Como calcular o tamanho de uma porta?
As portas da casa são extremamente importantes, especialmente a forma como estão posicionadas. A abertura não tem menos importância. Você deve ser capaz de calcular corretamente suas dimensões.
Características de construção
A própria abertura implica a presença de um espaço vazio na parede.
As portas têm suas próprias características de construção.
- Via de regra, as aberturas já possuem parâmetros de acordo com certas normas, e as portas também são selecionadas de acordo com eles.
- As aberturas foram usadas quando a porta antiga foi instalada. Isso significa que quase todos são o resultado da eliminação da moldura da porta anterior. Mas há situações em que ele precisa ser modificado para certos parâmetros.
- As aberturas podem ser cortadas em paredes sólidas. Sua criação em uma parede de madeira ou concreto não é difícil. Recomenda-se calcular com antecedência se a resistência do edifício será afetada.
Do exposto, conclui-se: é necessário identificar as dimensões exigidas da abertura, com foco nas portas a serem instaladas.
Diferenças entre os tipos de porta
O dono da casa deve levar em consideração que as portas são classificadas em vários tipos de acordo com os materiais e valores funcionais.
As portas são portas de entrada, têm maior resistência às influências externas e as portas interiores são utilizadas para separar divisões. Em qualquer caso, a porta é inserida na abertura por meio de uma caixa.
Os dois tipos, por sua vez, diferem em vários aspectos, a divisão segundo a qual ajuda a evitar custos desnecessários para a aquisição de uma nova amostra, sua instalação e instalação.
- Por localização no edifício: externo e interno.
- Por método de abertura: baloiço, deslizante (compartimentos de folha dupla, por exemplo), dobrável ("acordeão"), giratório.
- Pelo material de que são feitos: madeira, PVC, alumínio, aço, metal, ferro, vidro.
- Pelo número de telas: unissexual, bipartido, um e meio.
- Pelo número de folhas: folha única, folha dupla.
- Ao preencher a folha da porta: surdo e vidrado.
Padrões de altura e largura de acordo com GOST
É importante atentar para quais parâmetros de abertura devem ser ao instalar uma porta ou durante a construção. A altura média é de 200 cm, e em alguns casos - 230 cm, a largura mínima é de 60 cm, a média é de 70 cm e a máxima é de 80 cm. Porém, para produtos extraordinários, a largura pode ser de 55 cm, e a a altura é de 190 cm, 7,5 cm. A abertura deve ser 5-10 cm maior do que a porta. Isto é necessário para que haja espaço para juntas de madeira, metal ou de montagem.
O isolamento acústico e a confiabilidade da folha da porta dependem da espessura da porta. Ele, por sua vez, é determinado pela profundidade da abertura.
Essa característica pode ter as seguintes dimensões:
- 3,5-4 cm para uma porta padrão;
- 2-4 cm para uma estrutura articulada;
- 3,5-4,5 cm para produtos de madeira sólida, com uma amostra quádrupla;
- 4,5-5,5 cm para porta de madeira fresca.
Se o proprietário deseja que a segurança contra incêndio seja a melhor, é recomendável familiarizar-se com a tabela de proporções de tamanho específicas.
Não é necessário confiar nos padrões GOST, porque existe uma alternativa - produtos estrangeiros. Eles exigem parâmetros específicos das aberturas. Para entendê-los, é recomendável familiarizar-se com esta tabela:
Parâmetros importantes para instalação
O conhecimento dos padrões de altura e largura de abertura não é suficiente.
É importante levar em consideração outras nuances que dirão o que fazer durante a instalação.
- A presença de elementos desnecessários no espaço de abertura, por exemplo, divisórias que vão interferir na instalação;
- utilização na instalação de revestimentos de paredes ou caixilhos de gesso cartonado;
- a necessidade de uma partição de gesso cartonado que pode ser recriada se necessário;
- material de parede;
- espessura da parede;
- largura da platband.
Se você prestar atenção aos pontos acima, poderá evitar dificuldades durante a instalação da porta de entrada ou entre os cômodos.
Como calcular corretamente
Os parâmetros ideais da folha da porta devem ser calculados previamente. Existe uma maneira fácil de fazer suas próprias medições. Para isso, toma-se a largura da porta e, em seguida, adiciona-se a espessura da caixa, multiplicada por dois. Aos cálculos resultantes, é necessário adicionar mais 4 cm (parâmetros de folgas para instalação e costuras). Quando a altura é calculada, a espessura da caixa deve ser adicionalmente adicionada a ela.
Na ausência de um limite, a espessura é adicionada uma vez e, na sua presença, duas vezes. Mas há situações em que você precisa pegar uma caixa que precisa ser instalada em uma abertura usada anteriormente.
Nesse caso, existe um determinado plano de ação:
- elimine elementos desnecessários nos pontos de medição. Você precisa remover não apenas a caixa anterior, mas também as plataformas.
- Arrume a parede principal. É necessário remover superfícies irregulares. Então você precisa medir as dimensões no maior e no menor lugar. Qualquer indicador deve ser registrado.
- Meça as dimensões em pelo menos dois pontos diferentes da abertura, especialmente se for angular.
- Determine se a abertura precisa de correção, por exemplo, quando está enviesada ou muito estreita.
- Teste a dureza das superfícies arrumadas. Se necessário, eles precisam ser fortalecidos.
A limpeza das superfícies das extremidades da abertura nem sempre ocorre sem problemas, especialmente se a abertura já foi usada no passado.
Você pode descobrir a altura da porta com uma soleira (em outras palavras, com a barra inferior, que também faz parte da caixa), usando a seguinte fórmula: duas espessuras da caixa são adicionadas à altura da porta folha, então uma folga para instalação de 13 mm é adicionada para operação livre da porta de cima, bem como 5 mm de recorte para operação da porta de baixo.
O cálculo da altura da porta sem a viga inferior da caixa (sem soleira) é realizado de acordo com um esquema diferente: somam-se a altura da folha e a espessura da caixa, a 1 cm da distância do acabado piso é adicionado a eles para o funcionamento livre da porta, 3 mm de distância do topo e 10 mm são adicionados à costura de montagem.
Outra nuance importante: as medições devem ser feitas várias vezes se uma reforma ou reforma foi feita recentemente em um apartamento ou casa particular.
A parede é cuidadosamente estudada e decide onde é mais seguro montar a porta. Com o mesmo cuidado, você deve inspecionar as encostas nas laterais, descobrir qual é sua geometria. É possível que eles possam ser dobrados ou criar outras complicações.
Não será possível fazer medições apenas com uma fita métrica, você terá que aplicar um nível de construção, em casos extremos - um construtor a laser. As medições são realizadas no lado da abertura de baixo para cima.
Recursos de instalação
Existem algumas sutilezas que serão úteis para medições e instalação.
- Recomenda-se fazer medições quando o chão estiver coberto com alguma coisa. A espessura do carpete, por exemplo, ajudará a determinar se a altura da porta acima do piso mudará após a conclusão da instalação.
- Os lados da abertura devem ser paralelos. Para rastrear isso, é recomendado medir periodicamente a folga em diferentes pontos: no centro, abaixo e acima.
- Você pode medir a profundidade da abertura usando um par de réguas ou um compasso. O número mínimo de pontos para medição é 3. Isso deve ser feito recuando 20 cm das partes inferior, superior e central da abertura.Você precisa usar o parâmetro de maior profundidade como base. Nele você pode descobrir se precisa usar peças adicionais para a caixa. A profundidade da caixa não deve exceder a profundidade da parede.
- Quando a moldura da porta é instalada com sucesso, geralmente existem lacunas deixadas entre o bloco e a parede. Eles podem ser removidos com espuma de poliuretano e usados como acabamento.
Se o apartamento não tiver móveis difíceis de desmontar, você pode reduzir a abertura e colocar portas com 70 cm de largura. Para fazer isso, você precisará construir uma abertura em drywall, você precisa construir uma moldura de metal, mas primeiro você precisa remover a porta velha com a caixa e aparar a inclinação. Você pode montar racks verticais para a caixa, preencher o espaço livre com a ajuda da placa de gesso.
Isso é prático nas condições certas:
- As encostas são tortuosas e é difícil traçar um perfil sobre elas.
- No gesso, é necessário nivelar a placa de gesso e, ao mesmo tempo, não é necessário reduzir a profundidade da parede.
- Você pode diminuir a passagem em não mais do que 10 cm.
É necessário retirar a camada de gesso no local de instalação e, em seguida, tomar as medidas necessárias para a moldura.
Em seguida, você precisa posicionar os perfis de modo que fiquem em uma posição vertical uniforme. O tamanho da abertura deve ser adequado para a instalação da caixa. Várias peças devem ser cortadas de drywall e fixadas na parede com cola especial e aparafusadas aos perfis. Eles são interligados para ajudar a manter a distância.
Se a abertura for muito alta, isso pode causar um problema com a instalação da plataforma superior. As opções adequadas são colar o papel de parede o mais baixo possível ou escolher letras maiúsculas. A solução mais eficaz é abaixar a borda superior da abertura usando placa de gesso e vigas de madeira e, em seguida, cobri-la com papel de parede.
A instalação de portas personalizadas é um pouco diferente.
A razão reside na ausência de caixas nestes espécimes e, portanto, nos requisitos aumentados para a qualidade da disposição dos lados da abertura final. Além disso, você deverá monitorar cuidadosamente os parâmetros das aberturas.
- A porta giratória pode ser articulada. Observação: ao abrir a porta, ela desvia verticalmente em todas as direções em torno de 1,5 mm.
- Ao instalar um compartimento, a largura da caixa deve ser 10 cm maior que a da porta.
- A porta pivô pode se mover para os lados da abertura, mas as lacunas devem ser alinhadas ao redor de todo o perímetro.
As amostras acima não têm platibandas que podem eliminar defeitos. Cada fenda pode destruir a estética de qualquer porta, mesmo a mais atraente. Existem algumas dificuldades ao trabalhar com as aberturas de pêndulos e espécimes rotativos.
Se você exceder a profundidade da abertura em 14 cm, haverá necessidade de esquemas de deslocamento para a instalação de acessórios de fixação. Se estamos falando de amostras deslizantes, a espessura da abertura deve ser 2 vezes maior do que a profundidade da folha.
Vantagens dos valores padrão
Obviamente, o dono da casa não é obrigado a respeitar os valores padrão, mas os padrões têm algumas vantagens que devem ser dadas um pouco de atenção.
- Grande variabilidade. A maioria dos fabricantes cria cópias com parâmetros padrão, portanto, não há dificuldade em comprar uma porta da mais alta qualidade.
- Salvando. Ao contrário das portas convencionais, as folhas extraordinárias são mais caras. Projetos incomuns são pedidos individualmente. Como resultado, é necessário um investimento adicional de dinheiro para criar um novo interior.
- Fácil de instalar. Se os parâmetros de abertura corresponderem ao padrão, então durante o processo de instalação haverá menos dificuldades.
Diferenças de tamanho por tipo de casa
É importante notar algumas das nuances de tamanho em diferentes tipos de edifícios. Normalmente em um "Khrushchev" ou casa de painéis, a espessura da parede é de 75 mm, e a moldura da porta é feita com a espessura adequada. Mas se esse fato for ignorado, surgem dificuldades.É necessário instalar outro expansor ou remover um elemento extra da caixa.
Fazer isso em casa não será fácil. Em edifícios novos, a altura típica da abertura varia de 217 a 220 cm. Isto se deve ao fato de que a maioria dos proprietários faz um sistema de "piso quente", e o nível de altura da abertura no final da instalação fica próximo ao padrão.
A inauguração é realizada de acordo com as normas do SNiP. Para uma parede de tijolo, sua altura deve ser em torno de 188-225 cm, e sua largura deve ser de 63 a 176 cm. Para uma amostra de um monólito, a altura deve ser de 187-225 cm, e sua largura deve ser 62-175 cm de altura - 185-197 cm e largura - 57-170 cm.
Mas se você desviar do padrão e expandir a amostra em alguns centímetros, a costura de espuma não será mais confiável. É necessário que a espuma para instalação seja forte. Caso contrário, não será capaz de livrar a porta instalada de vãos e ajudá-la a suportar cargas. Teremos que reduzir a largura da abertura com uma viga de madeira cuja secção é de 5x5 cm, existe outra opção - usar bloco de espuma e cola para ladrilhos.
Se os parâmetros da caixa não corresponderem às dimensões das paredes, a instalação da platbanda irá pelo menos causar complicações. Na pior das hipóteses, a instalação é excluída e isso afetará significativamente a aparência do grupo da porta. Portanto, as medições são feitas em três pontos diferentes. Se os parâmetros resultantes diferirem ligeiramente entre si e forem idênticos aos padrões, não há necessidade de comprar portas incomuns. No entanto, não há garantia de que após a instalação de uma porta típica não será necessário instalar extensões ou remover os elementos longitudinais da moldura.
Na maioria das vezes, em edifícios de tijolos, as paredes estão longe do ideal e às vezes é necessária uma barra para completá-la. Se você não montar este elemento, a plataforma apenas dobrará a parede com mais força, e é melhor evitar isso, pois a aparência do ambiente será prejudicada, sem falar na composição da porta como um todo. Se falamos sobre novos tipos de edifícios, precisamos mencionar o encolhimento e outras mudanças na geometria que podem ocorrer. Não instale a porta muito cedo. A parede pode ser torcida e a porta pode emperrar.
O encolhimento mais longo ocorre em casas de madeira recém-construídas. Quando as vigas coladas secam, há alguns centímetros de encolhimento para cada metro da casa e cerca de 15 cm quando as toras secam.
O encolhimento mais longo é de 4 meses. É problemático prever o tamanho com antecedência e as medições das aberturas nesta fase não fazem sentido. Os vãos em edifícios de madeira não precisam ser ajustados com platbands nos primeiros anos. Eles são uma espécie de balizas pelas quais você pode calcular a mudança nas dimensões da casa.
Seleção dos parâmetros de abertura, levando em consideração a localização
As aberturas abrem uma passagem de uma sala para outra. Os parâmetros da abertura (largura, profundidade) dependem se o proprietário do apartamento pretende inserir a porta nesta ou naquela abertura. A presença de portas depende da localização. A abertura que leva ao banheiro, vaso sanitário ou banheiro deve ser projetada para a presença de uma porta. Além disso, uma de suas funções é evitar que odores estranhos se espalhem por todo o apartamento. As portas não devem ser transparentes.
Não se esqueça de que as portas de um apartamento ou de uma casa particular abrem para dentro. Considere isso ao criar uma nova abertura. Em salas grandes, eles são colocados no centro da parede para fins estéticos e práticos. Se o dono da casa pretende instalar uma porta de varanda, ele precisa pensar onde colocar a abertura. Uma porta aberta não deve atrapalhar a própria varanda. Via de regra, a abertura é montada lateralmente, mas ao mesmo tempo é melhor que a própria porta fique no centro da sala, uma vez que deve abrir para dentro. Os mesmos exemplares são recomendados para um terraço ou saída para o pátio.
Ao medir uma porta, você deve prestar atenção aos padrões da porta em certas partes da casa.A largura das portas das casas de banho em pequenas habitações deve ser cerca de 55 cm, para amostras de cozinha - 70 cm, e para a entrada de quarto ou quarto de criança - cerca de 80 ou 90 cm.
Não é recomendável instalar portas de sauna excessivamente largas, pois não conseguem manter a temperatura desejada na sala de vapor. A largura ideal de abertura é considerada de 80 cm, mas pode ser ampliada se houver necessidade de troca de móveis ou equipamentos dentro da banheira.
Os artesãos dão algumas dicas para instalar uma porta em uma banheira de madeira. As portas são cortadas com uma serra elétrica depois que a casa encolheu um ano e meio após a construção. As coroas feitas de tora ou barra devem ser amarradas com uma barra embutida para que não se partam. Para fazer isso, uma ranhura é feita na parede, este elemento é cuidadosamente martelado nela.
Recomenda-se prender a moldura da porta a uma barra, o que é útil para um monte de coroas. É provável que uma estrutura feita de uma tora ou barra tenha diminuído ao longo de vários anos, portanto, uma lacuna tecnológica deve ser deixada entre o elemento superior da caixa e a parede. As fendas de montagem em banheiras de madeira são preenchidas com material usado para calafetagem.
Em divisórias internas (por exemplo, em uma sala de estar), a largura da folga deve ser de 60-70 cm. Para um banheiro, sala de vapor, chuveiro, uma abertura com uma largura mínima é desejável.
Para as regras de medição de portas, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.