Vedação para portas internas: tipos e características
Projetos especiais ajudam a proteger a sala contra umidade, poeira e sons estranhos. A vedação para portas interiores garante um funcionamento silencioso, uma vez que a folha principal não bate na caixa.
Peculiaridades
Normalmente, as vedações não são instaladas em todas as portas de uma residência.
As seguintes salas geralmente precisam de proteção adicional contra ruído, umidade e poeira:
- crianças;
- cozinha;
- banheiro;
- banheiro.
Projetos especiais de portas capturam de forma confiável odores desagradáveis e suprimem ruídos que podem interferir no descanso ou no sono.
Um material isolante de alta qualidade para folhas de porta deve ter as seguintes características:
- alta estanqueidade;
- não interfere no bom funcionamento da folha da porta;
- boa resistência a extremos de temperatura e parâmetros de umidade;
- ser amigo do ambiente;
- não representar uma ameaça à saúde de pessoas e animais;
- tem uma alta taxa de elasticidade, restaura rapidamente a forma.
Todos os materiais isolantes modernos atendem aos requisitos estabelecidos, desempenhando suas funções de forma confiável.
Para portas internas, uma vedação de porta mais macia e elástica é usada do que para estruturas de entrada. Caso contrário, a porta será difícil de fechar, o que acabará por reduzir sua vida útil.
Algumas portas internas já possuem elementos isolantes, mas às vezes pode ser necessário instalar a vedação por conta própria.
Visualizações
Para selecionar o isolamento ideal para uma porta interna, você precisa saber os tipos que podem ser usados em instalações residenciais.
Os seguintes tipos de vedação são populares:
- Autoadesivo. Este tipo é fácil de instalar, mesmo uma pessoa sem experiência na instalação de isolamento de portas pode lidar com ele. É uma fita que possui uma base adesiva, removível e facilmente colada à folha ou caixilho da porta.
- Magnético. Eles só podem ser usados em portas de metal. Eles são confiáveis, fáceis de montar e desmontar, a instalação não requer habilidades e ferramentas especiais. Na maioria das vezes, eles são instalados em banheiros e vasos sanitários, pois têm a maior estanqueidade.
A finalidade do isolamento da porta também é de grande importância.
De acordo com este parâmetro, os selos são divididos nos seguintes tipos:
- Contorno. Instalado ao longo do perímetro da moldura da porta. Permite alcançar alto desempenho de isolamento acústico. Além disso, a folha da porta com junta de contorno não bate na moldura ao abrir e fechar.
- Limiar. A instalação é realizada em um recesso especial. A ranhura está na parte inferior da moldura da porta. Uma extremidade deste tipo de isolamento termina com uma extremidade cega e a outra extremidade com um dispositivo especial que ativa a vedação da ranhura quando a porta é aberta.
- A prova de fogo. É utilizado para isolamento temporário (dependendo do modelo e fabricante) da divisão onde ocorreu o incêndio. Na maioria das vezes, é feito de materiais de espuma, que se expandem quando a temperatura sobe, vedando com segurança o ambiente no qual o fogo surgiu. Este tipo de isolamento protege de forma confiável outras salas de fumaça, fogo e produtos de combustão tóxicos.
A escolha do tipo de vedante interior necessário depende, em primeiro lugar, das características de proteção exigidas e do material de que é feita a folha da porta.
Alguns tipos de isolamento não são adequados para produtos de madeira, outros para plástico, metal ou vidro.
Materiais (editar)
As vedações internas das portas podem ser feitas de várias matérias-primas.
Na maioria das vezes você pode encontrar à venda isolamento feito dos seguintes materiais: borracha (poliuretano), silicone, espuma de borracha, fita adesiva.
- Modelos de borracha - os mais populares, eles foram dos primeiros a aparecer no mercado. Eles são feitos de matérias-primas resistentes a óleos e ácidos. Essas vedações são acessíveis, duráveis e resistentes a rachaduras.
A elevada humidade e estanqueidade permite a utilização de isolantes de borracha em quaisquer instalações, em estruturas de interior e de entrada.
- Selo de silicone frequentemente usado como isolamento para portas interiores de vidro. Graças aos aditivos especiais que aumentam a resistência ao desgaste das matérias-primas iniciais, este tipo de guarnições para portas tem uma longa vida útil, mas não possui elevada proteção contra detergentes agressivos e ácidos.
- Selo de espuma - o mais orçamentário dos existentes. Sua principal desvantagem é sua vida útil muito curta. Devido a sua textura porosa, sob a influência do meio ambiente, começa a se desintegrar e logo se torna inutilizável. Com o uso intensivo, perde rapidamente a elasticidade, é perfurado e, como resultado, as suas propriedades protetoras são drasticamente reduzidas.
- Selo de escova É utilizado para portas de correr e permite proteger o espaço da divisão do pó, da humidade e do ruído devido à superfície felpuda. É muito fácil de instalar, pois possui uma base adesiva.
Assim, para escolher a vedação certa e que dure muito tempo, deve-se dar preferência aos modelos feitos de borracha ou silicone.
Dicas de instalação
A instalação de uma vedação nas portas internas pode ser realizada de várias maneiras, que dependem do tipo de isolamento. A forma mais comum é instalar modelos autoadesivos.
A sequência de ações é a seguinte:
- A superfície está sendo preparada. Para isso, utiliza-se um desengraxante e um pano macio. É muito importante remover completamente a poeira e pequenos detritos, caso contrário, a qualidade da colagem será extremamente baixa.
- A película protetora é cuidadosamente removida do lacre e o produto é fixado no local desejado. É melhor colar o selo autoadesivo em pequenas seções, removendo gradualmente a proteção do papel conforme necessário.
Para que o isolamento acústico e de umidade seja mais alto, ambos os lados, assim como as partes inferior e superior da moldura da porta, devem ser colados.
Para instalar o isolamento de uma porta interior usando a tecnologia "groove", você também não precisa de habilidades especiais e das ferramentas - apenas uma construção afiada ou uma faca de cozinha. É dada atenção especial ao corte cuidadoso da vedação nos cantos. Depois de concluída a instalação, o excesso de material isolante é cortado com uma faca.
Alguns modelos de guarnições não possuem fechos especiais e são fixados na folha da porta com cola de silicone.
É muito importante não esticar o material de isolamento de silicone ou borracha durante a instalação, pois isso reduzirá o desempenho do produto e o nível de proteção.
Em apartamentos e residências, muitas vezes é necessário vedar a conexão da caixa e da folha da porta para proteger o ambiente de ruídos, umidade e odores estranhos. Esta tarefa é facilmente executada por modernos materiais isolantes que são fáceis de instalar, fazem um excelente trabalho nas tarefas e se distinguem por uma longa vida útil. Uma ampla variedade permite que você escolha a melhor opção de vedação para qualquer porta e qualquer ambiente.
Você aprenderá mais sobre como escolher uma vedação para portas internas no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.