Fazendo a abertura para a porta da frente
A porta da frente pode ser chamada de "face" do apartamento. Por este motivo, é muito importante um design bonito, estético e elegante da porta e do vão da porta após a instalação. Ao mesmo tempo, não deve sobressair da concepção geral da divisão, tanto no exterior, por se tratar de um detalhe significativo na concepção da sua própria casa ou apartamento, como no interior, de forma a não violar a integridade do o design e complementar o interior.
A porta e a abertura são as primeiras coisas que chamam a atenção de uma pessoa que entra na sala, de forma que mesmo as menores falhas serão notadas. A estética do interior pode ser comprometida, erros podem ser cometidos na escolha de uma cor ou uma instalação ou acabamento não qualificado pode ser executado. Para evitar todos esses erros, você precisa descobrir todos os meandros da instalação e do design da abertura.
Especificações
As características das portas são estabelecidas na fase de projeto de acordo com os códigos e regulamentos de construção (SNiP):
- Para edifícios de tijolo - a altura do chão ao lintel é de 2,25-1,88 m, a largura da abertura é de 1,76-0,64 m.
- Para um monólito - altura 2,25-1,87 m, largura 1,75-0,62 m.
- Para uma casa de toras ou lajes contendo madeira - 1,97-2,01 m e 1,7-0,57 m.
As portas de entrada podem ser divididas de acordo com o seguinte princípio:
- Folha única. O modelo usual, que é uma tela instalada em uma moldura. Eles não devem ter mais de 100-110 cm. É possível fazer uma decoração elegante do design de uma versão comum, escolhendo um interior incomum e alterando o tamanho da abertura dentro da estrutura de GOST.
- Bivalve. Normalmente, usando esta opção, eles entram em sua própria casa. A altura pode variar de acordo com o padrão, e a largura da abertura pode ser aumentada de uma vez e meia a duas vezes. Parece impressionante, mas é necessário um grande espaço livre em ambos os lados da casa. Alternativamente, pegue uma porta e meia. Nessas diferentes larguras de telas, uma das quais permanece estática e é necessária apenas na forma de um inserto decorativo.
- Com uma travessa. A escolha desta opção altera a altura do bloqueio da porta. Nesse caso, as dimensões da caixa e da tela podem permanecer padronizadas, pois as estruturas superior ou lateral são fixadas como elementos independentes. As pastilhas de vidro são frequentemente utilizadas, o que não só confere estética, mas também permite a passagem de luz, expandindo visualmente o espaço e facilitando uma porta volumosa.
A decisão de qual opção deixar deve ser baseada nas soluções de design escolhidas.
Como fazer as medições corretamente?
Não é difícil medir as dimensões da porta de entrada, pois elas têm valores padrão: largura - 86 ou 96 cm, altura - 205 cm, esta distância é contada junto com a tela e a moldura. Na prática, cada fabricante tem suas próprias dimensões, portanto, ao instalar uma porta, você provavelmente precisará expandir a abertura ou, ao contrário, construir a parede.
Para o cálculo correto das dimensões, deve-se ter em mente que, além da espessura e da altura da caixa com a tela, não se deve esquecer os seguintes fatores:
- Para o cálculo da largura é necessário levar em consideração - folha + travessas esquerda e direita + dobradiças de 2 mm + 4 mm para a fechadura e trinco + 20 mm para as folgas de montagem.
- Para calcular a altura - faixa + 10 mm na ausência de soleira, ou folha + caixa + 20 mm + 3 mm acima + 5 mm abaixo.
O local abaixo e acima é necessário para compensar possíveis afundamentos de dobradiças, fechos, mudanças na geometria de caixilhos de madeira sob a influência do microclima.
Para escolher a porta certa, você deve medir os parâmetros de largura e altura ao longo da base e ao longo do teto para excluir erros de medição. É imperativo medir a altura da base de concreto (ou madeira) do piso.porque a porta de entrada deve ser apoiada em um suporte sólido. Para fazer isso, você precisa verificar se há algum elemento manchado, como placas, no local de medição. Assim, no local de instalação da caixa, é necessário retirar os ladrilhos caso já tenham sido instalados. Uma vez que a casa pode ser forrada com tijolos ou outro material, não será supérfluo fazer medições do lado da rua.
Para medições, você pode usar uma fita métrica ou um medidor de laser especial.
É importante não esquecer o princípio simples, mas útil: "medir sete vezes, cortar uma vez."
Como você pode expandir?
Expandir a porta não é a tarefa mais trivial e, se houver outras opções, é melhor não fazer isso, mas é bastante viável em caso de necessidade urgente. Num apartamento para tais mudanças é necessária a anuência do BTI, na sua casa fica mais fácil com isso, mas não se deve esquecer das normas e restrições, caso contrário, em caso de cálculos incorretos, o edifício pode tornar-se perigoso para as pessoas estarem nele. Primeiro, você deve se familiarizar com as características das portas. Isso é descrito acima.
Para remover coisas desnecessárias, existem várias maneiras:
- Método bruto. Ao expandir, várias ferramentas de espancamento são usadas, por exemplo, uma marreta, uma britadeira, uma broca de martelo e semelhantes. Para aplicar o método, primeiro é necessário descrever o contorno e, em seguida, remover o excesso com ferramentas. Ao escolher este método, é necessário estar atento às microfissuras que se formam durante a operação. Essas rachaduras exigirão trabalho adicional para eliminá-las e piorar a resistência de toda a parede.
- Corte a seco. Com este método, é utilizado um moedor, com o qual é necessário cortar o excesso, além disso, o moedor lida com ferragens e outras estruturas metálicas. O corte a seco gera muita poeira, portanto, antes de iniciar o trabalho, deve-se ter cuidado para proteger os olhos e o aparelho respiratório.
- Corte úmido. Neste caso, utiliza-se uma pistola de pulverização em conjunto com uma trituradora, com a ajuda da qual a superfície de trabalho é irrigada. O método mais simples é usar um cortador de construção especializado equipado com uma lâmina de diamante de grande diâmetro e um reservatório de água. Ao mesmo tempo, haverá menos sujeira, mas o custo é significativamente mais alto.
Com a diminuição da porta, a situação fica mais fácil, para esse procedimento também existem várias formas:
- Corte suave. Neste caso, a forma da abertura não muda e não são esperadas mudanças globais, basta reduzir a abertura para atingir o tamanho desejado, a forma permanece retangular.
- Arco. Uma boa opção se a redução for necessária não apenas na largura, mas também na altura. Se preferir um arco para decorar a abertura, não se deve esquecer de levar em consideração o estilo geral do projeto da casa. Agora é um dos tipos de decoração mais populares. Mas, tudo deve ser harmoniosamente combinado em grande estilo com o resto das instalações da casa. É necessário remover partes volumosas e brilhantes da estrutura, pois "sobrecarregam" a abertura. Além disso, não é necessário deixar o arco redondo, podendo ser feito de forma elipsoidal, assimétrica ou trapezoidal.
- Construção complexa. Neste caso, um desenho figurado da abertura é assumido. Nesse caso, drywall será o melhor material. Em vez de uma parede em branco, você pode fazer, por exemplo, prateleiras.
Tijolo, gesso, drywall ou madeira são freqüentemente usados como materiais de redução. O uso de gesso não é recomendado no caso de redução significativa da largura da porta.
É importante escolher o material certo, se você planeja instalar uma porta pesada ou pendurar móveis, deve escolher materiais duráveis.
Como terminar?
Até mesmo um iniciante, que nunca encontrou decoração, será capaz de lidar com aparar e decorar com suas próprias mãos. É necessário conhecer de antemão todas as sutilezas do processo tecnológico e as propriedades do material, ao qual foi dada preferência, para levar em consideração suas propriedades operacionais. Decorar a porta de uma casa particular pelo lado de fora com plástico não será a solução mais prática.
Além disso, ao construir uma casa, é melhor pensar sobre os parâmetros da abertura com antecedência.
Ao preparar o acabamento, é importante considerar o design e o esquema de cores do corredor completo com a porta que você planeja instalar. A instalação e desenho da porta é muito parecido com a decoração das janelas, portanto, é necessário ordenar a tela e o desenho. Caso você esteja fazendo o acabamento sozinho, aqui estão algumas dicas úteis para quem planeja começar a terminar a porta da frente:
- A porta da frente deve ser diferente das portas internas.
- Em um pequeno corredor, é mais apropriado colocar uma porta de luz. Não é muito prático, mas se a escolha do material recai sobre pedra ou tijolo, essa questão é irrelevante.
- A porta da frente deve ser isolada por dentro e até os acabamentos decorativos.
Antes de começar, é importante se familiarizar com as regras de execução dos trabalhos:
- Primeiro, coloque a moldura da porta, em seguida, remova o revestimento antigo, gesso lascado e sele cuidadosamente todas as rachaduras que se formaram.
- É necessário rebocar as encostas sobre uma superfície cuidadosamente tratada com um primer.
- É necessário tratar a superfície do fungo, para o qual use um primer forte, que também pode ser adicionado à solução.
- Quando a solução endurece, é necessário verificar a uniformidade da superfície com um nível. Em caso de irregularidade, deve-se fazer o alinhamento. É importante deixar a superfície das encostas lisa e plana, enquanto o topo deve ser paralelo ao chão e as laterais devem ser paralelas entre si.
- Quando a abertura fica nivelada e a solução endurece, pode-se começar a decorar com tinta ou material de decoração.
É possível fazer o acabamento das aberturas sem reboco, para isso é necessário retirar todas as partes salientes que possam atrapalhar a instalação de uma moldura de madeira ou metal, sobre a qual já estejam montados detalhes de acabamento.
Neste caso, é melhor instalar imediatamente interruptores, tomadas, comunicações e outros elementos necessários.
Existem vários materiais para o design e decoração da porta:
- Gesso é a melhor escolha para acabamento de taludes e portas, ao utilizá-la é possível fazer uma superfície quase perfeitamente plana. A decoração com solução permite obter um acabamento duradouro e de elevada qualidade, tendo como vantagens a ausência de vazios e as chamadas "pontes frias". Outra vantagem é que o declive não se curva e esse material não é afetado por quedas de umidade e temperatura.
- A porta pode ser revestida com gesso cartonado... Assim como com o gesso, a superfície fica uniforme e limpa. A facilidade de trabalhar com este material é uma grande vantagem para sua seleção.
- Painéis laminados ou MDF bem adequado para decoração, e sua instalação não demora muito. A variedade na escolha do relevo e da cor oferece uma ampla escolha para todos os gostos. O laminado é fixado com pregos líquidos.
- Folheado primeiro, você precisa colocá-lo na tela para experimentar e, em seguida, numerar as tiras sem perder o padrão. Melhor pegar um verniz autoadesivo. Após retirar o papel que cobre o lado adesivo, as tiras precisam ser coladas do centro para as bordas. Todas as tiras são passadas a ferro no papel. As lacunas entre as listras devem ser mínimas para não violar a integridade do padrão,
- Couro também pode servir como um excelente material de acabamento, cuja vantagem importante é a aparência, e a principal desvantagem é o preço desse material.
- É possível traçar a abertura com uma pedra decorativa, durará muitos anos e não perderá sua aparência. A pedra é apreciada por sua resistência ao estresse. Para o revestimento, escolha um material com menos de 4 mm de espessura. Caso contrário, a porta pode ficar pesada e, com o tempo, pode ficar inclinada. Eles usam tijolos individuais ou pedaços de pedra e uma placa sólida cortada para se ajustar ao tamanho da porta. Você pode pegar placas com uma pedra, com uma base adesiva já existente, mas para confiabilidade é melhor usar uma resina de construção especializada ou pregos líquidos.
- Embelezamento de madeira sempre parece nobre e elegante.
- Painéis de plástico têm várias vantagens ao mesmo tempo: preço, o plástico não é um material caro, e a capacidade de imitar outros materiais, por exemplo, madeira ou pedra. Mas também há desvantagens - o plástico dura pouco e parece barato.
- Pintura e filme autoadesivo... Com o uso de tinta, você pode obter um excelente resultado ou estragar tudo. Com a ajuda da tinta, você pode representar qualquer desenho ou simplesmente refinar a aparência pintando em um tom adequado.
Na sua própria casa, é melhor não usar painéis de MDF, folheado, vinil com couro e drywall ao decorar a abertura da porta da frente: o gelo fica logo atrás da parede, portanto, se não houver isolamento térmico insuficiente, pode aparecer umidade, molde e danos subsequentes aos materiais de acabamento podem se formar.
Qual é a melhor forma de isolar?
O aquecimento é uma etapa muito importante no acabamento da porta: no inverno, devido à grande diferença de temperatura, uma grande perda de calor pode passar pela porta da frente, isso é especialmente verdadeiro para os residentes de suas próprias casas - muitas vezes há até mesmo casos de cobertura da abertura de entrada e da porta pelo interior com mau isolamento térmico.
Não devemos esquecer que além de isolar a área circundante, é muito importante isolar a própria porta, para isso existem várias formas:
- Se a porta tiver uma cavidade interna, é possível preenchê-la com um material isolante, para isso utiliza-se espuma de plástico, lã mineral ou outro isolante. Para preencher o interior, é necessário estofar a cavidade interna ao longo do perímetro e vergas com uma barra de madeira que tenha valor construtivo e preencher o espaço restante com isolamento, e fechar a própria cavidade com folha ou material de cremalheira.
- Outra forma possível de isolar a porta é o estofamento. Este método consiste em recobrir a tela com isolamento em um ou nos dois lados, após o que um material decorativo é aplicado sobre o isolamento.
- Para que a lona fique mais presa à caixa, é possível usar um isolamento especial feito de espuma de borracha ou borracha, material esse que é vendido em qualquer loja de ferragens. Tudo é simples aqui: basta colar o isolamento na caixa no ponto de encontro da porta. Você pode melhorar o resultado e colar esse isolamento, além da caixa, e na própria porta, certificando-se de que ao fechar a porta os lacres combinem.
Lindos exemplos no interior
Em conclusão, consideraremos vários exemplos ilustrativos de várias opções para decorar uma porta e uma entrada.
É assim que se parece uma abertura forrada com couro - como você pode ver, aqui não só a abertura é forrada com couro, mas também a própria porta.
E é assim que se parece a abertura decorada com pedras decorativas - vale a pena notar que a própria porta neste exemplo é decorada com um material diferente, além disso, para beleza, a pedra é colocada não só na abertura, mas também ao redor com a transição para as paredes.
Essas fotos mostram uma vista da rua de uma porta com um painel de popa - estruturas adicionais são inseridas à direita e à esquerda da porta, o que torna a porta mais nobre.
Há apenas uma abertura decorada com painéis de plástico - uma opção econômica e parece bastante decente.
Decorar com tinta é outra opção bastante econômica que transforma uma porta entediante em uma verdadeira obra de arte.
Você aprenderá mais sobre como fazer uma abertura para uma porta de entrada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.