Dobradiças da porta: tipos, características de seleção e instalação

Dobradiças da porta: tipos, características de seleção e instalação
  1. Visualizações
  2. Dimensões (editar)
  3. Materiais (editar)
  4. Design e cor
  5. Como escolher?
  6. Como instalar?

As dobradiças são um dos elementos de porta mais importantes. São necessárias para aderir a folha da porta à moldura e, além disso, são as dobradiças que permitem abrir e fechar as portas. Eles geralmente são vendidos com uma estrutura de porta. Mas às vezes há situações em que as dobradiças precisam ser substituídas e então é muito importante adquirir os mecanismos corretos e montá-los com alta qualidade.

Visualizações

A função principal das dobradiças das portas é facilitar a abertura e o fecho de qualquer tipo de folha da porta. Outra função importante desses elementos é garantir a fixação de todo o conjunto na moldura da porta, portanto, os mais altos requisitos de qualidade e confiabilidade são impostos a esses elementos de hardware.

    Quanto mais elevada for a qualidade destes elementos, mais tempo serão as instalações interiores e de entrada. Por exemplo, se dobradiças muito fracas e não confiáveis ​​forem penduradas em uma estrutura maciça e pesada, elas cederão muito em um futuro próximo e simplesmente deixarão de cumprir as tarefas atribuídas a elas. E, é claro, as dobradiças devem se encaixar organicamente na tela geral e não violar o conceito de design da sala.

    As dobradiças das portas são as mais variadas: amovíveis, pêndulo, rã, mola, com fecho de porta, regulável, dupla, abertura frente e verso e muitas outras. Além disso, os fundamentos para sua classificação são:

    • lugar de fechos;
    • recursos de instalação;
    • material usado;
    • tipo de estrutura principal.

    Vários tipos de dobradiças são distinguidos no lugar dos fechos.

    1. Acessórios para estruturas de entrada - são caracterizados por uma resistência muito elevada, o que lhes permite suportar o peso da folha e uma quantidade significativa de aberturas e fechamentos limpos. Tais modelos determinam a força de fixação da tela à caixa, pois lhes é confiada a função de proteger as venezianas contra a retirada ilegal das dobradiças por intrusos - tornam-se um obstáculo para a entrada no prédio residencial de terceiros. Tradicionalmente, dobradiças ocultas (ocultas) são usadas para portas de entrada.
    2. Acessórios para aberturas interiores - estes modelos são caracterizados por uma maior leveza e menor resistência do que os produtos para aberturas de entrada.
    3. Destacar loops direito ou esquerdo - a escolha, neste caso, depende diretamente da direção em que a porta se abrirá. Se a maçaneta estiver localizada no lado direito, a porta abre com a mão esquerda voltada para ela mesma - este design requer dobradiças esquerdas. Por outro lado, se a maçaneta estiver fixada à direita e a porta for aberta com a mão direita, as dobradiças direitas serão necessárias.

    Mas deve-se ter cuidado ao comprar um produto de fabricantes europeus, nesses países costuma-se usar uma classificação diferente - lá os tecnólogos são guiados não tanto pela mão com que a tela é aberta, mas pelo seu sentido de movimento. Além disso, as portas ali, via de regra, se abrem por si mesmas. Assim, se você empurrar a tela com a mão direita e ela permanecer do lado correspondente, a porta será considerada esquerda.

    Se não tem a certeza da sua competência - contacte um consultor de vendas para aconselhamento - ele irá ajudá-lo a escolher as dobradiças ideais para a sua porta.

    Importante: tenha em atenção que, ao comprar uma porta nova, deve fazer uma escolha para que o mecanismo de abertura da folha da porta cumpra os requisitos de segurança contra incêndios. Está provado que, em uma emergência, as pessoas começam a empurrar a tela em vez de puxá-la em sua direção.Além disso, as portas não devem interferir na entrada / retirada de móveis e não devem constituir obstáculo às saídas de todos os outros cômodos da casa.

    Pelo método de instalação, as dobradiças universais e removíveis são diferenciadas.

    Os primeiros são mais comuns, são mais baratos e fáceis de instalar, porém, são indissociáveis. De vez em quando na casa existem situações em que é necessário remover toda a porta. Se você o prendeu com dobradiças direita ou esquerda dobráveis, então você só precisa abrir a porta, levantar a folha principal e remover as portas. Mas se você usava produtos universais, precisará desparafusar os parafusos autoatarraxantes com os quais eles são fixados.

    De acordo com a opção de design, muitas opções diferentes de dobradiças são distinguidas e sua escolha final depende inteiramente das características da própria porta. Por exemplo, existem produtos que são ideais para modelos de madeira. Outras opções são mais adequadas para plástico, enquanto outras são mais adequadas para folhas de metal e até mesmo vidro. Além disso, ao comprar loops, você deve levar em consideração o número necessário, o peso e as dimensões do próprio array.

    As dobradiças suspensas são consideradas mais familiares ao usuário doméstico, pois são uma haste forte e dobradiças fixadas nela, além de placas que auxiliam na instalação. Na maioria das vezes, ambas as partes de tal modelo têm placas completamente idênticas, no entanto, nos últimos anos, o modelo foi aprimorado - um lado ficou um pouco mais longo, o que simplificou muito a instalação.

    As dobradiças borboleta são uma versão mais moderna das dobradiças, em que uma parte é cortada na segunda e, quando a porta é fechada, as placas não interferem umas nas outras de forma alguma. No estado fechado, uma superfície reta achatada é obtida nestes produtos, enquanto sua espessura corresponde totalmente ao parâmetro de uma única placa. A instalação de tais dispositivos não requer habilidades especiais e ferramentas profissionais, de forma que mesmo um iniciante pode instalar esses acessórios.

    As vantagens dos loops de sobrecarga incluem:

    • facilidade de instalação;
    • preço baixo;
    • longa vida útil;
    • versatilidade.

    No entanto, também existem desvantagens:

    • a necessidade de desparafusar se necessário para remover a tela;
    • a probabilidade de inclinação da estrutura;
    • aptidão para fixação apenas em telas de baixo peso;
    • requisitos para uma superfície perfeitamente alinhada da própria folha e de toda a moldura da porta.

    Os modelos de dobradiça Mortise não são menos populares. Externamente, na aparência, são muito semelhantes às faturas, e o princípio da estrutura é semelhante - cartão. Mas as diferenças residem no método de instalação - essas dobradiças cortadas na extremidade da porta, devido às quais um movimento bastante suave da própria tela e uma aparência estética são fornecidos.

    As vantagens dessas dobradiças embutidas são a facilidade de instalação e a versatilidade. Além disso, para eles não há divisão em direita e esquerda, e o preço é bastante democrático. As desvantagens são as mesmas das instalações aéreas.

    As conexões aparafusadas apresentam diferenças bastante sérias em comparação com os dois primeiros modelos. Aqui o eixo é feito em forma de cilindro e vários pinos são fixados nele, é sobre eles que as dobradiças são fixadas à porta e ao caixilho, e apenas a dobradiça permanece visível.

    Como regra, ao instalar essas dobradiças, as tampas decorativas são usadas para mascarar, elas são selecionadas para combinar com a tela principal e, como resultado, elas se fundem completamente com a porta.

    Esses loops são presos a telas enormes. Se a porta for muito leve, os mecanismos aparafusados ​​destroem a madeira e causam lascas e um número significativo de rachaduras.

    Os prós são óbvios:

    • facilidade de instalação;
    • a probabilidade de regulação para a altura desejada;
    • versatilidade.

    Os contras também são significativos:

    • essas dobradiças só podem ser fixadas a uma porta e um quarto;
    • se for necessário remover a porta, é necessário desmontar as ferragens.

    As placas de canto têm uma característica especial - são feitas na forma de cantos.Essas dobradiças são verdadeiramente universais, em particular, podem ser usadas para portas com rebaixamento. Mas dos pontos negativos, vale destacar a falta da capacidade de ocultá-los de alguma forma, assim, a aparência geral da porta pode ficar estragada.

    As dobradiças ocultas são muito procuradas, quando a tela está na posição fechada - elas são invisíveis. Via de regra, são montados nos modelos mais caros de portas internas e montados dentro da própria tela. Ao contrário de todos os outros modelos, essas dobradiças são capazes de suportar portas pesadas, mas sua instalação é bastante complicada e requer habilidades profissionais.

    Essas dobradiças fornecem um ângulo de giro razoavelmente pequeno, o que pode ser difícil ao mover peças grandes de móveis. Sob forte estresse mecânico, as dobradiças ficam empenadas e até mesmo emperradas. Bem, mais uma desvantagem é o alto custo, que é uma ordem de magnitude maior do que os preços de outros modelos de dobradiça.

    As dobradiças de dupla face tornaram-se comuns em complexos públicos, no entanto, se desejado, também podem ser fixadas em instalações residenciais. Eles têm um design bastante peculiar que permite que você abra a porta de você e para você mesmo.

    Mas seu custo é muito alto, então nas casas esses acessórios raramente são usados, e isso não faz sentido.

    Os laços de rolamento são bastante eficazes - ajudam a redistribuir uniformemente a massa de toda a lâmina. Baseia-se no princípio da utilização de rolamentos lisos ou de rolamento, tais portas movem-se muito suavemente devido ao atrito reduzido.

    As desvantagens dos acessórios residem em um design pouco atraente, portanto, na maioria das vezes, eles são fixados em salas de serviço e outras salas sem importância. Além disso, se o produto for de má qualidade, essas dobradiças quebram rapidamente.

    Dimensões (editar)

    Tradicionalmente, as alturas das dobradiças variam de 11 a 15 cm e as larguras variam de 2,7 cm a 3,5. A espessura do dispositivo geralmente não excede 3 mm.

    Falando de forma mais construtiva, os tamanhos de dobradiça padrão podem ser:

    • altura: 11 cm, 13 cm, 15 cm;
    • largura: 2,7 cm, 3 cm, 3,5 cm;
    • espessura: 2,5 mm, 2,8 mm, 3 mm.

    Existem algumas nuances. Assim, as dobradiças com 11 cm de altura em cada um dos cartões têm 4 pequenos orifícios para parafusos, as dobradiças com 13 e 15 cm de altura e as dobradiças largas com 5 orifícios, o que é importante para aumentar a fiabilidade da fixação da dobradiça na porta.

    Materiais (editar)

    Uma lista bastante limitada de materiais é usada para criar as dobradiças das portas.

    • Latão - essas dobradiças são feitas por fundição forjada e são as mais procuradas. As portas de latão são caracterizadas por maior resistência e boa ductilidade, podem suportar um grande peso da porta.
    • Aço - estes são os elementos mais fortes e confiáveis ​​que se distinguem por uma longa vida útil e durabilidade. Os produtos de ferro podem suportar as portas mais maciças, por isso são mais frequentemente instalados em dispositivos de entrada.
    • Zinco e ligas de alumínio São dobradiças baratas, mas se desgastam muito rapidamente.

    Design e cor

    Nos tempos soviéticos, as dobradiças de aço inoxidável eram mais comuns, embora naquela época não parecessem muito agradáveis ​​esteticamente. Hoje em dia, os produtos são revestidos com revestimentos especiais anticorrosivos e decorativos, o que os torna bastante atrativos, graças aos quais a moda das dobradiças de aço está voltando rapidamente.

    No entanto, hoje em dia tentam deixar o resto das dobradiças mais estéticas - podem ser pretas, brancas, douradas e também imitar a cor e a textura da madeira em tons castanhos.

    As dobradiças pulverizadas antigas estão na moda - esses produtos são frequentemente instalados em salas decoradas no estilo chique gasto, onde há uma grande quantidade de móveis antigos e itens de decoração.

    É por isso que cada um pode escolher para si a melhor versão destes dispositivos, que terá uma aparência esteticamente mais agradável quando a porta estiver aberta.

    Como escolher?

    As dobradiças das portas são consideradas um dos elementos mais importantes das ferragens, é necessário que correspondam à sua finalidade funcional, bem como que correspondam de forma ideal à decoração de toda a instalação da porta.

    Ao comprar uma porta, você deve levar em consideração vários pontos fundamentais:

    • parâmetros da folha da porta: peso, largura, bem como espessura e altura;
    • o material com o qual a porta é feita;
    • estilo da porta;
    • a forma de fixação das alças - direita ou esquerda;
    • funcionalidade da porta - entrada ou interior;
    • frequência de uso - pode ser baixa, alta e média;
    • características do desenho do final da tela - pode ser lisa e dobrada;
    • características técnicas de fixação do modelo de dobradiça selecionado, características próprias da folha - uma porta-livro, bem como uma porta sanfonada, tradicional.

    O ponto mais importante na seleção do painel giratório do caixilho é a obtenção de resistência, confiabilidade e alta capacidade de carga da conexão da porta. Quando as dobradiças da porta são escolhidas incorretamente ou a instalação foi realizada com violações graves, então sua vida útil é reduzida drasticamente. É por isso que, mesmo na fase de seleção de ferragens, deve-se ter o máximo de informações possível sobre os parâmetros da estrutura da porta. É necessário calcular corretamente o grupo de peso da faixa, que consiste na massa das telas e todos os seus componentes.

    O número de loops é calculado com base no valor calculado de acordo com o seguinte princípio:

    • dois níveis de fixação para telas não superiores a 25 kg;
    • para estruturas com peso de 25–60 kg, são necessários três níveis de dobradiças de porta;
    • faixas de até 80 kg requerem o uso de quatro níveis de fixação da dobradiça a uma distância igual.

    Deve-se notar que hoje em dia o mercado está transbordando de produtos falsificados, pois fabricantes inescrupulosos criam falsificações para as marcas mais populares, mas elas são apenas semelhantes na aparência - a qualidade de tais cópias deixa muito a desejar, elas podem entrar em colapso a qualquer tempo e não duram muito.

    Os especialistas recomendam dar preferência aos seguintes fabricantes.

    • Paládio É uma marca especializada na produção de ferragens de alta precisão que garantem uma abertura e fecho confortável e de elevada qualidade. Como regra, este fabricante produz dobradiças de latão e aço, enquanto a superfície é envernizada em diferentes tonalidades em duas camadas.
    • Ápice - os móveis para portas interiores são produzidos com esta marca. O kit básico inclui as próprias dobradiças e os parafusos auto-roscantes necessários para sua fixação. Os produtos são feitos de aço inoxidável e revestidos com um composto decorativo que desempenha simultaneamente funções de proteção.
    • Dr. Hahn - esta empresa vende dobradiças de porta brancas muito atraentes, que se distinguem por uma série de características operacionais importantes:
    1. a capacidade de ajustar em planos horizontais e verticais;
    2. a capacidade de suportar uma carga de até 140 kg;
    3. versatilidade de uso.

    Como instalar?

    As características de fixação das dobradiças dependem em grande parte do material principal com o qual a tela é feita.

    A substituição das dobradiças em modelos de plástico ocorre em várias etapas.

    1. Primeiro você precisa remover a tira protetora decorativa.
    2. Em seguida, a própria porta deve ser removida - primeiro ela é aberta ligeiramente e, em seguida, o fragmento totalmente protuberante do cilindro é rebaixado com um batente e removido com um alicate. Em seguida, a tela é ligeiramente dobrada sobre si mesma, levantada e para os lados, após o que a porta pode ser facilmente removida.
    3. Usando uma chave hexagonal, os próprios laços são removidos desaparafusando.
    4. No lugar das ferragens danificadas é colocado um novo, o ideal é escolher produtos do mesmo fabricante para que os orifícios de fixação coincidam totalmente.
    5. Depois de aparafusadas todas as dobradiças, é necessário recolocar a porta no lugar anterior - para isso, todo o trabalho descrito acima é repetido na ordem inversa.

    Normalmente, as presilhas de entalhe são instaladas em lonas de madeira, para isso, primeiro marcam todos os assentos - normalmente são colocadas a 20-30 cm das bordas superior e inferior. É importante que não haja lascas e nós nesta área, se houver, é melhor deslocar um pouco os laços.

    Depois disso, é necessário fazer um recesso para a dobradiça, enquanto sua profundidade deve corresponder totalmente à espessura da placa, e o laço é preso a ela. As portas de metal envolvem o uso de solda ao instalar as dobradiças.

    No vídeo a seguir, você aprenderá como escolher as dobradiças para portas e como elas diferem.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário