Dobradiças para portas de alumínio: tipos e recomendações para seleção
As dobradiças para portas de ferro têm características próprias. Isso se deve ao peso considerável das estruturas de cobertura. A durabilidade das portas depende do tipo de dobradiças, da sua qualidade e resistência.
Requisitos
As dobradiças das portas de metal são grandes. Vários materiais são usados para sua fabricação.
- Aço. É caracterizado pela confiabilidade e custo moderado. No entanto, este material está sujeito à corrosão.
- Aço inoxidável. O aço inoxidável é caracterizado por propriedades de alta resistência, resistência à corrosão.
- Latão. Os produtos de latão têm excelentes propriedades de galvanoplastia. Devido ao processamento por meio de fundição, é possível criar vários tipos de desenhos.
- Alumínio. As dobradiças feitas com esse material são caracterizadas pela estética e pelo baixo custo. No entanto, devido às suas propriedades de baixa resistência e rápido desgaste, essas dobradiças não são usadas em estruturas de portas de metal pesado.
Os elementos de loop devem ter as seguintes características:
- longa vida útil;
- alta qualidade;
- versatilidade;
- confiabilidade.
Os tipos de dobradiças para portas de alumínio, bem como suas características técnicas, são regulamentados pela norma GOST 5088-2005. De acordo com as regras estabelecidas, os elementos têm um determinado tamanho, forma, finalidade.
Variedades
Dependendo do tipo de desenho da dobradiça, vários tipos de modelos são diferenciados.
- Modelos com uma bola dentro. A esfera localizada entre as hastes evita o desgaste rápido do mecanismo e garante movimentos suaves.
- Modelos de rolamentos. Mecanismo de rolamento de esferas proporciona facilidade de movimento e longa vida útil. A presença do mancal retarda significativamente o desgaste das dobradiças, evita a ocorrência de um ruído estridente, gripagem e afundamento da estrutura.
Existem dois tipos de mecanismos de rolamento de esferas:
- Elementos em forma de cilindro com esfera;
- loops em forma de gota (em forma de gota).
Esses e outros elementos de rolo têm características de alta resistência. Eles são capazes de suportar o peso considerável de uma porta de metal.
Eles também distinguem entre os tipos de dobradiças com um método de instalação diferente.
- Aparafuse. As dobradiças consistem em dois cilindros, um atrás do outro. As hastes são anexadas a eles. Seu número pode ser diferente: de 2-4 hastes. Com a ajuda deles, você pode abrir a porta em apenas uma direção.
- Pêndulo. Com a ajuda deles, você pode abrir a porta em ambas as direções.
- A sobrecarga. Os elementos são fixados na parte superior da caixa e na porta. Eles raramente são usados em edifícios residenciais.
- Carregado com mola. Estes são mecanismos de dobradiça na forma de dois cilindros que vão um após o outro. Eles têm uma mola dentro da estrutura. O detalhe permite que você retorne a porta ao estado fechado sem a ajuda de ninguém. Esses mecanismos de 3 peças raramente são usados em portas de metal, pois se desgastam rapidamente.
- Interno. A forma dos loops é na forma de um retângulo plano ou de um cilindro. O mecanismo em forma de retângulo é preso com pinos. O mecanismo de dobradiça é o único que é completamente invisível quando a porta é fechada. Mesmo com um desejo forte, esses laços não podem ser cortados de fora, portanto, eles são mais frequentemente usados para aumentar a segurança contra a penetração na sala. Se a porta estiver localizada no lado da rua, não há necessidade de se preocupar com o impacto negativo do ambiente externo - as dobradiças são protegidas de forma confiável contra corrosão e emperramento.Isso pode ocorrer devido a mudanças repentinas de temperatura.
- Articulado. A estrutura tem a forma de um retângulo com um cilindro com um orifício na extremidade. Esse mecanismo tem um custo relativamente baixo.
Os mecanismos de fixação das estruturas das portas variam de acordo com o lado da fixação.
- Lado direito. Com este arranjo, a estrutura da porta se moverá no sentido anti-horário.
- Canhoto. Nesse caso, a estrutura da porta se moverá no sentido horário.
- Misturado. Mecanismos de uma peça são adequados para qualquer direção de abertura de porta.
Dicas de Seleção
As dobradiças da porta corretamente selecionadas contribuirão para a longa vida útil de toda a estrutura da porta, além de fornecer a melhor funcionalidade do mecanismo.
Antes de comprar uma porta, é importante pensar com antecedência no seu peso, opção de abertura e qual será a carga. É também necessário calcular a possibilidade de encolhimento das paredes, a influência das condições climatéricas, garantindo a segurança da divisão. Com isso em mente, será melhor escolher o tipo de dobradiças para fixar na caixa. Idealmente, o mecanismo da porta consistirá em elementos que combinam em cor e design.
Se já existe uma porta, resta escolher os elementos de dobradiça. Aqui você deverá selecionar a opção de velame mais adequada, levando em consideração os requisitos necessários.
Por exemplo, se a porta tiver muito peso, é melhor escolher elementos de dobradiça cilíndricos com o maior número de pinos. Para isso, são adequados mecanismos de rolamento de esferas com as melhores propriedades de resistência. Se a porta for leve, opções com formato plano são adequadas.
Você também pode resolver problemas de peso elevado ao instalar vários acessórios (mais de dois). Isto é especialmente verdadeiro se a porta for usada com frequência, uma vez que o mecanismo se desgasta rapidamente com o aumento de cargas.
No caso de a porta estar virada para a rua, por questões de fiabilidade, é mais aconselhável escolher um tipo de cobertura interna.
Esses elementos são caracterizados pela versatilidade, estética e longa vida útil. No entanto, deve-se ter em mente que este tipo de fixador apresenta propriedades de baixa resistência: durante a operação, são possíveis casos de flacidez. Devido à complexidade da instalação, o reparo de tais mecanismos é difícil.
Também deve ser lembrado que as copas internas têm um certo ângulo de abertura da porta - isso pode criar dificuldades consideráveis ao trazer grandes objetos para dentro da sala.
Se a casa for nova e se presume que as paredes vão encolher, talvez a melhor opção sejam elementos articulados com capacidade de ajuste.
Ao determinar em que direção o mecanismo da porta será aberto, o tipo apropriado de dobradiça deve ser selecionado.
Um papel importante é desempenhado pela marca do fabricante - a qualidade dos produtos, propriedades de força e resistência ao desgaste muitas vezes dependem disso.
Instalação e ajuste
A maneira como as dobradiças da porta são instaladas depende de seu tipo.
Para instalar a porta em dobradiças aparafusadas, é necessário cortar a parte superior das dobradiças na porta e a parte inferior na abertura.
O mecanismo de dobradiça é fácil de ajustar horizontal e verticalmente. A possibilidade de ajuste permite ajustar os processos de encolhimento da parede. Qualquer desalinhamento da porta pode ser suavizado girando as dobradiças na direção desejada.
Dependendo do tipo de dobradiça, a altura da porta pode ser ajustada sem desmontar ou deslocar os elementos. Na execução dos trabalhos, deve-se levar em consideração a confiabilidade na fixação dos toldos, a proporção de suas posições. Só depois de se certificar de que tudo é proporcional, você pode iniciar a soldagem.
Ao contrário das dobradiças aparafusadas, os toldos internos não podem ser ajustados.
As dobradiças são fixadas à moldura da porta e à moldura por meio de um orifício no cilindro. Ao remover a porta, essas dobradiças precisam ser desmontadas.
No caso de um mecanismo de rolamento de esferas, os elementos em forma de cilindro são soldados às placas - isso fornece a folga necessária entre a estrutura da porta e os fechos.
No caso de um tipo de fecho em forma de gota, a soldadura não é necessária, uma vez que a forma do elemento fornece tecnologicamente a folga necessária entre a estrutura da porta e o fecho.
Ao instalar um mecanismo de rolamento de esferas com suas próprias mãos, alguns pontos devem ser levados em consideração.
- A estrutura da porta é fixada à moldura da porta de modo que todas as suas bordas fiquem em contato direto com a superfície. Os espaços entre as portas devem ser iguais em todos os lados. É importante evitar distorções.
- Antes do trabalho, as dobradiças são tratadas com graxa, caso contrário, a esfera pode ser soldada à dobradiça durante a soldagem.
- Ao instalar as dobradiças, é importante garantir uma folga funcional entre a porta e o fixador - só então comece a soldar.
- Após a soldagem, as costuras de soldagem são limpas. Isso é feito para fins estéticos.
- A última etapa do trabalho é o tratamento superficial com corante. Isso é feito para proteger o material da corrosão.
O processo de instalação do fixador interno é bastante específico. Inclui as seguintes obras:
- os orifícios são cortados para os fixadores - eles devem ser perfeitamente uniformes;
- primeiro, as dobradiças são soldadas à superfície interna do alaúde e, em seguida, à superfície interna da estrutura da porta.
O processo é bastante trabalhoso e requer grande precisão e exatidão. Negligenciar as nuances da instalação pode levar a uma rápida perda de funcionalidade do mecanismo, avaria. Será difícil para um amador dar conta desse trabalho, por isso é melhor confiá-lo a profissionais.
Para prolongar a vida útil do mecanismo, é necessário lubrificá-lo periodicamente, ajustar a posição.
Veja o vídeo a seguir para as diferenças nas dobradiças das portas.
O comentário foi enviado com sucesso.