Maçanetas para portas interiores: variedades e recomendações para a escolha

Maçanetas para portas interiores: variedades e recomendações para a escolha
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais de manufatura
  4. Cor e design
  5. Classificação dos melhores produtos
  6. Como escolher

Os puxadores interiores das portas são um elemento importante das ferragens das portas e estão amplamente representados no mercado moderno. A linha de produtos é diferenciada por uma ampla variedade de modelos, incluindo produtos simples para cima e dispositivos de alta tecnologia equipados com um mecanismo de travamento.

Peculiaridades

As maçanetas existem há muito tempo, e os primeiros dispositivos usados ​​por humanos para controlar uma porta foram anéis de ferro, correntes e ganchos. Naquela época, a conveniência de uso era fundamental, e o componente decorativo não era tão importante. Porém, com o tempo, as visões da humanidade mudaram, as pessoas começaram a dar mais atenção à aparência externa dos modelos e, a partir do início do século 16, começaram a produzir obras de arte inteiras.

Se nos voltarmos para as fontes históricas, podemos ver que a partir desse período, as maçanetas das portas começaram a assumir formas primorosamente ornamentadas e eram feitas na forma de imagens míticas ou no formato de cabeças de animais. Um pouco mais tarde, os modelos começaram a ser subdivididos de acordo com o princípio de pertença a uma determinada sala, e no final do século XVII formou-se uma clara gradação. Os produtos instalados nas portas luxuosas dos corredores do palácio se distinguiam por sua sofisticação especial, aparência rica e muitas vezes eram revestidos de dourado. Ao mesmo tempo, as maçanetas dos quartos, cozinhas e despensas pareciam muito mais modestas.

Hoje, com o domínio do progresso científico e tecnológico e o surgimento de estilos modernos com um viés para o minimalismo, a linha entre puxadores sofisticados para salas e modelos práticos para banheiros e cozinhas começou a se confundir. Surgiram à venda um grande número de belos produtos universais, cuja instalação pode ser efectuada em qualquer divisão do apartamento, sem prejuízo de violar a harmonia do interior. Os modelos modernos caracterizam-se por uma grande variedade de designs e cores, o que facilita a escolha e a compra de um item estiloso e funcional.

A instalação de maçanetas nas portas internas é realizada de acordo com a atual GOST 14624 84, que regula a altura do arranjo dos produtos a uma distância de 100 cm do chão. No entanto, essas regras se aplicam exclusivamente a organizações públicas que são obrigadas a cumprir todos os requisitos da SanPiN. A instalação de puxadores em casa ou apartamento privado não obedece a requisitos estritos, pelo que são mais frequentemente instalados a uma altura de 10 a 150 cm.

Para reduzir a probabilidade de ferimentos e facilitar o uso da fechadura (se disponível na estrutura), é necessário montar a maçaneta a uma distância de 5–8 cm da extremidade da folha da porta.

Visualizações

A classificação dos puxadores das portas interiores baseia-se em quatro critérios.

Modelos fixos

Este é o tipo mais antigo de maçaneta, que chegou até nós quase inalterado. Os produtos são estruturas pré-fabricadas ou fundidas de várias formas e designs, que são montadas na parte superior da porta usando fechos ou cola. A funcionalidade dos tipos fixos é extremamente limitada e consiste em abrir e fechar portas. Não há dispositivo de travamento nas alças fixas.

Modelos estacionários

Eles podem ter dois tipos de desempenho: simples e duplos. Os primeiros são concebidos para serem instalados numa das faces da folha da porta e são fixados a ela com parafusos auto-roscantes ou colados. Os segundos são montados em ambos os lados da porta e são conectados por meio de um pino longo que penetra na tela por completo e tem roscas nas extremidades. Ocorre a instalação das alças aparafusando-os no pino até que pare e é considerada uma das opções de montagem mais acessíveis.

Em termos de resistência de união e vida útil, é mais preferível escolher a primeira opção. Isso se deve ao fato de que as conexões roscadas se soltam rapidamente e as alças começam a balançar, mas esses modelos são bastante adequados para ambientes com pouco tráfego. Além disso, a instalação de puxadores emparelhados, ao contrário da instalação de produtos avulsos, não implica na formação de orifícios na porta para parafusos auto-roscantes. Para instalá-los basta um canal estreito, no qual será inserido o pino. Como resultado, o revestimento da porta permanece praticamente intacto, no futuro é bastante adequado para substituir os antigos puxadores fixos por qualquer outro tipo.

Os tipos mais populares de alças fixas são os modelos em forma de bola e de tulipa, bem como os grampos em forma de U. Os primeiros costumam ser feitos aos pares e se distinguem por sua aparência lacônica e baixo custo. Os suportes são freqüentemente usados ​​em conjunto com travas de roletes para manter a porta travada. Os modelos distinguem-se por uma grande variedade de formas e desenhos, são a solução ideal para lonas pesadas, sendo também indispensáveis ​​para portas instaladas em locais de grande movimento. Além disso, os grampos têm altas qualidades antivandalismo e são recomendados para uso em locais públicos e instituições educacionais.

As vantagens dos modelos estacionários são a instalação simples, o baixo custo, a ausência de um grande número de peças e mecanismos complexos, uma ampla gama e a capacidade de suportar cargas significativas. As desvantagens incluem a ausência de um trinco ou dispositivo de bloqueio, bem como a necessidade de aplicar alguns esforços físicos ao fechar e abrir a porta.

Modelos Push

Os produtos equipados com trava e mecanismo de pressão representam o maior grupo de maçanetas para portas internas. Esses dispositivos consistem em uma alça, uma trava (nas pessoas comuns, "cachorros") e uma trava. Alguns modelos estão equipados com fechadura de cilindro, abrindo com chave ou com dispositivo magnético. O princípio de funcionamento dos puxadores de alavanca é bastante simples: quando a porta está fechada, a lingueta, que tem uma forma chanfrada, entra livremente na ranhura localizada no percussor da moldura da porta. Ao abrir a web, você só precisa pressionar a alça e ela "puxará" instantaneamente a língua para dentro do corpo do dispositivo - a porta se abrirá facilmente.

Os modelos push estão disponíveis em diferentes designs. O mais atraente é o desenho em roseta, que pressupõe a instalação separada da fechadura do bloco, que, por sua vez, é composta por uma trava e uma alça. O soquete pode ser redondo ou quadrado e pode ser equipado com qualquer tipo de trava: mecânica ou magnética.

A segunda modalidade dos dispositivos de pressão é representada por uma alça em uma almofada comum, com um buraco de fechadura e um botão giratório para a válvula localizada nele. Este tipo de projeto envolve a instalação de uma fechadura e trava como um único bloco, o que parece muito harmonioso em um interior clássico justamente por esta característica.

Os produtos push-on são frequentemente estilizados em estilo antigo. Eles parecem bastante orgânicos, mas ocupam muito espaço na porta e não combinam com a maioria dos interiores modernos.

As vantagens dos manípulos de alavanca são: design robusto, uma vasta gama de modelos diferentes, qualidades ergonómicas elevadas e facilidade de utilização.Tais dispositivos podem ser abertos mesmo que as mãos estejam ocupadas com alguma coisa - para isso basta pressionar a maçaneta com o cotovelo e empurrar a porta com o ombro. As desvantagens incluem a capacidade de travar na alça de uma bolsa ou roupa, bem como o alto custo de alguns modelos.

Modelos rotativos

As maçanetas deste tipo são mais conhecidas como maçanetas, caracterizadas por uma maçaneta arredondada e uma trava. Quase todos os produtos são equipados com um bloqueador que permite travar a trava na posição fechada e alguns são equipados adicionalmente com um mecanismo de travamento. O princípio de funcionamento dos botões é absolutamente idêntico ao princípio de funcionamento dos puxadores de alavanca, com a única diferença de que o trinco do botão é acionado por meio de um botão arredondado e nas cópias push-pull - por meio de um puxador.

As vantagens dos dispositivos rotativos são a ausência do risco de se prender e se machucar, o aspecto lacônico, o baixo custo e a grande variedade. As desvantagens incluem um mecanismo fraco, o inconveniente de abrir a porta com as mãos ocupadas ou molhadas, bem como uma vida útil curta e travamento frequente do trinco.

Modelos escondidos

Essas canetas são ideais para muitos estilos contemporâneos, incluindo minimalismo e techno. Eles são absolutamente invisíveis na tela e não possuem elementos salientes. Os produtos podem ter um design simples e servir apenas para abrir e fechar portas, ou podem ser equipados com trava com trava ou fechadura magnética.

As vantagens dos puxadores ocultos são a facilidade de utilização em portas de correr e de correr, bem como em portas de compartimentos. Isso se deve às características de design dos produtos, que permitem ocultar completamente a folha no nicho da porta, sem medo de prender na maçaneta. As desvantagens incluem o alto custo e a necessidade de martelar e furar um local para sua instalação na lona.

Materiais de manufatura

Para a produção de cabos, uma variedade de materiais são usados ​​com diferentes propriedades de desempenho, resistência, aparência e preço.

Alumínio

Este metal é frequentemente utilizado para a fabricação de canetas e é caracterizado por um custo aceitável, ampla disponibilidade para o consumidor e versatilidade. Os modelos podem ser instalados nas portas das dependências para qualquer finalidade, inclusive em áreas com umidade excessiva, como chuveiros, saunas, piscinas e banheiros. Isso se deve às altas propriedades anticorrosivas do alumínio e sua capacidade de tolerar bem temperaturas extremas.

Os modelos de alumínio costumam ter um revestimento decorativo em bronze ou prata velha, o que lhes permite decorar portas de salas e escritórios.

As desvantagens dos produtos de alumínio incluem a incapacidade de uso em lonas pesadas e superdimensionadas, a perda rápida de sua aparência original e a baixa resistência a choques e cargas mecânicas. Como resultado, é impraticável instalar tais puxadores em locais públicos com muito tráfego, embora sejam bastante adequados para portas interiores de casa.

Liga Tsamak (TsAM)

Este material é o material mais popular para fazer canetas. Difere em aparência atraente, alta durabilidade e custo confortável para o grande comprador. A liga inclui zinco, alumínio e cobre, e o magnésio é usado como um componente de liga em sua fundição. Com isso, o material incorporou as propriedades de melhor desempenho de cada um dos metais, e se tornou merecidamente líder na fabricação de modelos no segmento de preço médio.

As vantagens dos cabos ZAM são alta resistência à corrosão e abrasão, aparência atraente e estrutura agradável ao toque. Não houve desvantagens significativas para as canetas tsamak, no entanto, como todos os produtos populares, elas não são seguradas contra a produção de falsificações usando matérias-primas de baixa qualidade.

Portanto, é necessário comprar canetas em redes de varejo especializadas de fornecedores e fabricantes de confiança.

Latão

As maçanetas de latão não são baratas. Os modelos parecem nobres no interior e não perdem sua aparência original com o passar dos anos. As vantagens dos modelos de latão são sua alta resistência e longa vida útil. Além disso, o latão não é suscetível à ferrugem e pode ser usado em ambientes úmidos. O moderado efeito antimicrobiano dos produtos de latão também deve ser observado, assim como seu envelhecimento nobre natural e estrutura que é quente ao toque.

As desvantagens incluem custo muito alto, dificuldade de aquisição e risco de falsificação. Os produtos de latão de verdade começaram a aparecer cada vez menos nas prateleiras, por isso, ao comprá-los, você deve ler atentamente a documentação que os acompanha, certifique-se de que este produto é realmente feito de latão e não de tsamak.

Aço inoxidável

O metal também é amplamente utilizado na fabricação de maçanetas de portas, mas é mais adequado para saguões de entrada. As vantagens dos modelos de aço incluem alta resistência, longa vida útil e aparência estética dos modelos cromados. Além disso, os produtos apresentam boa resistência a altas cargas mecânicas e de choque, razão pela qual o aço é muito utilizado na fabricação de cabos-grampos. Entre as desvantagens, nota-se a estrutura fria e o aspecto rústico dos produtos foscos.

Plástico

O material não é muito durável, por isso é utilizado na fabricação de puxadores fixos para portas de interior leves. As vantagens dos modelos de plástico incluem baixo custo, além de grande variedade de cores, formas e designs. Além disso, os produtos plásticos não têm medo de alta umidade e são agradáveis ​​ao toque. Entre as desvantagens, nota-se uma vida útil curta e uma aparência muito simples.

Madeira

Os produtos feitos com este material parecem muito naturais e nobres. Os puxadores de madeira são a escolha ideal para portas de madeira maciça e portas folheadas. Os cabos de madeira costumam ser decorados com strass, entalhes e pastilhas de cerâmica. As vantagens dos cabos de madeira são a aparência natural e a origem natural. Os modelos são ecológicos e não causam reações alérgicas.

As desvantagens incluem o alto custo e a impossibilidade de uso em ambientes muito úmidos. Alguns produtos, como o pinho e o abeto, são bastante macios e desgastam-se rapidamente.

Copo

As alças de vidro ficam muito bem no interior e se encaixam na maioria dos estilos modernos. O material é utilizado principalmente para a fabricação de modelos redondos estacionários com desempenho pareado. Os produtos de vidro são apresentados em uma ampla gama com uma grande variedade de formas e cores. A principal desvantagem dos cabos de vidro é o alto custo. Apesar da utilização de vidros de alta resistência em sua fabricação, os modelos apresentam baixa resistência aos esforços mecânicos e quebram mesmo com pequenos impactos.

Silicone

O material é utilizado para a produção de puxadores e alavancas. É usado para aumentar a segurança das crianças ao usar a porta. O custo dos modelos de silicone é bastante acessível e atinge 120-150 rublos. Os produtos são produzidos em uma ampla gama de cores e, muitas vezes, são decorados com padrões de uma cor diferente ou inserções com figuras. As capas de silicone são vendidas separadamente e não estão incluídas nas alças de alavanca.

Cor e design

O mercado moderno de ferragens para portas oferece um grande número de todos os tipos de formas e cores. Isso facilita muito a escolha e permite que você compre produtos feitos nos estilos moderno, antigo e clássico. A cartela de cores dos produtos também é variada.

Junto com os tradicionais modelos prateado, dourado e cromado, há uma grande variedade de cores, incluindo as clássicas opções de preto, branco e marrom, além de produtos cinza, azul, verde e até laranja. Estes últimos são muito procurados pelos amantes de interiores modernos, como techno, alta tecnologia e minimalismo. Produtos patinados antigos são muito procurados por estilos retro.

Classificação dos melhores produtos

Os fabricantes mais populares de maçanetas para portas interiores são várias empresas.

  • Archie espanhol é uma empresa mundialmente reconhecida e há muito tempo presente no mercado de ferragens para portas. Todos os produtos da empresa são fabricados a partir de uma classe de aço patenteada e se distinguem por uma pulverização eletroforética especial. Graças à tecnologia moderna, os modelos têm uma longa vida útil e uma aparência impecável.
  • Produtos Morelli da China difere em alta qualidade, design incomum e preços acessíveis. Para a fabricação de canetas, utiliza-se o ZAM leve e bonito, devido ao qual os produtos mantêm sua aparência original e não oxidam ao ar. Além disso, os modelos feitos de tsamak se prestam bem à tecnologia de moldagem por injeção e ao processo de galvanização.
  • Colombo italiano apresenta modelos altamente artísticos, cujo custo pode chegar a 15 mil rublos. O projeto contém monogramas e padrões fundidos, imbuídos do espírito da aristocracia e trazendo notas da velha Itália para o interior. Junto com os modelos de luxo, a linha Colombo também contém opções de gama média, cujo custo começa a partir de três mil rublos. A empresa é especializada na produção de puxadores de alavanca equipados com trava e mecanismo de travamento.
  • Alças finlandesas por Abloy recebem um grande número de críticas positivas e são projetados para o consumidor de massa. Os produtos se distinguem pela alta qualidade do dispositivo de bloqueio, aparência elegante e moderna e preço acessível. Uma bela alça de alavanca Abloy de alta qualidade pode ser comprada por 2 a 3 mil rublos.
  • Empresa de paládio da Rússia fabrica uma grande variedade de modelos de modelos push, grampos e botões. Os produtos do fabricante são projetados para o consumidor em massa: por exemplo, o aparelho mais barato pode ser comprado por apenas 50 rublos. Uma maçaneta simples com uma trava e uma trava custará 250-300 rublos e, ao comprar um modelo push, você pode facilmente manter entre 550-600 rublos.

Os produtos são apresentados nas mais variadas cores e designs. A linha inclui tanto produtos tradicionais, sem enfeites, destinados à instalação em massa em várias instituições, como também modelos sólidos elegantes feitos em estilos clássico e moderno.

Como escolher

Antes de proceder com a compra de uma caneta para um apartamento, é necessário prestar atenção a uma série de pontos importantes.

  • Em primeiro lugar, deve-se ler atentamente a ficha técnica do produto e certificar-se de que o material com que é feito é certificado e aprovado para uso.
  • Em segundo lugar, é necessário verificar o funcionamento da trava e do mecanismo de travamento, bem como inspecionar o produto quanto a lascas, arranhões e rachaduras.

É aconselhável avaliar se o cabo é agradável ao toque e não causa sensações desagradáveis ​​ao toque. Este é um indicador bastante significativo, pois você terá que entrar em contato com o produto todos os dias, e o influxo existente de metal ou pequena rugosidade começará a irritar.

Em relação à aparência, deve-se observar que a cor da maçaneta da porta deve coincidir com os demais elementos da ferragem da porta, como fechadura, dobradiças e forros, bem como com os itens internos da sala e móveis. Por exemplo, um modelo de prata cromada não combinará com elementos de bronze e parecerá algo estranho.Mas tal produto se encaixa perfeitamente na maioria dos estilos modernos, como moderno, loft, minimalismo, techno e alta tecnologia. Enquanto as alças amarelas, bronze e ouro são perfeitas para interiores clássicos e retro.

Ao escolher um modelo, é necessário levar em consideração a aparência das portas. Assim, em portas com acabamento em wengué ou carvalho branqueado, os modelos cromados, prata e paládio ficarão ótimos. Os panos para nogueira e cereja são mais bem equipados com produtos dourados ou banhados a latão.

Além disso, é necessário correlacionar a geometria dos painéis das portas com a forma da futura maçaneta, ou seja, escolher o produto de forma que suas formas pelo menos se sobreponham. Por exemplo, em uma tela com inserções horizontais ou verticais de formas geométricas regulares, um modelo curvo push-down com monogramas ficará ridículo. Para tal, é melhor escolher uma maçaneta reta de estilo moderno.

Deve-se ter em mente que para portas localizadas na mesma sala, você deve adquirir os mesmos modelos de maçaneta. Ao escolher as maçanetas, é necessário entender que após a sua instalação, furos de montagem não padronizados, chegando a cinco centímetros, permanecem na folha da porta.

Portanto, sua instalação pode criar alguns problemas no futuro: afinal, se o botão for substituído por um modelo de tipo diferente, por exemplo, do tipo push, será impossível fechar o orifício.

Com a escolha certa, as maçanetas podem reviver até a tela mais simples e adicionar variedade ao interior. E a instalação competente e o uso cuidadoso garantem um serviço longo e perfeito das ferragens das portas e portas como um todo.

Para obter informações sobre como as maçanetas das portas diferem e como escolhê-las, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário