Portas corta-fogo de metal

Portas corta-fogo de metal
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Recursos de fabricação
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Em que salas estão instaladas?
  6. Como escolher?
  7. Belos interiores

Uma porta corta-fogo é um projeto que permite proteger uma sala durante um incêndio contra a penetração de altas temperaturas e chamas, fumaça e monóxido de carbono. Recentemente, essas estruturas foram instaladas não apenas nas instalações em que as normas de segurança contra incêndio o exigem, mas também simplesmente em apartamentos e em casas particulares.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de uma estrutura de porta metálica é que durante um incêndio atua como um obstáculo à propagação de chamas e fumaça e permite tomar todas as medidas necessárias para evacuar pessoas e instalações próximas. Requisitos especiais para o tamanho e design de tal porta permitem que os bombeiros, juntamente com o equipamento necessário, entrem livremente no local do incêndio.

As portas corta-fogo também têm maior resistência contra roubo e custo relativamente baixo. A maioria deles é bastante versátil (ou seja, podem ser instalados em instalações técnicas, industriais, administrativas e residenciais). Atualmente, os fabricantes oferecem uma ampla gama de acabamentos para estruturas de metal à prova de fogo de entrada.

A vantagem indiscutível das portas resistentes ao fogo é que em sua produção somente são utilizados materiais resistentes ao fogo seguros, inclusive isolantes, que, quando queimados, não emitem substâncias nocivas ao ser humano.

A principal desvantagem das portas corta-fogo metálicas é uma consequência das suas vantagens: devido ao facto das portas não permitirem a passagem de fumos e chamas, numa sala com estrutura de protecção contra incêndios o fogo não é perceptível imediatamente, mas somente depois de um certo tempo.

Recursos de fabricação

As estruturas de aço à prova de fogo são feitas apenas de materiais com classe de inflamabilidade de pelo menos G3, não devendo haver espaços vazios na folha da porta. De acordo com os códigos de construção contra incêndio, as portas que protegem um edifício contra incêndio são classificadas em três categorias: EI90, EI120, EI60, EI30, EI15. O número após a letra E indica o tempo em minutos durante o qual as características de resistência da estrutura da porta ao fumo e ao fogo não mudam.

O mais estável será uma porta com a característica EI60, ou seja, em caso de incêndio, a pessoa terá 60 minutos de reserva para realizar as ações necessárias à extinção do incêndio e evacuação.

O caixilho da porta resistente ao fogo é feito de aço (chapa maciça ou galvanizada), também é possível fabricar o caixilho da porta a partir de tubos perfilados. A espessura deve ser de pelo menos 1,2 mm. Quanto mais espesso for o metal usado na fabricação da estrutura da porta, maior será a capacidade da porta de resistir ao fogo, sua resistência ao fogo. A mesma relação existe entre a resistência ao fogo e a largura da folha da porta, razão pela qual portas de aço à prova de fogo confiáveis ​​têm um peso bastante alto.

A folha da porta é em aço com uma espessura de 0,8-1,5 mm. O enchimento interno da estrutura é de lã mineral não combustível, que só derrete quando exposta a altas temperaturas (950-1000 graus).

Almofadas de fumaça são instaladas ao redor das fechaduras e ao longo de todo o perímetro da estrutura da porta. Estruturas de portas à prova de fogo devem passar testes de resistência ao calor a fim de estabelecer o grau de sua resistência ao fogo. Todas as estruturas de portas destinadas a proteger as instalações do fogo estão certamente equipadas com fechos, caso contrário não serão capazes de oferecer um nível adequado de resistência ao fogo.

Se a porta for com duas folhas, em cada folha são instalados fechos e, adicionalmente, instalado um regulador da ordem de fecho das folhas. As alças das placas de proteção contra fogo são feitas de aço resistente ao fogo. A possibilidade de mau funcionamento da fechadura durante um incêndio está excluída, afinal, mesmo após aquecimento prolongado, as fechaduras devem continuar funcionando bem.

A operabilidade das fechaduras é verificada durante os testes de resistência ao fogo. A porta também pode ser equipada com grelha de ventilação ou pára-choques de aço.

Visualizações

Todos os designs de portas à prova de fogo podem ser divididos nos seguintes tipos.

Por tipo de caixa:

  • Com caixas de cobertura. Esse tipo de construção é usado para mascarar as falhas da abertura, enquanto as platibandas podem ser fixadas tanto por fora quanto por dentro;
  • Com esquadrias. Design mais popular. Adequado para qualquer abertura. As platibandas são instaladas do lado de fora;
  • Com caixa interior. A caixa é colocada dentro da abertura, e sua instalação é realizada antes do acabamento das paredes. Platibandas em tal porta não são fornecidas.

Por formulário:

  • Surdo. Estruturas de portas inteiramente em metal;
  • Vitrificado. Portas com vidro em suas características de resistência ao fogo não são de forma alguma inferiores às estruturas surdas devido ao uso de unidades de vidro multicâmaras preenchidas com hélio. Quando exposto a altas temperaturas, o hélio se expande e preenche todos os espaços vazios, o que contribui para uma confiabilidade ainda maior da unidade da porta. Onde o vidro estiver adjacente à porta, uma fita de vedação resistente ao calor é instalada.

A vantagem de tais estruturas é que, através do vidro, você pode notar um incêndio em uma determinada sala atrás da porta muito mais cedo do que no caso de uma porta cega.

Pelo tipo de tela:

  • Unissexual. As portas de entrada de uma folha são o modelo mais comum;
  • Estruturas de folha dupla ou folha dupla. Podem ter válvulas do mesmo tamanho ou diferentes, ativas e passivas. Sempre há uma alça na folha ativa. A faixa passiva normalmente é fechada com uma trava, que pode ser aberta facilmente pressionando a porta.

Pelo tipo de sistema de travamento:

  • Com sistema de travas anti-pânico. Este tipo de sistema de travamento permite uma evacuação extremamente eficaz. Este tipo de fechadura permite a abertura da porta com chave apenas pelo exterior. A porta é aberta por dentro pressionando a própria porta ou a maçaneta. O cabo em si é um dispositivo que é perceptível para uma pessoa, mesmo em meio a uma fumaça muito forte;
  • Com uma trava de bloqueio. Essas estruturas de portas são mais frequentemente instaladas em edifícios públicos. A maçaneta da fechadura é um elemento suspenso que consiste em dois blocos de travamento instalados em ambos os lados da porta, conectados por um corrimão comprido. Para abrir a porta, você deve pressionar o corrimão. Se houver fechos de porta instalados, as portas permanecerão abertas;
  • Com uma soleira suspensa. Para aumentar a estanqueidade à fumaça da porta, uma soleira com dobradiças foi construída nela. Ele se dobra automaticamente quando a porta é fechada;
  • Perfurante de faíscas. Essas folhas de porta são usadas em salas onde são armazenadas substâncias que podem inflamar ou explodir facilmente na presença de uma faísca.

Dimensões (editar)

O tamanho da porta corta-fogo a ser instalada depende do tamanho da abertura existente. Mas também existem algumas limitações. Assim, de acordo com os regulamentos de incêndio, a altura da abertura deve ser de pelo menos 1,470 me não mais de 2,415, e a largura - 0,658-1,1 m. As dimensões padrão das portas de uma porta variam de 1,9 m a 2,1 m de altura e de 0, 86 ma 1 m de largura.As portas duplas têm as seguintes dimensões: altura - 2,03-2,10 m, largura - 1,0 - 2,0 m.De acordo com os requisitos existentes, a largura da folha ativa deve ser de pelo menos 0,6 m.

Cada fabricante coloca no mercado estruturas anti-incêndio nas dimensões que considera mais exigidas, mas ao mesmo tempo têm de cumprir a norma. O resto das portas fornecidas pela norma, mas não incluídas na gama de tamanhos deste fabricante, são vendidas como não standard. Por vezes existem aberturas com dimensões que não correspondem à norma, nas quais é necessária a instalação de estruturas anti-incêndio.

Os requisitos dos regulamentos de incêndio permitem uma redução nas dimensões padrão em não mais do que 30%, mas podem ser aumentados apenas em 10%.

Em que salas estão instaladas?

Estruturas de portas de aço resistentes ao fogo podem ser externas e internas. Eles são instalados com mais frequência em instalações sujeitas a maiores requisitos de segurança contra incêndio:

  • Em edifícios públicos: instituições de ensino geral e complementar, bibliotecas, hospitais, organizações desportivas, centros comerciais, hotéis, escritórios, cinemas, clubes, salas de concertos, palácios de cultura;
  • Em edifícios industriais: fábricas, oficinas, laboratórios, oficinas;
  • Nas salas técnicas auxiliares: armazéns, subestações transformadoras, salas de servidores, salas de máquinas de instalações de elevadores, salas de caldeiras, câmaras de recolha de resíduos.

Paralelamente, as portas corta-fogo são instaladas por organizações especializadas certificadas para este tipo de trabalho pela Rospozhnadzor.

Como escolher?

Ao escolher uma porta à prova de fogo, considere o seguinte:

  • O material do qual o bloco da porta é feito e a espessura da estrutura são importantes;
  • O grau de resistência ao fogo da estrutura. Quanto mais alto for o valor declarado (de 60 ou mais), mais confiável será a porta de resistir aos efeitos de chamas e fumaça. Se a porta for instalada em um ambiente interno, uma resistência ao fogo de 30 minutos é suficiente. Se a estrutura da porta for externa, é melhor escolher bloqueios de porta com um indicador EI60;
  • Vista da moldura da porta. Se a sala está em construção ou em reforma, ou seja, o acabamento final ainda não foi realizado, pode-se atentar para as portas com caixão interno. Uma porta com estrutura envolvente ajudará a esconder quaisquer irregularidades nas paredes;
  • O exterior da estrutura da porta. Se a porta for comprada para um apartamento ou um prédio público, essa característica não é de pouca importância. Atualmente, as portas corta-fogo podem ser feitas em uma ampla variedade de cores e designs. Normalmente, é utilizado um revestimento em pó para acabamento, que é bastante resistente a temperaturas extremas;
  • O sistema de travamento e acessórios usados. O bloqueio da porta deve ser equipado com travas confiáveis ​​ou sistema anti-pânico, toldos fortes;
  • Material da parede da sala. É melhor que as paredes do edifício sejam de tijolo ou concreto armado, ou seja, o material das paredes também não deve ser inclinado para manter a combustão;
  • O peso da estrutura da porta. O peso do bloco da porta pode ser de até 120 kg. Este indicador é importante para entender se as estruturas do edifício suportam tal carga;
  • Fabricante. As portas corta-fogo são mais bem adquiridas de empresas que estão no mercado há muito tempo. Não é lucrativo para eles arriscarem seu nome produzindo produtos de baixa qualidade. Fabricantes conhecidos sempre dão uma garantia de longo prazo em suas portas.

Todas as informações sobre materiais, acessórios, peso, tipo de moldura da porta e semelhantes podem ser obtidas se você estudar cuidadosamente o certificado de conformidade dos produtos, especialmente o apêndice, que contém uma lista de produtos certificados e o documento regulamentar para o qual está em conformidade. O preço da unidade de combate a incêndio também é de grande importância.Portanto, uma porta de aço de piso único de tamanhos padrão com limite de resistência ao fogo de 30 minutos pode ter um preço de 15.000 rublos.

Se a porta tiver duas folhas, vidros e um limite de resistência ao fogo de 60 minutos, seu preço quase dobrará. Blocos de portas de tamanhos não padronizados com opções adicionais custarão ainda mais.

Ao comprar estruturas à prova de fogo em grandes quantidades, você pode obter um desconto bastante sólido de até 2.500 rublos por item.

Belos interiores

Portas à prova de fogo com acabamento em madeira natural se encaixam perfeitamente no interior do cinema e protegem de forma confiável seus visitantes.

A porta corta-fogo em cor metálica complementa perfeitamente o interior de alta tecnologia. Sistema de maçaneta "Anti-pânico" vai bem com móveis.

A porta corta-fogo externa, apesar da sua simplicidade de execução, adapta-se bem à textura da pedra do edifício e torna-se quase invisível devido à plataforma volumétrica.

A cor cinza no design das portas corta-fogo é ideal para manter o conceito geral do interior do estacionamento subterrâneo, feito em tons de cinza-branco-vermelho.

No vídeo a seguir, você aprenderá mais sobre a tecnologia de produção de portas de metal à prova de fogo da Vympel-45 LLC.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário