Como desmontar a maçaneta de uma porta interna?
Hoje em dia, quase todas as portas internas estão equipadas com algo como uma maçaneta. Além disso, não se trata de uma maçaneta comum, por exemplo, redonda, que pode simplesmente agarrar, mas de um mecanismo que permite abrir e fechar a porta e, se necessário, mantê-la fechada, apesar de os esforços feitos para abri-lo. Esse mecanismo é, por exemplo, uma trava com uma trava. Conforme a operação progride, o hardware da porta se desgasta e qualquer maçaneta simplesmente quebra.
Hoje vamos falar sobre como desmontar e desmontar.
Características de vários designs
Primeiro, vamos falar sobre os designs das maçanetas e suas características.
- A primeira categoria que veremos é - modelos estacionários... Estas são as soluções mais comuns para portas interiores. Esses acessórios praticamente não são usados agora. É isso nas portas instaladas nos dias da União Soviética, que não foram modernizadas desde então. Sim, e em instalações residenciais, geralmente não é usado. Externamente se parece com um colchete. Existem dois tipos deste modelo. A diferença entre eles é que podem ser unilaterais ou de ponta a ponta.
Se falamos deste último, então 2 puxadores são fixados em parafusos longos, que são colocados em lados diferentes da folha da porta - um contra o outro.
Essa alça pode ser removida facilmente - basta desparafusar os parafusos que prendem essa estrutura. Esses acessórios podem ser literalmente chamados de centavo, já que têm um preço mínimo. E não adianta consertá-lo, porque ele não entende.
- A próxima opção é design push... Essa decisão estrutural será um pouco mais complicada. O cabo é um produto do tipo alavanca: graças ao eixo, os elementos de trabalho são amarrados ao mecanismo de bloqueio. Algumas variantes deste tipo são equipadas adicionalmente com um retentor que bloqueia o obturador.
Esse cabo pode ser desmontado com uma chave de fenda de lâmina estreita. A propósito, essa alça pode ter uma fechadura com núcleo de metal.
- Outra construção que deve ser mencionada é modelo giratório... Possui muitas diferenças em relação às opções acima mencionadas, que residem na forma e nas características de design. O princípio geral de operação é o mesmo dos outros modelos.
- A próxima versão dos acessórios considerados para a porta interior - punho de roseta... Essas alças têm formato redondo e, dependendo do projeto, podem ser desmontadas de acordo com diferentes algoritmos. Eles também diferem no método de fixação do elemento decorativo. A forma esférica é muito fácil de usar. Esses modelos também são chamados de botões.
Em geral, como você pode ver, há um grande número de maçanetas para portas internas. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, ao mesmo tempo, o algoritmo de desmontagem será aproximadamente o mesmo.
Ferramentas necessárias
Para desmontar a maçaneta da porta, você precisará ter uma determinada ferramenta à mão. Independentemente do tipo, pode haver alguns elementos e peças ocultos que nem sempre podem ser retirados usando dispositivos comuns.
Por esse motivo, a seguinte lista de ferramentas deve ser útil:
- martelo;
- Chave de fenda;
- broca e um conjunto de brocas com uma coroa;
- lápis;
- furador;
- quadrado.
Como desmontar e remover?
A desmontagem da maçaneta da porta é bastante simples com as ferramentas citadas, assim como um pouco de conhecimento do plano teórico para a estrutura deste mecanismo.
Para fazer isso, você precisa seguir estas etapas.
- Apoie e prenda bem a porta para que fique parada.
- Agora você precisa soltar o tipo de flange decorativo e puxá-lo um pouco. Embaixo dele estão os fechos que devem ser desparafusados.
- No referido flange da peça de pressão existe um pino especial, que é uma trava e com mola. Deve ser pressionado com uma chave de fenda. Nas versões rotativas, geralmente está localizado no corpo. Para chegar lá, você deve inserir uma chave ou um furador. Se não foi possível senti-lo, o flange deve ser girado até tocar o pino.
- Agora você deve pressionar o pino e, ao mesmo tempo, puxar a estrutura da alça.
- Agora, desparafusamos os parafusos de fixação.
- Separamos a parte interna do elemento da externa, retiramos a alça e a flange decorativa.
- Se houver necessidade de remover a trava para substituição ou reparo, você deve desparafusar os parafusos que a fixam na lateral do bloco da porta e, em seguida, remover a barra e, em seguida, o próprio mecanismo.
Ao instalar os acessórios em uma posição diferente, é melhor não desmontar as peças. Ele é facilmente preso à estrutura da porta, mas na ordem inversa.
Agora vamos falar diretamente sobre a desmontagem de cada categoria de puxadores.
- Vamos começar com o estacionário, que não tem um fone de ouvido e também não está equipado com uma trava do tipo encaixe. Para desparafusar essa alça, você precisará de uma chave de fenda Phillips ou de cabeça chata. Como alternativa, você pode usar uma chave de fenda. A desmontagem deve começar soltando os parafusos que prendem o mecanismo.
Se houver elementos decorativos, eles devem ser removidos primeiro. Ao desapertar os parafusos, segure as contrapartes na parte de trás da lâmina. Se isso não for feito, a estrutura pode simplesmente cair da tela e deformar.
Ressalta-se que a montagem pode ser simples ou dupla face, respectivamente, a estrutura pode ser desmontada de diferentes formas, o que significa que é necessário cuidar disso com antecedência. Depois de desapertar todos os parafusos, é necessário remover com cuidado a maçaneta da folha da porta com uma chave de fenda de ponta chata. No lugar da alça antiga, outro mecanismo é instalado, ou do mesmo desenho, mas com novas peças de reposição.
- Se liderar falando sobre desmontar uma alça redonda com uma roseta, então é necessário esclarecer que a palavra "soquete" costuma ser entendida como um mecanismo que permite o travamento da fechadura por meio de uma pequena chave de um lado, que não é utilizada do outro lado. Há um cordeiro especial no segundo lado. Nesta situação, a desmontagem do mecanismo será realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- primeiro, os parafusos que prendem as guarnições que desempenham a função decorativa em ambos os lados são afrouxados;
- os parafusos que conectam o mecanismo em ambos os lados são desapertados;
- a estrutura da alça é puxada para fora e o resto é removido;
- o mecanismo de travamento é puxado para fora.
Se a alça precisar de conserto ou qualquer parte dela precisar ser substituída, então, depois disso, você deve desmontar completamente os elementos individuais e determinar a causa do mau funcionamento. É necessário monitorar com especial atenção a segurança de todos os pequenos elementos estruturais, caso contrário, se eles forem perdidos, simplesmente não será possível montar o mecanismo de volta.
- Agora vamos falar sobre como desmontar o manípulo redondo... Para desmontar este elemento da folha da porta, geralmente são executadas as seguintes ações.
- Desaparafuse os parafusos de fixação de um lado da porta.
- O mecanismo é desmontado através de orifícios especiais.
- É realizada a desmontagem da barra adicional contra-tipo. Para desmontar este elemento, você só precisa puxá-lo em sua direção.
O cabo redondo de uma só peça é fixado com os parafusos mais simples de fixação. Este mecanismo é feito com a expectativa de que posteriormente não sejam realizados quaisquer trabalhos de reparação, mas apenas se adquira uma nova peça sobressalente, que ocupará o lugar do cabo antigo.
- Opções de push... Normalmente, eles são usados em vez de soluções rotativas. Isso se deve ao fato de serem duráveis e muito fáceis de usar e reparar. A desmontagem é realizada da seguinte forma:
- primeiro, são desparafusados os parafusos que prendem a tela decorativa do tipo suspensa, que desempenha a função de travamento;
- em seguida, as lonas aéreas localizadas em ambos os lados são cuidadosamente removidas;
- os parafusos dos fechos são desaparafusados e os elementos estruturais de forma redonda localizados em ambos os lados da folha da porta são puxados para fora;
- tudo o que resta é abrir a placa de impacto e a própria trava e, em seguida, puxá-los para fora das ranhuras das conexões.
Como corrigi-lo?
Freqüentemente, os reparos na maçaneta das portas são realizados nas seguintes situações:
- a alça é pegajosa e difícil de girar;
- a alça não retorna à sua posição normal após ser pressionada;
- a alça cai e a base não fica danificada;
- a língua não se move quando pressionada.
Via de regra, a causa dessas avarias é o desgaste e o rasgo, bem como o apagamento de peças devido ao uso constante. Por este motivo, é necessário lubrificar periodicamente as peças sobressalentes da fechadura e do mecanismo, para limpar tudo da sujeira. Quando lubrificado, o produto é enrolado para que o líquido caia uniformemente sobre todos os elementos e peças. Se a alça se soltou, os fixadores devem ser corrigidos e apertados.
Às vezes, é necessário reparar o hardware da porta de entrada ou de ferro interior. Se falamos de uma porta interior, a reparação ou substituição do mecanismo é normalmente efectuada quando a maçaneta cai.
Isso acontece se forem usados acessórios de baixa qualidade, devido ao qual o anel de retenção pode quebrar ou cair.
Para realizar o trabalho de reparo, siga estas etapas.
- Retire a base da folha da porta.
- Observe a condição do anel de retenção. Se o anel mudou, então sua localização deve ser ajustada. Se ele quebrar ou estourar, deve ser substituído.
Além disso, o manípulo é reparado se, após a abertura, os acessórios não voltarem à sua posição normal. A causa do problema é um deslocamento ou quebra da espiral.
Para substituir a espiral, você precisa fazer o seguinte:
- desmontar o dispositivo;
- retire a parte danificada e substitua-a;
- agora a fixação deve ser feita pelo mecanismo de travamento;
- a estrutura é montada na porta.
Se a mola estourou, você mesmo pode fazer com um pequeno pedaço de arame de aço. A peça de trabalho deve ser aquecida em fogo até ficar vermelho brilhante e, em seguida, mergulhada na água. Em seguida, ele pode ser aplicado.
Para obter informações sobre como consertar uma maçaneta "faça você mesmo", consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.