Características de maçanetas com travas para portas internas

Características de maçanetas com travas para portas internas
  1. Peculiaridades
  2. Variedades e sua estrutura
  3. Modelos Push
  4. Modelos magnéticos
  5. Canetas Knob
  6. Puxadores com chave para portas de correr
  7. Materiais (editar)
  8. Recomendações de seleção

Os puxadores das portas com fechaduras são parte integrante dos acessórios e são usados ​​ativamente para instalação em portas interiores. Os modelos se distinguem pela simplicidade de design, facilidade de uso e ampla disponibilidade para o consumidor.

Peculiaridades

As maçanetas equipadas com mecanismo de travamento surgiram no segundo século e foram imediatamente apreciadas. O escopo das canetas é bastante amplo. Os modelos encontraram sua aplicação em alojamentos, espaços públicos, escritórios e na produção. Inicialmente, as maçanetas com fechadura foram instaladas como opção de gabinete em clínicas, instituições pré-escolares, escolas e universidades. Ou seja, em edifícios com vigilância, onde a restrição de acesso a qualquer divisão é mais preventiva.

Esses modelos não eram usados ​​como dispositivo de travamento principal. Isso se deve à baixa resistência dos produtos a roubo, bem como às propriedades de proteção mínimas. Hoje, as maçanetas com mecanismo de travamento podem ser vistas não apenas em espaços públicos: costumam ser instaladas em portas internas de apartamentos, banheiros e sanitários. A instalação das maçanetas com mecanismo de travamento é feita inserindo o dispositivo na folha da porta e requer algumas habilidades.

Variedades e sua estrutura

As maçanetas das portas equipadas com mecanismo de travamento são classificadas de acordo com vários critérios, sendo o fundamental o tipo de design.

Modelos Push

Este tipo de dispositivo é o mais comprovado e confiável. Estruturalmente, a maçaneta da alavanca consiste em uma haste quadrada que passa pela folha da porta e trava, molas de travamento que prendem essa haste, um núcleo de travamento, um parafuso de travamento e maçanetas. No verso, a haste é dotada de uma arruela de fixação, graças à qual, com o auxílio de dois parafusos, ambas as alças se atraem e se ajustam firmemente à tela.

Uma característica do design das alças de alavanca com um mecanismo de travamento é a presença de um bloqueadorque fixa a haste com um gancho de aço. A fechadura é acionada por meio de uma válvula ou botão, pressionando ou girando que não funcionará para abrir a fechadura sem o uso de uma chave na parte de trás. O fechamento da válvula geralmente está localizado na extremidade da haste oposta ao buraco da fechadura. As travas de botão de pressão podem ser colocadas abaixo do mecanismo de trava e da trava e diretamente abaixo da alavanca oscilante.

O princípio de funcionamento dos cabos de alavanca é bastante simples: quando o cabo é pressionado por meio das placas de transferência, o trinco é acionado, apresentado na forma de uma lingueta de travamento ou, como diz o povo, "cachorros". Ele entra no mecanismo de travamento e permite que você abra a porta livremente. Quando fechada, a borda chanfrada da língua desliza suavemente na ranhura e, graças a um mecanismo de mola, retorna à sua posição original. Os modelos push estão disponíveis em duas modificações.

O primeiro tipo é representado por produtos com funções separadas de trava e fechadura., que são instalados separadamente e cada um tem sua própria faixa decorativa ou roseta. Nos modelos do segundo tipo, ambos os dispositivos estão localizados sob uma placa de cobertura e são montados como uma única unidade.As vantagens dos dispositivos push incluem alta confiabilidade da trava e mecanismo de travamento, baixo custo e uma grande variedade com uma grande variedade de cores e designs. Entre as desvantagens pode-se destacar o forte acionamento do metal “cão”, o que limita um pouco a sua utilização em quartos e quartos de crianças, bem como o rápido desgaste do mecanismo de mola.

Modelos magnéticos

Trata-se de dispositivos de bloqueio de nova geração, que bloqueiam a folha da porta de acordo com um princípio semelhante ao princípio de funcionamento dos fechos magnéticos dos armários. Estruturalmente, tais produtos consistem em dois ímãs permanentes, um dos quais está localizado no nicho do percussor da moldura da porta, e o segundo, feito na forma de uma barra transversal móvel, está localizado no interior da caixa do mecanismo de bloqueio.

O princípio de funcionamento de uma fechadura magnética é o seguinte: quando a porta está fechada, um íman fixo instalado na caixa atrai e segura de forma fiável o segundo íman localizado na folha da porta. Quando a maçaneta é empurrada, os ímãs são liberados e a porta se abre.

As vantagens dos modelos magnéticos incluem simplicidade de design, incluindo a ausência de um mecanismo de mola. Nesses modelos, em princípio, não há nada a quebrar, o que aumenta significativamente a confiabilidade e durabilidade dos dispositivos. Além disso, a ausência de um "cão" permite ocultar totalmente o mecanismo na folha da porta, tornando o processo de abertura e fecho totalmente silencioso. Os ímãs para travas internas são feitos de ferrita estabilizada. Graças a isso, os dispositivos magnéticos podem funcionar por mais de uma dúzia de anos sem o risco de perder seu desempenho básico. Além disso, a maioria das fechaduras magnéticas é fabricada nos mesmos tamanhos dos modelos mecânicos.

Isso facilita muito a instalação e permite a substituição independente do modelo mecânico por um magnético. Normalmente, o produto é instalado em nichos ou ranhuras existentes e fixado com fechos. No entanto, junto com um grande número de vantagens claras, as fechaduras magnéticas também apresentam algumas desvantagens. Por exemplo, as estruturas são muitas vezes indissociáveis ​​e, para corrigir o funcionamento do íman, é necessário retirar totalmente a fechadura, ao mesmo tempo que se destrói a folha da porta. Além disso, devido às propriedades específicas do ímã, um campo magnético constante é formado dentro de um raio de 30-50 cm da fechadura, que é capaz de atrair partículas eletrificadas, pinos e agulhas para si mesmo.

Também existe uma grande probabilidade de bater a porta ligeiramente aberta, o que acarreta consequências desagradáveis. O estrondo deve-se ao facto de o funcionamento do dispositivo magnético se iniciar quando os ímanes se encontram a uma distância de 15 cm um do outro. O mecanismo, neste caso, funciona segundo o princípio de uma porta mais fechada, puxando lentamente para dentro e batendo a porta com força. No entanto, esse problema pode ser completamente resolvido inserindo um bloqueio de ação reversa. A essência do funcionamento de tal dispositivo é a utilização de ímãs multipolares, que não se atraem, mas, ao contrário, se repelem.

Para fechar a porta, abaixe a maçaneta: ao ser girado, o parafuso magnético será apertado, a haste entrará livremente na cavidade do percutor e será descarregada enquanto a porta permanecer na posição fechada. Como você pode ver, o efeito de um fechamento em tais dispositivos está completamente ausente, então não há necessidade de se preocupar com batidas espontâneas da porta.

Os aspectos negativos do uso de fechaduras magnéticas incluem sua baixa capacidade de resistir a cargas de choque e rachar, mesmo com impactos menores.

Canetas Knob

Ao contrário dos modelos push-down, o controle do "cão" em tais dispositivos é realizado por meio de uma alça arredondada que pode girar em torno de seu eixo.Os locais mais comuns para instalação de maçanetas são chuveiros e banheiros residenciais. No entanto, em tais salas, são usados ​​puxadores, equipados apenas com uma trava e uma fechadura. O cilindro da chave e o furo estão ausentes neles, pois não são necessários em casa. O espaço de escritório é outra questão. Neles, as maçanetas com travas costumam ser instaladas tanto nos vasos sanitários, quando desejam restringir a entrada de pessoas não autorizadas, quanto nos escritórios.

A instalação de maçanetas permite fechar a divisão por dentro e, se necessário, bloquear a fechadura ou trinco. Como resultado, apenas um círculo limitado de pessoas que possuem as chaves do dispositivo de travamento poderão entrar nas instalações. As vantagens dos botões incluem instalação muito simples e baixo custo dos produtos.

Entre as desvantagens estão a baixa resistência ao roubo e a incapacidade de abrir as portas com mãos ocupadas. E se nesses casos basta pressionar a alavanca com o cotovelo, para abrir o dispositivo esférico é necessário girar totalmente o botão.

Puxadores com chave para portas de correr

Em termos de design e aparência, essas opções são muito diferentes dos modelos anteriores. Uma característica de tais dispositivos é a sua localização nas folhas da porta: os produtos são totalmente embutidos em sua superfície, de modo que as portas dos compartimentos podem facilmente se esconder nos nichos das portas. Essas alças também são frequentemente equipadas com um mecanismo de travamento que fornece um travamento seguro por meio de uma trava. Essas estruturas são capazes de fechar apenas de um lado, razão pela qual o escopo de seu uso é bastante limitado.

Materiais (editar)

As maçanetas projetadas para portas internas não requerem o uso de materiais particularmente duráveis, conforme exigido pelos modelos para grupos de entrada. Esses produtos não estão sujeitos a requisitos aumentados de resistência e segurança contra roubo, portanto, mais atenção é dada ao componente decorativo. No fabrico de canetas, é frequentemente utilizada uma combinação de vários materiais, o que permite criar imagens interessantes e dar vida ao interior de forma perceptível. Os principais materiais para a fabricação de maçanetas são metal, plástico, madeira e vidro.

Os produtos plásticos são amplamente utilizados em portas interiores de baixo tráfego. Podem ser arquivos, depósitos de livros e outras instalações que não envolvam movimentação intensa de pessoas. As vantagens dos modelos incluem baixo custo e ampla gama de designs e cores. As desvantagens são a curta vida útil e a aparência rústica das estruturas plásticas.

O metal é mais comumente usado para fazer alças. Os modelos de aço são considerados os mais fortes e duráveis. Eles se distinguem pela confiabilidade do mecanismo de travamento e destinam-se à instalação em portas localizadas em locais movimentados. Além disso, a superfície do aço costuma ser cromada ou latão, o que confere aos produtos uma aparência bonita e moderna. Os cabos de aço são altamente resistentes à corrosão e podem ser instalados em ambientes com alta umidade. As desvantagens dos produtos siderúrgicos são o alto custo e o alto peso.

Os produtos feitos de ligas de cobre e alumínio também são altamente duráveis ​​e podem durar de 5 a 8 anos. Porém, ao comprá-los, deve-se ter cuidado para que o produto não fique oco, já que tal design, apesar de seu baixo custo, não é uma boa solução para tais aparelhos. Visto de cima, as ligas são frequentemente revestidas com tinta dourada, prata e bronze, por isso começam a parecer muito ricas e nobres. A desvantagem dos cabos de metal pulverizados é a baixa resistência ao desgaste do revestimento decorativo, devido ao qual a tinta é rapidamente apagada e os produtos perdem seu brilho original.

A madeira tem um aspecto natural e natural, sendo principalmente utilizada para a produção de modelos de prensas.As vantagens dos modelos são o respeito ao meio ambiente e o material agradável ao toque, e as desvantagens incluem a impossibilidade de uso em ambientes úmidos e o alto custo de alguns modelos.

O vidro é usado para fazer maçanetas. Esses modelos se distinguem por uma aparência elegante e estética, bem como uma longa vida útil com manuseio cuidadoso. As desvantagens são a baixa resistência ao choque e a necessidade de manutenção regular dos produtos.

Recomendações de seleção

A principal condição para o sucesso da compra é a escolha correta do tipo de controle do dispositivo de travamento e trava. Ao escolher entre uma maçaneta, um dispositivo de empurrar e um ímã, em primeiro lugar, você deve se concentrar no tamanho e no peso da folha da porta. Assim, para portas leves de MDF, uma maçaneta de alumínio ou plástico é bastante adequada, embora seja melhor instalar um mecanismo de pressão ou magnético em lonas pesadas de madeira natural ou simplesmente portas grandes.

A próxima etapa na seleção deve ser avaliar a qualidade do modelo adquirido. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao correto funcionamento do mecanismo de travamento: ele não deve oscilar e a trava não deve emperrar. Nos modelos com spray é necessário verificar a uniformidade da coloração, e nos produtos cromados, certifique-se de que não há arranhões e lascas.

Uma escolha competente e uma operação cuidadosa estenderão significativamente a vida útil do dispositivo de travamento e tornarão a alça conveniente e confortável de usar.

Para obter informações sobre como instalar maçanetas em portas internas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário