Características das portas de madeira maciça

Características das portas de madeira maciça
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Material
  4. O tamanho
  5. Qual a melhor cor para comprar
  6. Projeto
  7. Como escolher? Vantagens e desvantagens.
  8. Dicas de cuidados
  9. Opções de interiores

Todos queremos que as portas da nossa casa sejam fiáveis ​​e duráveis, mas é igualmente importante que tenham um aspecto bonito, uma vez que as portas estão sempre à vista. Sem dúvida, as portas de madeira maciça estão em primeiro lugar na classificação de beleza e confiabilidade.

Pode parecer que a escolha dessas portas seja simples, mas não é totalmente verdade, pois seu design possui muitas nuances que são facilmente esquecidas na hora da compra.

O que é isso?

Tradicionalmente, a madeira tem sido o principal material para fazer portas. Sua principal vantagem era a disponibilidade onipresente e a facilidade com que esse material poderia ser processado por qualquer carpinteiro local. No mundo moderno, portas de madeira maciça simples, fortes e confiáveis ​​também encontraram seu lugar, apesar da abundância de substitutos feitos de metal, plástico e materiais "híbridos" como o MDF. As portas internas e externas são feitas de madeira maciça natural.

Naturalmente, cada proprietário faz uma escolha com base nas características do material e no seu orçamento, mas ao mesmo tempo, além das propriedades de consumo, o seu estatuto fala a favor de portas de matriz.

Tradicionalmente, costuma-se chamar a barra e a prancha de madeira maciça, ou seja, madeira cem por cento natural. Este material, isento de nós e defeitos, costuma ser cuidadosamente separado, pertence à categoria "extra" e, por isso, é bastante caro. A madeira maciça não pode ser considerada uma viga colada de camadas intermediárias de folheado, como LVL, ou uma placa prensada de pó de madeira, como placa de MDF. O nome alto da madeira maciça permite a presença de peças coladas, mas apenas se forem suficientemente grandes, como as lamelas que fazem parte do eurobeam, ou madeira para móveis. Esse material é denominado matriz, mas é considerado menos ecologicamente correto devido à presença de uma quantidade significativa de cola em sua composição.

Visualizações

O desenho da porta pode ter um dispositivo diferente, além disso, conforme o tipo de abertura, podem ser giratórias ou deslizantes. Pode ser uma tela de madeira maciça lisa, que faz sentido usar como uma porta de entrada confiável. Este tipo de porta é comumente chamado de portas cegas. Uma porta tão monumental, feita da placa mais grossa e devidamente processada, vai durar muito tempo, mas não vai parecer velha e fora de moda, já que a madeira natural está sempre na moda. Outro tipo é uma porta ondulada, que tem uma variedade de painéis como inserções. Essas portas são adequadas na forma de estruturas internas giratórias, por exemplo, uma porta com painéis de folha dupla irá decorar a entrada para o corredor ou sala de estar.

Outro tipo é a porta lateral, na qual o mesmo tipo de placas de madeira com um arranjo transversal de fibras é usado na forma de inserções. Essas portas têm uma ótima aparência tanto como portas internas com dobradiças ou de dois lados, quanto como abas de uma pasta dobrável. Um tipo de construção incomum e desconhecido para o comprador doméstico, que é chamado de sistema de porta pendular, também fica bonito se for feito de madeira maciça. Normalmente, a moldura deste projeto é feita de um material de espessura padrão e uma placa leve é ​​usada para reduzir o peso da parte do meio.

Material

As qualidades de consumo de uma porta de madeira maciça dependem da madeira de que é feita. Em primeiro lugar, a madeira é geralmente dividida em espécies de coníferas e caducas. Entre as coníferas, o cedro ocupa o primeiro lugar na relação qualidade-preço, seguido do lariço, seguido do pinheiro e do abeto.

Cedro

O cedro não se destaca por seu padrão de fibra particularmente bonito e pode parecer um tanto "fresco" na aparência, mas a madeira de cedro se distingue por um valioso conjunto de características de consumo que compensam a ausência de veios nobres.

Essas são qualidades como resistência, isolamento acústico e imunidade a temperaturas extremas.

Larício

O larício pode diferir significativamente em suas características devido ao local de crescimento. Esta árvore é cada vez mais forte quanto mais severas forem as condições meteorológicas em sua terra natal, razão pela qual a madeira de lariço siberiano e canadense está no topo da popularidade. O larício é um material bastante caro, mas, a julgar pelas avaliações dos consumidores, vale seu dinheiro.

Esta árvore é caracterizada pelas seguintes qualidades:

  • Torna-se mais forte ao entrar em contato com um ambiente úmido;
  • Suporta desequilíbrio de temperatura;
  • Não tenho medo de vermes. O lariço é um material bastante caro, mas, de acordo com as avaliações dos consumidores, vale a pena o dinheiro gasto.

Pinheiros e abetos

O pinho e o abeto são muito semelhantes nas suas qualidades de trabalho, as portas feitas com eles custam quase o mesmo e são os produtos feitos com estes materiais que mais se encontram no mercado. A madeira de pinho e abeto de alta qualidade seca, selecionada e tratada com impregnações protetoras tem boa resistência às mudanças de umidade.

As madeiras nobres são líderes indiscutíveis entre os fornecedores de madeiras ornamentais. Portas maciças de carvalho e faia sempre foram um atributo obrigatório das mansões de pessoas nobres. Um atraente padrão moiré de nogueira adornava os boudoirs dos coquetes da corte, e a cor suave e ensolarada do freixo encantava os mais pequenos.

Carvalho

O carvalho, merecidamente considerado o mais prestigiado entre as castas nacionais, pode ser serrado na hora ou tingido. Se no primeiro caso estamos falando de uma árvore comum, que não há muito tempo crescia na floresta, então uma árvore que ficou no solo por vários milhares de anos é chamada de atoleiro, portanto o carvalho do brejo é considerado um diamante entre as variedades de madeira. O custo de um metro cúbico deste tipo de carvalho pode atingir os 3-4 mil euros, pelo que esta variedade raramente é utilizada como matriz para a confecção de painéis de portas.

Normalmente, quando um produto de carvalho pantanoso é oferecido, é madeira folheada ou carvalho natural, pintado em uma cor escura.

O carvalho tem excelentes propriedades personalizadas. A confiabilidade das portas de carvalho merecidamente ocupa o primeiro lugar entre as construções de madeira maciça e, no caso em que as portas de entrada de carvalho são forjadas à mão, sua resistência, de acordo com os especialistas, é muitas vezes maior do que as de metal. O custo das portas de carvalho é extremamente alto, mas sua aparência é um indicador do status e prestígio de seu proprietário, e a textura dessa madeira não pode ser confundida com nada. As portas de carvalho escovado parecem especialmente atraentes.

Faia

A faia, que surge em grande quantidade no mercado de portas e móveis de madeira maciça, é uma “parente” do carvalho, uma vez que ambas as árvores pertencem à mesma família biológica - a faia, pelo que as características destes tipos de madeira são semelhantes. O custo da faia é significativamente menor do que o do carvalho.

Cinza

O freixo, que pode ser considerado o líder entre os materiais para portas de madeira maciça, ocupa essa posição pelo equilíbrio entre características de consumo, aparência e preço aceitável. Este tipo de árvore pertence à categoria de preço médio.

Linden

Linden raramente é usado para criar portas de madeira maciça; geralmente é usado como uma barra de cola que é coletada por meio de uma espiga.

A razão para isso está na estrutura da árvore e no pequeno diâmetro do seu tronco, de forma que a porcentagem de saída de uma prancha de qualidade que não tem nós e outros defeitos é bastante baixa. Além disso, este tipo de madeira é usado em combinação com outras mais comuns, por exemplo, como inserções em portas de freixo.

Bétula da Carélia

A bétula da Carélia tem um padrão de madeira incrivelmente bonito que, após o processamento, parece um padrão de mármore. É altamente durável e durável e pode ser uma excelente matéria-prima para fazer portas de madeira maciça. Infelizmente, recentemente tem havido uma grande escassez desse tipo de madeira, por isso ele é usado apenas para a produção de folheado e pequenas pastilhas. O custo da bétula da Carélia é bastante alto, pois essa madeira pertence à classe premium.

Porca

A nogueira não é freqüentemente usada para fazer portas de madeira maciça. Isso se deve ao fato de sua madeira ser macia e higroscópica, além disso, esse tipo de madeira é sensível à umidade nos ambientes, sendo essa deficiência quase impossível de corrigir com tratamento de impregnação. Por ter um padrão magnífico, denominado "moiré", a nogueira, e um tom natural maravilhoso, é utilizada para folheados, principalmente porque o preço desse material é muito acessível.

O tamanho

As dimensões das portas de madeira maciça dependem do tamanho das aberturas nas quais serão instaladas. Em apartamentos típicos com pé-direito de 2400 ou 2500 mm, o vão da porta permite a instalação de uma porta com altura não superior a 2000 mm. É para esta altura que se orienta o GOST, que existe para fabricantes de painéis de portas. O Eurostandard prevê uma altura ligeiramente superior - 2100 mm, pelo que, ao comprar, por exemplo, portas de madeira maciça italiana, convém esclarecer as dimensões da folha e do caixilho da porta e certificar-se de que “encaixam” no vão da porta existente. Um ponto importante a lembrar na compra de portas de fabricação europeia é que o tamanho delas será indicado nos módulos. Neste caso, 1M (módulo) é igual a 100 mm, respectivamente, se o tamanho M 21 estiver indicado na embalagem, isso significa uma dimensão de 2100 mm.

A largura das folhas da porta também é padrão. Começa com 550 mm para RF e 600 mm para UE, depois 600 mm, 700 mm, 800 mm, 900 mm. Na instalação de portas de folha dupla, na maioria das vezes são montadas duas folhas idênticas, por exemplo, cada uma de 700 mm, ou duas folhas diferentes. Um deles pode ter um e meio, e a outra metade, enquanto o tamanho é de 600 mm e 800 mm, respectivamente. A maioria dos fabricantes nacionais adere aos padrões GOST e UE na produção de painéis de portas, mas se desejar, o comprador pode solicitar tamanhos não padronizados.

Para maior comodidade, muitos salões-lojinhas se oferecem para convidar o medidor para a casa, indicando, em alguns casos, a prestação do serviço gratuitamente.

Qual a melhor cor para comprar

Cada um dos tipos de madeira usados ​​para fazer portas tem sua própria cor única.

  • A cor natural da madeira de cedro pode ser delicada, dourada, bege e até chocolate.
  • As portas de lariço sem pintura têm uma cor de mel quente que varia do marrom ao dourado.
  • A cor do pinho varia do amarelo claro ao acastanhado.
  • O carvalho do pântano tem uma cor preta incrivelmente bela, geralmente com um tom púrpura.
  • A cor natural do carvalho é o amarelo palha, um tom muito alegre e quente.
  • A cor natural da faia é rosa claro, às vezes avermelhada.
  • O cinza tem uma cor rara, cuja gradação vai desde uma tonalidade quase branca ("cinza cinza") até o marrom escuro.
  • A madeira tília não difere na beleza particular do padrão, mas tem uma agradável cor bege amarelado.
  • A cor da bétula natural da Carélia é palha clara.
  • A cor da noz pode variar de cinza escuro a marrom escuro.

Vale a pena pensar bem se faz sentido recobrir estes tons naturais vivos com vários vernizes e esmaltes de cores, talvez para dar à madeira o tom pretendido, basta apenas realçar o seu encanto natural com cera ou tinta.

Hoje existem vários milhares de tons de esmaltes, os mais populares são as variedades brancas, como "pérola", "atlas", "baunilha", "marfim", "neve" e muitas outras. Recentemente, tornou-se especialmente popular pintar portas de madeira maciça em várias cores com pátina. Ele cria o efeito de madeira envelhecida e fica lindo quando feito com bom gosto e senso de proporção.

Projeto

Uma característica das portas de madeira maciça é o fato de que elas se encaixam em quase todos os designs, apenas o sabor e o nível de desempenho são importantes. Existem direções de design que parecem ter sido criadas para o uso dessas portas - são clássicos, barrocos, rococós, impérios e vintage. É nesses interiores que portas pesadas e luxuosas feitas de madeira natural podem mostrar todo o seu esplendor e, decoradas com dourados, acessórios caros e vitrais, cintilarão com todos os tons de madeira nobre. As portas em tais interiores são frequentemente moldadas com platibandas entalhadas de formas complexas, elas são decoradas com cornijas ou arcos semicirculares, os cantos das cornijas frequentemente imitam pilastras.

Um lugar especial é ocupado por portas de treliça duplas feitas no estilo Art Nouveau com inserções de vidro - as chamadas "portas francesas", elas parecem leves e delicadas.

Vitrais multicoloridos ou cristal brilhante usados ​​para inserções parecem especialmente vantajosos em combinação com madeira natural nobre. Para esses designs de aberturas, carvalho ou faia luxuosos são adequados.

Uma porta clara, quase branca, de freixo "cinza" será apropriada no estilo moderno do interior, feito em tons de cinza e metálico. Lariço dourado, quase sem padrão, será combinado com muito sucesso com um interior minimalista, especialmente se uma porta de compartimento ou uma porta dobrável for feita dele.

Como escolher? Vantagens e desvantagens.

Na maioria dos casos, os prós e os contras das portas de madeira maciça dependem do material de que são feitas. Densidade, isolamento acústico e resistência a influências externas diferem marcadamente em diferentes tipos de madeira, e este ponto deve ser levado em consideração na escolha.

O cedro se distingue pelas seguintes qualidades:

  • Força. De acordo com a opinião geralmente aceita, o cedro pode até ser comparado em resistência ao aço;
  • Qualidades anti-sépticas. Graças a eles, as portas de cedro não são susceptíveis a fungos e bolores, respectivamente, serão uma excelente escolha como portas de banho ou sauna;
  • Isolamento de alto ruído;
  • Imunidade às mudanças de temperatura (especialmente útil quando usado como porta de entrada).

Larch tem as seguintes vantagens:

  • Alta resistência à umidade, respectivamente, a fungos e bolor (há uma opinião que o larício "adora água", ou seja, as portas feitas com esta árvore servirão com mais sucesso em ambientes com alta umidade);
  • A resistência da madeira, que é comparável à do carvalho;
  • Imunidade a pragas perfuradoras de madeira devido ao alto teor de fitoncidas.

Das vantagens do pinheiro e do abeto, pode-se notar o seguinte:

  • O padrão de fibra parece interessante e atraente;
  • O peso dos produtos é relativamente leve, já que essa madeira tem uma estrutura solta.

No entanto, o grão da madeira dessas variedades tem uma desvantagem significativa: ele molda rapidamente em um ambiente úmido. Além disso, essas variedades são bastante macias, amassados ​​rapidamente se formam na superfície de tal porta.

A madeira de carvalho pertence à classe elite, suas vantagens estão listadas abaixo:

  • A durabilidade é uma das principais vantagens do carvalho, pois com o tempo, a sua madeira só beneficia em termos de indicadores externos, passando para a categoria de antiguidades;
  • Insonorização, uma das mais elevadas para este tipo de madeira.
  • Padrão e textura atraentes que permitem criar produtos de cartão sólido com inserções mínimas.

No entanto, os compradores devem se lembrar que uma porta de carvalho é caprichosa em relação à umidade excessiva e requer um tratamento cuidadoso com impregnações à prova de umidade, caso contrário, ela "conduzirá". Portanto, é melhor confiar a fabricação dessas portas a um profissional de confiança. Como o carvalho é uma árvore muito pesada, é necessário fixação em dobradiças muito sólidas e um monitoramento constante do estado dos acessórios.

A faia corretamente processada permite que você crie designs de portas que diferem em muitos fatores:

  • Força ligeiramente inferior à do carvalho;
  • Durabilidade (sujeito à recusa de uso em saunas e banheiros);
  • À prova de som;
  • Excelente aspecto, pois possui uma bela textura em todas as fatias.

O "ponto fraco" da faia, como o carvalho, é a reação à umidade, e na faia essa propriedade é muito mais pronunciada: de acordo com as críticas dos mestres, as portas de faia não tratadas com impregnação protetora não "conduzem" apenas, elas apresentam fissuras significativas e podem ficar completamente degradadas. Portanto, a etapa mais importante na produção de portas em faia maciça é a sua secagem adequada e posterior beneficiamento, que só é possível em condições de produção industrial consolidada.

A madeira de freixo tem as seguintes qualidades:

  • Resistência à umidade, permitindo sua utilização em ambientes com variações de temperatura;
  • Dureza e resistência a danos mecânicos, que é especialmente elevada em variedades de madeira de freixo leve;
  • Durabilidade, pois, sendo devidamente processada, a cinza pode durar até cem anos, independente do tipo de cômodo;
  • Aparência refinada e atratividade de design padronizado.

As características da madeira de tília também são muito boas:

  • Resistência à umidade e temperaturas extremas, o que permite colocar portas de tília mesmo em sala de vapor;
  • Densidade média, que é superior à do pinho ou do cedro;
  • A presença de um agradável aroma natural que uma porta de tília emite durante o funcionamento.

Dicas de cuidados

Acredita-se que as portas de madeira maciça são as mais caprichosas de cuidar, e isso é verdade, porém, com a atitude certa, podem durar várias décadas, por isso faz sentido levar esse processo a sério.

Para limpar a sujeira da porta laqueada, não use detergente comum. Para fazer isso, você precisa usar um dos produtos especiais (Emsal, Pronto, Oricont Luxus, Mebelux) ou uma solução de sabão fraca. Você pode fazer uma solução 1/10 de álcool e água em casa, que também pode remover a sujeira de uma porta envernizada.

Após a lavagem, a porta deve ser enxugada. Para manutenção preventiva, você pode adquirir cera ou polimento, bem como um agente antiestático. É necessário processar a superfície da porta pelo menos uma vez a cada dois meses, enquanto pequenos arranhões são apagados e é criada uma camada protetora que protege a madeira da umidade.

Como a maioria das portas de madeira maciça é pesada, é necessário verificar o estado das dobradiças a cada seis meses, lubrificá-las e apertá-las se necessário. Nos casos em que os reparos são planejados na sala, é aconselhável remover portas caras da matriz ou fechá-las com um filme plástico denso.

Opções de interiores

Em uma casa particular, portas de madeira maciça costumam coexistir com materiais naturais, como pedra natural. Uma fundação alta revestida a pedra bruta parece monumental, que desempenha principalmente uma função protetora, protegendo a estrutura dos efeitos da umidade.O padrão terracota da pedra repete-se tanto nos degraus do alpendre como no revestimento das estruturas portantes da varanda. Neste caso, uma porta pesada e durável feita de madeira maciça cor de mel, decorada com inserções de vidro, parece uma continuação harmoniosa. Os caixilhos das janelas desta madeira cumprem não só um papel funcional, mas também o toque final da fotografia, confirmando o gosto dos donos deste aconchegante ninho.

As enormes portas de entrada de madeira maciça parecem interessantes como decoração para a entrada de uma casa de campo. Nesse caso, utiliza-se madeira monolítica, tingida em vários tons de chocolate. As próprias portas são feitas na cor de chocolate ao leite, e os tetos e pilares da varanda são decorados com uma barra pintada em tom de chocolate preto.

Este jogo de cores enfatiza a majestade natural do material com que são feitas as portas e, ao mesmo tempo, não deixa que os olhos se cansem da abundância de um tom escuro monótono. As portas de entrada são em estrutura apainelada, dois terços da folha são revestidos com aplicações de madeira, o terço superior com fragmentos de vidro. As travessas laterais e a trave acima da porta são decoradas com as mesmas inserções de vidro. Além da madeira maciça, a pedra natural é utilizada no desenho da varanda, o que enfatiza a impressão da solidez de toda a estrutura.

Também há um lugar para portas de madeira maciça em apartamentos da cidade. Portas clássicas de madeira nobre serão adequadas em uma sala com tetos altos, paredes maciças e móveis elegantes. No interior de luxo e prosperidade, uma moldura de porta padronizada parece absolutamente natural, cobrindo uma ampla abertura na parede e sendo a base para uma porta elegante. O desenho de folha dupla tem inserções de vidro com um ornamento dourado, cuja cor se repete no desenho das maçanetas e da fechadura. Os padrões esculpidos no teto que decoram a folha da porta são feitos com gosto delicado e um senso de proporção, transformando esta bela porta em uma obra de arte.

Em um interior moderno, uma porta de quarto bonita e durável feita de madeira natural pode decorar a entrada de um quarto de criança, ao mesmo tempo que protege o resto dos residentes de jogos infantis barulhentos. Para economizar espaço, será conveniente equipar essa porta na forma de uma estrutura deslizante suspensa em poderosos fechos de metal. Essa porta fica especialmente bem nos casos em que existem outros elementos interiores de madeira de uma cor semelhante no quarto, por exemplo, camas de madeira duráveis ​​para crianças ou um lustre com um ventilador, cujas lâminas são pintadas na cor do árvore.

Não pense que as portas de madeira maciça são sempre apenas designs sérios e majestosos, apropriados apenas em soluções de estilo clássico. Este material também vai encontrar um lugar na apresentação do design energético da decoração do apartamento, o principal é que a estrutura em madeira não é a única opção para o interior. Uma porta interior suspensa feita de um par de pranchas de carvalho "não tratadas" parece deslumbrante. Claro, tal folha de porta deve ser coberta com todas as impregnações, anti-sépticos e vernizes necessários, caso contrário, ela simplesmente não resistirá às condições de operação e perderá rapidamente sua atratividade, mas a impressão externa de uma árvore áspera e não lixada não perde no mínimo, com o uso de equipamentos de proteção modernos. Em uma porta tão deliberadamente áspera, os elementos decorativos estão completamente ausentes, já que tudo isso é um elemento marcante no design da sala.

Para obter informações sobre como as portas são feitas de madeira maciça, veja este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário