Portas de entrada de madeira para uma casa particular

Contente
  1. Visualizações
  2. Materiais (editar)
  3. Dicas de Seleção
  4. Exemplos e variantes

Em todos os momentos, as pessoas apreciaram as portas de madeira por sua beleza e atratividade. O homem moderno não é exceção, e quanto mais monótonos desenhos geométricos em nossa vida, mais somos atraídos pelas formas suaves e requintadas da madeira natural.

Visualizações

Quando os proprietários de uma casa privada se deparam com a questão de escolher uma porta de entrada, normalmente surge uma escolha: preferir uma estrutura metálica ou optar por uma opção de madeira.

Existe um equívoco comum de que as portas de metal são mais fortes, mais duráveis ​​e mais quentes.

No entanto, isso não pode ser dito sobre todas as portas que parecem metal.

Existem muitas portas externas chinesas de baixo custo no mercado interno, que, sendo instaladas ao ar livre, ficam cobertas de geada por dentro nos dias frios, “descolam”, perdendo a atratividade, literalmente nos primeiros meses de operação, e fazem não contribui para a economia de calor dentro de casa.

Uma porta de entrada de madeira, comparável em custo a uma porta de metal, será pelo menos mais quente, já que a madeira tem centenas de vezes menos condutividade térmica do que o metal.

Para efeito de comparação, a condutividade térmica do carvalho é 400 mW / (m · K), enquanto a condutividade térmica do aço é 52.000 mW / (m · K).

A partir dessas figuras, fica claro que no calor, as portas de metal vão esquentar e começar a emitir calor para o ambiente, e no gelo elas congelarão muito mais rápido do que as de madeira.

E no caso de proprietários zelosos decidirem comprar portas de madeira isoladas feitas com a tecnologia "Sanduíche", eles geralmente podem esquecer a perda de calor quando a porta é fechada. Designs semelhantes proteja de forma estável os quartos internos em uma variedade de temperaturas, não congele Mesmo em geadas severas, graças à estrutura em "camadas", eles são fornecidos com isolamento ao longo do contorno externo e, além disso, darão aos proprietários um excelente isolamento acústico.

As qualidades externas da porta também são importantes. É possível fazer estruturas de portas únicas em madeira, que se tornarão um adorno de entrada e um motivo de orgulho para os proprietários de uma casa privada, enquanto as portas de metal, na melhor das hipóteses, só podem ser decoradas com painéis de madeira.

Em termos de confiabilidade, as portas de entrada de madeira podem ser classificadas de acordo com os níveis de penetração e, como as portas de metal, são subdivididas em classes de resistência:

  • É impossível abrir a porta usando força física e ferramentas simples;
  • Nenhuma ferramenta manual pode abrir uma porta;
  • Hacking não é possível com uma ferramenta de poder médio;
  • O nível máximo de proteção, resistência até mesmo com o uso de armas pequenas.

Materiais (editar)

Ao escolher os materiais com os quais uma porta de entrada de madeira deve ser feita, o equilíbrio entre preço e qualidade é decisivo para a maioria dos compradores. Os fabricantes oferecem uma grande seleção de matérias-primas, que podem ser tratadas estudando as propriedades e características das várias categorias de preço da madeira.

Variedade

A opção mais preferível para a fabricação de portas de entrada é uma matriz, ou seja, uma placa de madeira natural ou madeira. Divida o maciço de coníferas e decíduas. Cada uma dessas categorias tem suas próprias variedades principais e externas, alguns tipos de madeira são mais preferíveis para a fabricação de portas externas, e alguns não valem a pena escolher para isso.

Se considerarmos as variedades que crescem no território da Rússia, então, entre as decíduas, as posições de liderança são ocupadas pelo carvalho, freixo e acácia branca, e para uso como porta de entrada, o freixo é ainda mais preferível do que o carvalho para alguns indicadores.

Bordo, tília, noz, amieiro podem ser chamados de "meio" nesta lista. O uso de faia para portas de entrada é altamente indesejável, uma vez que é uma das espécies de madeira mais resistentes à umidade. A cereja também é indesejável para aplicações em portas externas, pois apresenta baixa resistência às mudanças climáticas.

Entre as coníferas, o primeiro lugar é compartilhado pelo larício e pelo cedro e, se falamos de lariço, um pré-requisito para a alta resistência de sua madeira é o crescimento no clima rigoroso da Sibéria. O lariço cortado na Rússia central é muito menos valorizado.

O pinho, que tem uma madeira meio-macia, também é utilizado para o fabrico de portas exteriores, mas com reservas significativas quanto às condições de funcionamento. Madeira maciça de abeto não é usada para portas de rua.

Vigas de móveis coladas

Outro material com o qual as portas de entrada de madeira confiáveis ​​são feitas é a madeira laminada colada. Quando falam dessa barra, querem dizer um monólito, obtido a partir de placas emendadas separadas (lamelas), montadas em um pacote e prensadas. Esse material também é chamado de vigas de móveis. Na Rússia, sua produção é realizada a partir de madeira de pinheiro e abeto, menos freqüentemente de cedro ou lariço.

Graças a esta tecnologia, tornou-se possível utilizar alguns tipos de madeira particularmente caprichosos na produção de portas, por exemplo, a tília. Em forma de madeira maciça "pura", esse tipo de madeira quase nunca é encontrado devido às peculiaridades da estrutura do tronco e à grande abundância de nós.

A madeira para móveis costuma ser classificada como um tipo de madeira maciça, uma vez que é montada a partir de fragmentos bastante grandes da placa, embora seu grau seja inferior devido à presença de cola.

LVL-bar

Este tipo de madeira não pode ser considerada madeira maciça, porém apresenta boas características de uso e pode servir como material para a fabricação de portas de entrada. A peculiaridade da estrutura do LVL é a colagem de várias camadas finas de folheado em um único monólito: uma barra ou uma laje. A matéria-prima para a produção de tal barra é geralmente madeira de coníferas. São o pinho e o abeto que, graças a esta técnica construtiva, melhoram as suas qualidades de trabalho, tornando-se uma madeira suficientemente dura e durável para ser utilizada em ambientes húmidos e agressivos, por exemplo, para portas de rua.

Atualmente, esse material é produzido em apenas duas fábricas na Rússia, portanto, ainda é pouco conhecido pelo comprador doméstico. No corte, essa barra se assemelha a uma torta de massa folhada, portanto, requer um revestimento obrigatório. Para dar às portas LVL uma aparência atraente, elas são revestidas com folheado de espécies de madeira caras, como carvalho, nogueira ou freixo.

Essas portas folheadas podem ser instaladas tanto como portas interiores como para a entrada de uma casa privada, no entanto, não é desejável expô-las aos efeitos abertos da precipitação natural.

MDF

Este material consiste em pó de madeira comprimido, aparas e lignina que gruda essa mistura. Uma vez que a lignina também é obtida a partir de resíduos de madeira, há razões para dizer que o MDF é um material ecologicamente correto. A superfície pode ser folheada, pintada ou tratada com folha de PVC.

Não é recomendável usá-lo como moldura para portas de entrada, pois a estrutura estratificada do material se desmoronará rapidamente com as cargas.No entanto, este material pode ser usado em combinação com uma construção feita de vigas LVL, vigas laminadas coladas ou como coberturas na superfície de uma porta de madeira maciça, cuja aparência não se ajusta por nenhum motivo.

Dicas de Seleção

Ao comprar uma porta de entrada de madeira para uma casa particular, deve-se, em primeiro lugar, focar nas condições climáticas em que será utilizada.

No caso em que se trata do clima temperado da zona central da Rússia, onde as geadas de inverno abaixo de -30 ° são raras, não se confunda com a busca por uma porta sanduíche isolada. Você pode simplesmente adquirir uma porta de alta qualidade feita de madeira maciça ou madeira folheada laminada com uma espessura de painel de 40 mm, com um cordão de isolamento embutido ao longo do contorno.

Vale a pena saber que a madeira de cedro apresenta a menor condutividade térmica, seguida do lariço, tília, pinho, freixo, bordo e carvalho. Uma porta de cedro é a melhor proteção contra geada e luz solar.

Além disso, vale a pena considerar um momento como a sensibilidade de diferentes tipos de madeira à umidade. Os menos sensíveis são cedro, lariço, freixo e acácia; O pinho tende a formar bolor, pelo que requer uma secagem e processamento particularmente cuidadosos na fase de produção. O carvalho também é suscetível à umidade.

Para as regiões onde os invernos são acompanhados por fortes geadas, é aconselhável adquirir uma estrutura isolada. As portas sanduíche são apresentadas nas lojas em uma variedade suficiente, mas, se desejado, podem ser feitas sob encomenda.

Essa porta tem uma estrutura especial, graças à qual é ideal como porta de entrada. A superfície externa é feita de placas de madeira maciça, muitas vezes com painéis ou padrões, dependendo da imaginação do mestre e dos desejos do cliente. O tamanho de tal placa pode ser de 40 mm a 50 mm nas versões reforçadas. No interior dessa estrutura, existe uma cavidade para isolamento, que é recoberta com outra folha do painel (para alguns fabricantes, a parte interna é de MDF, o que reduz o custo).

Como isolamento pode ser usado:

  • Minvata, que não é um agregado ideal, pois tende a se desintegrar e desmoronar, formando eventualmente áreas desprotegidas, as chamadas "pontes frias";
  • isopor (poliestireno expandido), que também apresenta uma série de desvantagens: em invernos frios, a condensação se acumula, levando ao congelamento e ao aparecimento de mofo, o que acaba levando à destruição da carga;
  • Poliuretano, que é o isolamento da mais alta qualidade, já que a espuma de poliuretano preenche todos os vazios e tem vida útil de 50 anos.

Além disso, para áreas com clima adverso, recomenda-se a instalação de estruturas de portas de vestíbulo, uma das quais é isolada, e a segunda é mais fina e tem um significado decorativo.

Existe sempre uma camada de ar quente entre essas portas, o que fornece a máxima proteção contra o frio.

Para informações sobre como escolher as portas de entrada certas para uma casa particular, veja o próximo vídeo.

Exemplos e variantes

Ao aproximar-se da entrada de uma casa de campo, o visitante pode imaginar as instalações interiores pela aparência da porta de entrada. E se for elegante e feito de madeira natural de alta qualidade, é fácil presumir que o proprietário é uma pessoa prática, sensível e de bom gosto.

Uma bela porta de estilo rústico, feita de madeira maciça, preservando a cor natural da madeira, é capaz de adicionar charme até mesmo a uma modesta casa de tijolos. As decorações em forma de flores forjadas e uma intrincada sobreposição com um anel parecem adequadas e dão a impressão de que o hóspede está em frente à porta de uma antiga taberna. Um tapete áspero e porta-tochas de ferro forjado nas laterais da moldura da porta dão suporte a essa impressão.Toda a estrutura exala solidez, confiabilidade e simplicidade elegante, já que o design não é sobrecarregado com elementos decorativos.

A porta de entrada semicircular de uma casa de campo, em madeira maciça na cor wengué, parece muito digna. A potente folha da porta tem a forma retangular usual e é decorada com seis painéis entalhados. Uma característica do design é a presença de uma trave em arco na parte superior, desenhada em forma de grade de ventilação, em cuja presença a modesta estrutura da porta adquire altura adicional e formas sofisticadas. Um charme indescritível é trazido a este interior por um espelho de designer localizado na parede adjacente à porta da frente. Também é decorado em forma de arco, decorado com acessórios ao longo das costuras de topo e parece mágico em uma parede de tijolos.

Para invernos ventosos e gelados, uma porta tipo sanduíche cega é a melhor escolha.

Essas portas geralmente não brilham com seu design externo, mas cativam com proteção confiável contra o frio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário