Escolhendo dobradiças para portas pesadas

Escolhendo dobradiças para portas pesadas
  1. Variedades
  2. Materiais (editar)
  3. Construções
  4. Cálculo da quantidade necessária

Ao solicitar reparos de organizações terceirizadas ou adquirir um bloqueio de porta, que inclui a moldura e a própria porta, geralmente não surgem dúvidas sobre a escolha dos elementos de suporte de carga. Uma situação completamente diferente é observada se você quiser fazer reparos por conta própria. Ao mesmo tempo, as estruturas maciças requerem uma abordagem particularmente cuidadosa dos acessórios, portanto, neste artigo iremos considerar as opções adequadas para a escolha de dobradiças para portas de madeira pesadas, bem como para produtos metálicos e blindados.

Variedades

Atualmente, os acessórios para portas são classificados de acordo com os seguintes critérios:

  • por design;
  • por material;
  • por simetria.

Neste caso, de acordo com a simetria, as dobradiças das portas são:

  • direito;
  • deixou;
  • universal.

A simetria é determinada pela direção na qual a tela instalada na montagem será aberta. A porta instalada na dobradiça esquerda montada no lado direito abrirá com a mão esquerda voltada para si mesma, com a versão direita o oposto é verdadeiro, mas o modelo universal pode ser instalado como você quiser.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos materiais e opções de design mais comuns para ferragens de portas.

Materiais (editar)

Todas as estruturas consideradas podem ser feitas de vários materiais. Além disso, todos os modelos são feitos apenas de metais diferentes - materiais menos duráveis ​​simplesmente não podem suportar o peso da estrutura. Teoricamente, a cerâmica poderia suportar tal massa, mas na prática, as dobradiças não são feitas dela, uma vez que um material tão duro é muito frágil e não suporta cargas dinâmicas (como portas que batem).

Os seguintes grupos de metais são usados ​​na produção de loops:

  • aço inoxidável;
  • metais negros;
  • latão;
  • outras ligas.

Produtos feitos de metal ferroso são mais adequados para estruturas massivas, que se destacam por seu baixo preço e excelente resistência. Um pouco inferiores a eles estão as opções de aço inoxidável mais estéticas e caras, que podem exigir mais. Mais caras do que o aço inoxidável, as dobradiças de latão também são bastante duráveis, mas ao mesmo tempo as mais caras. Mas as opções de ligas precisam ser estudadas cuidadosamente - se métodos de silumin ou metalurgia do pó foram usados ​​na produção de tal produto, então não vale a pena instalar estruturas massivas nele.

Construções

Agora, no mercado, há um grande número de designs diferentes de dobradiças.

Eles podem ser condicionalmente divididos em dois grupos:

  • destacável;
  • uma pedaço.

Os acessórios destacáveis ​​são geralmente dois elementos conectados por um pino, que pode ser montado em um deles ou inserido pelo lado de fora. Esse tipo de dobradiça é chamado de toldos, e o tipo de conexão geralmente é chamado de "pai - mãe". Você pode remover a porta dos toldos levantando-a. É possível desmontar a porta da dobradiça de uma só peça desapertando os parafusos que prendem a dobradiça na caixa.

Vamos nos deter nos tipos de estruturas mais comuns com mais detalhes.

Dobradiças suspensas

Esta opção é adequada para uma porta de madeira maciça, mas em produtos de metal parecerá extremamente inadequada. Ao contrário dos acessórios mais modernos, na dobradiça externa uma de suas partes é fixada não na extremidade da porta, mas em sua superfície externa, e tem dimensões de várias dezenas de centímetros.As opções externas são geralmente feitas de metais ferrosos por forjamento.

Canopies com alfinete

Este tipo era o mais comum na época soviética, é um design dividido com um pino que faz parte de um dos dois elementos de dobradiça. O segundo possui uma ranhura correspondente ao pino. A porta é removida de tal fecho muito rapidamente levantando-a, portanto não é recomendado instalar portas de entrada nela. Os dosséis podem ser usados ​​para portas interiores maciças, mas não parecem muito agradáveis ​​esteticamente.

Toldos através de postes

Esta opção é uma modificação da anterior, em que a ranhura para o pino está em ambos os elementos de laço, e o próprio pino é inserido neles separadamente. A opção em que o pino é conectado com um plugue facilmente desrosqueado é ótima para passagens entre salas, mas para portas de entrada você precisa encontrar uma opção em que o plugue seja selado ou soldado.

Para portas de madeira pesada ou metal, vale a pena procurar um dossel que use rolamentos. Vai custar mais que as opções clássicas, mas vai durar muito mais e elimina o risco de deformação da fixação durante a operação da estrutura. Ao mesmo tempo, as portas instaladas em um produto com rolamento não rangem.

Dobradiças borboleta

Esta opção só é adequada para produtos de madeira, uma vez que é fixada por parafusos aparafusados ​​tanto na caixa como na própria tela. Geralmente são baratos, parecem muito bonitos, mas mesmo os mais fortes deles podem suportar uma carga de no máximo 20 kg. Portanto, vale a pena utilizá-los apenas para passagens internas, tendo calculado previamente a massa da estrutura. Eles precisam ser instalados estritamente em um eixo vertical, uma folga de mesmo alguns milímetros levará à necessidade de desmontar as conexões em alguns meses.

Estruturas de canto

Esta opção de montagem é usada apenas para portas com rebaixamento (quando a borda externa da superfície externa da porta cobre uma parte da moldura da porta). Normalmente, seu design é semelhante aos toldos "borboleta" ou "pai - mãe", apenas os dois elementos são em forma de L.

Opções frente e verso

Uma porta equipada com tal fecho pode abrir em ambas as direções: "para si mesma" e "para longe de si mesma". Em uma casa, essa necessidade raramente surge, mas se você decidir por essa opção, então é melhor confiar sua instalação a um artesão experiente, porque o menor erro durante a instalação pode acarretar um desequilíbrio na estrutura. Também não vale a pena economizar na qualidade de tais produtos - a carga sobre eles é muito maior do que em opções mais familiares. Também vale a pena escolher um modelo equipado com molas especiais que fixam a porta na posição fechada.

Modelos aparafusados

Esses produtos são uma modificação dos toldos, nos quais as dobradiças não são fixadas fora da lona e da caixa, mas por dentro com o auxílio de pinos de apoio especiais, que são instalados nos orifícios pré-perfurados na lona e na caixa. Claro, esses modelos são adequados apenas para portas de madeira e seu peso não deve exceder 40 kg.

Dobradiças escondidas

Estes produtos reforçados têm um design complexo e têm como principal vantagem serem invisíveis do exterior, uma vez que todos os seus elementos estão dentro da caixa e da tela. Ao mesmo tempo, são adequados tanto para portas de madeira como de metal, e sua capacidade de suporte (desde que sejam de material de alta qualidade) permite que sejam instalados nos metais mais pesados ​​e até mesmo em estruturas blindadas. Eles são produzidos exclusivamente a partir de ligas de alta resistência ou aços fortes. É melhor confiar a instalação a um profissional - um artesão doméstico não só terá habilidades suficientes, mas também ferramentas (as dobradiças não podem ser instaladas em uma estrutura de metal sem o uso de uma máquina de solda).

Cálculo da quantidade necessária

Independentemente do modelo de fixação selecionado, existe uma regra que garante o funcionamento seguro da porta.

O número de acessórios é selecionado com base no peso:

  • se a tela pesar menos de 40 kg, bastam duas voltas;
  • com um peso de porta de 40 a 60 kg, serão necessários três pontos de fixação;
  • uma porta com peso superior a 60 kg deve ser instalada em 4 dobradiças.

Como escolher as dobradiças das portas e como elas se diferenciam, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário