Escolhendo portas de entrada
Se antes uma porta de entrada de boa qualidade era um item de luxo, indicava o status e a posição de uma pessoa, hoje ela se tornou amplamente um elemento de segurança. Proteção contra roubo e preservação de bens pessoais, é por isso que uma pessoa escolhe uma porta forte e grossa cara. O que você deve prestar atenção ao escolher.
Visualizações
Você pode distinguir entre diferentes grupos de portas de entrada de acordo com certos critérios.
Assim, em primeiro lugar, todas as portas de entrada podem ser divididas de acordo com o local de instalação. Existem opções de rua ou de exterior, bem como de interior, que se instalam quer à entrada da sala, quer como segunda porta interior em conjugação com a exterior.
As portas também podem diferir no material de que são feitas.
Os materiais mais comuns para a fabricação de estruturas de entrada são:
- metal;
- Madeira;
- plástico;
- copo;
- alumínio.
Ao escolher, a maioria dos usuários opta pela resistência e segurança, portanto, prefere uma porta de metal. Pode ser forjado, vários monogramas e texturas.
O segundo material mais popular é, curiosamente, a madeira, embora seja inferior em resistência ao metal, ainda tem uma bela aparência, que até hoje atrai o consumidor. Além disso, existem opções combinadas - portas elite de metal e madeira. Essas portas têm uma moldura interna de metal, geralmente é uma folha de metal bastante densa, mas do lado de fora a porta é revestida com uma cobertura de madeira, portanto, esta porta tem a resistência de um metal e a aparência de uma porta de madeira.
Além disso, os grupos de entrada externa também diferem em finalidade.
Os seguintes tipos principais de estruturas de porta são diferenciados:
- à prova de choque;
- à prova de balas ou blindado;
- a prova de fogo;
- selado;
- à prova de som.
Estes últimos raramente são utilizados para fins domésticos, geralmente são instalados em estúdios de gravação, discotecas, salas de concertos, quando é necessário evitar que o som saia da sala.
Qualquer porta com altas taxas de resistência é chamada à prova de choque; hoje, quase todos os fabricantes garantem ao comprador a resistência ao choque de seus produtos. Modelos blindados e resistentes ao fogo podem fornecer proteção máxima. Normalmente, essas portas passam por um tratamento especial com soluções de combate a incêndios, o que significa que excluem o derretimento quando expostas a altas temperaturas.
O método de abertura também determina vários tipos de portas de entrada, opções de dobradiças e deslizantes. Normalmente, em apartamentos típicos, é o tipo de abertura basculante que se utiliza, uma vez que os modelos de correr requerem uma preparação especial da abertura e das paredes.
No entanto, seu uso como opção de interior é bastante comum. Além disso, esse tipo de porta é frequentemente usado para emoldurar as varandas de casas particulares.
Também existe uma divisão pelo número de flaps. Portanto, as opções mais comuns são as portas de uma folha, quando uma folha é instalada. Um modelo e meio são menos comuns.
Esta opção inclui duas telas, uma das quais é visivelmente menor em tamanho, e também abre apenas se necessário, por exemplo, quando é necessário transferir alguns objetos suficientemente grandes e uma faixa não é suficiente. Para residências particulares ou locais de grande movimento, como os centros comerciais, utilizam-se os modelos de folha dupla, que possuem duas portas equivalentes, ambas com função funcional.
O que é importante considerar ao escolher os materiais?
Cada material possui características e particularidades próprias que serão importantes na escolha, portanto, vale antes de mais nada fazer uma breve descrição de cada tipo de material.
O material mais popular é de longe o metal. É ótimo para fazer portas dianteiras robustas. Os modelos feitos com este material fornecem isolamento acústico e térmico, têm um design atraente e também estão equipados com diferentes graus de proteção contra roubo. Essas opções são produzidas em um grande número de cores e, graças ao uso de um número diferente de chapas de metal na moldura, você pode escolher um modelo que se encaixa em qualquer abertura.
A segunda popularidade é, claro, os modelos de madeira, parece que são menos duráveis do que os de metal, porém, devido à sua aparência elegante, não perdem sua relevância.
As estruturas de entrada de madeira são geralmente mais baratas do que as de metal, a menos, é claro, que sejam opções de elite feitas de tipos caros de madeira ou madeira maciça, mas são bastante confiáveis e muitos acabamentos e cores diferentes permitem que você escolha modelos para qualquer interior.
Essa porta tem uma série de vantagens significativas: não congela mesmo no frio mais severo, portanto, pode muito bem ser usada como uma opção para uma casa particular. A madeira oferece um isolamento acústico e térmico incrível, e também pode durar muito tempo com a escolha certa e instalação adequada.
Se a opção for pela decoração de interiores de instalações e pela instalação de portas interiores, pode-se atentar para os análogos da madeira, que não parecem menos esteticamente agradáveis, mas seu custo é visivelmente diferente. Assim, para modelos de interiores, o MDF é frequentemente usado, assim como os painéis laminados de PVC. A moldura da porta é revestida com esses materiais, e o consumidor recebe uma porta robusta e de alta qualidade estética para instalação em batentes de porta de sala.
Os grupos de entrada de plástico e alumínio são mais frequentemente utilizados em residências privadas, bem como em locais públicos, como centros comerciais e diversos estabelecimentos de lazer, centros educacionais. Essas portas protegem contra correntes de ar e ruído, mas muito provavelmente não protegem contra roubos.
Além disso, o vidro é frequentemente usado para decorar o grupo de entrada em casas particulares. As inserções de vidro nas estruturas das portas sempre parecem muito impressionantes e elegantes, mas essas portas são bastante caras, uma vez que é necessário usar vidro blindado especial que resiste a roubos.
Ao escolher um material para uma porta de entrada, é imprescindível levar em consideração alguns aspectos:
- No local onde será instalada a porta, é preferível utilizar metal para a porta de entrada do apartamento, em uma casa particular de metal ou madeira, dentro da sala o MDF e o PVC são perfeitos.
- Preço. A qualidade e o tipo de material certamente afetarão o custo do produto final, portanto, o valor que uma pessoa está disposta a gastar em uma compra também determinará o tipo de material escolhido.
- Confiabilidade. Claro, o metal é um material mais confiável, mas a madeira é um pouco inferior a ele, especialmente porque os fabricantes de hoje oferecem opções combinadas que combinam as propriedades de todos os materiais usados.
- Isolamento acústico e térmico. Nesse caso, você pode escolher quase qualquer material, já que os fabricantes modernos criam designs que atendem às necessidades do usuário.
- Tempo de vida. Diferentes materiais têm diferentes tempos de vida útil, entretanto, vale a pena considerar que uma instalação correta e competente pode estender a vida útil de qualquer material, assim como a violação da tecnologia de instalação e das regras de operação pode matar qualquer material.
- Proteção de entrada. Existem diferentes classes de assaltos, inerentes aos diversos materiais, na hora da escolha é necessário estar atento também a este fator.
Quais são os tamanhos?
Ao determinar o tamanho necessário, vários aspectos devem ser levados em consideração ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, as principais dimensões de qualquer objeto são a altura e largura, no caso da escolha da folha de entrada, sua espessura, dimensões da porta, bem como os parâmetros da moldura da porta também são levados em consideração, aqui é necessário ser guiado pelos padrões GOST.
A gama de tamanhos das folhas da porta dependerá principalmente do tipo de características de design de um modelo específico. Portanto, as opções mais comuns são:
- Folha única. Este é o modelo de porta mais simples, é uma folha lisa retangular inserida em uma moldura de porta especial. Normalmente, a largura desses modelos varia de 100 a 110 centímetros. Várias soluções de design, bem como a seleção de um esquema de cores interessante, ajudarão a diversificar o interior na escolha de estruturas tão simples;
- Um e meio. Estes modelos distinguem-se por um desenho constituído por duas faixas de larguras diferentes, a parte mais estreita abre apenas em casos excepcionais e serve mais como elemento decorativo do que funcional. A largura desses modelos pode ser de até 140 centímetros;
- Bivalve. Estes são os modelos mais largos, neste caso o modelo possui duas faixas equivalentes. Eles têm a mesma largura e ambos cumprem seus deveres funcionais. A abertura, no caso de instalação de tal porta, aumenta uma vez e meia, duas vezes, o que muda imediatamente o aspecto da estrutura.
GOST também define os padrões para as aberturas nas quais a porta é montada em apartamentos típicos. Existem três tamanhos principais que foram mencionados acima.
A altura da porta de acordo com GOST varia de 207 a 237 centímetros. Esse tamanho depende principalmente da altura do teto da sala.
A largura deve ser de pelo menos 90 centímetros, e condições especiais para várias estruturas são determinadas. Portanto, as versões de folha única podem ter 101 centímetros de largura, 131, 151, 155 centímetros de um e meio e os modelos de folha dupla devem ter largura de pelo menos 191 centímetros.
Quanto à espessura da tela, GOST não impõe altos requisitos sobre ela. No entanto, em qualquer caso, deve ser suficiente para cumprir os requisitos indicados para as portas. Assim, por exemplo, para uma porta de entrada, a espessura é decisiva, não só irá proteger contra a penetração de odores, geadas e ruídos do exterior, mas também contra roubo e penetração, portanto, uma grande espessura é decisiva na escolha.
Para casas e apartamentos privados modernos em novos edifícios, os fabricantes oferecem opções que não se enquadram nos padrões GOST. Nesse caso, as dimensões das portas podem ser as seguintes: a largura varia de 90 a 200 centímetros, mas a altura pode chegar a 240 centímetros, com valor mínimo de 200. Um aumento significativo só é possível em edifícios de importância pública, se as dimensões gerais do edifício excederem em muito o padrão, aqui as considerações estéticas entram em jogo.
Cor
Ao escolher a cor de uma porta de entrada, em primeiro lugar, você precisa se concentrar nas preferências pessoais, bem como no design geral da sala. E se a maioria das portas externas feitas de metal e madeira têm cores bastante padronizadas, então vários experimentos são perfeitamente possíveis para o espaço interno.
Como já foi mencionado, os modelos de rua são mais frequentemente pintados em cores discretas padrão, uma vez que não devem ser rebitados. Os modelos de metal preto, verde e marrom mais comuns, bem como texturas de madeira padrão para modelos de madeira.
Quanto aos grupos de entrada interior, todo um campo de criatividade se abre aqui. A cor natural da madeira será uma excelente opção para quartos de estilo clássico, também para quartos de estilo barroco ou Art Nouveau.
É bom escolher texturas de madeira em apartamentos com grande número de portas, a instalação de portas idênticas não criará desarmonia e fragmentação, pelo contrário, conectará todo o espaço num único todo.
Tons frios como azul e cinza se encaixam perfeitamente em um interior minimalista, e detalhes brilhantes na forma de uma porta amarela, roxa ou vermelha complementam o estilo de alta tecnologia.
Uma porta branca pode expandir o espaço, vai adicionar ar e luz a qualquer sala. Será uma excelente opção para um quarto de estilo provençal. Além disso, as portas brancas parecem bastante elegantes e festivas, e também são combinadas com a maioria das cores e texturas de qualquer design de interiores moderno.
Além disso, ao escolher um esquema de cores, você pode se concentrar na cor do piso da sala, de modo que um piso mais escuro, como o wengué, se harmonizará melhor com tons quentes ou com uma opção de cor idêntica. Você também pode escolher a cor da porta 1-2 tons mais claros ou mais escuros do que o revestimento do piso.
Além disso, a porta pode ser combinada com a cor das paredes. Como mencionado, a cor branca combina com quase todas as cores, e várias opções de revestimento de madeira também parecem harmoniosas com quase todos os designs de parede. Você deve ter cuidado com as opções de cores brilhantes, elas podem pregar uma piada cruel e a porta parecerá um espinho.
Se o apartamento tem muitos cômodos de estilos diferentes, então ao escolher a cor da porta é melhor focar no estilo do cômodo que unirá todos os outros, geralmente esse cômodo é um hall de entrada ou um corredor.
A cor da porta também pode ser combinada com os tons dos móveis do apartamento. Portanto, hoje a escolha de modelos de portas e móveis é tão grande que não será difícil escolher a mesma cor desses dois itens, mas é aconselhável apenas se não forem planejadas trocas freqüentes de móveis, caso contrário não há absolutamente sentido em escolher uma folha de porta na cor do móvel.
Se necessário, você pode fazer uma porta dupla face, não é tão barata, porém, permitirá que você não pense na seleção de cores adequadas para todos os quartos e se concentre apenas na cor de um determinado quarto.
Em alguns casos, você pode escolher uma porta com adesivos diferentes, essas opções criarão um destaque adicional. Na maioria das vezes, eles usam fotos de animais e paisagens.
Como escolher um aquecedor?
O nível de isolamento térmico e acústico ao usar a porta frontal dependerá diretamente do tipo e da qualidade do material com o qual a moldura da porta será isolada.
A opção de isolamento mais simples e comum é a fita de borracha. Este tipo de isolamento é vendido em lojas de ferragens como material autoadesivo para auto-isolamento. Este material é fixado nas fendas formadas entre a moldura da porta e a abertura. O principal aqui é não exagerar e fazer as medições corretamente, caso contrário a porta simplesmente não fecha.
Na hora de escolher um elástico em uma loja, vale a pena conferir sua qualidade de recuperação, é necessário triturar o material, e se endireitar rápido, então este tipo de borracha atende aos requisitos estabelecidos e pode servir por um período de tempo suficiente . Mas se a fita amassada permanecer em um estado amassado, então este isolamento está com o regime de temperatura de armazenamento quebrado ou a borracha expirou completamente. Esse isolamento não será capaz de satisfazer plenamente as esperanças depositadas nele.
Além disso, uma luz de fundo pode ser embutida no isolamento de borracha, na maioria das vezes é uma simples faixa de LED com vários LEDs, que acende quando a porta é aberta, o que facilita a navegação em um corredor escuro.
E se esse aquecedor é geralmente suficiente para uma porta de madeira, uma vez que a própria tela atende bem aos requisitos de isolamento acústico e térmico, então, para portas de metal, é necessário um preenchimento interno obrigatório.
Nos modelos mais baratos de portas de metal, os "favos de mel" de papelão são usados como enchimento, o que na maioria das vezes não dá conta das tarefas estabelecidas na medida necessária, e uma corrente de ar e ruídos estranhos penetram no apartamento.
As melhores opções de isolamento são lã mineral e espuma, seu custo é baixo e a funcionalidade é suficiente para um isolamento de alta qualidade. Você também pode usar poliestireno expandido em vez de espuma. Possuem as mesmas qualidades visuais, porém, o segundo material se apresenta em camadas mais finas e possui uma estrutura mais densa.
Portanto, no caso de portas de metal, uma camada de isolamento é colocada entre duas folhas equivalentes, que na maioria das vezes têm uma espessura de cerca de 2-4 mm, a estrutura é fixada e, em seguida, vários elementos decorativos são instalados na porta, por exemplo , forja ou sino, que desempenham função não tanto funcional quanto puramente estética.
É comum usar espuma de borracha como isolamento em portas de madeira. Permite criar um revestimento de alta qualidade capaz não só de cumprir as funções de vedação, isolamento e isolamento acústico que lhe são atribuídas, mas também mantém perfeitamente a sua forma e tem uma longa vida útil.
Como escolher o caminho certo?
Ao escolher uma porta de entrada, você precisa ser orientado pelo local de instalação, a finalidade da porta e o tamanho da porta.
Em primeiro lugar, é necessário decidir onde será instalada a porta, se esta é uma opção para um apartamento típico de um edifício residencial, as melhores opções são, claro, portas metálicas ou combinadas, você também pode usar portas de alta qualidade modelos de madeira de elite de resistência ao roubo de alta classe.
As variantes de metal, no entanto, continuam a coletar avaliações de clientes elogiando sua funcionalidade, qualidade, aparência e opções possíveis.
Além disso, ao escolher uma porta, você precisa cuidar da proteção adicional contra roubo. Em primeiro lugar, trata-se de fechaduras ocultas especiais, bem como de uma camada de metal mais espessa. Claro, ninguém está seguro contra roubo de qualquer maneira, no entanto, quanto mais complexas as fechaduras e mais grossa a própria tela, mais provável é que o ladrão gaste mais tempo abrindo, ou pode até desistir de vez de sua ideia.
Ao escolher uma porta, também é importante escolher o isolamento correto. Afinal, portas quentes são um investimento muito mais conveniente do que opções com isolamento de baixa qualidade ou sem isolamento.
Em uma casa particular, as opções de metal, madeira e combinadas também são adequadas. Nesse caso, abre-se mais espaço para o design. Você pode usar uma porta com uma janela ou um painel de popa. Um design interessante adicionará sofisticação à fachada da casa. Claro que, para a rua e em casa sem cerca, você não deve escolher um design atraente, já que é ele quem costuma atrair ladrões, mas para um quintal seguro, essas opções são a melhor escolha.
Além disso, você pode parar na opção quando as portas existem em um conjunto completo de dois em uma caixa. Simplificando, modelos de portas de folha dupla. Eles parecem espetaculares e caros no centro de um grupo de entrada devidamente projetado. Pode completar-se com arranjos de flores, colunas ou sebes.
As portas interiores dos apartamentos devem ser escolhidas com base no design geral da divisão, o material, neste caso, não é tão importante quanto o desempenho do design. Muitas vezes as pessoas optam por várias opções decorativas, por exemplo, portas com painéis, bem como modelos com vários entalhes decorativos, são bastante populares.
Madeira, MDF e PVC são materiais dignos de nota como materiais populares para portas interiores. Eles têm uma longa vida útil, uma aparência agradável e uma ampla gama de designs diferentes.
Projeto
As portas desempenham um papel importante no design de interiores.Eles são capazes de atuar não apenas como um elemento de separação das instalações do espaço viário e do espaço residencial, bem como desempenhar funções de segurança, mas também desempenhar funções práticas bastante úteis.
Decoração
A principal função da porta, após sua finalidade direta, é sua função decorativa. Uma tela corretamente selecionada pode transformar completamente o espaço e vinculá-lo ao estilo escolhido.
Os clássicos gravitam em torno de formas e cores mais simples, uma sala Art Nouveau exige modelos com um desenho no interior, a Provença se dá bem com opções de painéis brancos e, se ainda estiverem com vidro, cabem perfeitamente no interior de estilo country.
Zoneamento
As portas também podem ser usadas para dividir uma sala em zonas. A porta corresponderá ao ponto extremo de uma determinada zona e a porta criará espaços isolados.
Isolamento
Em alguns espaços, o isolamento térmico e acústico desempenha um dos papéis mais importantes para garantir o funcionamento. Então, por exemplo, em um estúdio de gravação ou sala de ensaio, a porta certa é um requisito funcional importante.
O desenho da porta também pode ser determinado pela sua forma. Assim, você pode distinguir entre modelos padrão simples e não padrão.
As opções padrão, é claro, incluem opções para formas retangulares simples, tamanhos padrão, balanço e folha única.
Os modelos fora do padrão podem ser com várias portas, larguras diferentes, também deslizantes. A porta com arco, que também pertence a modelos não padronizados, também é popular. Além disso, é possível uma solução de design, em que o arco será exclusivamente uma caixa, a porta estará ausente neste caso. O arco pode ser decorado com várias cortinas, tules e pingentes.
Os modelos de portas deslizantes também têm boa aparência, seu uso torna-se conveniente quando é necessário economizar espaço. Também é possível utilizar portas de fole em forma de livro e sanfona, podendo também poupar espaço e decorá-lo com uma forma invulgar.
As características do projeto também serão determinadas pela escolha do material com o qual esta ou aquela porta será feita. Por exemplo, o metal tem o menor número de cores, as cores são as mais calmas e padronizadas. Na maioria das vezes é preto, marrom e verde escuro.
Para madeira maciça premium, um grande número de cores diferentes também é incomum, mas o MDF oferece uma grande seleção. Pode haver qualquer textura, cor ou padrão, várias inserções feitas de vidro, plástico e outros materiais.
Lindas opções no interior
A escolha da forma, do design, do material e do esquema de cores certos para a porta da frente tornará qualquer cômodo único, criando um belo interior memorável que estará em harmonia com o design geral do cômodo.
A escolha mais difícil é considerada a seleção da porta de entrada no "Khrushchev", geralmente existem suas próprias leis de tamanho, por isso nem sempre é fácil escolher uma opção entre as padrão. Porém, se a escolha for feita corretamente, e a instalação for feita de acordo com todas as regras, obtêm-se opções muito atrativas.
Para obter informações sobre como escolher a porta de entrada de uma casa e apartamento, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.