Fazendo portas de metal com suas próprias mãos
A escolha de portas de metal no mercado é grande o suficiente, e cada um pode escolher a melhor oferta para si. Mas muitas vezes o alto custo dos produtos de fábrica assusta, e seus desenvolvedores não podem predeterminar todas as necessidades do comprador. Além disso, projetos feitos sob medida com geometrias exclusivas ou o uso de materiais atípicos podem resultar em aumentos significativos de custo e prazo de entrega. No caso de autoprodução, você pode estar mais confiante do que nunca na qualidade e perfeição da porta que cria.
Com os materiais e ferramentas certos e pelo menos habilidades mínimas para manuseá-los, você pode preparar uma boa porta de metal rapidamente. O principal é observar estritamente a seqüência das operações tecnológicas e os requisitos de cada uma delas.
Peculiaridades
A produção da moldura das portas metálicas começa somente após as medições. Em todos os lados, certifique-se de deixar um espaço de 2 cm para que a caixa entre fácil e livremente pela abertura. Também são necessários espaços entre a tela e a caixa, e a folha de metal deve ultrapassar ligeiramente as bordas da moldura. A costura de solda não deve ser maior que 4 cm, enquanto para cada metro deve haver pelo menos cinco costuras. Para fazer as dobradiças, é necessário levar uma haste de metal com 2 cm de diâmetro, que é soldada à caixa de um lado e à tela do outro. Um pré-requisito para o sucesso e longo serviço de uma porta caseira é tratamento anticorrosivo completo.
A escolha dos materiais para revestimento e suas características variam muito; na verdade, você está limitado apenas por suas próprias preferências estilísticas.
Como: processo passo a passo
Montar uma porta de metal com suas próprias mãos definitivamente exigirá o uso de:
- Chapa de aço (espessura não inferior a 1,5 mm);
- Canto de metal;
- Dobradiças (quantas são necessárias determina a resistência de uma dobradiça individual e a massa do bloco);
- Fechadura, puxadores e outros acessórios;
- Material de revestimento da superfície externa;
- Espuma de poliuretano;
- Parafusos de ancoragem e brocas elétricas;
- Equipamento de solda;
- Mesa de soldagem;
- Cabras de montagem;
- LBM com disco para metal.
Mas esta lista é apenas aproximada e preliminar, pode ser modificada e refinada dependendo de qual porta de entrada você precisa. Alta confiabilidade é garantida apenas chapa de aço espessa ou versão em sanduíche, ou seja, um par de folhas separadas por um material isolante.
Uma porta de ferro com certeza será feita por dimensões exatas. As aberturas padrão atingem 80-90 cm de largura e 200 cm de altura.
Para eliminar completamente os erros de medição, é necessário chegar até a base das paredes, derrubando camadas de revestimentos decorativos em uma determinada parte delas. Ou corte o invólucro vertical com um martelo e um formão. Você precisa medir em cada um dos quatro lados, tanto interno quanto externo.
Deixando uma lacuna de 2 cm, você não deve ter medo - isso ajudará a corrigir a inclinação da abertura, e quando a necessidade de encaixe não for mais necessária, pode ser facilmente fechado com espuma de poliuretano. Um canto é cortado estritamente no tamanho da caixa, ele é colocado em qualquer plano retangular, de preferência na mesa de soldagem. Se utilizar cavalete como suporte, não se esqueça de verificar a geometria. Somente se os comprimentos das diagonais coincidirem entre si, você pode soldar os cantos.
Na maioria dos casos, é suficiente criar uma estrutura a partir de um tubo profissional de 1,5 mm ou um ângulo igual de 45x3 mm - uma estrutura mais espessa ainda não ficará verdadeiramente blindada, mas acabará sendo proibitivamente pesada. Com um baixo nível de soldagem, vale a pena comprar uma chapa de 0,2 cm, pois haverá menos risco de queimá-la.
Além disso, no perfil com a ajuda de uma retificadora, é feito um recorte para a fechadura. As ripas de madeira de um determinado comprimento devem ser marteladas na moldura, o que simplificará o revestimento da estrutura. Um bloco de dobradiça de um perfil de metal é soldado nas dobradiças e na caixa, graças ao qual o resto do trabalho de soldagem será visivelmente mais fácil. Preste atenção à precisão de medir as distâncias entre os loops, devem ser iguais nas caixas e nas molduras, caso contrário a instalação da porta de entrada do apartamento será muito difícil.
Fazer portas de correr não é muito mais difícil do que portas comuns. Esta solução economizará muito espaço precioso em pequenas habitações. O clássico sistema de deslizamento (compartimento) pode ser suspenso, cassete; algumas opções são equipadas com guias superior e inferior. É o último tipo que deve ser recomendado a quem faz o trabalho por conta própria, porque é mais confiável do que os outros. Mas você precisa cuidar sobre o correto ajuste e fixação das peças.
As lacunas devem ser tão pequenas quanto possível, o ajuste deve ser executado com a maior precisão possível. Uma soleira ou recesso é feito na parte inferior para que o trilho possa ser montado.
A limpeza da guia demorará muito, caso contrário, sob a influência de resíduos finos, rapidamente ficará obstruída com sujeira e falhará.
Os sistemas suspensos podem ser fixados na parte superior da porta ou no próprio teto, dependendo da altura da porta e da sala. A tela nesta versão está a 1-1,5 cm da parede, e nem uma única peça de mobiliário sairá deste espaço. Painéis falsos, mascarando os trilhos superiores, podem ser instalados tanto no próprio trecho ao longo do qual a porta se move, como em todo o intervalo de uma parede a outra. Uma opção mais demorada, mas também mais interessante do ponto de vista do design, é a colocação de uma "borda" em torno do perímetro da sala. Essa decisão terá que ser abandonada, se não for possível colocar o guia alto o suficiente.
Uma porta de cassete pode ser feita se uma estrutura especial (nicho) na qual a tela deve ser removida foi inicialmente prevista ao criar paredes ou divisórias. Você pode usar um bloco de drywall adicional, mas ele irá absorver de 10 a 12 cm do espaço da sala. Quando, em primeiro lugar, a extremidade da porta se encaixa perfeitamente ao fechar e aumenta o isolamento acústico, e a sala é grande o suficiente, isso pode ser negligenciado. Infelizmente, mesmo os projetos mais simples de portas deslizantes de cassete que você mesmo cria são muito caros.
O tipo de cascata difere do uso tradicional de não uma, mas várias telas ao mesmo tempo, para cada uma das quais um trilho especial é alocado. Se você precisar dividir a sala em duas partes, o dispositivo deve divergir como uma partição. Um grupo montado próximo a uma parede poderá bloquear a entrada da sala apenas pela largura de uma única tela.
Montar um produto de acordo com o esquema "sanfona" é ainda mais difícil. Não é recomendável fazer isso sozinho, sem habilidades profissionais de instalação. Além disso, os "acordeões" quase não interferem na propagação dos sons e na fuga de calor.
Para montar uma porta deslizante radial, você precisará construir uma parede de gesso cartonado semicircular; se deseja instalá-lo na porta ou usá-lo como uma partição completa em altura total depende de você e somente você. Se desejar, você pode complementar esse desenho com uma fita cassete, dentro da qual a tela "se esconderá". Na maioria das vezes é formado por paredes ocas no interior. Como no caso do "acordeão", se você não tiver experiência e habilidades suficientes, não deve aceitar o trabalho.
A maneira mais fácil é fazer uma porta deslizante com dobradiças.Calcule os acessórios corretamente. É melhor estabelecer uma margem de segurança excessiva do que enfrentar a destruição repentina de seu produto. A tela será inevitavelmente maior do que a própria porta. O comprimento da guia superior é definido como duas vezes a largura de 1-2 telas.
Começam a ser feitas portas duplas, como as normais - medindo a abertura existente. Deve ser 90-110 mm mais largo que a caixa.
Se você precisar estreitar uma passagem desnecessariamente grande, aplique:
- Madeira serrada;
- Massa;
- Gesso.
Ao comprar laços de borboleta, você pode evitar parafusá-los na parede. Ao pendurar uma porta de batente, é necessário levar em consideração o nível do piso, os eixos horizontal e vertical são rigorosamente observados. Quando surgem lacunas, elas são seladas com espuma de poliuretano. Não se esqueça de remover com cuidado o excesso, que necessariamente cai em uma superfície livre.
O mascaramento de fissuras é realizado com o auxílio de platibandas; orifícios para instalação de puxadores e travas são feitos antes do enforcamento final. Terminada a instalação, verifique imediatamente se os caixilhos estão direitos, se abrem sem obstáculos ou não. Na entrada deve ser escolhida uma fechadura de segurança com cilindro ou dispositivo de alavanca e uma almofada blindada garante uma protecção adicional contra furações. Nunca coloque fechaduras nas extremidades das portas, tal arranjo tornará a casa quase indefesa de qualquer intruso.
Para isolar uma porta metálica, é aconselhável utilizar lã mineral, que passa livremente pelo vapor de água e não acumula umidade.
A instalação de uma porta com janela é quase igual ao trabalho normal. A abertura necessária é fácil de cortar com um amolador. Devem ser preparados reforços, inclusive os diagonais.
Esta abertura é preenchida com uma treliça decorativa, e quando a tela for pintada, pode-se começar a trabalhar com o vidro.
Tecnologia de soldagem
Não é difícil soldar uma porta de metal por conta própria, mas isso deve ser feito em pequenas partes. Não faça costuras com mais de 4 cm. Do início de uma costura ao início da outra, deve haver exatamente 20 cm. O trabalho prossegue do centro para a borda no método inverso e de lados diferentes. Cozinhando a porta de casa, não tenha pressa, Faça pausas de vez em quando para esfriar o produto.
Em seguida, a peça de trabalho deve ser elevada acima da mesa de soldagem, pedaços de tubos e perfis são colocados sob a caixa. As dobradiças são feitas de hastes de aço com diâmetro de 2 cm. Para melhor funcionarem depois de fixadas na caixa, uma esfera do rolamento é colocada dentro de qualquer dobradiça. Assista com atenção de modo que os eixos dos loops superior e inferior coincidam. A parte superior da dobradiça é presa à folha e seu fragmento inferior deve ser soldado à caixa.
Os potholders devem ser cortados imediatamente após as dobradiças serem soldadas. As portas de entrada são polidas e acabadas com perfeição. Você pode inserir a fechadura sem problemas: um fragmento é cortado do canto da moldura de tal forma que acaba entrando na fechadura sem problemas, mas não há espaço para a esquerda. Depois de instalar as fechaduras, os orifícios são marcados para prendedores, chaves, alças. Essas marcações o ajudarão a fazer orifícios adequados.
Como terminar?
A decoração da porta é capaz de enfatizar o ascetismo e a severidade das formas ou trazer uma sensação de leveza e graça ao espaço. Em ambos os casos, pode-se usar madeira maciça e folheado. Uma vez que a automontagem de portas é projetada para economizar dinheiro, então o revestimento é escolhido mais barato, estofamento de MDF quente é frequentemente usado, que não é de forma alguma inferior aos produtos mais caros de variedades de madeira de elite.
Uma alternativa pode ser considerada:
- Couro sintético;
- Painéis de plástico;
- Couro de vinil.
Observe que mesmo que um material seja selecionado para o acabamento do interior da porta frontal, ele deve ser muito resistente às influências mecânicas e de temperatura.
Opções de decoração
As portas de metal não padronizadas devem ter acabamento original.
Na maioria das vezes eles são:
- Bainha com pranchas de madeira;
- Estofado com materiais macios;
- Colado por cima com um filme que reproduz a aparência de uma árvore natural;
- Eles são simplesmente pintados na cor que gostam.
As peças forjadas soldadas podem parecer muito elegantes e atraentes. Eles são capazes de mudar radicalmente a aparência de toda a estrutura. Em qualquer caso, independentemente do método de decoração, terá que começar a decorar com primer e pintar.
Para decorar uma porta de metal, pode-se usar um forro ou outra placa de madeira aparafusada em parafusos auto-roscantes. Em outra versão, a tela é revestida com couro sintético, que esconde uma camada de material isolante.
Exemplos e opções de sucesso
O uso de placas de aço pintadas para combinar com a cor da estrutura principal parece bom. Depois de aplicar o OSB, você precisará aplicar massa na superfície se ainda quiser colar o filme. Moer não vai funcionar, não importa o quanto você tente obter um resultado positivo!
A maneira mais fácil é aplicar o revestimento áspero não na porta em si, mas antes de fixá-la.
Películas decorativas que imitam um painel ficam lindas. Nunca use MDF pintado do lado de fora, é muito fraco. As características de consumo dos painéis laminados, que podem ter estampas ou padrões interessantes, são muito melhores. E se você tiver dinheiro de graça e quiser obter um revestimento durável, compre carvalho ou bétula, faia ou folha de mogno.
Para informações sobre como fazer uma porta de metal, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.