Como e como lubrificar as dobradiças da porta para que não rangam?
O rangido das dobradiças da porta acelera o desgaste e é muito irritante para a audição e os nervos. Com o cuidado adequado dos encaixes da porta, a estrutura permanecerá em uso por mais tempo. E a inércia em tal situação, a longo prazo, levará à quebra e substituição das dobradiças. É muito mais fácil e barato cuidar deles em tempo hábil. A lubrificação regular ajudará a prevenir problemas e estender sua vida por mais tempo.
Por que as dobradiças rangem?
As dobradiças das portas começam a ranger por vários motivos. É importante monitorar sua condição para evitar mais desgaste. Os principais problemas que causam o aparecimento de um guincho são os seguintes.
- Lubrificação insuficiente. Com o tempo, o lubrificante expira. Engrossa, espalha-se ou seca-se, bloqueando o movimento normal da porta, o que afecta destrutivamente o mecanismo.
- Corrosão. A causa mais comum de dobradiças rangentes em portas de rua. O motivo é a alta umidade, que não é tolerada por todos os elementos metálicos da estrutura da porta. Se você não tomar medidas contra a ferrugem, o movimento da lâmina é gradualmente dificultado e o ferro é destruído.
- Desgaste de peças. A operação inadequada ou prolongada da estrutura da porta e seus acessórios leva ao desgaste do mecanismo e à sua quebra.
- Poluição. Poeira e pequenos detritos geralmente se acumulam no espaço do loop. Se nada for feito, a sujeira se acumula no lubrificante, atinge as dobradiças e aos poucos começa a triturar o metal como um abrasivo.
- A porta está enviesada. Se a folha da porta for maciça ou se houve algum erro durante a instalação da estrutura, ela pode estar inclinada. Isso não é apenas prejudicial para os encaixes, mas também leva a um afrouxamento ainda maior da própria caixa e a uma mudança nos contornos da tela. Normalmente, as consequências de uma instalação pouco profissional fazem-se sentir desde os primeiros dias de funcionamento da estrutura da porta.
As falhas mais comuns durante a instalação, levando a consequências desagradáveis: distorção da estrutura montada, instalação incorreta ou frágil das dobradiças, fricção da lona contra o revestimento, caixa ou platibanda. A conclusão se auto-sugere: o rangido da porta sugere que é necessário lidar com urgência com a causa de seu aparecimento.
Escolhendo um lubrificante
Antes de proceder ao estabelecimento do movimento normal e silencioso da folha da porta, é necessário entender que tipo de lubrificante é adequado para isso. Existem vários compostos especiais à venda que são adequados para portas de rua ou interiores. Os mais populares são os seguintes produtos prontos.
- WD 40. Um óleo muito popular e eficaz que permite não só eliminar o ruído e melhorar o deslizamento das peças metálicas, mas também remover a corrosão. O produto cria uma película protetora nas superfícies tratadas que evita a propagação da ferrugem.
- Litol. Lubrificante anti-rangido ideal para portas de entrada metálicas. Devido à sua resistência à água e ao gelo, pode ser usado ao ar livre. A opção mais adequada para a prevenção da corrosão nas dobradiças de todas as portas externas, portões e portas de garagem.
- Óleo sólido. Massa oleosa, viscosa na consistência, um dos materiais mais utilizados na prática. Adequado para lubrificar peças móveis em máquinas.
- Tsiatim. Um agente polivalente na forma de um óleo espesso com um aditivo antioxidante.
Se você não tiver um produto feito na fábrica para lubrificar as peças de metal, pode tentar um dos remédios "populares". Na juventude de nossos avós, Litol e WD estiveram ausentes, mas eles sabiam como lidar com o problema de guinchar com meios improvisados elementares.
- Um lápis simples. A lousa era esmagada e derramada em dobradiças, ou eles levantavam a folha da porta e colocavam uma peça diretamente no mecanismo, e ele próprio a esfarelava. A cera e o óleo no chumbo ajudaram a se livrar do barulho irritante.
- Sabonete líquido. Já é uma ferramenta mais moderna para engraxar dobradiças de portas. Está sempre disponível em casa. Uma gota de concentrado viscoso é suficiente e a teia ficará mais lisa e silenciosa. Não adianta por muito tempo, mas sempre há uma oportunidade de repetir o tratamento.
- Cera. Há sempre uma vela em casa que pode ser usada não só para iluminar, mas também para melhorar o deslizamento de mecanismos desgastados.
- Óleo de girassol. Qualquer gordura vegetal da cozinha da dona de casa ajudará a eliminar o rangido do metal por um curto período de tempo. Até mesmo um adolescente pode manipular óleo vegetal. Nenhuma habilidade ou instrução especial é necessária para a lubrificação. Mas esse método é considerado temporário, já que a poeira adere rapidamente ao óleo de girassol. A sujeira resultante desgastará rapidamente o mecanismo.
- Óleo de máquina e trabalhando com eles. A melhor opção para proprietários de automóveis. Eles sempre têm esse tipo de lubrificante em estoque.
- Óleo para processamento de peças de máquinas de costura. Mulheres agulhas sabem que tal ferramenta lubrifica bem todos os mecanismos móveis. Uma vantagem é a ausência de marcas de gordura e a facilidade de aplicação. Em um apartamento, essa limpeza não fará mal.
- Petrolatum. Se nenhuma das opções acima estiver disponível, vaselina regular é adequada para lubrificar o metal. Isso, é claro, é uma medida temporária de "domar" o guincho, até que você possa obter uma ferramenta especial e realizar o procedimento de reabilitação das alças conforme o esperado.
Como lubrificar corretamente?
O resultado final depende da técnica de aplicação do lubrificante, não menos do que o meio pelo qual ela é realizada. As dobradiças devem ser lubrificadas corretamente para que não rangam. A composição aplicada na área desejada ajudará a resolver o problema de forma eficiente e sem complicações. Isso ajudará a prevenir a contaminação subsequente do mecanismo e estender sua vida útil. Vale a pena esclarecer algumas regras sobre o processo de lubrificação de qualquer dobradiça de porta.
- O produto deve ser aplicado com lata de óleo especial, bico com tubo fino ou seringa médica.
- Se as dobradiças forem desmontadas, você pode processá-las com uma escova fina ou um cotonete lubrificado com graxa. O pano é menos conveniente para lubrificação.
- Para não manchar as portas com excesso de óleo, é necessário usar uma toalha de papel seca.
- Quando uma porta range em uma área específica, essa área precisa de um tratamento mais intensivo. É fácil identificá-lo pelos traços externos de abrasão.
- A parte interna das dobradiças necessita de um tratamento de óleo mais generoso, pois é a parte funcional do mecanismo que fica exposta ao desgaste.
Para processar dobradiças universais sem remover a porta, você precisa encontrar o lubrificante certo e um frasco com um bico fino. Se o produto já estiver embalado dessa forma, você poderá começar a trabalhar imediatamente. Caso contrário, vale a pena derramar cuidadosamente a composição de óleo em um recipiente conveniente. A graxa deve penetrar facilmente na poeira e cobrir todas as partes funcionais do mecanismo de dobradiça com uma película protetora.
É conveniente usar o produto na forma de spray. As graxas de silicone e de lítio são igualmente convenientes. Este último é vendido em todas as concessionárias de automóveis e é ótimo para lidar com qualquer coisa metálica e estridente. Este método é muito conveniente para quem não consegue levantar uma folha pesada da porta. A graxa é aplicada entre as dobradiças, preenchendo cuidadosamente as lacunas com ela.
A segunda maneira de lubrificar as dobradiças da porta é mais problemática. Adequado para dobradiças divididas. Teremos que remover a tela levantando-a com um pé-de-cabra. Coloque-o em cima de duas cadeiras estáveis e processe conforme recomendado. Nesta posição, é muito mais conveniente inspecionar as dobradiças, especialmente se for necessário desmontá-las ou repará-las.
Prepare com antecedência trapos velhos desnecessários. Sempre seque e limpe para limpar o excesso de graxa oleosa e limpar as áreas contaminadas. Eles devem ser limpos antes de aplicar um lubrificante. Caso contrário, todos os esforços despendidos serão em vão. Partículas abrasivas com uma nova porção de lubrificante danificarão as dobradiças ainda mais ativamente. Após a lubrificação, a folha da porta deve ser pendurada no lugar.
Adendo
De referir que o processo de processamento das dobradiças é o mesmo para todas as portas, independentemente de serem interiores, metálicas, exteriores ou varanda. O plano de processamento pode ser diferente dependendo do tipo de caseado.
- Por um tempo, qualquer óleo comestível ajudará a "agitar" loops apertados: azeitona, coco, etc.
- O design do loop consiste em duas cartas conectadas por uma haste. O correto é puxar a haste para fora do mecanismo para lubrificá-la com mais eficácia.
- Abra as portas e remova a haste de cada lado. Você pode fazer isso simplesmente com os dedos, mas é mais conveniente usar um alicate girando a haste no sentido anti-horário. Tente não esfregar a pele dos dedos no batente da porta ou na tela.
- Se a haste de metal estiver enferrujada e difícil de puxar, há duas opções de ajuda: uma chave de fenda ou um conversor de corrosão especial. A ferramenta geralmente é mais fácil pelo simples motivo de estar sempre disponível.
- Depois de remover a haste, você precisa aplicar uma fina camada de graxa nela e, em seguida, processar as dobradiças. É conveniente fazê-lo com um borrifador ou com um bico longo e fino.
- Verifique o movimento da porta. Se o rangido continuar, remova a haste do mecanismo e aplique graxa adicional. Continue até que o barulho pare. Quando o resultado desejado for obtido, coloque a haste de volta.
- Use um pano limpo ou toalha de papel descartável para remover a sujeira. O excesso de óleo deve ser removido imediatamente para que a poeira não se acumule sobre eles no futuro.
- As dobradiças enferrujadas devem ser tratadas com um conversor de ferrugem pronto antes de tentar puxar a haste. Se um transdutor não estiver disponível, WD-40 Spray servirá para facilitar a remoção da haste.
- Você não deve tentar derrubar a haste presa com golpes de martelo se a ferrugem estiver muito enraizada no metal. Existe a possibilidade de danificar as portas e o mecanismo, agravando os seus problemas.
- Gentilmente, levante a haste com uma chave de fenda após ela ter sido engraxada por um tempo. Deve sair do loop com flexibilidade.
- Use qualquer objeto de metal resistente para empurrar a haste confortavelmente. Por exemplo, pinças, agulhas de tricô ou qualquer ferramenta menor que uma casa de botão.
- A haste terá que ser reparada conforme necessário. Se estiver enferrujado ou dobrado, deve ser tratado adicionalmente contra a corrosão ou endireitado. Nesse caso, o martelo não será mais supérfluo. Você precisa colocar a haste em uma superfície de concreto e tentar acertar para que o metal fique nivelado, mas não danifique ainda mais.
- Depósitos enferrujados podem ser lixados com lixa.
- O lubrificante deve ser aplicado começando com uma pequena quantidade, adicionando óleo conforme necessário.
- Trabalhe com luvas.
Se as dobradiças da porta estiverem muito gastas e enferrujadas, é melhor tentar substituí-las por novas. E, em seguida, para evitar tal situação, tomando regularmente medidas preventivas.
Para obter informações sobre como lubrificar as dobradiças das portas para que não rangam, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.