Escolha de maçanetas para portas deslizantes
As portas deslizantes dos compartimentos apresentam várias vantagens. Mas as diferenças no design tornam impossível usar as mesmas maçanetas das portas simples. É muito importante compreender todos os meandros com antecedência, mesmo antes de instalar a porta.
Principais variedades
As maçanetas deslizantes das portas são encaixadas e lembram reentrâncias. Você pode fazer essa parte com os dedos para fechar ou abrir a passagem. Existem 3 opções principais para essas canetas:
independente (para portas interiores);
independente (para entrar em uma casa ou apartamento);
estruturas mortis, complementadas por um trinco.
No primeiro caso, uma fechadura ou trava não é fornecida. Para evitar a abertura ou fechamento espontâneo da porta, geralmente são usados ímãs. Mas em alguns projetos eles não são usados. A vantagem de usar uma maçaneta independente desse tipo para as portas dos compartimentos é a simplicidade do dispositivo. A falta de mecanismos permite oferecer:
confiabilidade;
facilidade de instalação;
acessibilidade.
Os puxadores independentes de pleno direito são montados no interior da folha da porta e não ultrapassam o seu contorno. Isso permite garantir a abertura das abas mesmo em uma pequena área. Mas esta solução não permite o uso total da porta deslizante do cassete. Sua tela vai 100% em um estojo localizado dentro da parede. A passagem só pode ser aberta usando uma alça adicional.
Uma maçaneta nivelada com trava é usada em portas deslizantes de folha dupla. Tal dispositivo já implica a utilização de mecanismos que permitem abrir a abertura, caso seja necessário. Os puxadores de trava não são adequados para portas giratórias. Na maioria das vezes, para tirar a trava da placa de impacto, é necessário girar o botão redondo. Mas, em algumas modificações, ele é substituído por um controle deslizante móvel.
Qualquer que seja o elemento de controle que os desenvolvedores escolherem, ele deve ser colocado na parte profunda da alça. Isso permite que você use a porta sem problemas, mesmo onde há pouco espaço. Outra opção é uma maçaneta de porta deslizante, que sempre tem uma abertura em forma de buraco de fechadura. Algumas versões até incorporam algo como um cilindro.
Basicamente, esses tipos de acessórios são usados em portas duplas de correr.
Tipos para certos tipos de portas
A variedade de designs e princípios de operação das maçanetas se deve em grande parte à diferença entre os modelos de porta. A maioria das modificações são feitas para portas de vidro. Muitos deles estão equipados com uma larva removível. Para instalar essa peça, é necessário perfurar o vidro. A própria alça é presa ao orifício por meio de um encaixe de porca e, para travá-la, é necessário girar a chave.
Os puxadores de porta Mortise para portas interiores são uma versão push que se parece com uma alavanca. Movendo a alavanca, a trava pode ser aberta ou travada. As portas às vezes são abertas simplesmente pressionando a maçaneta. Ao instalar o produto, use uma régua ou soquete. Mas o manípulo rotativo pode ser utilizado tanto por si só como por dentro (quando no exterior existe um manípulo para empurrar).
A peça giratória pode parecer uma esfera ou um cone. Ele abre com uma ligeira torção - daí o nome. Mas também existem tipos de dispositivos mais seguros, na verdade, que representam uma espécie de bloqueio. Essas canetas receberam o nome comum de "botão".Geometricamente, eles estão próximos a estruturas rotativas, mas são equipados com uma trava que bloqueia a fechadura. Como regra, os botões de encaixe são usados para fechar a porta por dentro. Portanto, eles podem ser vistos nos banheiros. Para controlar o bloqueio (e liberá-lo se necessário), o seguinte pode ser usado:
botão;
larva;
dispositivo de rotação adicional.
Materiais (editar)
No fabrico de puxadores para portas interiores de correr, podem ser utilizados:
metais ferrosos e não ferrosos;
Madeira;
copo;
plástico.
Os mais populares ainda são as estruturas metálicas. Isso se deve à sua resistência e confiabilidade. Mecanismos feitos de aço inoxidável e galvanizado, bronze e silumin são usados principalmente. Esta última opção não é recomendada, porque uma aparência atraente não durará muito. Além disso, os cabos de silumin são facilmente destruídos - portanto, a economia na compra deles é ilusória.
Todos os especialistas reconhecem o aço inoxidável como a melhor opção. Quanto à cor do revestimento, tudo é simples - é selecionado para combinar com a própria tela. O latão é amplamente utilizado para estruturas deslizantes.
Esta liga ajuda a obter um aspecto muito agradável. Também é confortável de tocar.
Se a sala for decorada no espírito da alta tecnologia, as maçanetas de alumínio anodizado para as portas dos compartimentos serão as mais adequadas. Ao mesmo tempo, em salas de outros estilos, você precisa ter mais cuidado ao usá-los. Produtos de plástico combinam bem com tecido de PVC. As estruturas de vidro e madeira são utilizadas de forma limitada devido às suas características práticas reduzidas. Eles são necessários principalmente onde uma porta não padrão é colocada e, portanto, é necessária uma abordagem original para a decoração.
Design do produto e suas características
Alças com uma trava (ou, como dizem os profissionais, com uma língua de travamento), contém tais detalhes:
lidar;
o elemento básico é uma roseta ou faixa decorativa;
pino quadrado (perfil);
parafusos para conexões.
A versão final da alça é usada nos casos em que a versão usual com uma trava não funcionará. É necessário se a porta deslizante estiver totalmente imersa na parede. Na variedade de pontos de venda e nas descrições técnicas, esse item pode ser denominado de forma diferente - uma empunhadura ou uma caneta digital. Em todos os três casos, estamos falando de um produto. Se você deseja escolher uma maçaneta para portas de correr com mecanismo de travamento, primeiro é necessário determinar o princípio de operação.
Os sistemas mecânicos funcionam exatamente por causa da trava. Uma chave especial deve ser usada para fechar a porta. A vantagem de tal produto é sua alta resistência ao desgaste e a possibilidade de operação por longo prazo. As fechaduras magnéticas mais simples também podem ser instaladas em portas interiores. No interior existem potentes ímanes permanentes, em frente aos quais existe uma placa de aço ou um íman com o sinal oposto.
Mas a constipação eletromagnética não se justifica. É caro e é usado principalmente em edifícios administrativos e de escritórios. Se a corrente elétrica for desligada, o sistema não funcionará. A propósito, apenas os puxadores de encaixe podem ser usados em portas de correr.
Qualquer outro tipo de construção não permitirá que o caixilho entre no estojo, de modo que a abertura ficará parcialmente ocupada.
Recomendações adicionais
Se você deseja criar o interior mais luxuoso, pode usar as alças pintadas em platina. Às vezes, eles são decorados com strass. Mas é importante entender que essas decorações são aceitáveis apenas em um interior clássico. Uma porta deslizante de guarda-roupa, como uma porta interna, pode ser equipada com uma maçaneta perfilada (não tem fechadura nem trava). No entanto, o elemento perfilado para o armário é aberto e apenas as maçanetas com design fechado são colocadas na porta interior.
Na maioria das vezes, as maçanetas de perfil são colocadas em ambas as extremidades verticais da porta. O número de constipações é determinado de acordo com o número de válvulas e seus padrões de movimento. Não faz sentido colocar esses detalhes onde ninguém os verá. Na hora de escolher designs realmente atraentes e de aparência ideal, você deve dar preferência às coleções das principais empresas italianas. Fornecedores russos e chineses bem conhecidos, no entanto, aperfeiçoaram a produção de produtos não menos sólidos, embora muitas vezes pareçam mais simples.
Você pode aprender como embutir uma fechadura com alças em uma porta deslizante no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.