Portas corta-fogo
Durante a construção de quaisquer edifícios e estruturas, é dada atenção especial à segurança contra incêndios. Como cumprimento de normas especiais durante a entrega de objetos, uma série de medidas são normalmente assumidas: projeto competente, instalação de sistemas e equipamentos de prevenção de incêndio, incluindo portas.
O que é isso?
Primeiro, você precisa entender o que são portas corta-fogo, quais são suas diferenças em relação às estruturas de entrada convencionais. Na literatura técnica, eles têm vários nomes: à prova de fogo, à prova de fogo, à prova de fogo, à prova de fogo. Oficialmente, essas estruturas incluem produtos que são instalados como uma barreira para evitar a propagação do fogo em um incêndio.
As principais características que caracterizam a segurança contra incêndio:
- Alto grau de resistência ao fogo... A porta deve criar um obstáculo para a propagação do fogo, pois isso dará a oportunidade de ganhar o tempo necessário para a evacuação das vítimas.
- Imunidade a altas temperaturas... O material do qual as estruturas à prova de fogo são feitas deve ser resistente às deformações de temperatura.
- Matérias-primas não tóxicas, porque em caso de incêndio as portas não devem tornar-se fonte de produtos de combustão nocivos.
- Fácil acesso para os socorristas ao local do incêndio, que é garantido pela funcionalidade dos sistemas de fechamento.
Projeto de produtos à prova de fogo
Em termos de elementos básicos, as portas corta-fogo diferem pouco das normais. Normalmente, um bloco de porta inclui uma folha, uma moldura, um mecanismo de fixação e uma fechadura. A tela é geralmente feita com base em reforços de metal, que são posteriormente revestidos com folhas de aço, vidro, madeira. Nos modelos de madeira, a moldura pode ser de madeira.
A principal diferença são os componentes especializados e os materiais resistentes ao fogo. Isso inclui o seguinte.
- Focas... Uma vez que todas as portas assumem em seu projeto fendas na junção do caixilho com a moldura, os modelos de combate a incêndio prevêem a colocação de vários tipos de materiais de amortecimento ao longo de todo o contorno. É conveniente usar um selo autoadesivo. Com sua ajuda, qualquer porta sólida pode ser transformada em uma porta à prova de fogo. As vedações de proteção anti-fumaça contêm lã mineral, que não permite que a queima entre no ambiente.
Existem opções com sobreposição de fita termoendurecível, que espuma sob a influência da temperatura e sela completamente a porta, protegendo-a dos produtos tóxicos da combustão.
- Isolamento de isolamento... Preencheu o espaço entre as telas, já que as portas corta-fogo sempre consistem em várias camadas. Um isolante protege a teia do calor. A opção mais comum é a lã mineral. As placas de fibra de basalto resistem a altas temperaturas por muito tempo e, quanto mais longa a fibra, melhor. Os especialistas identificam o silício como um material com excelentes propriedades isolantes. É resistente a quedas de até 1200 graus e acima. Para portas de vidro, um filme térmico ou um gel especial é usado para preencher o espaço entre as camadas.
- Revestimento... As portas corta-fogo podem ser decoradas com diferentes tipos de materiais. O líder é o revestimento em pó resistente a altas temperaturas. O revestimento com laminado retardador de fogo ou folheado, painéis de madeira ou MDF impregnados com agentes de proteção também são populares.
- Limiares... O dispositivo é principalmente necessário para fornecer proteção contra fumaça e gás. Além disso, é tradicionalmente uma barreira contra ruído, poeira, correntes de ar e perda de calor. Projetos sem limiar de portas à prova de fumaça e gás geralmente contêm uma soleira com dobradiças para vedar o circuito. No caso de modelos de vidro fino, uma opção de entrega automática é usada.
- Fechos de porta... Os especialistas aconselham a instalação de um dispositivo de fecho automático nas portas corta-fogo, uma vez que apenas na posição fechada a estrutura desempenha a sua função de protecção. Eles são de chão, ao ar livre e embutidos. Os profissionais atentam para que na presença de portas duplas, é necessário instalar um sincronizador de folhas. As tecnologias modernas permitem automatizar as regras do modo de fechamento, o que eliminará o fator humano de rapidez em caso de incêndio.
- Ventilação... Algumas instalações especializadas, de acordo com as normas, devem ser equipadas com porta corta-fogo com válvula de ventilação. Incluem mesa de distribuição e salas de servidores. Neste caso, não só a caixa, mas também as lamelas da grelha estão equipadas com uma alça de vedação em material termoendurecível.
- Dispositivos de bloqueio... Fechaduras, puxadores e outros acessórios em modelos resistentes ao fogo devem permanecer funcionais sob a influência de altas temperaturas, não emperrar ou deformar. Além disso, são obrigados a fornecer acesso rápido, ou seja, são fáceis de abrir quando necessário. Recentemente, o sistema anti-pânico tem se mostrado bem, permitindo reduzir o tempo de evacuação em condições de fumaça.
Veja o vídeo a seguir para o princípio de operação do sistema Anti-Pânico.
Que tipos existem?
As portas são classificadas de acordo com suas características de design.
Pelo número de folhas
- Design de folha única ou folha única.
- Sistema de dois campos. As portas de folha dupla podem ter o mesmo tamanho, com folhas da mesma largura e lados diferentes - com folhas diferentes. Além disso, é feita uma distinção entre partes ativas e passivas da porta.
Direção de abertura
- Direitos.
- Deixou.
O lado é determinado pela posição das dobradiças da porta externa da folha ativa.
Ao abrir o mecanismo
As portas corta-fogo devem fornecer uma boa vedação. Eles usam principalmente opções de swing. Neste caso, a folha da porta é fixada à moldura com dobradiças. A desvantagem é o espaço livre necessário perto da faixa ao abrir.
Em espaços públicos e escritórios, os modelos de pêndulo são populares, quando o caixilho abre em qualquer direção.
Uma estrutura deslizante é freqüentemente encontrada, por exemplo, em fábricas de alimentação pública. Essas portas não requerem muito espaço. Uma vez que este modelo implica um espaço entre a tela e a parede, as estruturas à prova de fogo são equipadas com vedações ao longo da caixa.
No local de uso
A classificação do local é extensa e depende de onde a estrutura da porta está instalada. As opções mais comuns podem ser identificadas:
- Calçadas.
- Apartamento.
- Interroom.
- Tambour.
- Hangar.
- Armazém.
As estruturas do corredor e do vestíbulo às vezes são produzidas com um painel de popa para fornecer ventilação. As entradas de automóveis isoladas e as opções de apartamentos são populares entre a população de prédios de apartamentos.
Por tipo de tela
Existem 2 tipos principais de portas corta-fogo.
- Surdo, a designação na documentação técnica corresponde ao carimbo “G”. Por exemplo, o código "Г2П" significa uma faixa direita cega de dois lados.
- Os vidrados ou translúcidos têm o código "C".
Pelo grau de segurança
Dependendo das várias características de design que caracterizam a proteção contra um determinado fator, as portas são divididas em vários grupos.
- À prova de explosão com grelha de ventilação... Os documentos normativos prescrevem a instalação de estruturas de portas para salas de servidores e salas de controle elétrico, desde que haja orifício de ventilação que ocupe pelo menos 25% da área da folha da porta. A grelha é fabricada em lamelas de poliuretano. Além disso, as placas possuem espaçadores feitos de um material que possui propriedade de expansão térmica. Via de regra, o silicone sódico está presente na composição. Quando acesas, as lamelas aumentam com a elevação da temperatura, a gaxeta se transforma em espuma, que fecha as fendas de ventilação e impede o fluxo de ar quente.
Para proteção contra influências mecânicas, como explosões, são utilizadas cortinas de aço. Os designs podem variar dependendo da configuração básica.
- Estanque a fumaça e gás... A principal característica do design dos modelos é uma vedação de contorno especial ao longo do perímetro de toda a tela para garantir a impermeabilidade do monóxido de carbono e da fumaça. Além disso, qualquer porta estanque a fumaça e gás é produzida com um limite suspenso que veda o circuito. A função é configurada automaticamente e é a seguinte. Quando a porta é aberta, a soleira sobe; quando é fechada, ela desce. As placas de proteção contra incêndio estão disponíveis em madeira, vidro e metal.
- Resistente à explosão de fogo blindado... Os produtos são caracterizados não só pelo grau de suscetibilidade ao fogo, mas também pela classe de resistência à bala, que deve ser comprovada por certificados. Uma característica distintiva das portas blindadas é abrir apenas com a folha para fora. Uma porta com armadura é o mais roubo. Essas estruturas são instaladas em locais destinados ao armazenamento de valores: bancos, caixas, cofres, arquivos históricos; bem como em instituições departamentais: laboratórios científicos, locais de teste, postos de segurança.
- Retardante de fogo deslizante... As portas deslizantes são fornecidas com uma vedação na forma de um filme refratário. Quando inflamado, com o aumento da temperatura, aumenta de volume e fecha as fissuras. Os modelos antifogo deslizantes são pesados, portanto, na maioria das vezes são equipados com acionamentos eletromecânicos que fixam a tela em posição fechada. Neste caso, um sistema de bateria autônomo é fornecido adicionalmente para eliminar a possibilidade de mau funcionamento na ausência de eletricidade.
- Com anti-pânico... As portas corta-fogo são geralmente equipadas com uma fechadura resistente ao fogo. Em locais de grande aglomeração, as estruturas são equipadas com sistema eletromecânico de controle de acessos com soleira rebatível, em apartamentos aconselha-se a instalação de "anti-pânico". Nesse caso, a fechadura é aberta por dentro com uma leve pressão, talvez até com um cotovelo.
Tipos e classificação
As portas à prova de fogo podem ser classificadas de acordo com várias qualidades. De acordo com os Regulamentos Técnicos sobre requisitos de segurança contra incêndio, um dos critérios é o limite de resistência ao fogo. Esta característica mostra quanto tempo a porta pode resistir sob a influência do fogo. O limite de resistência ao fogo tem seu próprio código na designação. Para todas as estruturas de portas começa pelas letras EI, a seguir é indicado o valor correspondente ao tempo de resistência ao fogo em minutos.
Tipos de sistemas de bloqueio
- O período de tempo durante o qual a estrutura é capaz de resistir é de 90 minutos... Código EI90 De acordo com suas características de design, portas de uma e duas folhas podem ser diferenciadas. Para determinar qual opção é aconselhável instalar em uma determinada sala, é necessário medir a largura da abertura. Em casos de até 110 centímetros, modelos de folha única podem ser usados.Se a largura for maior, então a largura das faixas duplas pode ser igual ou diferente.Mais freqüentemente, as estruturas do primeiro tipo são instaladas em salas com alto nível de perigo.
- Resistência mínima ao fogo 60 minutos... As portas do segundo tipo de grau EI60 são consideradas uma classe universal de modelos destinados à instalação em edifícios com várias cargas funcionais: casas particulares, escritórios, edifícios civis. As portas deste tipo podem ser divididas pelo tipo de folha em cegas e com inserções, pelo número de folhas - simples e duplas. Ao escolher, você precisa ser guiado pela largura da abertura e pela necessidade de aumentar a visão do espaço da porta.
- O terceiro tipo inclui modelos que podem segurar uma chama por 30 minutos.... Código EI30. O menor grau de proteção permite que essas portas sejam instaladas em áreas pequenas.
Especificações
Todas as propriedades técnicas dos produtos de combate a incêndio são classificadas de acordo com o grau de resistência ao fogo e são escritas em letras latinas.
- E - caracteriza a perda de integridade. Entende-se que após o valor limite de tempo, fissuras e orifícios profundos começarão a aparecer, no entanto, ainda não foram recebidas perdas nas propriedades de suporte da estrutura.
- eu - qualifica a perda de isolamento térmico, ou seja, mostra quanto tempo as portas suportam sob a influência do ar quente. Por exemplo, os modelos da classe I15 podem ser abertos com as mãos desprotegidas quando aquecidos por 15 minutos, sem o risco de se queimar.
- C - determina o tempo durante o qual o fluxo de calor é mantido.
- S - mostra a capacidade da porta de conter monóxido de carbono.
- R - regula a perda de capacidade de carga. O indicador caracteriza o período de tempo após o qual a própria folha da porta e a moldura começam a desmoronar.
Dimensões (editar)
Os requisitos para os locais de instalação de portas corta-fogo são estabelecidos com base no SNiP e GOST.
As aberturas padrão devem ter os seguintes parâmetros.
- A altura não é inferior a 180 cm.
- Largura de 80 a 120 cm.
A espessura das chapas de aço incluídas na estrutura afeta a confiabilidade e integridade do produto, o grau de resistência ao fogo depende do tipo e da espessura do material isolante. Uma estrutura de porta especializada em metal, como regra, pesa pelo menos 120 kg.
Acabamento e textura
As tecnologias mais recentes permitem que os fabricantes obtenham uma ampla gama de portas corta-fogo em vários designs.
- Modelos de metal coberto com um spray térmico especial.
- Revestimento popular de folha de porta com madeira maciça, já que neste caso duas funções são desempenhadas - protetora e estética. A textura da madeira parece nobre e natural.
- Decoração de laminado ou folheado retardador de chama tem um custo mais baixo... Com sua ajuda, você pode obter uma textura diferente da tela sem perder suas propriedades protetoras. Painéis de MDF e couro artificial impregnado com agentes de proteção também são utilizados pelos designers.
- Portas translúcidas são claras e arejadas por conta própria... O material dos reforços, sua cor e textura são interessantes aqui. Eles podem ser de alumínio, aço, madeira.
Materiais retardadores de chama
Os códigos de construção (SNiP) regulamentam as matérias-primas que podem ser usadas na produção de produtos de combate a incêndio. Além disso, são classificados de acordo com o grau de toxicidade, combustibilidade, inflamabilidade, propagação do fogo e capacidade de geração de fumaça.
Madeira, metal, vidro, plástico são usados como materiais para estruturas de portas resistentes ao fogo. No entanto, você precisa entender que apenas a folha da porta é feita com as matérias-primas especificadas.
- Madeira... A madeira tratada com agentes de proteção especiais pode ser utilizada para a produção de portas do terceiro tipo de resistência ao fogo. Isso também inclui produtos folheados e lonas com painéis de MDF. A caixa em tais casos pode ser de madeira ou metal.O projeto usa necessariamente um selante de espuma especial para selar o espaço entre as folhas interna e externa da porta.
- Aço e ferro... As ligas metálicas são o material mais popular para a produção de produtos de proteção contra incêndio. A folha da porta é em chapa de aço com espessura de 1 milímetro. A lã mineral é frequentemente usada como enchimento. As portas de ferro são caracterizadas por um alto grau de resistência ao fogo.
- Copo... De acordo com o SNiP, essas portas são chamadas de "translúcidas" e são divididas em 2 categorias. Se a área de envidraçamento for superior a 25%, são classificados como vidro, menos de 25% - envidraçado. O grau de resistência ao fogo, neste caso, depende da espessura da teia. A caixa e a moldura são geralmente feitas de alumínio. As divisórias são geralmente feitas de perfis de aço ou alumínio. A folha da porta é feita de vidro resistente ao fogo com um enchimento não combustível tipo gel entre as camadas de vidro. As matérias-primas são populares para a fabricação de estruturas de portas e janelas em espaços públicos, escritórios, pois, além da segurança, desempenham uma função estética.
- Plástico... Os produtos de PVC não resistem à exposição prolongada a altas temperaturas, portanto, os produtos de combate a incêndios de plástico nada mais são do que um mito. Além disso, o plástico é tóxico quando queimado.
Onde os modelos resistentes ao fogo são instalados?
O uso de modelos à prova de fogo é geralmente planejado no projeto de edifícios de acordo com os requisitos dos documentos regulamentares.
Tipos de quartos principais
Existem vários tipos incondicionais de instalações em que são necessárias portas corta-fogo.
- Em primeiro lugar, a instalação de estruturas de entrada resistentes ao fogo é realizada em locais sujeitos à combustão espontânea. Isso inclui, por exemplo, depósitos e hangares de combustível e lubrificantes, garagens, oficinas de reparo, padarias, depósitos, salas de caldeiras, quadros de distribuição. Para garantir a proteção eficaz dos hangares industriais, são utilizados portões giratórios de prevenção de incêndio. Eles são grandes em tamanho, mas têm todas as propriedades necessárias para a segurança.
- Edifícios públicos. Em cinemas, instituições de ensino, hospitais, centros comerciais e de entretenimento, as medidas de segurança são verificadas regularmente. A instalação de tais estruturas de portas está prevista no projeto.
- Premissas para armazenar títulos e coisas. Bancos, museus, arquivos acalentam valores de maneira muito escrupulosa e ansiosa, uma vez que muitas vezes têm significado histórico.
Locais de instalação interna
As portas à prova de fogo são instaladas em prédios de apartamentos. As seguintes aberturas estão equipadas com eles.
- Calçadas.
- Apartamento.
- Entradas no sótão e no subsolo.
- Elevadores e nichos para comunicações, túneis de cabos.
- Saídas para áreas públicas.
Se um escritório ou loja estiver localizado no primeiro andar de um edifício residencial, a abertura entre eles também deve ser equipada com uma porta corta-fogo. As opções de acomodação interna são regidas pelas regras e regulamentos relevantes. Portas individuais com proteção contra incêndio podem ser instaladas nos seguintes locais.
- Corredores de escritórios, armazéns, oficinas.
- Escadas.
- As portas interiores são instaladas tanto no apartamento como nas instalações do escritório.
- Eles são usados para equipar galerias e varandas.
Como escolher os melhores?
Ao comprar uma porta à prova de fogo, os compradores geralmente se concentram no preço, dependendo do grau de resistência ao fogo. mas Os especialistas aconselham levar em consideração fatores como a presença de um sistema de alarme de incêndio e a distância das áreas da brigada de incêndio.
- Um critério importante é o tipo de paredes, uma vez que isso determina a definição do design da moldura da porta. Se o grau de resistência ao fogo dos painéis de parede for baixo, não faz sentido comprar uma porta de alta resistência.
- Componente estético Geralmente é o critério mais agradável e facilmente alcançável.Um amplo sortimento e tecnologias modernas tornam possível tornar uma folha de porta não só segura, mas também uma bela peça de mobiliário.
- Não se deve esquecer que os acessórios as estruturas das portas à prova de fogo também devem ter propriedades resistentes ao fogo. Os fabricantes oferecem uma ampla variedade de materiais refratários.
- Uma vez que um dos requisitos é o acesso fácil socorristas ao local do fogo, ao escolher, deve-se prestar atenção às dobradiças da porta. É melhor que estejam equipados com rolamentos, que proporcionam um deslocamento suave e evitam que o mecanismo da porta bloqueie em caso de incêndio.
- Fechaduras em portas corta-fogo melhor equipado com uma função anti-pânico. Em caso de incêndio, pode ser utilizada para uma saída rápida abrindo a porta por dentro pressionando a maçaneta sem muito esforço. Isso é especialmente importante para famílias com crianças, idosos e pessoas com deficiência.
Como qualquer produto que requer teste, uma porta à prova de fogo deve ser certificada.
Os grandes fabricantes, que já se consolidaram no mercado, apresentam todos os documentos disponíveis de forma adequada no momento da compra. Normalmente, esse pacote inclui necessariamente um certificado e uma garantia. A qualidade depende sempre dos materiais utilizados, já que a tecnologia de produção é simples. Nesse sentido, os especialistas aconselham não pagar a mais por marcas e serviços de logística para a entrega de análogos estrangeiros, mas examinar mais de perto as opções nacionais. Cada região tem suas próprias empresas, no entanto Existem várias empresas conhecidas em toda a Federação Russa.
- A planta eletromecânica de Serpukhov é conhecida há mais de 70 anos e usa tecnologias modernas e avançadas.
- A Phototech e a ORMAN são especializadas na produção de produtos refratários translúcidos.
- A Modul-K produz uma ampla gama de produtos de combate a incêndio, desde o orçamento ao luxo, com uma aparência esteticamente agradável.
O comentário foi enviado com sucesso.