Tudo sobre dobradiças de vidro
As dobradiças de vidro especiais permitem que você monte portas e móveis sem fazer orifícios que possam danificar materiais frágeis. Eles têm um design especial que permite consertar com segurança até mesmo elementos articulados bastante pesados e massivos. Vale a pena aprender mais sobre os tipos de dobradiças de vidro do nosso sortimento para fazer a escolha certa.
Peculiaridades
As principais características das dobradiças de vidro estão diretamente relacionadas à sua finalidade. Uma vez que a fixação por meio de fixação não é a melhor opção, outros métodos de fixação são usados aqui. Na maioria das vezes, é a instalação em braçadeiras especiais que podem suportar cargas significativas durante a operação. Isso é especialmente importante em estruturas sem moldura, onde não há bordas feitas de madeira ou metal.
Na instalação em ambientes úmidos, a atenção é dada à resistência à corrosão dos materiais e, às vezes, à resistência ao calor, como é o caso da fixação de portas em saunas, paredes de box de chuveiro.
Um dos requisitos importantes é a estética das dobradiças, pois permanecem visíveis na superfície do vidro transparente. Com fixação sem moldura, estes elementos são selecionados para que tenham um aspecto atraente, tenham um desenho simétrico e sem defeitos. Um dos parâmetros principais é o tamanho dos loops. Elementos muito grandes prejudicarão a aparência geral da porta ou de outra estrutura suspensa.
A presença de elementos de proteção é outra característica distintiva importante de fixadores especializados. As dobradiças de vidro são equipadas com juntas especiais feitas de polímeros flexíveis e resilientes. Isso evita danos ao caixilho de vidro.
Visão geral da espécie
Dobradiças para portas de vidro, caixilhos, móveis são divididos em grupos de acordo com as características de seu projeto, método de instalação e localização. A estrutura interna será fixada de forma diferente da de entrada. O axial difere marcadamente na forma de abertura do giratório. Acessórios adicionais também são importantes: os modelos com fecho de porta significam o fecho automático do caixilho. Todos esses fatores devem ser levados em consideração na classificação.
Por tipo de instalação
Todas as estruturas articuladas para os elementos de vidro são divididas em montadas sem furação - tanto na parte interna quanto na transversal, aparafusadas na folha. Eles têm diferentes cargas operacionais e funcionais. Na indústria de móveis, os suportes de dobradiça são usados com mais frequência, semelhante a portas dianteiras e portas de armário com dobradiças. Eles têm juntas especiais e podem suportar um peso de até 20 kg.
Existem os seguintes tipos de loops.
- A sobrecarga. Usado para pressionar firmemente o vidro na linha final do gabinete. Versátil e difundido.
- Meios guias de remessa. Necessário se a parte de suporte de carga vertical da estrutura segurar as dobradiças de uma vez para 2 faixas de lados diferentes. A escolha ideal para estruturas com várias seções.
- Mortise. Forneça imersão total na cavidade final, se necessário. Conveniente em áreas de vestir com portas articuladas.
- Inserido com fecho direto. Nesse caso, o vidro é perfurado e preso com parafusos.
- Canto. Eles são necessários para fixar as portas em ângulos não retos em gabinetes de design complexo.
- Adit. Essencial para móveis de canto com painéis laterais falsos.A dobradiça tem uma curvatura máxima da alavanca, o que a torna fácil de usar com uma espessura significativa do suporte.
Além disso, existem toldos criados especificamente para pesadas estruturas de vidro suspensas. Proporcionam abertura em planos diferentes, não prejudicam a aparência do produto.
Por nomeação
Aqui, a classificação é extremamente simples: os loops podem ser móveis ou interiores. Por exemplo, acessórios de grande formato projetados para um peso de 20 kg ou mais são instalados em uma porta de vidro em uma loja, shopping center, banheiro ou sauna. As dobradiças para a frente de vidro de móveis, portas de armários ou vitrines serão mais compactas. Eles são projetados para espessuras de vidro de até 10 mm e uma carga de até 20 kg.
Por tipo de construção
A divisão principal nesta base é feita em abrir (instalado à vista), e escondido rotações. É comum considerar separadamente toldos... Eles são usados em portas de vidro deslizantes e onde a faixa de abertura deve ser de até 180 graus. As dobradiças reforçadas suportam a carga de 2 telas ao mesmo tempo. A classificação principal é a seguinte.
- Articulado. Opções de móveis tradicionais com mecanismo giratório. No caso do vidro, as opções ocultas e semi-sobrepostas são as mais usadas.
- Reforçado. Eles usam uma estrutura de quatro dobradiças, que é fixada em 3 planos ao mesmo tempo. As dobradiças permitem expandir o ângulo de abertura em até 165 graus, elas são aéreas, semi-sobrepostas e internas.
- Pêndulo / carrossel. Variantes com pivô central, sobre o qual a folha da porta gira em torno do seu eixo. Eles podem ser equipados com limitadores e outros acessórios adicionais, eles são usados para decorar os grupos de entrada.
- Principal. Projetado para faixas de peso não superior a 20 kg. Necessário para um fechamento mais apertado. Adequado para guarda-roupas e portas.
- Articulada 180 graus. Instalado em banheiros e chuveiros ou na fixação de lonas do tipo radial.
- Universal. Pode ser montado em qualquer lado da estrutura de vidro.
Estes são os principais tipos de dobradiças de vidro, que se distinguem pelo tipo de desenho.
Por método de instalação
Existem vários métodos básicos de instalação de estruturas de vidro: com ou sem perfuração da chapa, com grampo. Por exemplo, em armários de móveis, armários e outros móveis, as opções de dobradiça superior são geralmente usadas.
Se a estrutura prevê moldura em madeira ou metal, a instalação pode ser feita da forma tradicional, com furação.
Conexão de perfuração
Na instalação direta de ferragens, são utilizados copos frontais e contra-placas - elementos decorativos que cobrem o orifício no qual os fechos são instalados. A conexão direta também é usada em portas totalmente de vidro. A parte correspondente da dobradiça é fixada na altura exigida na parede lateral da fachada do móvel.
Apenas o vidro com uma espessura não superior a 8 mm é adequado para furar. Abas mais massivas simplesmente não se sustentam no corpo da base.
Para os armários com moldura de alumínio, foram criadas dobradiças especiais, concebidas para serem fixadas nas paredes laterais deste metal. A sua instalação requer um esforço mínimo, não prejudica o aspecto do envidraçado.
Estruturas de fixação
Essas dobradiças de vidro são equipadas com ranhuras, dentro das quais o material frágil é embutido. O elemento giratório das ferragens é feito de um perfil de metal em forma de U. A espessura padrão da abertura é de 8 a 10 mm, e espaçadores também são colocados dentro para compensar a compressão e regular a densidade da fixação. Na maioria das vezes, esses revestimentos têm uma estrutura de vinil ou borracha, bem como uma parte adesiva que permite que eles sejam firmemente fixados ao vidro.
Ligação adesiva
Essas dobradiças são fixadas à estrutura de suporte dentro do corpo ou em pinos de suporte em suas partes superior e inferior. Além disso, a tecnologia de ligação UV pode ser usada, com uma composição que é polimerizável sob a influência dos raios. Essa opção é boa para estruturas totalmente de vidro. Os dosséis podem ser articulados ou em forma de U.
Materiais (editar)
As dobradiças de vidro são feitas de materiais de alta resistência e resistência à corrosão. Vamos considerá-los.
- Aço inoxidável. O metal com uma superfície polida tem uma aparência atraente e pode suportar cargas operacionais significativas. A parte externa é fosca ou brilhante e combina bem com vidro.
- Silumin ou alumínio. Metais macios coloridos com uma superfície branco prateada são usados em estruturas leves de baixo custo. Quando oxidado, o alumínio, assim como as ligas nele baseadas, muda de cor para um cinza fosco e precisa de limpeza periódica.
- Latão. A liga não ferrosa tem uma cor dourada característica, frequentemente realçada por pulverização decorativa adicional. A capacidade de carga dessas dobradiças é menor do que a das dobradiças de aço, mas em termos de estética elas são superiores a outras opções.
Estes são os principais metais a serem considerados ao selecionar as dobradiças de vidro.
O aço comum é sujeito à corrosão, perde rapidamente seu apelo visual, por isso raramente é usado sem o revestimento de cromo decorativo.
Principais fabricantes
Existem dezenas de opções de dobradiças no mercado adequadas para uso com estruturas de vidro, mas nem todas as marcas são confiáveis. As conexões deste tipo de melhor qualidade são feitas nos países da UE: Alemanha, República Tcheca, Itália.
Entre eles, pode-se destacar uma empresa Dorma - uma empresa alemã e líder de mercado reconhecida. italiano Metalglas também está entre os líderes. Entre as marcas populares, fabricantes da Alemanha como WSS, Paul + Sohn GmbH... As empresas russas são representadas por marcas Atlântico, Kinglong, Orman.
Regras de seleção
Ao escolher as dobradiças para vidro, você precisa ser guiado pelos princípios básicos que são importantes na fixação de materiais frágeis.
- Carga estimada. É calculado com base no peso da estrutura suspensa e no número de suportes. Quanto mais grossa e maciça for a faixa, mais confiáveis as dobradiças devem ser. A presença de uma moldura e acessórios suspensos também devem ser levados em consideração.
- Ângulo de abertura. Ele determina até que ponto a faixa pode ser aberta. Para grupos de entrada, esse valor deve ser de 90 graus ou mais. Para caixilhos de móveis com dobradiças, um ângulo reto padrão geralmente é suficiente.
- A presença de ajuste. Se possível, durante a operação, as dobradiças podem ser apertadas levando em consideração a deformação de outros elementos. Isso é conveniente, mas não necessário.
- Aparência. As dobradiças instaladas no vidro devem estar em harmonia com a estrutura como um todo, conferindo-lhe atratividade adicional.
Estas são as principais diretrizes a serem seguidas.
Além disso, não é comum combinar vidros coloridos e coloridos com armações de latão. No banheiro e na cozinha, as dobradiças devem ser inoxidáveis.
Como instalar?
Não é recomendada a automontagem de dobradiças com furação no vidro. Isso requer equipamentos e cálculos precisos, caso contrário, o material é facilmente danificado. Trabalhar com fixadores sem furar não requer tais esforços. Basta marcar na moldura o local onde ficará a dobradiça, fixar as ferragens com parafusos na posição desejada.
Em seguida, um selante e vidro são inseridos dentro da ranhura de modo que o interior da copa fique adjacente a ela. Depois disso, resta apenas ajustar o nível da força de aperto com parafusos especiais, como em uma braçadeira. Às vezes, cola é usada adicionalmente para uma fixação mais forte.
A parte de vidro instalada deve ser verificada quanto à conformidade com a geometria especificada. A faixa não deve ser inclinada, aberta ou fechada com força. Os encaixes de travamento e as alças são instalados após pendurar as peças estruturais principais.
Você aprenderá como prender corretamente as dobradiças à porta de vidro no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.