Características de ajuste de portas de plástico

Contente
  1. Problemas mais comuns
  2. Ferramentas necessárias
  3. Acessórios
  4. Como ajustar corretamente: instruções
  5. Diagrama de instalação DIY
  6. Invertendo a folha da porta
  7. Espelho pendurado no bloco da varanda

Portas de plástico invadiram rapidamente o mercado interno. Eles atraíram compradores pela sua aparência, custo relativamente democrático e grande quantidade de funcionalidade. Mas, como qualquer mecanismo, uma porta de plástico pode apresentar alguns problemas de funcionamento.

Problemas mais comuns

Devido ao facto de o número de proprietários de portas de plástico estar em constante crescimento, existe neste sentido uma estatística de chamadas à oficina. Assim, surge o seguinte quadro dos principais problemas:

  • Na maioria das vezes, os clientes reclamam que a porta afundou... Esses casos são especialmente comuns nas salas em que a porta fica aberta a maior parte do dia. A parte inferior da folha da porta começa a embaralhar a soleira ou piso, há dificuldades para fechar. Produtos pequenos são menos suscetíveis a esse flagelo. Em especial, você precisa estar atento às pessoas que instalaram sensores de alarme contra roubo. No momento em que a porta ceder, é altamente provável que seja impossível armar o objeto.
  • O segundo defeito mais popular é chamado ranger... A porta range no momento em que é aberta. Isso é especialmente difícil de ouvir se houver crianças pequenas na família que possam ser acordadas por qualquer ruído.
  • Na porta montada no bloco da varanda, o selo pode sair... A este respeito, surge uma situação, especialmente no período de inverno, quando o ar frio penetra livremente na habitação.
  • Castelo barato nos grupos de entrada no frio pode até emperrar. Nesse caso, só será possível entrar após a chegada de especialistas. Uma situação semelhante também pode ocorrer se o mecanismo de abertura da alça se tornar inutilizável.
  • O menos provável de ocorrer problemas com a porta mais perto, o bloqueador e várias pessoas notam que há uma reação com o sistema de abertura basculante. A reação é uma jogada livre, devido à qual o barulho da porta pode ser ouvido.

Quanto mais mecanismos um produto tiver, maior será a chance de algo falhar. A porta de metal-plástico não é exceção.

Todos os problemas são corrigidos em poucos minutos com um pequeno número de ferramentas que estão disponíveis em quase todas as famílias.

Ferramentas necessárias

Em primeiro lugar, certifique-se de que o período de garantia realmente expirou. Nos últimos anos, algumas empresas emitiram garantias para acessórios com duração de vários anos. Além disso, todos os anos você pode chamar um especialista para manutenção preventiva, se esta cláusula estiver no contrato. Se a prevenção for realizada regularmente, todos os problemas serão eliminados em tempo hábil.

Mas se o período de garantia já terminou e não há desejo de entrar em contato com um especialista terceirizado, então devem ser preparadas chaves de fenda Phillips (ou uma chave de fenda) e chaves hexagonais. Em alguns casos, você precisará de um alicate e lubrificante normal.

Acessórios

O principal numa porta de plástico não é um perfil, mas sim o seu "enchimento" metálico.

Antes de avançar para as formas de resolver certos problemas, você deve considerar quais acessórios estão disponíveis para a porta de perfil de PVC. Qual parte terá que ser tratada. Isto pode ser:

  • Mais próximo. É um dispositivo projetado para um movimento suave da porta. Em algumas salas, graças a ele, a porta de plástico se encaixa perfeitamente no batente e, portanto, mantém o calor na sala.
  • Uma caneta. Dependendo do projeto, pode ser com ou sem fechadura embutida.
  • Trancar. É mais frequentemente encontrado em portas de entrada de ruas e escritórios. Seu principal objetivo é conhecido por todos - é trancar a porta.
  • Dobradiças. É sabido que a sua principal tarefa consiste em fixar a folha da porta na moldura. Mas também com a ajuda deles, a porta é aberta e fechada. Ao contrário das dobradiças das portas de ferro, as dobradiças da porta de plástico são equipadas diretamente com um mecanismo de ajuste.
  • Munhões e outros mecanismos restantes. Tudo isso está localizado em todo o perímetro da folha da porta. A contraparte está localizada no quadro. Diretamente os pinos são projetados para ajustar a força de contato - fixação. A parte metálica mais comprida da folha da porta funciona com puxador. Ao abrir ou fechar a maçaneta, são acionadas todas as peças adicionais responsáveis ​​pela fixação ou posicionamento da porta de plástico.
  • Separadamente, gostaria de observar o selo. Com o tempo, a cola na qual está colada pode se soltar, o que significa que será necessário substituí-la. A vedação evita que ruído e frio entrem na sala. Na maioria das vezes feito de borracha ou silicone. Não racha com o frio, não tem medo das altas temperaturas e da radiação ultravioleta.

Estes foram chamados de os componentes mais visíveis, mas existem muitas outras pequenas peças de aço, todas juntas são responsáveis ​​pelo trabalho bem coordenado da porta de plástico.

Como ajustar corretamente: instruções

Idealmente, qualquer homem deve ter conhecimento de ajuste de portas. E não importa de que tipo de porta estamos falando - a entrada, o interior ou a varanda. E mais ainda, o princípio de seu funcionamento não é importante, seja o sistema de abertura convencional ou swing-out.

Em alguns casos, a grafite de um lápis simples ajuda a não chiar, ou um pequeno pedaço de grafite é colocado sob as dobradiças. Este método ajuda se o ruído estranho for emitido pelos próprios loops.

Mas, na maioria das vezes, o problema está dentro da folha da porta. Para eliminá-lo, é necessário lubrificar as dobradiças com óleo de máquina, é mais fácil realizar esta operação com as portas totalmente abertas. Provavelmente não faz sentido descrever em detalhes o procedimento de aplicação de óleo de máquina. Qualquer pessoa alguma vez o lubrificou ou viu como os outros o fazem. Mesmo que não haja experiência neste assunto, tudo é claro em um nível intuitivo.

É claro que os instaladores de produtos de metal-plástico não vão às instalações com a máquina ou qualquer outro óleo. Num ambiente profissional, para estes fins, é utilizada uma lata de spray WD-40, referida no meio masculino como “vadashka”. Qualquer proprietário de carro o conhece.

Em todos os outros casos, você não pode ficar sem ferramentas, mas qualquer adulto pode fazer esse trabalho de forma independente.

Não adie o conserto de portas de metal-plástico para o inverno. Não só algumas peças podem quebrar devido a esforços mecânicos no inverno, mas também em baixas temperaturas os dedos podem ser congelados, especialmente quando se trata de uma porta de rua. E quando se trata de consertar uma porta de varanda, o resultado pode ser o mesmo.

O ajuste das portas de plástico começa com uma chave hexagonal. A chave hexagonal é inserida em um orifício localizado nas dobradiças do produto ou na parte superior ou central da porta. Em alguns projetos, você pode obtê-lo depois de remover a tampa de plástico da cobertura. O ajuste pode ser horizontal e vertical.

As dobradiças inferior e superior têm dois orifícios de controle cada. O mais difícil de alcançar é o orifício localizado no canto das dobradiças inferiores.Se as dobradiças se encaixam perfeitamente no batente da porta, você precisa suar muito para chegar até elas.

Faz sentido realizar ações com as dobradiças inferiores quando a porta começa a tocar a soleira. Quando a chave hexagonal é girada para um dos lados, a porta é levantada ou, inversamente, baixada. A propósito, essas recomendações também são adequadas nos casos em que apareçam amassados ​​no selo.

Nos casos em que a porta já está bastante curvada, uma configuração horizontal é adequada. Na maioria das vezes, isso acontece sob a influência da própria gravidade do metal-plástico. Só que desta vez, todo o trabalho deve ser realizado na parte superior da tela.

É necessário primeiro desapertar os parafusos das dobradiças superiores e retirar o plástico decorativo, se assim o estiver previsto no desenho. Depois disso, você pode encontrar um componente de metal com um parafuso, que é responsável pela capacidade de ajustar a porta para a esquerda ou direita. Quando você gira o hexágono no sentido horário ou anti-horário, o produto se move. Você pode alinhá-lo exatamente ao milímetro.

Se for difícil alinhar o desalinhamento, os parafusos horizontais devem ser afrouxados e ajustados. Neste caso, será mais fácil alinhar a altura da porta e o tempo gasto não ultrapassará dez minutos.

Muitos se lembram do currículo escolar que o plástico se expande em altas temperaturas. A propósito, isso afeta as portas de plástico de uma certa maneira. Em particular, os especialistas recomendam enfraquecer a pressão no verão, e não se esquecer de intensificá-la no inverno. Isso contribui para resolver problemas com o aparecimento de rascunhos.

Usando uma chave hexagonal, aperte ou, ao contrário, afrouxe um mecanismo especial - um munhão. Quando você precisa afrouxar - você deve virar o entalhe em sua direção, caso contrário - vice-versa.

Se o desenho da porta de plástico não permitir a possibilidade de ajustar o munhão com um hexágono, então a braçadeira pode ser ajustada usando um alicate ou uma chave inglesa. Com uma disposição paralela do munhão, a braçadeira ficará fraca. Se você definir a posição perpendicular, a ação de fixação será forte.

Para que a porta feche bem, basta ajustar o funcionamento do mecanismo. A julgar pelo acima, você só pode apertar as dobradiças com uma chave hexagonal e alguns minutos de tempo livre.

As quebras de travas, alças ou travas geralmente não são reparadas. É mais fácil comprar um novo mecanismo e substituí-lo. Informações mais detalhadas sobre isso são fornecidas em uma seção especial.

Você pode aprender como ajustar uma porta de plástico com suas próprias mãos neste vídeo.

Diagrama de instalação DIY

Uma chave de fenda ou chave de fenda Phillips é suficiente para substituir a trava. Se for necessário consertar uma porta de sacada de plástico, então, em tais estruturas, a fechadura é mais frequentemente embutida na maçaneta, acontece que a substituição da maçaneta fará com que a fechadura funcione.

A alça pode ser substituída em algumas etapas:

  • Deixamos de lado o plástico decorativo. Parafusos autorroscantes estão escondidos sob ele, que prendem a maçaneta à folha da porta.
  • Usando uma chave de fenda ou chave de fenda, desparafuse os parafusos e retire a alça.
  • Instalamos um novo mecanismo, adquirido com antecedência em uma loja de ferragens.
  • Resta apenas apertar os parafusos e retornar o plástico decorativo à sua posição original.

Substituindo a fechadura

Caso contrário, a fechadura da porta de plástico da entrada é substituída. O fato é que a fechadura e a alça nesses produtos funcionam separadamente. Mas mesmo aqui bastará ter uma chave de fenda.

Em primeiro lugar, você precisa descobrir que tipo de bloqueio está instalado. Até o momento, duas opções são amplamente utilizadas - com e sem trava. Na maioria das vezes, uma trava é solicitada quando há necessidade de fixar a porta na posição fechada.

Existem dois tipos de bloqueios - ponto único e ponto múltiplo.Os bloqueios de ponto único, ao contrário dos pontos múltiplos, têm apenas um ponto de bloqueio. Como resultado, a folha da porta não se ajusta perfeitamente à superfície. Os multiponto têm uma proteção muito mais confiável, uma vez que "grudam" na moldura da porta por três lados.

A propósito, e dependendo da forma como a porta é aberta, existem diferentes tipos de travas - trava ou rolo. Fale é usado para abrir a porta pressionando a maçaneta, e rolete, quando a maçaneta é puxada em sua direção na posição aberta.

Mas voltando a substituir a fechadura. Primeiro, remova a placa de metal que protege o produto de interferências não autorizadas. Se uma determinada peça falhar, por exemplo, um cilindro da fechadura, ele será substituído. Claro, não há necessidade de substituir outras peças. Em casos mais avançados, um procedimento semelhante será necessário para substituir a alça descrito acima.

Os loops raramente falham. Seu design, feito de ligas metálicas, é tão confiável que serve, sem saber o reparo, por várias décadas. Pode ser necessário apenas se o produto com defeito originalmente saiu da fábrica. Ou, se o peso da folha da porta não corresponder às especificações.

Não importa se você substitui a dobradiça de uma porta de madeira ou a dobradiça por uma de plástico. O procedimento pode diferir apenas em detalhes. Para metal-plástico, a primeira coisa a fazer é remover as tampas decorativas. Eles desempenham não apenas um papel estético, mas também protegem o metal da entrada de umidade.

E então você precisa:

  • Derrube o mecanismo do eixo. Para fazer isso, pegue um martelo ou um macete. Este trabalho é feito com muito cuidado, a porta deve estar entreaberta.
  • Após o aparecimento de uma pequena peça metálica, deve-se pegá-la com um alicate (ou use um alicate) e puxá-la para baixo.
  • Tendo inclinado a porta em sua direção e levantado ligeiramente (literalmente até a altura do pino), remova-a das dobradiças.
  • Desparafusamos as dobradiças antigas e, seguindo as instruções, montamos as novas.

Resta apenas retornar a porta ao seu estado normal. É aconselhável realizar esta operação em conjunto, lembrando que a porta de plástico pesa muito.

O processo de substituição dos fechos suspensos também é simples. O mecanismo antigo é removido e sua cópia exata é instalada. Primeiro, a caixa é montada e depois a alavanca. Tendo conectado o corpo à alavanca, você pode começar a ajustar o mais próximo. Afrouxando ou, ao contrário, apertando os parafusos localizados na extremidade da caixa. Assim, a velocidade e a pressão de fechamento são reguladas. Os fechos de chão e os fechos ocultos não têm sido amplamente utilizados hoje, por isso não faz sentido insistir neles com mais detalhes.

Se você precisar substituir a vedação de plástico da porta, antes de enviá-la para a loja de ferragens, será útil remover a antiga com uma chave de fenda. A junta está aderida à cola na ranhura correspondente, por isso não deve haver dificuldades.

Tendo uma amostra em mãos, você pode ter a garantia de comprar a opção desejada. Resta limpar a superfície do excesso de cola, aplicar uma nova camada em todo o comprimento e fixar o selante. Ao mesmo tempo, não deve ceder e esticar.

Invertendo a folha da porta

Parece que as pessoas tiveram sorte, alguns encomendaram a instalação de portas de plástico há alguns anos, outros tornaram-se felizes donos de novos metros quadrados, onde já estavam instaladas portas de metal-plástico. Mas os anos passam, há um desejo de fazer não uma cosmética, mas uma grande reforma de um dos quartos. E neste exato momento percebe-se que não seria supérfluo pesar mais que a porta de um lado para o outro. Muitas vezes, é esse problema que diz respeito à porta da varanda.

Este procedimento começa removendo as maçanetas e a folha da porta das dobradiças.

Este procedimento foi descrito anteriormente, então passamos imediatamente para os seguintes pontos:

  • Remova o hardware restante da folha da porta, incluindo as dobradiças inferiores montadas. Para fazer isso, você precisa usar uma chave de fenda ou uma chave de fenda. Não deve haver nenhuma dificuldade especial. A principal coisa a lembrar é que as peças removidas são melhor dispostas da mesma maneira que foram instaladas. E é especialmente importante não quebrar os clipes de plástico, caso contrário, eles terão que ser comprados.

É bom saber que as conexões variam de fabricante para fabricante e cada fabricante possui uma série diferente.

  • Quase todos os detalhes são simétricos, daí a possibilidade de rearranjo do espelho. Além da peça chamada tesoura na moldura, você terá que comprá-la. Ele é instalado na parte superior da porta. Pode ser esquerda ou direita. Seu objetivo é dobrar o produto de plástico.
  • Depois que todos os acessórios foram removidos, nós o reorganizamos como um espelho. O principal é marcar corretamente a posição dos loops inferiores. Ao mesmo tempo, não se esqueça da manopla, que também mudará de posição.
  • Para fazer um furo para o cabo, você precisa de uma ferramenta multifuncional com um acessório especial. Ele pode ser usado para cortar um orifício retangular perfeito sem danificar o resto da folha da porta. Um cinzel comum pode substituir uma ferramenta múltipla, mas o processamento do plástico levará mais tempo.
  • Para o correto alinhamento das ferragens, os munhões devem ser colocados exatamente no centro. Isso vai economizar tempo e nervos. Você deve usar as instruções e diagramas do fabricante dos acessórios.
  • A ligação da tesoura da moldura com a tesoura do caixilho é possível graças às corrediças, que são inseridas nas guias. O segundo mecanismo de travamento são os orifícios especiais que são sobrepostos na luva de plástico.
  • Com um sistema de abertura de porta basculante, existe um mecanismo responsável pelo bloqueio. Mudando a posição da lingueta, é possível instalá-la quando o peso da porta é maior.
  • Quando a folha da porta estiver pronta, as ferragens também devem ser transferidas para a moldura da porta. Observando a posição das peças até ao milímetro, caso contrário nada funcionará.
  • A barra responsável por segurar a porta durante o sistema de giro pode ser simétrica ou assimétrica. A prancha simétrica caberá à direita e à esquerda. Ao transferi-lo, você deve estudar cuidadosamente os detalhes.
  • O alinhamento da porta de plástico é possível com uma chave hexagonal. Este procedimento é discutido com mais detalhes nas seções anteriores.
  • Os orifícios formados no local da antiga localização da alça podem ser decorados com uma inserção de plástico especial, que é chamada de soquete.
  • E os buracos das dobradiças devem ser cobertos com pregos líquidos brancos ou preenchidos com plástico líquido.

Este processo demorará um certo tempo. A maneira mais fácil é compensar uma porta com sistema de abertura convencional, pois muitos dos detalhes previstos no desenho da folha da porta com sistema de batente, neste caso, estão ausentes.

Espelho pendurado no bloco da varanda

Embora muito raramente as pessoas recorram a compensar a folha da porta, ainda existem exemplos. Por analogia, a disposição dos espelhos do bloco da varanda está sendo refeita. Mas lembre-se de que isso pode exigir permissão, já que parte da parede localizada sob a janela deve ser desmontada.

Removemos as estruturas de porta e janela de plástico das dobradiças usando o método descrito anteriormente. Usando uma chave de fenda comum, removemos cuidadosamente os declives, cantos e a moldura da porta, que é mantida na espuma.

Com a permissão em mãos, removemos parte da parede. A maneira mais fácil de limpar é a alvenaria, você terá que remendar um pouco uma laje de concreto armado. Como resultado, você deve obter uma abertura retangular.

Como a parte quebrada da parede é pequena, é aconselhável usar tijolos para a construção de uma nova parte. Tendo realizado todas as medições com antecedência, obtemos uma versão simétrica absolutamente igual do bloco de varanda. Impost é uma parte de plástico de uma moldura de porta, lembra um construtor e é transportado em nenhum momento.

Resta apenas pesar mais que a porta e inserir a janela. O procedimento já é familiar. Em seguida, devolvemos as encostas e cantos ao seu lugar original, e com a ajuda de um selante e um pano limpo cobrimos as fissuras.

As transformações descritas podem parecer muito complicadas para alguns. E nem todo mundo tem essa necessidade. Mas um grande número de pessoas deseja equipar a folha da porta com um mecanismo de abertura basculante.

Modernização da folha da porta

A estação de aquecimento dura quase todo o ano, e é bastante natural que durante o período de degelo da primavera haja o desejo de ventilar o ambiente. Na maioria das vezes, o design da porta permite apenas abri-la totalmente ou deixar a porta entreaberta. Neste caso, o ar frio entra uniformemente na divisão, inclusive na parte inferior. A situação é diferente ao abrir a porta no sistema giratório. Ele abre apenas na parte superior e o ar frio permanece nas camadas superiores.

Para alterar o desenho da abertura do metal-plástico, será necessário retirar novamente a porta das dobradiças. Depois de examinar a parte superior das conexões ou os documentos do produto, você pode ir à loja de ferragens. Basta saber o tamanho da ranhura da ferragem ou o nome da própria ferragem. Os consultores oferecerão a opção desejada sem problemas.

Usando uma chave de fenda, remova os elementos de hardware superiores da porta, que não são mais necessários. Você deve começar com os laços superiores e o cabo de extensão.

Depois de lidar com o caixilho, passamos ao quadro, onde é necessário desmontar o grampo do meio e a dobradiça superior. Em vez da dobradiça antiga, é colocada uma nova especialmente projetada para o sistema de abertura giratória.

No caixilho, instale o bloqueio do meio e a parte do caixilho da tesoura. Você deve consultar periodicamente os diagramas e as instruções fornecidas com as conexões. Mesmo os especialistas costumam olhar para eles, não há nada de repreensível nisso: afinal, o mecanismo é bastante complicado.

O próximo passo é instalar a tesoura na moldura e a contraparte na parte inferior da moldura da porta. Dependendo da altura da porta de plástico, batentes adicionais são instalados. Isso completa a instalação do sistema, tudo o que resta é ajustá-lo com uma chave sextavada.

Concluindo, gostaria de observar que uma porta de plástico começa com uma medição. Se o medidor fez as medições corretas e não houve casamento na fábrica e os instaladores fizeram seu trabalho com eficiência, ela servirá fielmente por mais de uma dúzia de anos. Claro, com o uso adequado. Mas se algum dia alguma peça falhar, não será difícil substituí-la ou levantar a porta que está pendurada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário