas as ferragens são recolocadas.
Para essa pintura, as tintas à base de nitro esmalte são as mais utilizadas. Mas tintas em pó muito mais fortes e duráveis... Eles podem estender a vida útil da cobertura externa da porta. As tintas à base de pó têm resistência a altas temperaturas, o que é especialmente adequado para pintar portas de rua.
Se os painéis individuais estiverem danificados, eles devem ser desmontados e a superfície cuidadosamente limpa para instalar novos. Você só precisa selecionar os painéis que são adequados em tamanho e aparafusá-los nas ranhuras com parafusos auto-roscantes.
Às vezes, é necessária uma substituição completa da camada de revestimento. Ao mesmo tempo, os restos da decoração anterior são inicialmente removidos da porta e a superfície é totalmente coberta com lixa. Em alguns casos, o reparo da porta não é necessário, basta apenas atualizar o revestimento.
Exemplos e opções de sucesso
Existem várias opções de restauração para uma substituição completa do verniz.
Adesivos Térmicos
Você pode aplicar adesivos térmicos na superfície da porta. Nos países europeus, essa decoração fora do padrão se espalhou. Os adesivos térmicos são uma direção totalmente nova em design e decoração, são perfeitos para atualizar a folha da porta.
Estofamento de couro artificial
Esta opção não é muito cara e muito eficaz em termos de parâmetros externos. Devido à grande variedade de cores disponíveis no mercado, esse método é muito procurado. O couro artificial pode suportar temperaturas extremas e é resistente à luz solar e à umidade. UMA o uso de enchimentos suaves aumenta significativamente o isolamento acústico e retém o calor... A única desvantagem desse acabamento é sua baixa resistência e fragilidade. Como enchimento, utiliza-se principalmente espuma de borracha, feltro ou inverno sintético.
Na primeira etapa, preparamos a porta e cortamos as tiras para criar um cordão de moldura que contornará o perímetro da tela. Colocamos isolamento redondo nas tiras, dobramos ao meio e enfiamos em volta do perímetro, recuando da borda em 10 mm. O isolamento deve ser colocado entre os rolos. Se a porta for de metal, você precisa colocar cola. A seguir, um pano de couro sintético de tamanho adequado é colocado entre os rolos, com cada borda dobrada para dentro. O material é esticado e preso com grampos.
Você pode decorar essa porta com um cordão decorativo e cravos com chapéus volumosos.
Após o estofamento, todos os acessórios removidos ou novos, uma fechadura, um olho mágico, dobradiças são instalados na porta.
Revestimento com ripas de madeira
Sem dúvida, este método de restauração dará à sua porta um aspecto estético e aumentará o isolamento acústico e térmico. As ripas ou forros de madeira devem ser lixados, impregnados com tinta ou envernizados. O verniz pode ser escolhido em qualquer cor, tudo depende da sua imaginação. Pode ser mogno ou wengé. Além disso, existem vernizes foscos e brilhantes.
As ripas processadas devem ser enfiadas na porta com pequenos grampos ou coladas em cola de madeira. Você pode dispor as ripas verticalmente, horizontalmente ou na forma de seu ornamento escolhido. Eles também podem ser dispostos em um padrão geométrico.
Enfrentando com painéis de MDF
Este é um método muito moderno e prático de revestimento de portas. Este material apresenta uma vasta gama de cores, bem como uma vasta selecção de texturas, pelo que as portas com acabamento em MDF se distinguem pela beleza e elegância especiais. Este material tem uma resistência e durabilidade razoavelmente altas. Ele não tem medo dos raios do sol e das quedas de temperatura.
Ao terminar o MDF, em primeiro lugar, deve-se cuidar dos cortes dos painéis. Mais adequado para isso é um perfil de PVC, que combina com a cor.
- Primeiro você precisa desmontar os encaixes e a fechadura, bem como preencher todas as lacunas e buracos possíveis ao redor das portas. Para isso, você precisa usar espuma de poliuretano. Após a secagem, corte o excesso com uma faca.
- Se a porta for de metal, é necessário tratá-la com agentes anticorrosivos. Em seguida, a folha da porta deve ser preparada se o MDF for montado em pregos líquidos.No próprio painel, é necessário fazer furos deliberados para a fechadura.
- A porta deve ser removida de suas dobradiças com antecedência para evitar distorções e colocada horizontalmente. O painel em si deve ser bem limpo do lado avesso para evitar que se descasque.
- O primeiro passo é fazer marcações para a localização futura do olho mágico da porta, maçaneta, fechadura. Os furos são feitos de acordo com a marcação. Em seguida, mede-se a altura da porta e corta-se o perfil, que é colocado primeiro. Se a porta a restaurar é de metal, o perfil é colado; se for de madeira, o perfil é fixado com parafusos auto-roscantes.
- Em seguida, coloque o primeiro painel na ranhura do perfil e fixe-o. Em seguida, inserimos todos os outros painéis uns nos outros, aparafusando cada um em paralelo com parafusos auto-roscantes. Tendo medido a largura restante, você precisa cortar o último painel, colocar um perfil nele e prendê-lo à porta.
- Na fase final, cortamos 2 pedaços de perfil ao longo da largura da porta e colocamos nas extremidades, tendo previamente cortado as extremidades em um ângulo de 45 graus. Isso fará com que a moldura pareça limpa e sólida.
Todo o processo é mostrado claramente no vídeo a seguir.
Revestimento folheado
O folheado é cómodo porque possui verso adesivo, o que facilita o processo de reparação. As tiras folheadas devem ser cortadas no tamanho da tela, fixadas a ela e coladas com ferro quente. O adesivo possui propriedades térmicas e o processo de polimerização ocorre quando aquecido. As bordas do folheado são dobradas e coladas no final, para o qual é previamente cortado com uma margem. Este método é adequado para o acabamento de portas por fora e por dentro.
Revestimento laminado
Outra forma rápida e prática de restaurar uma folha de porta. A película térmica polimérica que recobre os ladrilhos na face frontal possui um rico sortimento de cores e texturas, seu padrão permite imitar muitos materiais artificiais e naturais, o que explica a imensa popularidade do laminado na escolha de um material de acabamento para portas de entrada.
Ao longo do perímetro da chapa de ferro, as tiras são coladas na cor do laminado selecionado. Sobre uma base de madeira, as ripas são plantadas sobre pregos líquidos. Os ladrilhos são selecionados de acordo com o tamanho da folha da porta e montados em um escudo inteiriço, depois são transferidos para a folha principal e também fixados em pregos líquidos. Se os ladrilhos forem montados em uma porta sem borda, as extremidades são pintadas com tinta de cor semelhante para esconder os cortes. É uma boa ideia combinar a cor do dinheiro.
Além de sua aparência agradável, a porta atualizada adquire isolamento acústico e térmico adicional.
Como atualizar por dentro?
Ao restaurar portas de entrada, em primeiro lugar, é necessário levar em consideração as propriedades físicas dos materiais e as vantagens e desvantagens.
Todos os métodos de acabamento acima são adequados para trabalho externo e interno.
Mas devido à baixa resistência ao desgaste, os métodos de restauração usando laminado e couro sintético são mais adequados para reparar uma porta dentro de um apartamento.
- O couro artificial é muito suscetível a influências físicas e os danos nele não podem ser mascarados; em um apartamento, esse revestimento durará muito mais do que fora.
- O laminado, por sua vez, tem medo da umidade. A umidade na entrada tornará seu acabamento de curta duração, e a porta perderá rapidamente sua aparência e precisará ser restaurada novamente.
Inicialmente, você precisa se preocupar com a finalização da obra. Isso se aplica à remoção do excesso de espuma de poliuretano e seu mascaramento. Para fazer isso, é melhor usar inclinações que sejam semelhantes em tonalidade e textura à superfície da porta restaurada. Sem pistas selecionadas corretamente, o acabamento não será completo.
Para taludes, utiliza-se MDF, painéis plásticos, laminados, drywall e gesso.
Outro detalhe importante do revestimento interno das portas são as platibandas. Freqüentemente, as platibandas vêm com o resto dos materiais para decorar a porta, mas em caso de restauração, você terá que retirá-los você mesmo... Uma ampla variedade permitirá que você os compre na cor e no material que combina com sua porta. Eles são feitos de madeira, plástico, metal, MDF e muito mais. Dependendo do material das platibandas, também são escolhidos os métodos de fixação: cola, espuma de poliuretano, pregos.
Aqui estão alguns métodos simples e divertidos para restaurar portas antigas ou renovar portas novas.
Uma rica variedade de materiais de acabamento e sua imaginação ajudarão a dar uma nova vida a uma porta dilapidada e dar-lhe a oportunidade de atendê-lo por muitos anos.
O comentário foi enviado com sucesso.