Como instalar portas?

Mesmo na antiguidade, estruturas foram inventadas para encerrar a entrada da residência. Claro, abrir e fechar esses amortecedores era um negócio bastante problemático, mas com a invenção de detalhes que facilitam muito o processo, esses projetos começaram a ser usados ​​em todos os lugares. Hoje é bastante cómodo utilizar as portas de entrada e interiores e, se desejar, podem ser instaladas de forma independente, tendo estudado não só as instruções de instalação, mas também as características das estruturas das portas.

Peculiaridades

Para que as portas cumpram a sua função e proporcionem condições de habitação confortáveis ​​e segurança aos proprietários, ao instalá-las é necessário respeitar alguns padrões. O mais comum é SNiP (códigos e regulamentos de construção). Esses documentos regulamentares descrevem os requisitos e recomendações que devem ser seguidos ao instalar estruturas de portas.

Os padrões desenvolvidos na década de 50 do século passado ainda são válidos hoje. Claro, durante esse tempo eles foram revisados ​​muitas vezes e agora vieram em uma forma ligeiramente modificada, mas os requisitos básicos permaneceram os mesmos e praticamente não mudaram.

Este documento é bastante volumoso, prescreve muitas regras que regem a instalação de estruturas interiores e de entrada de vários modelos.

Existem regras gerais que se aplicam tanto às portas instaladas em uma sala quanto às estruturas de entrada:

  • Ao instalar portas interiores, é necessário manter uma lacuna tecnológica, que fica entre 10-15 mm. A moldura da porta deve ser 3 mm maior do que o caixilho à direita, esquerda e superior. A folga entre o fundo da folha da porta e o revestimento do piso deve ser de 10 mm.
  • De acordo com SNiP, o desvio da moldura da porta em mais de 3 mm não é permitido. Para colocar a estrutura da porta o mais suave e rapidamente possível, é frequentemente utilizado um gabarito deslizante especial em forma de moldura. Os postes da estrutura lateral devem ser fixados em pelo menos dois lugares e a uma distância de cerca de 1 metro um do outro.
  • Ao instalar a estrutura da porta, é necessário lembrar que a folha da porta não bloqueia as aberturas adjacentes ao abrir. Além disso, as venezianas devem se encaixar perfeitamente na caixa quando fechadas. Para isso, sempre é colocado um selo ao longo do contorno, que desempenha uma função de barreira.

Como fazer uma instalação DIY?

Qualquer estrutura de porta consiste em diferentes elementos. Inclui uma caixa, tela, platbands, acessórios (em alguns casos) e acessórios. As folhas da porta podem ser feitas de um único material e representar uma única estrutura monolítica, ou podem ser constituídas por diferentes enchimentos, os quais são fixados entre si por meio de perfis especiais.

A maneira mais fácil é instalar uma folha de porta de um material com as próprias mãos. Mas se você deseja instalar uma estrutura a partir de perfis, então é melhor adquirir todos os materiais em um só lugar, para que depois não tenha que sofrer com o ajuste de enchimentos e perfis.

De acordo com GOST, as estruturas das portas são caracterizadas por vários parâmetros. Isso inclui a altura do produto e a moldura da porta, bem como a largura do bloco e da folha da porta. Além disso, a segurança da estrutura da porta é considerada, dependendo dos materiais de fabricação e métodos de decoração da porta, os materiais usados ​​para a fabricação dos acessórios relacionados (dobradiças, puxadores, platibandas).

Se a porta for feita de madeira, de acordo com GOST, existem certos parâmetros que não devem ser violados. Em primeiro lugar, é o teor de umidade da madeira, que não deve ser superior a 8%.

Para uma instalação adequada da porta, quer se trate de entrada ou interior, é necessário realizar vários trabalhos preparatórios. Em primeiro lugar, o local de instalação é preparado. Se for uma abertura e já tiver sido instalada uma porta antes desta instalação, então a estrutura antiga é desmontada primeiro. O processo começa com a retirada das platibandas e da folha da porta, e só então a moldura da porta é retirada. Para agilizar o processo, a caixa é lixada em alguns pontos e o cimento quebra caso a caixa tenha sido cimentada.

Se analisar a caixa não faz parte de seus planos por vários motivos, você também pode instalar a porta na caixa antiga. O principal é escolher uma folha de porta, platibandas e ferragens adequadas por cor e tamanho, bem como pendurar corretamente o caixilho. Nesta sala, ele deve se abrir para fora.

Após a desmontagem da moldura da porta desatualizada, é necessário ordenar a abertura.

Regra geral, as encostas são niveladas, mas segundo o conselho de alguns especialistas, não é recomendável efectuar o denominado acabamento húmido se a estrutura da porta for em qualquer tipo de aglomerado. Esta recomendação diz respeito, em primeiro lugar, à preparação da abertura da porta interior.

É possível instalar estruturas de portas não só no interior da habitação, mas também no exterior, por exemplo, na escada. Muitas vezes, os edifícios de apartamentos têm grandes vestíbulos que unem vários apartamentos, cujos proprietários instalam portas adicionais. A instalação da porta no corredor, via de regra, é realizada por especialistas que não só farão a instalação corretamente, mas também coordenarão esta ação com todas as autoridades.

Ao preparar a abertura para as portas de entrada, podem formar-se vazios significativos, que devem ser fechados com um tijolo fincado em argamassa. As ranhuras são cobertas com argamassa de cimento e as saliências são removidas. Sob os batentes das portas em casas mais antigas, na área da soleira, muitas vezes há uma barra de madeira, que na maioria das vezes deve ser removida.

Nas casas e habitações de caixilharia em que se utilizou a construção de tijolos ocos, é necessário reforçar a abertura com vigas para evitar distorções tanto da própria abertura como das paredes. Às vezes é necessário reduzir a largura da abertura, isso é feito com o auxílio de uma barra especial, que deve ser inserida na abertura e fixada na parede por meio de chumbadores na lateral do rack com dobradiças.

Como regra, o caixilho da porta tem uma pequena largura das vigas e, durante a instalação, muitas vezes não é possível cobrir toda a espessura da abertura, pelo que o caixilho é instalado com elementos adicionais. São uma continuação da caixa e subdividem-se em modelos simples ou telescópicos, dependendo do método de fixação. As opções telescópicas são mais modernas e convenientes, pois são conectadas ao quadro e às platibandas por meio de ranhuras especiais.

Nesse caso, a instalação do saque ocorre sem pregos, mas para maior resistência, a cola é aplicada no verso.

Em algumas situações, uma mudança completa da estrutura da porta não está incluída nos planos dos proprietários por vários motivos, mas é necessário alterar a aparência da porta frontal. Para isso, existem sobreposições especiais que permitem atualizar a porta sem desmontar a caixa. Hoje, existem vários tipos de painéis adequados para instalação não só nas portas interiores, mas também nas portas de entrada de um apartamento, uma casa privada e até uma cabana.

Aspectos importantes

Todas as portas, dependendo do local de instalação, são divididas em designs de entrada e de interior. Ambos são feitos de materiais diferentes e possuem sistema de abertura giratória ou deslizante. Durante a instalação, todas as características de design, materiais e, claro, o local de instalação são levados em consideração.

As portas de entrada são geralmente feitas de metal. A instalação de estruturas metálicas tem nuances próprias que devem ser observadas para que o resultado obtido não decepcione os proprietários das instalações. O bloco de aço pode ser fixado na abertura de duas maneiras. No primeiro caso, as placas de ancoragem são utilizadas como retentores. Na segunda opção, você pode fixar a moldura da porta com parafusos de ancoragem.

Segundo os especialistas, para uma fixação mais confiável, é melhor utilizar os dois métodos.

As portas de entrada são frequentemente equipadas com uma faixa adicional com dobradiças. Como regra, as casas de campo são equipadas com uma estrutura dupla. Uma faixa pode permanecer parada e aberta apenas quando necessário. Durante a instalação, as folhas da porta são penduradas em ambos os lados da moldura. Para fixar o caixilho fixo, é montada uma fechadura nas partes inferior e superior da folha e é feito um furo nas zonas superior e inferior da estrutura de aço.

Para portas de entrada blindadas com um peso de caixilho significativo, em regra, são fornecidas coberturas mais duráveis ​​e não sujeitas a deformação. As dobradiças mais comumente usadas são do tipo oculto. O seu número, via de regra, é superior a duas peças e, em alguns exemplares, a faixa é montada em 4 dosséis.

As nuances da instalação de portas de vestíbulo dependem do material de que a estrutura é feita. Para portas metálicas, todos os aspectos coincidem com a instalação de estruturas metálicas. Mas às vezes estruturas feitas de outros materiais são instaladas no vestíbulo. Na maioria das vezes, são telas de vidro.

A instalação de portas de vidro é possível sem instalar o quadro. As alças de suspensão podem ser fixadas na parede, no teto ou até no chão. O vidro é um daqueles materiais que não podem ser cortados se as dimensões estiverem incorretas. Além disso, as portas de vidro não podem ser feitas por você, geralmente são feitas sob encomenda.

O vidro é muito utilizado como inserto em estruturas de alumínio, cuja instalação depende da forma como o caixilho é aberto. Para estruturas com dobradiças, a instalação não é muito diferente da instalação de portas de aço.

Existem regras para opções de deslizamento. As portas nessas estruturas movem-se livremente com a ajuda de um mecanismo de roletes ao longo das guias. O número de folhas da porta pode variar de 1 a 4. Para estruturas de folha dupla, o uso de portas de compartimento é mais frequentemente característico, que, ao contrário de uma estrutura deslizante, onde as telas vão ao longo de uma guia, têm duas guias, e cada folha não só se move ao longo de sua própria linha, mas também pode alcançar o lado oposto.

As portas deslizantes são mais frequentemente utilizadas em estruturas automáticas instaladas em locais com muito tráfego. Ao instalar tais estruturas, sensores de movimento são sempre instalados. Além disso, tais sistemas estão equipados com uma fechadura eletromecânica, baterias de emergência e um seletor de modo de operação. A instalação de tais estruturas é uma tarefa difícil e, portanto, sempre realizada por pessoas com formação profissional.

Um tipo de estrutura deslizante é uma opção dobrável. A estrutura em si é uma tela conectada por dobradiças. Eles se movem ao longo das guias instaladas com a ajuda de rolos. A faixa externa é fixada na moldura com dobradiças. A instalação da estrutura dobrável é idêntica à instalação de sistemas deslizantes.

A instalação de portas interiores com dobradiças apresenta ligeiras diferenças consoante o tipo de lona utilizada. Para estruturas plásticas feitas de placas de PVC e MDF, é necessário medir com muita precisão, uma vez que a tela com o tamanho incorretamente selecionado não pode ser aparada posteriormente. Ao instalar uma estrutura em uma abertura, é sempre necessário verificar o funcionamento da maçaneta e da fechadura, bem como o grau de aderência da porta aos batentes e soleira.

Em alguns casos, para instalar portas em um apartamento, é necessário aumentar a porta. Isso está feito a fim de instalar uma porta padrãocom altura de 2m até ao banheiro. Há um limite nessas salas. Via de regra tem altura de no mínimo 5 cm, portanto um produto com altura padrão não cabe na abertura. Caso não seja possível aumentar a altura da abertura, pode-se encurtar a folha da porta, principalmente se for de madeira maciça e preparada para pintura.

Métodos de montagem

Os fechos dependem do modelo da porta. As dobradiças são usadas para proteger as estruturas giratórias. Com a ajuda deles, a folha da porta é suspensa na posição vertical. Um lado da dobradiça é aparafusado ao caixilho e o outro é preso à moldura da porta por meio de parafusos autoatarraxantes. Para estruturas leves, dois loops são suficientes, e para telas mais pesadas, como regra, três loops são usados. Para a fixação de laços abertos, dispositivos especiais não são necessários e um gabarito é usado para tipos fechados.

Às vezes, uma mola é usada para prender a tela em estruturas giratórias. Numa das extremidades, é fixado à folha da porta e, na outra, à moldura. Na maioria das vezes, eles são instalados em instituições nas portas da frente, a fim de eliminar o risco de um caixilho aberto. Ao ser aberta, a mola estica e, assim que o caixilho é solto, a porta volta à sua posição original.

Para sistemas de deslizamento, rolos e perfis especiais são usados ​​como fixadores. Dependendo do tipo de sistema de deslizamento, a tela sobre roletes pode se mover tanto ao longo de uma guia, fixada no topo, quanto ao longo de duas guias, onde também é adicionado o perfil inferior.

Ajustamento

Você mesmo pode ajustar a porta interna e sem ajuda.

Depois de pendurada a folha da porta nas dobradiças, é necessário ajustar as folgas entre o caixilho e a folha da porta. Para isso, o pórtico é instalado de forma que a folha da caixa sobre todo o plano toque uma parte da caixa. Na verificação, pressionamos as partes superior e inferior da porta ao mesmo tempo e vemos que “não funciona”.

Também é necessário verificar o nível da porta. Para isso, a porta é aberta em diferentes larguras e avaliada. Uma lâmina instalada corretamente não deve se mover de um determinado ponto.

Kits de montagem

Para facilitar a instalação da estrutura da porta, você pode usar um conjunto pré-fabricado composto por vários acessórios que serão necessários durante o processo de instalação. Com o kit de instalação, qualquer iniciante instalará a porta corretamente e, o mais importante - rapidamente.

Hoje, são vendidos vários kits prontos que são projetados para diferentes tipos de portas. Com a ajuda deles, você pode evitar o nivelamento da abertura. A moldura da porta está perfeitamente fixada e rigidamente fixada na abertura em 6 pontos. O uso desses dispositivos permite definir as lacunas entre a caixa e a tela com a maior precisão possível. E outro argumento importante a favor deste conjunto é a possibilidade de usar a estrutura da porta sem esperar que a espuma seque completamente.

Ferramentas necessárias

Para instalar a estrutura da porta, mesmo na cozinha, até no banheiro, você vai precisar de um conjunto obrigatório de ferramentas. Isso inclui o nível do prédio, chave de fenda, martelo. Mas, em alguns casos, você pode precisar de uma tupia ou fresa para processar com precisão a borda da folha da porta.

Freqüentemente, é necessária uma serra de esquadria como ferramenta adicional. Com sua ajuda, você pode serrar corretamente a madeira para a caixa de acordo com o esquema. A serrar é executada tanto em ângulo reto quanto em qualquer ângulo determinado. Além disso, com uma serra de esquadria, além da madeira, você pode cortar plástico e alumínio.

Dimensões (editar)

Existe uma tabela onde são indicadas as dimensões de instalação da folha da porta. Como regra, eles correspondem a um certo tamanho da abertura.

Tamanho da tela (em cm)

Tamanho da abertura (em cm)

Largura

Altura

Largura

Altura

55 a 60

200

63-72

205-210

70

77-82

80

87-92

90

97-102

2*60

De 130

Seqüência de trabalho

Para uma instalação correcta da porta é necessário preparar todos os elementos estruturais, nomeadamente a caixa, a folha da porta, a fechadura de encaixe, os puxadores, e concluir todo o trabalho passo a passo.

Primeiro você precisa preparar a moldura da porta. Pode ser adquirido juntamente com a folha da porta ou você mesmo pode fazer. A tecnologia de fabricação é simples. Isso exigirá pelo menos três feixes. Uma é necessária como rack falso, a segunda barra é articulada e a terceira é usada como cabeceira. Se uma caixa com uma soleira for necessária, outra madeira deve ser adicionada à estrutura. Quando montada, essa caixa se assemelha a um retângulo.

Para a montagem correta da caixa, é necessário colocar as vigas no chão e cortá-las no tamanho certo. O entalhe pode ser feito de duas maneiras. No primeiro caso, os postes verticais e a cabeceira são cortados em um ângulo de 45 ° e, no outro, o corte é feito em ângulo reto.

A caixa preparada é inserida na abertura e fixada (o papel de parede deve ser colado com antecedência). As cunhas são inseridas entre a abertura e a caixa para deixar uma pequena folga. Nós marcamos a caixa por nível, alinhando se necessário.

Com espuma de poliuretano, preencha o espaço entre a caixa e a parede de baixo para cima, após cobrir a caixa. Em seguida, você precisa preparar a tela para o dossel. Para fazer isso, cortamos a fechadura em uma parte lateral e nas outras dobradiças e penduramos a tela depois que a espuma secou.

A tecnologia de instalação de portas internas é mostrada no vídeo a seguir.

Avaliações

De acordo com inúmeras opiniões dos proprietários de apartamentos e casas, é uma tarefa bastante viável instalar a estrutura da porta por conta própria. O principal é medir corretamente a abertura e preparar as ferramentas necessárias. Seguindo as instruções passo a passo e tendo em conta todas as nuances da instalação e das matérias-primas, na opinião da maioria, é possível montar não só portas interiores, mas também estruturas de entrada.

Exemplos e opções de sucesso

As estruturas instaladas com sucesso incluem opções não só correctamente instaladas em termos de geometria, mas também portas que vão bem com o interior do apartamento. Isso inclui não apenas telas interiores, mas também estruturas de entrada instaladas no apartamento e em uma casa privada.

Uma porta da frente instalada com sucesso não deve ser apenas forte e confiável, mas também bonita tanto dentro quanto fora das instalações.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário