Como restaurar portas interiores?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Quando é necessário?
  3. Como você pode restaurá-lo?
  4. Laminado
  5. Cores e decoração
  6. Ferramentas e materiais necessários
  7. Exemplos e opções de sucesso

As portas interiores são consideradas uma necessidade para o interior. Sua vida útil é bastante grande, mas o revestimento se deteriora rapidamente. Portanto, vale a pena pensar em como devolvê-los a um visual bonito.

Peculiaridades

Se as suas portas interiores precisam de restauro, então é realmente possível fazer você mesmo este trabalho, observando a ordem e prestando atenção às subtilezas.

Primeiro você precisa remover a superfície antiga. Para isso, aplique um produto especial na superfície que ajudará na remoção de tintas e vernizes. Depois disso, espere um pouco e remova a tinta desnecessária. Se não for completamente removido, pode ser removido com um ferro.

Em seguida, começamos a trabalhar na restauração. Para isso, é necessário lixar a superfície com lixa e movimentar ao longo das fibras. Se forem encontrados defeitos, eles devem ser eliminados. Uma massa acrílica é perfeita para isso.

Depois, você pode aplicar tinta, escolhendo o tom adequado. Hoje em dia, há uma grande variedade de manchas de madeira com excelentes propriedades de proteção de madeira. Por fim, cubra a tela com verniz.

Quando é necessário?

Quando a porta perde sua aparência anterior, surge imediatamente a idéia de substituí-la, e poucas pessoas pensam em sua restauração.

Vamos dar uma olhada nos casos em que um upgrade seria uma solução lucrativa:

  • É mais barato consertar uma tela de uma matriz do que comprar a mesma nova;
  • É racional restaurar uma porta velha se a substituição do interior como um todo é esperada;
  • Atualizar uma porta de madeira velha é razoável quando ela foi feita à mão e muito provavelmente ela tem um padrão original aplicado nela. Então é uma antiguidade completa, que é estúpido deitar fora;
  • As reparações feitas à mão permitem fazer um produto inimitável que será o centro do interior;
  • Se a porta não tiver dimensões padronizadas, será mais fácil consertá-la do que comprar uma nova;
  • O conserto "faça você mesmo" é um trabalho muito divertido e interessante.

Como você pode restaurá-lo?

Dependendo do material de que a porta é feita, o método de restauração será diferente.

De madeira

As portas de madeira com base em madeira maciça são de particular importância. Apesar da riqueza da aparência dos análogos de tais portas, os materiais reais parecem mais lucrativos. Normalmente, estas portas necessitam apenas de alterar o acabamento exterior, visto que a maior parte delas se mantém em bom estado. Portanto, as portas dos tempos "stalinistas" eram feitas exclusivamente de madeira maciça. Essas portas no "stalinka" são enormes, por isso é melhor atualizá-las do que adquirir novas. As estruturas de carvalho só precisam ser repintadas.

Reparar telas de madeira é um processo bastante interessante que lhe dará prazer.

Para escolher um tom favorável para a porta, você deve levar em conta a rica seleção de manchas de madeira que pintam a madeira em cores diferentes. Recomenda-se aplicá-lo com pistola ou pincel. Em seguida, a superfície é renovada com um verniz especial.

Fiberboard

Na atualização de portas de fibra, na hora de retirar a tinta velha, não utilize ferro de solda e lixa de grão grosso, pois a espessura do revestimento é bastante fina.É necessário limpar a tinta com muito cuidado usando uma lixa de grão fino ou um ferro, que deve ser embrulhado em um pano. A porta pode ser repintada posteriormente. É possível alterar um pouco a fachada e colar as faixas em relevo ou simular portas com painéis.

Além disso, uma porta de fibra pode ser decorada com verniz. Você só precisa colá-la na base antiga e sua porta terá uma aparência atraente novamente. Vale ressaltar que esse material tem um preço baixo, o que terá um efeito benéfico em sua carteira. Você também pode atualizar em casa usando painéis MDF. Essas opções de reparo são adequadas para portas de quartos e portas de banheiros.

Certifique-se de levar em consideração o fato de que, ao consertar uma porta, você também precisa restaurar sua moldura. Não é aconselhável comprar uma nova, porque durante a sua instalação podem formar-se aberturas entre a porta e a soleira.

PVC

As portas de plástico nem sempre têm uma boa aparência e, se estiverem sujas ou em condições climáticas desagradáveis, perdem rapidamente a sua atratividade anterior. Mas você não deve pensar imediatamente em como adquirir e reorganizar a porta antiga para uma nova, seria mais sensato dar a ela uma nova aparência.

Isso pode ser feito por um dos seguintes métodos: cola filme de vinil colorido, cola com verniz, cobertura com tinta à base de água de poliuretano. Qualquer um dos métodos é tentador e orçamentário à sua maneira.

A seguir, apresentamos uma pequena master class sobre pintura em telas plásticas.

A pintura envolve uma limpeza preparatória e cuidadosa da superfície do plástico de manchas e filmes. Com a ajuda de agentes de limpeza, realiza-se a limpeza final e inicia-se o processo de tingimento.

Antes mesmo de pintar, você precisa adicionar o ingrediente necessário - um endurecedor, após o qual a tinta deve ser filtrada. Recomenda-se pintar com cuidado, usando um pulverizador de tinta. Aplique em uma camada, adicione várias outras camadas se necessário.

Seque a tinta em diferentes temperaturas. A secagem em temperatura ambiente levará cerca de nove horas, mas se você secar a uma temperatura de quarenta graus ou mais, a tinta secará em uma hora ou uma hora e meia.

É importante saber que a cristalização absoluta ocorre em cerca de uma semana. Em comparação com outros métodos de reparo, esta opção é a mais trabalhosa, portanto, recomendamos dar uma olhada em outros métodos de restauração.

A utilização de película de vinil permite decorar de forma rápida e fácil uma porta com todos os tipos de padrões e ornamentos. Uma vasta seleção de padrões irá ajudá-lo a escolher a solução mais adequada para qualquer estilo e interior. A colagem é muito fácil: sobrepõe-se um desenho a um plano previamente preparado, depois se retira a base e se cola o filme.

É de fundamental importância levar em consideração alguns fatores: após limpar e desengordurar, antes mesmo de colar a pintura, trate o avião com uma solução com adição de sabão. Esta etapa é necessária para colagem conveniente e elimina a entrada de ar sob a imagem.

Nesse processo, você precisará de um auxiliar, principalmente se a área destinada à colagem for grande. Nunca molhe a base do papel, caso contrário você não conseguirá arrancar o filme.

Outra forma que se destaca pela leveza e pela capacidade de dar à sua porta um visual verdadeiramente luxuoso é o folheado. Este método de restauração não é muito conhecido, mas graças a ele é possível transformar facilmente uma velha porta de plástico em uma porta de madeira, sem que a diferença externa seja muito perceptível.

Em seu núcleo, o folheado é de madeira natural, então a aparência será bastante atraente. Antes de colar os painéis folheados, também é necessário realizar um trabalho preliminar na superfície do plástico: primeiro deve-se limpar e desengordurar, depois retirar a camada protetora, aplicar o folheado e colar com ferro.Certifique-se de manter a temperatura ideal para que a cola adira perfeitamente e o plástico não se degrade, usando um pano grosso em vez de um espaçador.

Em geral, a reparação de portas feitas à mão não é muito difícil, se alguma vez se deparou com este tipo de trabalho.

Laminado

A porta laminada também pode ser repintada ou colada com verniz. Com o uso, as portas laminadas se desgastam e ficam arranhadas. Eliminar esses defeitos é bastante difícil, porque este revestimento é praticamente impossível de processar.

Para portas laminadas danificadas não se pode usar tinta e verniz, pois antes de aplicar esses produtos, será necessário usar uma massa para restaurar os defeitos, que ficará visível sob o verniz.

De toda a variedade de tintas e vernizes, apenas a tinta dará à superfície laminada sua aparência anterior. Mas é bastante difícil pintá-lo sozinho, uma vez que não há aderência entre o plano e a tinta. A tinta não pega bem em um laminado liso, então provavelmente ela irá descascar em um mês e as portas ficarão ainda piores do que antes da restauração.

Você pode consertar uma porta de ferro de diferentes maneiras: decore com dermantina, cole um filme de PVC ou painéis folheados.

Cores e decoração

Após a conclusão do trabalho preliminar, você pode começar a decorar as portas. Existem algumas opções de como decorar a porta. Isso inclui lixar com tingimento e posterior uso de verniz, papel de parede, pintura com estêncil, decalques e fachadas de vinil e reconstrução de tela.

Esses métodos são amplamente usados ​​hoje. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Moagem e pintura

Esta é uma ótima opção para a qual as superfícies folheadas são adequadas. A composição corretamente selecionada do preparo de coloração permite realçar o padrão de madeira na superfície. Após os trabalhos preliminares, a porta é pintada na cor desejada. Para obter a maior saturação de cor, é possível aplicar duas ou três camadas. Com a ajuda de tinta é possível conservar a decoração da porta antiga. Para evitar o desenvolvimento de mofo e bolor, cubra a superfície com a mancha antes de aplicar o verniz.

Papel de parede

Restaurar uma porta interna branca com papel de parede é uma opção atraente que você pode usar pelo menos uma vez por ano. Este método não é difícil e não é caro o suficiente.

Para renovar a folha da porta com papel de parede, primeiro você precisa aplicar o primer em uma camada e esperar até que seque. Em seguida, você precisa cortar a tela do papel de parede. Preste atenção ao tamanho do papel de parede recortado que coincide com o tamanho da porta, ou corte um pouco mais a tela para as folgas. Em seguida, aplique cola na superfície e fixe o papel de parede, alisando e removendo o excesso de cola.

Desenho de estêncil

Você também pode transformar portas antigas usando estênceis. Eles podem ser comprados prontos ou feitos por você. Para aplicar um quadro, siga os seguintes passos: em primeiro lugar, a superfície preparada deve ser envernizada ou pintada e aguardar a secagem. Um estêncil é aplicado à superfície seca e fixado. Em seguida, o espaço livre de dentro ou de fora é pintado e o modelo é removido. Em seguida, eles esperam até que a tinta seque.

Adesivos de vinil

A decoração com decalques de vinil é um método de acabamento moderno. Os decalques de vinil são resistentes à umidade, água e sol e podem ser lavados conforme necessário. Colá-los na porta é elementar - você precisa inclinar o adesivo para trás e alisá-lo. Desenhos adesivos modernos podem ser usados ​​várias vezes, eles são simplesmente removidos do avião e colados em outro lugar. Eles são freqüentemente usados ​​para decorar portas de varanda de plástico.

Fachadas aéreas

Às vezes não é suficiente restaurar uma porta interna, mas é preciso mudar sua fachada.Fachadas suspensas, que são feitas de vários materiais, irão ajudá-lo com isso, mas seria mais sensato comprar uma cobertura de MDF. Não absorvem umidade, mantêm sua forma por muito tempo, são simplesmente fixados em parafusos auto-roscantes ou cola PVA, e também têm baixo preço.

Uma porta decorada desta forma irá decorar o seu interior.

Atualizando a tela

Se quiser aumentar o número de vidros na folha da porta, ou mesmo mudar sua localização, você terá que trabalhar muito. Depois de remover a tinta, remova o vidro e cubra os orifícios resultantes com madeira compensada. Faça fendas no lugar certo, cubra a porta com verniz ou tinta e espere secar. Em seguida, coloque o vidro nas contas de vidro em um novo local. Painéis decorados podem ser colocados em vez de vidro.

Decoração de hardware

Se a sua porta foi feita há muitos anos, provavelmente está equipada com ferragens antigas, que é mais aconselhável restaurar do que jogar fora. Para isso, lixe o objeto com uma lixa e aplique um primer-esmalte, que vai enfatizar toda a beleza do enfeite. Depois que a alça estiver seca, reconecte-a.

Os métodos acima são aceitáveis ​​para qualquer tipo de porta. Mas alguns querem ver uma nova fachada com um padrão ousado. Nesses casos, a tinta não é adequada e outras opções podem ser usadas.

Um deles é o papel de parede. Este método permite dar à porta um aspecto original. Os murais de parede se destacam em uma variedade de imagens e cores, mas com toques e sujeira frequentes, perdem a aparência anterior. Colar papel de parede de vinil em uma porta tem as mesmas vantagens e desvantagens do papel de parede de foto, mas se destaca por custar muito menos.

Restaurar portas interiores com tecidos é uma ideia muito original e extravagante. Basta fazer uma composição e colá-la à superfície, usando não só tecido, mas também partituras, pôsteres, cartões e fotografias antigas. Este método irá deliciar seus convidados incrivelmente.

Ao fazer todo o trabalho acima, seja extremamente cuidadoso para que tudo pareça perfeito.

Ferramentas e materiais necessários

Na reparação de portas interiores ou de varanda antigas, é necessário, em primeiro lugar, efectuar os trabalhos preliminares, preparando o pavimento para a obra.

Algumas ferramentas irão ajudá-lo com isso:

  • Solvente adequado para o material de revestimento da porta;
  • Secador de cabelo para edifícios, ferro ou maçarico;
  • Pele com migalhas grossas e finas;
  • Sander;
  • Chaves de fenda, martelo, faca, alicate, filme.

Para a reforma propriamente dita, é necessária uma espátula, contas de vidro, massa, tinta, verniz, tinta, impregnação, pincéis, esponjas, rolos, fechadura, dobradiças.

Exemplos e opções de sucesso

Aqui estão alguns exemplos das idéias mais interessantes de decoração de portas.

Nesta foto, você pode ver como consegue imitar qualquer couro usando couro sintético comum. Como resultado, você terá uma opção bonita e elegante.

Uma opção de como você pode tornar a porta única em seu tipo. Esta é uma decoração - estofamento de portas com tecidos.

Para simular painéis, você precisa de duas cores de tinta diferentes e fita de papel. Graças à sua imaginação, você pode incorporar várias combinações de tons que vão decorar seu interior com sua singularidade.

Entre a variedade de cores, encontrará um revestimento com o qual a sua porta não diferirá em nada de um quadro de ardósia. E você terá espaço adicional em sua casa para gravar lembretes.

Você pode dar às portas um visual original com a ajuda de rebites, que podem ser adquiridos em lojas de ferragens.

Os murais de parede nas portas serão uma opção incomum para o seu interior. Se você selecionar corretamente a imagem sobre eles, o resultado será indistinguível das idéias de designers famosos.

Pequenos arranhões e defeitos em suas portas podem ser decorados com um adesivo de vinil.Ela lidará perfeitamente com tal problema e se encaixará perfeitamente em seu interior.

A porta é pintada com guardanapos de decoupage, e as fendas artificiais são aplicadas na técnica de craquelure. Este método é muito bonito e atraente. Ele dará uma certa atmosfera de antiguidade à sua casa.

Aqui a tela é decorada com vitrais, que complementam a sua decoração interior com originalidade e atratividade. Pode haver um ou vários vitrais na porta.

Por fim, use um estêncil para alterar drasticamente a fachada de sua porta. Com ele, você pode retratar o que quiser, desde que goste do resultado.

À primeira vista, esses métodos parecem um tanto complicados, mas como dizem, o principal é começar, e tudo dará certo, mesmo que você seja um mestre iniciante.

Para obter informações sobre como restaurar você mesmo uma porta interna antiga, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário