A largura da moldura da porta da porta interna: dimensões e características
Todas as portas têm várias características: largura, profundidade, altura. Para muitas pessoas, é difícil escolher o modelo certo e instalá-lo. Para tomar uma decisão de compra informada, você precisa entender algumas das complexidades.
Quais são os padrões?
Todos os fabricantes de portas internas seguem os padrões geralmente aceitos. Existem muitas opções, mas podem ser distinguidas três principais: 60 cm, 70 cm e 80 cm, no entanto, muitas vezes pode encontrar opções de portas mais estreitas - 50 e 55 cm. Para portas de folha dupla e de correr, a largura será maior. Não há padrões aqui, as telas são feitas em larguras de 90 a 180 cm. Portas grandes podem ser feitas sob encomenda. Também existem normas para alturas: 2 me 230 cm. Também existem portas de 1900, 2100 e 2200 mm.
Existem também normas para a largura das molduras das portas. Eles dependem da folha da porta que você escolheu. As lacunas são geralmente 3-4 mm de cada lado e 7 mm na parte superior. A lacuna é um valor constante.
Tipos de estruturas
A moldura da porta tem uma forma de U, composta por dois montantes e uma travessa, a altura das paredes laterais é a mesma. Os caixilhos das portas com caixilho rectangular completo, onde é instalada a soleira, têm as suas vantagens. Esta opção é mais simples, pois reduz os custos de mão de obra durante o trabalho de instalação. Nas portas de banheiros e vasos sanitários, a soleira é simplesmente necessária, pois evitará que a água vaze para outros cômodos e interromperá a propagação de odores desagradáveis.
O batente é complementado por platibandas e extensões. Os primeiros tornam a porta mais bonita e melhoram o interior, os segundos são necessários quando há diferença na espessura da parede e na profundidade da caixa.
As caixas de madeira típicas diferem umas das outras de várias maneiras:
- Platibandas: simples ou telescópicas;
- Com a presença de acréscimos ou com a sua ausência;
- O perfil de vedação pode ou não estar presente;
- Com acessórios para fatura ou encaixe.
O mais simples e cómodo é o batente da porta com máquinas telescópicas, pois são mais fáceis de instalar e desmontar. Ao usar outros tipos de acessórios e platibandas, você vai precisar de pregos ou cola, então os processos de instalação e desmontagem serão mais difíceis, o trabalho exigirá mais energia.
Freqüentemente, os proprietários de pequenos apartamentos pensam em como economizar espaço. Nestes casos, em vez das tradicionais e familiares portas de batente, instalam portas sobre rodízios, pois não só poupa espaço, como também decora o interior.
Essas portas têm um grande número de vantagens:
- Economizando espaço;
- Tal porta nunca se abrirá com uma corrente de ar;
- Expansão visual da área da sala;
- Falta de limites;
- Em um apartamento de um cômodo, essa porta ajuda a delimitar o espaço em pequenas zonas;
- Fácil de instalar e operar;
- Este projeto traz individualidade ao layout do apartamento;
- Além disso, a estrutura deslizante pode ser automatizada.
No entanto, essas portas também têm desvantagens:
- Os roletes e os trilhos devem ser mantidos sempre limpos para que a porta não fique presa em um lugar;
- Isolamento fraco;
- Ajuste perfeito em altura e largura;
- Com a porta corrediça de folha dupla, a dificuldade reside no encaixe não só na abertura, mas também na união dos painéis da porta entre si;
- Preço Alto.
Obviamente, os prós superam os contras, então muitas pessoas ainda escolhem esse design. Existem quatro tipos de portas:
Tradicional
As portas deslizantes tradicionais são chamadas portas - "compartimento".
Existem vários subtipos deste sistema de portas:
- Com dois guias (cabeçalho e rodapé). Nesses projetos, as faixas são movidas com rodas em dois trilhos. Este tipo é difícil de instalar sozinho, pois é necessário encaixar as guias superior e inferior exatamente uma em relação à outra. Uma desvantagem pode ser identificada: o trilho inferior é montado na superfície do piso, formando uma pequena soleira. Nele podem se acumular pó e sujeira, cuja presença pode impedir o movimento do caixilho nos trilhos ou contribuir para o travamento da porta em uma posição.
- Portas suspensas. A vantagem é que não existe um limite inferior. Um único trilho é preso a uma parede ou teto e pode ser facilmente integrado à decoração do ambiente.
- Portas de cassete com duas guias. Há uma vantagem indiscutível de tais sistemas, que é que as folhas da porta vão para a parede. Além disso, como ponto positivo, você pode chamar o fato de a porta não tocar na parede, e no futuro você poderá colocar uma mesa ou armário neste local. Ao instalar tais portas, surgem muitas dificuldades, principalmente em casas já construídas. Outra desvantagem é o alto custo de instalação dessas portas.
Em cascata
O tipo de portas em cascata é semelhante ao tipo tradicional anterior, mas a diferença é que tais portas são compostas por várias folhas. Eles têm altura do chão ao teto e muitas vezes podem ser usados como uma porta e uma divisória.
"Acordeão"
O sistema de sanfona deslizante é composto por telas interligadas por laços. O design é complicado durante a instalação, é melhor não montá-lo sozinho. A largura do "acordeão" pode ser diferente e consistir em um ou dois elementos. A principal desvantagem é a falta de isolamento acústico e térmico.
Raio deslizante
Os sistemas radiais adicionam uma estética especial ao ambiente. Para usar tal porta, é necessário fazer uma parede semicircular de gesso cartonado. A folha da porta tem duas guias, tanto no interior como no exterior da divisão. Uma opção rara é instalar essa porta dentro da parede. Possui alto isolamento acústico e térmico.
Como escolher o tamanho certo?
O mercado oferece uma grande variedade de portas em diferentes tamanhos. Conhecendo as dimensões da abertura, você pode facilmente encontrar uma opção adequada. Acontece que ignorar o processo de medições e cálculos leva a uma instalação de má qualidade ou a devolução da tela para a loja, por isso a medição deve ser feita de forma correta.
É o seguinte:
- Medição de alturas do chão ao topo (melhor não em um lugar);
- Medição de largura;
- Medição de profundidade em três locais (a maior profundidade será considerada a dimensão principal).
As dimensões da caixa devem ser baseadas nas dimensões da própria tela e levar em consideração todas as lacunas possíveis. O elemento mais importante é a porta.
O padrão foi determinado com base nos seguintes parâmetros:
- A altura média da tela é de 2 m. Em outras versões, uma abordagem individual é possível. É necessário levar em consideração o espaço da folga inferior para o movimento livre da folha da porta.
- Dependência da largura da porta da área da sala.
- A espessura padrão é de 45 mm.
- As portas mais largas têm 90 cm. Nem toda a gente as fabrica, encontram-se mais frequentemente em escritórios e em casas antigas.
- No banheiro, muitas vezes são colocadas portas estreitas (até 55 cm de largura), na sala de estar - de 60 a 80 cm.
Como medir
É necessário realizar medições com cuidado em todas as etapas do trabalho e verificar as dimensões de cada elemento. É comum medir a altura e a largura em três locais, pois isso permite a máxima precisão. Ele também mede a espessura das paredes.É geralmente aceito que a abertura deve ser 7-9 cm mais larga do que a própria folha da porta, por exemplo, com uma largura de abertura da porta de 67-70 cm, você deve escolher uma folha de 60 cm de largura e com uma largura de 87- 91 cm, uma porta com uma largura de 80 cm é ideal para si Todas as medidas são melhor tomadas depois de terminar a reparação de pisos, tectos e paredes. Também será necessário levar em consideração o interior: haverá fios ao lado da abertura, em que direção a porta será aberta.
Diretrizes de montagem
No início do processo de instalação, é necessário preparar o local de trabalho e selecionar a ferramenta adequada. Um piso de sala coberto com trapos ou plástico é adequado como superfície de trabalho. Observe que, ao comprar todos os itens listados, você precisa se certificar de que não há nenhum defeito.
Para instalar a porta, você precisa do seguinte:
- Folha da porta;
- Barra;
- Platibandas e extensões;
- Dobradiças e fechadura;
- Hardware;
- Serra ou quebra-cabeças com uma serra para madeira;
- Roleta;
- Caixa de esquadria;
- Lápis;
- Nível;
- Chave de fenda;
- Espuma de poliuretano;
- Fita de construção.
Existem vários métodos de montagem em caixa. O primeiro deve ser montado na ranhura. Muitos fabricantes fabricam peças imediatamente para este tipo de montagem. A faixa lateral tem uma ranhura para permitir a montagem embutida. Primeiro, são feitas medições de todas as peças necessárias, a largura da folha é medida e 3-5 mm são adicionados em ambos os lados para a folga na caixa, se necessário, um limite é definido. Geralmente é colocado em banheiros.
O procedimento de montagem é o seguinte:
- Nas partes superiores das estantes verticais, são realizados recessos para montagem de uma parte horizontal, que fica em destaque;
- O comprimento da parte horizontal é calculado levando em consideração a espessura das outras partes. Se a largura total for 706 mm e a barra tiver 3 cm de espessura, a ranhura é feita por um centímetro. Isso significa que 706 - 20 = 686 mm;
- As ranhuras são marcadas nas faixas verticais da caixa;
- Partes desnecessárias são cortadas para ranhuras em ambos os postes;
- Dimensões e juntas são verificadas;
- A própria estrutura é montada com parafusos auto-roscantes, os furos são feitos previamente com uma broca.
A segunda maneira é coletar a caixa em um ângulo de 45 graus. As medições são realizadas de forma absolutamente idêntica. A peculiaridade é que todos os cortes são feitos em um determinado ângulo, e isso requer uma caixa de esquadria. A caixa é montada com parafusos auto-roscantes, a seguir as dimensões são verificadas.
O terceiro método é fácil de instalar, pois a caixa é recolhida em um ângulo de 90 graus. O suporte horizontal fica menor, por exemplo, se a caixa tiver 806 mm e a espessura das duas barras laterais for 60 mm no total, então a barra horizontal deve ter um comprimento de 746 mm. A estrutura é conectada por meio de parafusos auto-roscantes, então o algoritmo tem duas formas: no primeiro caso, a abertura é pendurada primeiro, depois a tela é instalada, no segundo, a tela é pendurada na abertura enquanto ainda não está instalado, e toda a instalação de tal estrutura é realizada.
Depois de instalar a abertura, é necessário espumar todas as fissuras. Os vazios são preenchidos 2/3 com espuma, para que a espuma tenha espaço para se expandir, pois se você passar espuma sobre ela pode danificar a nova moldura da porta. Para evitar a deformação, é melhor colocar espaçadores neste momento. O tempo exato de endurecimento está indicado na garrafa. Os espaçadores são então removidos e a porta é verificada quanto ao funcionamento correto.
Nuances de instalação
É necessário levar em consideração de que material a porta e os elementos de abertura são feitos. Eles são feitos de três materiais: MDF, MDF e madeira.
- A pior escolha são caixas de fibra. Eles se dobram com seu peso, de modo que o peso da tela a priori não pode suportar. Além disso, uma desvantagem significativa é a falta de isolamento acústico, portanto, mais frequentemente a escolha recai sobre MDF e madeira.
- Madeira pode ser diferente: do pinheiro às espécies de árvores mais exóticas. As portas de madeira são as mais pesadas, mas ao mesmo tempo as mais bonitas e ecológicas. Também há madeira laminada. A vida útil desses modelos depende da qualidade do filme.Observe que é necessário realizar o processo de abertura das embalagens com cuidado, pois há alto risco de danos mecânicos ou arranhões na tela ou nas peças. É aconselhável desembalar a porta antes do uso, mas após o processo de instalação.
Como instalar uma porta interna, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.