Escolhendo platbands na porta

Escolhendo platbands na porta
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Projeto
  6. Como escolher?
  7. Montagem
  8. Adendo

É difícil imaginar uma casa ou apartamento sem portas. A finalidade das portas de entrada é, em primeiro lugar, a proteção e preservação do calor, sendo a principal função das portas interiores o zoneamento do espaço da divisão. A variedade de materiais com os quais as portas são feitas hoje é impressionante, mas as folhas da porta não podem ser instaladas sem platibandas, pois dão à porta um aspecto acabado e esteticamente agradável.

Peculiaridades

O que é essa plataforma? E por que a porta parece menos atraente sem eles? Para responder a essas perguntas, você precisa entender todos os recursos desses elementos.

Platibandas são tiras instaladas ao longo do perímetro em ambos os lados da abertura de entrada, na qual está localizada a porta. A principal função das platibandas é cobrir a lacuna entre a parede e a moldura da porta.

Escondem perfeitamente os elementos individuais da estrutura e da instalação (extremidades da moldura da porta, parafusos, fechos, espuma) e também evitam a penetração de correntes de ar, preservando assim o calor da divisão. A sua função decorativa não é menos importante. As platibandas corretamente selecionadas e instaladas decoram não apenas a porta em si, mas também a abertura na qual ela é instalada.

A instalação das platibandas é o toque final na transformação de toda a sala, portanto, a sua escolha e instalação deve ser feita de forma muito escrupulosa, tendo pensado em todos os detalhes e estudado não só as características, mas também os tipos destes importantes elementos .

Visualizações

Os caixilhos das portas têm uma classificação própria, graças à qual podem ser subdivididos em tipos de acordo com várias características. As diferenças mais significativas são a forma e a maneira de instalar esses elementos.

Platibands, montados ao longo do perímetro da porta, são geralmente retangulares., mas diferem entre si na forma da parte frontal. É a forma da superfície que permite subdividi-los em planos, semicirculares e cacheados.

Platibandas, de forma plana, têm uma superfície plana e, como o nome sugere, uma superfície plana; em seção transversal, essa faixa parece um retângulo. As platibandas semicirculares têm superfície convexa e, dependendo da ideia do designer, podem ser simétricas em forma de crescente ou ligeiramente deslocadas para um dos lados da tábua e assemelhar-se a uma queda. Os tipos planos e semicirculares estão entre as plataformas mais comuns: eles são mais frequentemente instalados em portas internas.

Uma opção mais cara e menos comum são os platbands crespos. Uma característica distintiva desta espécie é a presença de um certo relevo em sua superfície. O padrão de relevo está localizado ao longo da prancha e tem a forma de ranhuras intercaladas com cristas em forma de cristas. As platibandas em relevo conferem à porta um aspecto bastante atraente e original.

O método de instalação é outro recurso que permite classificar as plataformas. Dependendo do que e como as tiras são fixadas na abertura, elas são divididas em suspensas e telescópicas.

Uma opção mais comum são as faixas suspensas. Para instalá-los na abertura, são necessários pregos, parafusos auto-roscantes, cola PVA, pregos líquidos ou selante. É com a ajuda desses fechos que as plataformas superiores são fixadas na parede.

As platibandas telescópicas são fixadas de uma maneira diferente: não precisam ser pregadas ou aparafusadas à parede com parafusos autorroscantes - prendem-se perfeitamente devido ao seu formato especial em L, que é a sua vantagem indiscutível. Uma das bordas dessa tira tem forma arredondada e se junta diretamente à parede, e a outra é dobrada de maneira especial e, quando instalada, vai para o recesso (ranhura) da caixa, conectando-se firmemente a ela.

Este método de fixação permite evitar a instalação de pranchas especiais, se a espessura da caixa não exceder a espessura da parede em mais de 10-15 mm. Se necessário, as lâminas telescópicas podem ser estendidas até um comprimento de 1 a 2 cm, escondendo assim perfeitamente o vão entre a caixa e a parede.

As platibandas telescópicas podem ser acopladas não apenas à caixa, mas também às extensões. Se a distância entre a parede e a caixa ultrapassar a marca de 15–20 mm, a instalação de extras não pode ser evitada. Na maioria das vezes, uma porta de entrada é instalada com extensões, já que a abertura quase sempre é mais espessa que a caixa.

Você também pode classificar as plataformas pelo método de junção. Na parte superior da abertura, as réguas estão em contato umas com as outras, o ângulo de sua conexão é a base que ajuda a classificar as platibandas de acordo com o método de junção. A conexão das pontas das tiras pode ocorrer tanto em ângulos de 45 quanto de 90 graus.

Para unir as extremidades das pranchas em um ângulo de 45 graus, você terá que aparar cada prancha do lado da união. Este método de aparagem é o mais comum e adequado para tábuas com qualquer formato de superfície.

Platbands, encaixando nas extremidades em um ângulo de 90 graus, podem ter duas direções de encaixe: horizontal e vertical. Este método de união é adequado para pranchas retas com uma seção transversal retangular.

Platibandas com uma superfície figurada e semicircular não podem ser instaladas desta forma, uma vez que a parte final convexa ou figurada com esta disposição se elevará acima da superfície da tira encaixada.

Materiais (editar)

Para a fabricação de platibandas em produção, são utilizados materiais de diversas origens. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens, que são levadas em consideração durante a instalação.

As platibandas podem ser feitas de madeira, plástico, fibra (MDF), metal.

A madeira é o material mais sustentável. Para a fabricação de platibandas, diferentes tipos de árvores são usados. Os modelos econômicos são geralmente feitos de espécies de madeira macia, como pinho ou tília, enquanto para o segmento mais caro eles usam carvalho, faia ou wengué. As pranchas de madeira são designadas por produtos universais: são adequadas para quase todas as folhas de porta, o principal é escolher o tom certo com tinta, cera ou verniz. As platibandas de madeira são fáceis de instalar e podem durar muito tempo se forem devidamente cuidadas.

Mas a madeira tem suas desvantagens: os produtos de madeira não toleram mudanças de temperatura e umidade excessiva do ar, sem tratamento com meios especiais, a superfície da madeira absorve grande quantidade de umidade, o que leva a processos de decomposição e, em última instância, à deformação do produto. Além disso, a superfície não tratada das pranchas muitas vezes escurece, perdendo seu tom original. Mas para ser justo, deve-se notar que o material ainda é passível de restauração. Para devolver uma aparência apresentável, as fissuras podem ser massajadas, as áreas escurecidas podem ser limpas, a superfície pode ser tratada com um anti-séptico e coberta com qualquer material de tinta e verniz.

O segundo material mais popular é o painel de fibras (MDF). A superfície das placas de MDF em aparência é muito semelhante à estrutura da madeira, portanto, as pranchas feitas desse material são muito procuradas, se comparadas a outros tipos.Isso não é surpreendente, porque as placas de MDF pertencem a materiais ecológicos: na colagem de fibras, são utilizadas substâncias de origem natural: parafina e lignina.

Para que as platibandas de MDF combinem com o tom da moldura da porta, tela, complementos e outros elementos, eles são revestidos.

A superfície frontal da tira é laminada ou folheada. A laminação é o processo de embrulhar uma folha de MDF com um filme de PVC e colar com um corte fino de uma madeira maciça na parte frontal é a estratificação. Os tipos laminados têm boa resistência ao desgaste e as platibandas folheadas não são inferiores em qualidade e aparência aos modelos de madeira.

O material MDF tem apenas uma desvantagem - é uma baixa resistência à umidade. Via de regra, as platibandas feitas com este material não são instaladas em ambientes com alta umidade e não são utilizadas para enfrentar aberturas de portas de entrada.

Você pode fixar platbands de MDF com cola, líquido ou pregos especiais.

Um dos materiais mais práticos usados ​​para a produção de platibandas é o plástico. A vida útil dos painéis de plástico é muito mais longa do que a dos painéis de MDF.

É resistente a temperaturas extremas, o que significa que as tiras não estão sujeitas a processos de deformação. A superfície dos painéis não desbota ao sol, a sua cor permanece inalterada ao longo da sua vida útil. O plástico pertence a materiais resistentes à umidade, o que significa que os painéis não apodrecem e não serão cobertos com mofo. Cuidar deles é simples: basta limpar a loiça com um pano húmido.

As platibandas de plástico, ao contrário dos produtos de MDF, podem ser instaladas ao ar livre: elas resistem perfeitamente a todos os fenômenos atmosféricos.

Painéis de plástico de boa qualidade na aparência não diferem muito de produtos similares feitos de MDF, mas são vendidos por um preço mais baixo do que os painéis de MDF. A instalação de platbands de plástico é simples e acessível, mesmo para iniciantes.

Os pregos líquidos são mais usados ​​para fixar produtos plásticos, uma vez que uma violação da estrutura do material com pregos finos comuns pode levar a rachaduras e delaminação do produto em pequenos pedaços.

O metal prático é usado com menos frequência do que outros materiais para a produção de platibandas. As tiras de metal diferem dos materiais acima no aumento da resistência ao estresse mecânico, portanto, são utilizadas na instalação de estruturas de entrada. As portas de entrada, via de regra, também são feitas de metal, durante a instalação das quais as platibandas são utilizadas como elementos separados muito raramente - sua função é desempenhada por uma moldura de porta.

O metal não tem medo da umidade, não desbota ao sol e mesmo flutuações significativas de temperatura não são capazes de deformar as pranchas.

Dimensões (editar)

Existem quatro circunstâncias essenciais que afetam o tamanho da caixa: as dimensões e a localização da abertura, a forma das ripas e o tamanho do vão entre a parede e a moldura.

Os fabricantes produzem platibandas com larguras diferentes não por acaso, mas de forma bastante razoável... As dimensões das aberturas em diferentes apartamentos e ainda mais em habitações particulares podem diferir significativamente umas das outras, o que, consequentemente, afecta as dimensões das folhas da porta, do próprio caixilho e, claro, das dimensões das platibandas. Para folhas de porta padrão (80 * 200 cm), a largura da caixa está na faixa de 6 a 10 cm.

Uma largura de 6,4 cm (64 mm) é considerada ótima: é o suficiente para fechar a lacuna e cobrir uma pequena parte da parede. As pranchas com uma largura de mais de 64–70 mm com dimensões padrão da estrutura da porta parecem um pouco ásperas, portanto, os fabricantes produzem a maioria dos modelos de plataformas desta largura.

O tamanho da lacuna entre a parede e a moldura é um indicador importante ao escolher a largura da caixa. Ao instalar uma porta de dimensões padrão, nem sempre é possível instalar faixas com uma largura de 64–70 mm - você deve escolher modelos mais estreitos. Pode haver vários motivos para isso:

  • móveis próximos;
  • a estrutura da porta é menor em comparação com as dimensões padrão;
  • a localização da porta (a moldura da porta em um ou ambos os lados está perto da parede localizada perpendicularmente);
  • desenho da estrutura da porta (muitos elementos decorativos localizados na tela excluem o uso de uma faixa larga na moldura, e uma platibanda estreita neste caso serve apenas para mascarar a lacuna).

Em qualquer caso, a largura do invólucro deve ser vários milímetros maior do que a largura da lacuna. De acordo com SNiPs, é 30 mm. Em regra, 40 mm são suficientes para ocultar os detalhes da estrutura e para emoldurar com beleza uma parte da parede.

A largura da prancha também depende da forma da caixa: para modelos planos é de 64 mm, para produtos com superfície semicircular - 70 mm, e para tripas encaracoladas com superfície em relevo, a largura varia de 85-150 mm.

Para platibandas telescópicas, o parâmetro largura está dentro de outros limites: a largura padrão para tais modelos começa em 60 mm e termina em 80 mm. A largura ideal é de 75 mm. Devido à estrutura, as platibandas telescópicas, além da largura, possuem outros parâmetros: a espessura da tira e o comprimento do elemento de ranhura.

As barras telescópicas estão disponíveis em diferentes tamanhos de fabricantes. Para modelos com um tipo de superfície plana, são:

  • 75x8x10 mm;
  • 75x10x10 mm;
  • 75x8x20 mm;
  • 75x10x20 mm.

Para pranchas com superfície em forma de gota:

  • 75x16x10 mm;
  • 75x16x20 mm.

O primeiro número é a largura da prancha, o segundo é a espessura e o terceiro é o comprimento do flange de montagem.

Projeto

    Na hora de comprar uma porta, todo mundo quer que a abertura na qual a estrutura será instalada fique perfeita: a caixa com a tela ficou exatamente no lugar, e as platibandas emolduraram lindamente toda a estrutura. Alguém não tolera excessos e prefere designs de portas simples com platibandas planas ou arqueadas ao longo do perímetro da abertura, enquanto alguém deseja enfatizar sua individualidade instalando portas com lindas platibandas encaracoladas.

    Mas as platibandas onduladas não são a única maneira de ajudar a enfatizar a peculiaridade da estrutura da porta. Existem outros métodos que podem ser usados ​​para transformar a folha da porta. Muitas vezes, os elementos adicionais são usados ​​como decoração na forma de sobreposições localizadas na parte superior da caixa - capitéis.

    O capitel como elemento decorativo é conhecido desde a antiguidade. Na verdade, esta é a parte superior da coluna, estilizada com elementos (flores, folhas, cachos) característicos de um determinado estilo arquitetônico. No design moderno, este elemento decorativo é usado ativamente na transformação de designs de portas em um estilo clássico.

    Capitéis de várias formas e entalhes ondulados permitem aumentar visualmente a altura da abertura, ao mesmo tempo que agregam solidez e alto custo não só à estrutura da porta, mas também à abertura. Eles são instalados, via de regra, apenas na parte frontal da abertura - na parte traseira, as platibandas sem eles.

    Na aparência, o capitel com caixa assemelha-se a uma coluna antiga. As sobreposições localizam-se na parte superior das faixas verticais, formando com elas uma única composição. Entre as capitais existe uma plataforma de desenho semelhante. Às vezes, como uma sobreposição, outro elemento decorativo é adicionado à barra superior - uma cornija. Este elemento decorativo tem uma saliência bonita que se assemelha a uma viseira. A cornija combina bem com capitéis, mas mesmo sem eles, emoldurados por tábuas simples, não fica pior.

    Não só com a ajuda de capitéis e cornija, você pode decorar a estrutura da porta, existem outras técnicas de decoração. Uma dessas técnicas é emoldurar a porta com platibandas entalhadas.

    As platibandas esculpidas são pranchas de madeira planas ou convexas com bordas arredondadas e decoradas com um padrão esculpido em toda a superfície.

    Além do padrão usual aplicado com uma ferramenta afiada, também pode haver um padrão feito pela técnica de queima na superfície das pranchas. Essas platibandas custam, via de regra, mais caro que as usuais, mas o preço por tamanha beleza se justifica. Usando platbands esculpidos na casa, você pode criar seu próprio estilo único, bem como adicionar uma atmosfera especial e conforto ao quarto.

    Como escolher?

    Muitos fabricantes produzem estruturas de portas com platibandas prontas, o que permite que você não pense na conformidade das faixas da porta. Mas nem sempre é assim. Às vezes, devido a várias circunstâncias, você mesmo deve fazer a seleção e, para escolher as tiras corretas que se adaptam ao interior existente da forma mais natural possível, é necessário levar em consideração algumas das nuances.

    Ao escolher platbands, antes de mais nada, deve-se pensar no tamanho. Placas largas devem ser escolhidas se for necessário esconder grandes defeitos em torno do perímetro da caixa que surgem não apenas durante a instalação da caixa, mas também durante a decoração das paredes.

    Muitas vezes, ao substituir pranchas antigas por modelos novos, não é possível comprar pranchas da mesma largura devido ao fato de o corte do papel de parede não atingir o limite da parede ou o vão entre a parede e a caixa ser muito maior de 30 mm. Neste caso, existem duas saídas: ou voltar a terminar as paredes, o que não é muito rentável, principalmente se a reparação não estava prevista nos seus planos, ou comprar ripas mais largas do que antes.

    Mas vale lembrar que tábuas com largura superior a 100 mm podem tornar a estrutura visualmente pesada e até ridícula, portanto, você deve optar por tamanhos de tábua padrão.

    A compra de lâminas com menos de 64 mm de largura só pode ser justificada por uma folha de porta estreita ou características de layout. Quanto mais próxima a abertura estiver de uma parede ou móvel perpendicular, mais estreita deve ser a prancha. Uma barra larga com esse layout apenas reduzirá visualmente o espaço, especialmente se for instalada de ponta a ponta.

    Não apenas a largura, mas também o comprimento das pranchas deve ser levado em consideração ao escolher as plataformas. Para calcular corretamente o comprimento, você precisa conhecer os parâmetros da moldura da porta. As ripas devem ser 10-15 cm mais longas do que os elementos instalados verticalmente. Como regra, nas lojas de ferragens você pode ver ripas de 215-220 cm de comprimento. Para o revestimento de uma estrutura de porta padrão, são necessárias 5 ripas em ambos os lados: 2 em cada laterais são instaladas verticalmente, sendo que a barra restante é dividida ao meio e cada metade é instalada na parte superior da abertura.

    É igualmente importante selecionar as platibandas levando em consideração o material de que são feitas e a cor. O material e a cor das platibandas devem corresponder totalmente ou ser o mais próximo possível em estrutura e tom da folha da porta e rodapés, caso contrário, o design não terá uma aparência muito orgânica. Também é permitido escolher cores que contrastem com a folha da porta e rodapés.

    Se você planeja passar os cabos pela porta, a melhor opção seria platbands de plástico com canais de cabo localizados na parte interna das tiras.

    A escolha das platibandas pelo material deve ser justificada pelo estilo da sala. As placas de madeira e os painéis de MDF ficarão bem em salas com um estilo clássico, e os práticos painéis de plástico são mais adequados para salas decoradas em estilo moderno.

    O tipo de quarto também afeta a escolha das platbands. Quase todos os materiais são adequados para ambientes com umidade moderada. É melhor usar plataformas de metal para portas de entrada. O revestimento das aberturas da cozinha e do banheiro pode ser decorado com platibandas de cerâmica, principalmente se as paredes adjacentes forem decoradas com o mesmo material.

    A escolha da forma depende do design da sala., combinando com a folha da porta e as preferências dos proprietários. Quanto mais decorada a porta, mais modesta deve ser a forma das ripas.

    Para interiores decorados em estilo barroco e provençal, a melhor opção seriam platibandas largas (de 90 a 120 mm) com um padrão bem visível.

    Montagem

    Para instalar as plataformas com suas próprias mãos, você precisa da precisão das medidas e do conhecimento de algumas das nuances da instalação. Se tiver tempo livre e paciência, não será difícil realizar a instalação, o principal é preparar bem o local e as tábuas.

    Qualquer instalação, incluindo a instalação de plataformas, requer algumas medidas preparatórias. Neste caso, é a preparação da superfície da porta.

    A espuma é sempre usada entre a moldura da porta instalada e a parede para fechar os vazios. Após o endurecimento, ocorre que ele se projeta ligeiramente acima da superfície. Para um ajuste mais confortável da prancha à superfície, é necessário cortar essas partes salientes o mais próximo possível da superfície da parede e da caixa. Você precisa apará-los com o máximo de cuidado possível, sem tocar na superfície visível da caixa.

    Às vezes acontece que a superfície da parede e da caixa não estão no mesmo plano: formou-se uma diferença de mais de 3 mm entre elas. Esta discrepância terá que ser eliminada, caso contrário não será possível instalar as plataformas da forma mais suave possível.

    Existem duas maneiras de resolver este problema: cinzelando a parede sob um nicho para a placa ou reduzindo a espessura da placa.

    O primeiro método é adequado se a caixa de estrutura for fortemente embutida na parede.

    • Primeiro, você precisa prender a plataforma à superfície da caixa e delinear a linha de união da prancha à parede. Em seguida, usando a versão adequada da ferramenta (sua escolha depende do material de origem), faça um corte inferior ao longo da caixa.
    • Ao longo da linha traçada, usando um amolador ou cinzel, faça uma depressão sob a barra.
    • Para controlar a profundidade da ranhura, a prancha deve ser aplicada na parede de vez em quando.
    • Locais onde as ranhuras são maiores do que a taxa pretendida podem ser cimentados ou outra composição adequada pode ser usada.
    • Para verificar, a prancha deve ser aplicada na parede após quase alguns segundos, até que a composição esteja completamente seca e o tamanho da depressão ainda possa ser ajustado.

    O segundo método é adequado para os casos em que a plataforma é feita de madeira e a prancha tem uma margem de espessura decente. Para este trabalho, você terá que se armar com um avião, com o qual você precisará remover uma camada de vários milímetros da parte de trás. Isso deve ser feito com cuidado e devagar, pois os milímetros extras retirados serão impossíveis de restaurar.

    É necessário preparar para a instalação não apenas a superfície da parede, mas também a própria plataforma. Muitas vezes, durante o transporte ou armazenamento malsucedido, podem ocorrer danos nas extremidades das tiras; para eliminá-los, basta cortar as extremidades alguns milímetros. A poda é realizada somente na parte que ficará em contato com o solo.

    Após a preparação, você pode começar a marcar. Para marcar corretamente o comprimento de cada tira, você deve fixá-las no local de instalação. O comprimento necessário depende do ângulo de corte inferior e da localização.

    Em primeiro lugar, é necessário fazer uma marca na barra instalada no lado da dobradiça. É necessário aplicar a régua à superfície da parede e da caixa com um recuo de 3-4 mm. Isso é necessário para que as dobradiças não entrem em contato com a tira durante a operação da porta. Na lateral da fechadura, a prancha também é aplicada com um pequeno recuo no canto arredondado da caixa. Se houver extras, a barra é aplicada com eles no mesmo nível.

    O comprimento da barra vertical é fácil de medir. É aplicado ao local e do ponto de intersecção do canto interno da caixa com a barra adicionada 3-4 mm para cima. Para unir as réguas em um ângulo de 45 graus, essa marca é definitiva - é a partir dela que se faz o corte. Se você planeja encaixar as pontas em um ângulo de 90 graus, é necessário adicionar a largura da barra ao comprimento resultante.Para determinar o comprimento da faixa horizontal, também é necessário fixá-la à superfície e fazer marcas em cada lado, recuando dos cantos internos da caixa os mesmos 3-4 mm.

    Deve-se lembrar que as marcações de corte do comprimento devem ser feitas em cada barra no local de sua instalação específica. Portanto, o nível do piso em diferentes áreas pode oscilar em alguns milímetros e, em alguns casos, até mesmo em centímetros. Além disso, para não se confundir, qual barra sobe onde, eles são numerados.

    Depois de marcar todas as pranchas, você precisa arquivá-las no ângulo selecionado. Isso pode ser feito usando diferentes ferramentas: uma serra de esquadria, uma serra de esquadria, uma serra de vaivém ou uma serra de dentes finos. Independentemente de qual ferramenta será utilizada para o trabalho, é necessário fazer um pequeno recuo na marca, e só então fazer o corte da serra. Esta medida está associada a um recurso como a largura do kerf: seu valor depende do tipo de ferramenta e está na faixa de 1-3 mm.

    Para guarnições cortadas em 90 graus, é melhor deixar as extremidades das réguas verticais abertas. Com este método de rebaixamento, as tiras verticais cobrem os cortes do invólucro horizontal em ambos os lados, e suas extremidades abertas ficam localizadas na parte superior e são praticamente invisíveis aos olhos.

    Para platibandas telescópicas, além do rebaixo principal ao longo do comprimento, outro é feito do lado da localização do elemento que vai para a ranhura dos complementos ou da caixa. O rebaixo na lateral permite que a parte superior da prancha se encaixe perfeitamente na superfície da caixa e na parede.

    Depois de todo o trabalho preparatório, você pode começar a anexar as plataformas. O método de instalação é selecionado dependendo do material de origem das tiras.

    Você pode fixar platbands de madeira e MDF usando pregos finos, pinos especiais ou parafusos auto-roscantes. A instalação deve ser iniciada a partir das faixas verticais e de acordo com as marcações previamente definidas nas mesmas. Para que a barra segure bem, a distância entre os pregos (parafusos auto-roscantes) deve ser de 50 cm. Com o uso intensivo da porta, a distância é reduzida para 15–20 cm.

    Para pregar as pranchas corretamente e poder corrigir a placa em caso de erro, não é necessário martelar todos os pregos de uma vez - basta fixar a prancha no centro e na base, sem martelando-os até o fim.

    A segunda faixa vertical é instalada da mesma forma, e atrás dela está o revestimento horizontal. Depois de ajustar as juntas das extremidades, todas as tiras são fixadas completamente.

    As platibandas podem ser fixadas não apenas com pregos ou parafusos auto-roscantes, mas também com pregos líquidos. Este método de fixação é adequado, desde que as paredes tenham uma superfície perfeitamente plana.

    A composição é aplicada no lado interno de cada prancha em toda a superfície. Para a fixação, a plataforma é pressionada firmemente contra a superfície por 1–2 minutos. Via de regra, esse tempo é o suficiente para que a barra grude bem.

    O método de prender platbands de plástico é ligeiramente diferente de todos os outros. Para fixá-los na superfície, deve-se primeiro instalar o perfil de montagem em todo o perímetro da caixa, fixando-o com parafusos auto-roscantes, e só a seguir inserir a parte superior da caixa nas ranhuras. As juntas de topo nos cantos são fechadas com elementos decorativos especiais.

    Adendo

    A instalação de platbands não é difícil, mas requer uma quantidade suficiente de tempo, esforço e habilidade. É difícil para os iniciantes levar em conta todos os detalhes, mas existem dicas padrão graças às quais a instalação das plataformas pode ser realizada com o mínimo ou nenhum erro.

    • A instalação das platibandas é melhor feita somente após a aplicação de papel de parede (pintura) em ambos os lados da abertura e na ausência de rodapés. Os rodapés são instalados somente após as réguas terem sido instaladas, e não vice-versa. A parte inferior da prancha não deve ficar apoiada no rodapé - apenas no chão.
    • A união das partes laterais da caixa e do rodapé depende do material de fabricação deste.Nos modelos de plástico, a parte lateral é sempre recoberta por um plugue encaracolado, portanto, apenas o comprimento do produto é aparado. Com os rodapés de madeira, é um pouco diferente: eles não possuem buchas, portanto, a lateral do rodapé adjacente à prancha é cortada em 45 graus.
    • Os momentos mais difíceis na instalação consideram-se a aplicação de marcas, o aspecto geral da estrutura depende da precisão da aplicação das quais, e lavadas as tiras a um ângulo de 45 graus.
    • Nem sempre existem ferramentas à mão com as quais você pode cortar com precisão um ângulo de 45 graus, portanto, nesta situação, você pode usar um simples quadrado e um lápis.
    • Na parte de trás da prancha, desenhe uma linha transversal a partir da marca. Outra linha é desenhada a uma distância igual à largura da prancha. No quadrado resultante, você precisa desenhar uma diagonal ao longo da qual você precisa cortar o excesso da prancha.
    • Com uma superfície plana das paredes, é fácil de lavar, o principal é marcar com precisão o local do rebaixo. Mas, idealmente, as paredes planas não estão em todos os lugares e, portanto, mesmo um rebaixo feito corretamente não o salvará de uma lacuna entre as juntas de duas tábuas.
    • O problema pode ser resolvido de forma simples, mas ao mesmo tempo eficaz. Para determinar o tamanho da queda na parede, você precisa prender firmemente a plataforma à caixa. Se a largura da ranhura não for superior a 2–3 mm, a situação pode ser corrigida usando um forro da mesma espessura. Ele só é usado durante um corte de canto para levantar um lado da prancha. O corte é obtido a 45 graus, mas tem uma ligeira inclinação à superfície, o que permite encaixar as pontas sem folga.
    • Às vezes é impossível se livrar completamente da lacuna e não há força nem desejo de reinstalar as ripas. Nessa situação, a melhor opção seria usar um selante adequado no tom. Com a sua ajuda, os pontos de entrada das unhas também são mascarados, caso sejam utilizados como método de fixação das tiras.
    • Fatias de MDF e pranchas de madeira devem ser lixadas com lixa para processamento. É necessário agir com muito cuidado, pois há risco de danos à superfície frontal da tira. Após a retificação, as seções são pintadas com marcadores de carpintaria, combinando com a cor das tábuas.
    • Se as platibandas forem fixadas à superfície com pregos, por conveniência, você pode pré-perfurar a tira com um diâmetro de 1,5 mm. Os pregos devem ter um diâmetro não superior a 1,4 mm e o comprimento não deve ultrapassar 40 mm. Para que os locais de entrada dos pregos sejam menos evidentes, as tampas são removidas com um cortador lateral. Esta ferramenta também é usada se o prego não tiver entrado totalmente na superfície da tira e, além disso, estiver dobrado. Esse prego não deve ser arrancado, pois provavelmente será impossível cravar outro. Você só precisa quebrar a parte dobrada e pregar um novo pino próximo a ela.
    • Ao usar parafusos auto-roscantes como fixadores, o diâmetro dos orifícios a serem perfurados não deve ser superior a 6 mm. Os pontos de fixação, neste caso, são mascarados com tampas decorativas para combinar com a cor das platibandas.
    • O aspecto estético de toda a estrutura depende da estanqueidade do encaixe, por isso, muitas vezes, a espuma de poliuretano é utilizada como medida adicional para aumentar a capacidade de junção da tira. É aplicado no verso da tira ao longo de todo o comprimento de uma tira estreita e permite que o tempo de secagem. Demora 4-5 minutos para a adesão ocorrer com a superfície da tira, que é então instalada com o método de fixação selecionado. Não tenha medo que a espuma aumente muito de volume e aumente a barra, porque se você pressionar a barra com força, a espuma também não aumentará de volume.

    Conhecendo todos os detalhes da instalação e preparando as ferramentas e materiais necessários, você pode instalar quase todas as plataformas, o principal é que haja tempo e vontade de fazer esse trabalho com as próprias mãos.

    Para obter informações sobre como instalar os frisos das portas, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário