Portas interiores dobráveis ​​- uma solução compacta no interior

Portas interiores dobráveis ​​- uma solução compacta no interior
  1. Peculiaridades
  2. Minuses
  3. Modelos
  4. Materiais (editar)
  5. Mecanismo e design
  6. Com decoração
  7. Dimensões (editar)
  8. Como escolher?
  9. Avaliações
  10. Lindas opções no interior

As portas interiores dobráveis ​​são uma solução compacta no interior. Eles servem para delimitar o espaço e conferir ao design do ambiente um visual completo. Esses designs são únicos, têm uma série de recursos e destacam-se favoravelmente contra o pano de fundo de suas contrapartes clássicas.

Peculiaridades

A principal característica distintiva das portas dobráveis ​​interiores é a sua compactação. Eles são relevantes em diferentes espaços e, especialmente, em salas de pequenas dimensões. Neste caso, a escolha de portas compactas será uma excelente solução para a conceção de aberturas interiores. Se uma porta clássica precisa de cerca de 1 metro de espaço para abrir, uma versão dobrável é suficiente 8 - 10 cm (esta é a largura mínima da lamela).

As portas interiores dobráveis ​​têm vantagens:

  • Uma grande seleção de matérias-primas utilizadas na produção. Graças a isso, você pode escolher uma porta que se adapta perfeitamente ao estilo, que irá enfatizar a individualidade do interior do apartamento.
  • Fácil de instalar. Este projeto pode ser usado para aberturas fora do padrão.
  • Segurança. Eles não batem com a corrente de ar e a ausência de uma soleira no chão exclui a possibilidade de cair.
  • Variedade de textura. Eles diferem na textura da superfície, que pode ser brilhante, fosca, lisa, em relevo.

Minuses

O design dobrável dessas portas não é perfeito:

  • A desvantagem deste tipo de porta pode ser uma certa fragilidade das ferragens. Não são recomendados para instalação em locais de grande movimento, bem como em entradas.
  • Os espaços entre a cortina e o piso não permitirão um bom isolamento acústico e térmico. Esta desvantagem pode ser parcialmente eliminada com o uso de vedantes.

Modelos

No mercado moderno, existem dois tipos principais de portas interiores dobráveis:

  • portas sanfonadas;
  • portas de livros.

Cada variedade tem suas próprias características:

  • Portas dobráveis são um conjunto ilimitado de seções que se dobram na lateral da porta. As lamelas têm um tamanho de 8 cm e são conectadas entre si por meio de dobradiças. O design é semelhante às cortinas verticais de recolhimento de acordeão. Este tipo de porta é adequado para qualquer abertura.

Se durante a operação for necessário alterar o tamanho, isso pode ser feito facilmente adicionando ou adicionando seções.

  • Portas dobráveis - análogos com um sistema de abertura diferente. Eles consistem em duas seções, portanto, é necessário mais espaço para abri-los. As portas de tais modelos podem ser simétricas ou de diferentes tamanhos, o que permite obter o efeito visual desejado. Os painéis dobráveis ​​são interligados por um poderoso dossel. Um design mais sólido e durável dessas portas é adequado para decorar uma porta em estilo clássico.

Ambas as portas dobráveis ​​podem ser dobráveis ​​simples ou duplas em ambas as direções.

Materiais (editar)

As matérias-primas com as quais as portas interiores dobráveis ​​são feitas são diversas:

O material mais confiável é a madeira. Esses modelos são feitos de espécies de árvores de diferentes variedades: coníferas, bem como faia e freixo. Estas portas têm uma aparência apresentável, são amigas do ambiente, fiáveis ​​e duráveis. As desvantagens da madeira são sua alta sensibilidade à umidade e alto preço.

A linha de materiais de qualidade inclui uma placa para móveis (aglomerado). É feito por colagem e prensagem de resíduos de madeira.Como as resinas de formaldeído são usadas como elemento de ligação, é recomendável instalar apenas portas laminadas dessa matéria-prima em uma casa. A embalagem de filme é de alta qualidade e tecnologia contínua. Esse material não tem medo de umidade, mas é mais difícil de instalar e fixar acessórios.

O MDF é muito popular, feito de aparas de madeira, que são prensadas sob a influência de altas temperaturas. Os ligantes são resina de madeira e cera de parafina.

As principais vantagens do MDF são o respeito ao meio ambiente, a alta densidade da placa, devido à qual os encaixes de fixação seguram perfeitamente e os furos não se desintegram.

Existem várias opções para processar MDF:

  • Filme de PVC;
  • esmaltes;
  • folheado;
  • uma variedade de madeira natural.

A variedade de texturas permite escolher uma porta para todos os gostos.

A instalação de portas dobráveis ​​de plástico tem uma série de vantagens, entre as quais são especialmente importantes:

  • alto ruído e isolamento térmico;
  • Resistência à umidade;
  • resistência a danos mecânicos;
  • preço baixo.

Uma porta feita deste material está em boa harmonia com janelas de plástico. No entanto, ao escolher tal projeto, deve-se lembrar que uma atmosfera abafada pode ser criada em uma sala fechada com essas portas. O plástico não é um material durável.

Ao decorar uma abertura interior, pode optar por portas duplas de vidro. As portas podem ser espelhadas, transparentes ou mate. Na hora de escolher este material, é importante prestar atenção ao vidro temperado ou triplex. Se a porta quebrar, então no primeiro caso os fragmentos terão bordas arredondadas e lisas, no segundo eles permanecerão em um filme especial. Isso ajudará a prevenir lesões e facilitar a limpeza.

Mecanismo e design

Instalar uma porta interna dobrável não leva muito tempo, é um processo relativamente fácil e rápido. O projeto do tipo dobrável é um conjunto de seções-panos e o próprio mecanismo - peças para instalação. Vamos analisar o processo de instalação usando o exemplo de um sistema de duas telas.

O kit inclui:

  • folha da porta;
  • guia;
  • porta-lâmina;
  • loop oculto;
  • rolha;
  • articulações de pivô superior e inferior;
  • painel de fixação lateral;
  • painel de bloqueio lateral;
  • rolos;
  • parafusos.

Primeiro, instale o painel de fixação lateral do lado em que a porta será aberta. O painel de bloqueio é fixado no lado oposto usando travas. O porta-lâmina, as dobradiças giratórias e os rolos são colocados na parte superior da seção (de acordo com as instruções). Os painéis são unidos por dobradiças ocultas. O trilho de guia é fixado na abertura e a folha da porta acabada é inserida nele. Os trilhos laterais são fixados aos painéis de fixação.

Finalizando a instalação, mova a porta para a posição fechada e marque o local para a fechadura. Se desejar, você pode fechar a parte visível da abertura com extras e instalar platbands. Se feito com cuidado, o resultado corresponderá às expectativas e terá uma aparência profissional.

O sistema de instalação não parece complicado, embora haja uma série de nuances a serem consideradas:

  • é melhor escolher guias de aço ou alumínio: esses materiais são os mais duráveis ​​e menos suscetíveis à deformação;
  • os roletes devem ser emborrachados e sobre mancais: isso garante um deslizamento fácil, elimina ruídos desagradáveis;
  • o funcionamento silencioso do mecanismo é facilitado pela lubrificação regular de todas as peças (especialmente dobradiças ocultas, responsáveis ​​por dobrar as venezianas ao meio);
  • na instalação, deve-se lembrar que as dobradiças superior e inferior devem estar no mesmo nível, a distância entre as folhas da porta deve ser minimizada;
  • se a porta dobrável for usada como divisória, é recomendável instalar um trilho inferior adicional: este projeto geralmente é grande,portanto, o trilho adicional será um suporte e uma fixação confiável das seções deslizantes;
  • se houver um inserto com vidro no desenho, é necessário cuidar dos grampos adicionais.

Ao escolher uma porta interna, você precisa estar atento à reputação do fabricante. Nas empresas de confiança, a fabricação de todas as peças do mecanismo passa por um controle de qualidade, o que afeta diretamente a vida útil de toda a estrutura.

Com decoração

As tecnologias modernas para o fabrico de portas interiores rebatíveis permitem-lhe criar modelos interessantes através da combinação de vários materiais. Os fabricantes costumam complementar as seções com todos os tipos de inserções, o que torna a porta um elemento independente da decoração da sala. Estruturas dobráveis ​​economizam espaço. Se você adicionar uma inserção com um espelho a essa porta, isso expandirá visualmente os limites da sala. Ao instalar uma superfície espelhada em frente à janela, você pode permitir a entrada de mais luz na sala. Neste caso, você pode usar espelhos de diferentes tipos: comum, bronze ou cinza.

Se a escolha recaiu sobre uma porta de vidro, ela pode ser decorada com um padrão de jato de areia. Essa tecnologia é o processamento de vidro com uma substância abrasiva. Usando algoritmos diferentes no trabalho, você pode obter um padrão diferente: liso, em relevo ou colorido. O elemento acabado é coberto com um verniz protetor, que protege a imagem da sujeira.

Outra opção de decoração são os vitrais. É feito cortando vidro, de forma e cor diferentes, e depois recolhido. Dependendo da técnica de fabricação, vários tipos de vitrais são diferenciados:

  • Clássico - os elementos de vidro são interligados com um perfil metálico e as juntas são seladas;
  • Tiffany - a borda do vidro é envolvida em folha de cobre com uma camada pegajosa e soldada (permite o uso de peças menores na obra);
  • Fundindo - o método de sinterização a altas temperaturas: o contorno da imagem em tal vitral fica borrado, pois no forno diferentes elementos de vidro se fundem e se misturam.

A impressão de fotos é usada para decorar uma porta de vidro. A tecnologia é bastante simples: a imagem é aplicada por meio de impressão UV com tintas especiais. A vantagem dessa decoração é a capacidade de aplicar qualquer padrão à superfície (de paisagens a fotografias de familiares).

Além de desenhos impressos, você pode decorar portas com materiais naturais (couro, rattan, bambu). Respeitam o ambiente e conferem à folha da porta um aspecto nobre.

As grades decorativas também merecem atenção. Além da decoração simples, contribuem para encher de ar o ambiente. Existem dois tipos de grades: com venezianas e padronizadas. A maioria das grades padronizadas são feitas com um suporte de aço ou latão, pintado na cor desejada. O material de fabricação é mais frequentemente plástico e menos metal. As treliças decorativas de madeira são quase impossíveis de encontrar, são feitas por encomenda, são muito caras. É possível adquirir este projeto com um amortecedor embutido (absorvedor de som).

Devido ao vasto leque de técnicas decorativas da folha da porta, todos podem escolher a opção que mais se adapta ao preço e que condiz com o interior do apartamento. Além disso, a escolha é tão diversa que permite que você compre um design que combine com o mobiliário existente ou individual.

Dimensões (editar)

As portas dobráveis ​​estão disponíveis em vários tamanhos. Existem certas recomendações de tamanhos, devido às características do dispositivo.

As portas dobráveis ​​consistem em um conjunto de seções, cujo número pode ser alterado para atingir o tamanho desejado. Normalmente, uma lamela tem de 8 a 20 cm de largura. O tipo mais comum tem 15 cm, as demais são menos comuns. A altura de tal porta varia de 220 a 230 cm. A largura total da folha da porta é de 50 cm (tamanho mínimo) a 600 cm (tamanho máximo).

Se a porta for uma divisória, a altura e a largura podem ser maiores.Neste caso, é necessário instalar uma guia adicional para garantir a estabilidade da estrutura. Ao instalar folhas de porta de tamanhos não padronizados, você precisa ter uma abordagem responsável na escolha do material. Força e confiabilidade dependerão disso.

As portas dobráveis ​​diferem em seus requisitos de tamanho. O tamanho da grade depende do material de fabricação.

Considere a faixa de tamanho usando o exemplo de portas dobráveis ​​de madeira (mais pesadas) e de plástico (mais leves):

  • A largura total de uma estrutura de madeira não deve exceder 300 cm, a altura varia de 80 a 300 cm. O comprimento de uma faixa geralmente varia de 44 a 120 cm.
  • Os produtos de plástico não ultrapassam 250 cm de largura, a altura varia de 64 a 240 cm e uma seção tem um tamanho de 49 a 94 cm de largura.

Ao escolher um porteiro, deve-se prestar atenção especial à qualidade das ferragens. O peso de cada uma das duas telas supera o peso de uma seção da porta sanfonada. Portanto, a vida útil do produto dependerá diretamente do mecanismo.

Como escolher?

A escolha de portas interiores dobráveis ​​deve ser abordada cuidadosamente, levando em consideração uma série de características. Este tipo de estruturas não é de uso intensivo, portanto, não são adequadas para locais com alto tráfego:

  • As portas são mal insonorizadas e, portanto, não são recomendadas para uso em quartos. Se não houver outra alternativa, é melhor parar a escolha nos modelos de madeira, utilizando vedações adicionais.
  • As portas de plástico são ideais para despensas. Este material é despretensioso e fácil de limpar. Mas não permite que o ar passe bem, o que pode ser um problema nos aposentos, embora não importe nos cômodos dos fundos.
  • Na hora de escolher um modelo para a cozinha, vale a pena considerar o fato de que a madeira está sujeita a influências ambientais negativas: ela absorve umidade e odores desagradáveis. Se um bom capô não estiver instalado na sala, você deve prestar atenção a outros materiais.
  • O vidro temperado fosco, tratado com um composto especial que evita manchas e marcas de mão, é perfeito para a cozinha.

Uma porta dobrável devidamente selecionada ajudará a criar um belo interior em um apartamento e a economizar espaço. Acessórios e instalação de alta qualidade ajudam a estender a vida útil do produto e evitam custos adicionais de reparo no futuro.

Avaliações

Portas internas dobráveis ​​estão recebendo boas críticas. Sua vantagem indiscutível é a capacidade de economizar espaço. As pessoas que instalaram este tipo de porta em casa constatam a sua indispensabilidade em pequenos apartamentos. Uma grande seleção de decoração é outra vantagem. Os compradores prestam atenção à variedade de materiais e acabamentos, o que ajuda a enfatizar a individualidade do interior.

Os compradores consideram as desvantagens dessas estruturas como baixo isolamento acústico e vida útil curta. Quem pensa em escolher tais portas se preocupa com a fragilidade da estrutura. Para evitar possíveis problemas, eles tentam escolher componentes de alta qualidade e um fabricante confiável. Algumas análises falam sobre a necessidade de isolamento adicional ao comprar componentes estruturais. Os comentários apontam que a escolha dos modelos deve ser bem pensada: desta forma você evita consequências negativas, desfrutando da bela vista, praticidade e alta qualidade da construção das portas.

Lindas opções no interior

Funcionalidade, conveniência e originalidade de design são apreciadas em apartamentos modernos.

As portas dobráveis ​​oferecem amplas oportunidades ao decorar uma sala:

  • A sensação de leveza e leveza do interior será enfatizada pelas portas de vidro. Ao escolher uma tela com um desenho ou impressão de fotos, você pode criar um acento de decoração independente e exclusivo. Os vitrais refletem a sofisticação do estilo e atuam como um destaque brilhante. A porta fosca é adequada para estilos modernos de alta tecnologia e minimalistas.
  • A folha da porta em madeira é um clássico. Uma porta dobrável em cores claras não parecerá volumosa em uma sala pequena, embora crie uma sensação de solidez e tradição. Ao combinar madeira e vidro, você pode iluminar visualmente a estrutura e deixar mais luz entrar no ambiente.
  • Os modelos de espelho são perfeitos para instalação em camarins. Eles irão aumentar visualmente a área e eliminar a necessidade de instalação adicional de um espelho.
  • As portas de plástico são boas para uma despensa ou cozinha. Uma rica seleção de cores e texturas irá encaixar harmoniosamente a folha da porta no interior. Pelas características de qualidade do material, tais portas podem ser instaladas inclusive no banheiro.
  • Freqüentemente, partições dobráveis ​​são escolhidas para delimitar uma sala. Eles vão caber com sucesso no interior, feitos em estilo étnico. Os materiais naturais com os quais as divisórias podem ser feitas ajudam a criar uma sensação de conforto e naturalidade. Couro, tecido, bambu e rattan criarão uma atmosfera de originalidade e exclusividade no ambiente.

    As portas interiores dobráveis ​​são uma excelente escolha quando o espaço é limitado. Os diferentes materiais com os quais são feitos permitem adquirir um modelo de alta qualidade, confortável e bonito. Sem dúvida, tal porta será uma boa solução na decoração interior do apartamento.

Você aprenderá como funciona o mecanismo de uma porta interna dobrável no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário