Dimensões das portas interiores
As portas interiores, ao contrário das portas de entrada, concebidas para proteger um apartamento contra arrombamento e penetração, são necessárias para dividir o espaço interior de uma habitação em zonas isoladas. Eles devem ser confortáveis, razoavelmente duráveis e caber no interior geral da sala. A partir daqui vem a variabilidade de aparência, materiais com os quais eles podem ser feitos e, o mais importante - seus tamanhos.
Variedades de portas
A função das portas interiores é claramente visível no nome: separam os quartos no interior do apartamento. Dependendo de quais quartos estão separados por portas e das preferências pessoais do proprietário, eles são giratórios (a opção mais popular e comum), deslizantes e dobráveis. Mecanismos de oscilação e deslizamento são menos comuns.
As duas primeiras opções, além da folha única padrão, são uma e meia e dupla. O terceiro e o quarto são capazes de trazer muitos aborrecimentos durante a instalação a um inquilino que decide diversificar o interior do seu apartamento com produtos semelhantes.
Oscilante
Este projeto é o mais padrão e comum na maioria dos apartamentos domésticos. Requer muito espaço, mas ao mesmo tempo é o mais simples e confiável e, se necessário, é capaz de proporcionar estanqueidade absoluta ao ambiente.
Deslizante
Eles serão uma excelente solução para quartos com espaço livre limitado. Instalados em rodízios especiais, eles se movem paralelamente à parede da sala. Os espécimes deslizantes são feitos de uma variedade de materiais, da madeira ao vidro e, devido ao seu design, são a opção mais segura.
Dobrando
Design bastante exótico, feito em forma de acordeão. É mais adequado para corredores largos e ocupa bastante espaço - embora seja significativamente menos do que os corredores giratórios.
Portas rotativas
Uma opção versátil adequada para salas com pouco espaço livre. Quando abertos, eles se projetam da ranhura em menos da metade de sua largura. Quando fechadas, suas dimensões são semelhantes às de um modelo de balanço convencional.
O material mais popular para produção hoje é o painel de fibra. Isso não é surpreendente, porque este material pesa relativamente pouco, não choca o potencial comprador com seu alto custo e é bastante amigo do ambiente.
No entanto, o MDF não é adequado para portas de entrada: o baixo peso, que passa a ser a principal vantagem no espaço interior do apartamento, de facto, indica claramente a fragilidade deste material.
Outro problema do painel de fibra é a redução da resistência ao desgaste. É importante que o produto dure muito tempo e não perca a aparência após alguns meses.
Portanto, é melhor comprar inicialmente uma tela revestida com polipropileno:
- Por si só, o polipropileno é um produto ecologicamente correto. Isso é especialmente importante antes dos apartamentos modernos, cujos proprietários preferem materiais naturais na decoração de suas casas.
- Os revestimentos de polipropileno são semelhantes em muitos aspectos aos revestimentos de PVC e laminados.A superfície vai encantar os olhos com uma superfície lisa e brilhante, e o próprio polipropileno se tornará uma excelente proteção contra arranhões, lascas, outros danos mecânicos e alta umidade.
Além do papelão, as portas internas são feitas de espécies de madeira maciça, vidro ou polímero, mas essas opções custarão muito mais.
Quais são os tamanhos da folha da porta da sala?
Hoje, portas de fabricantes russos e europeus são apresentadas no mercado. Eles diferem em tamanho - de 55 a 90 cm para fabricantes nacionais e de 60 a 90 cm para os estrangeiros. Não significativo à primeira vista, mas cada milímetro é importante para a instalação correta. Felizmente, a maioria dos fabricantes tenta manter estruturas padrão.
Existem três parâmetros principais a considerar ao escolher uma porta interior: altura, largura e espessura.
Padrão
As dimensões típicas da tela cabem em alguns quadros, embora para uma determinação precisa ainda seja melhor fazer uma medição individual para evitar erros e imprecisões. Nas lojas, o pano é vendido separadamente ou junto com a caixa. Blocos semelhantes fabricados em fábricas nacionais são determinados de acordo com GOST.
Apesar disso, é muito mais conveniente comprar tudo de uma vez junto com o dinheiro, do que depois se envolver na montagem do "quebra-cabeça".
As dimensões padrão das portas internas são as seguintes:
- O padrão para a altura das portas interiores é de 190 cm, nos fabricantes europeus chega às vezes a 230 cm.
- A espessura é o parâmetro, em cuja seleção é permitido tomar algumas liberdades. Principalmente, depende do material com o qual a tela é feita. É capaz de dar à passagem seu próprio caráter e maciço, mas ao mesmo tempo seu peso e custo aumentarão inevitavelmente.
- A largura permitida varia de 60 a 90 cm, dependendo da sala e se nela está instalado um modelo de duas ou de uma folha. Por exemplo, no banheiro, é melhor escolher uma amostra mais estreita (mínimo - 55 cm), a fim de reduzir a permeabilidade da umidade. No entanto, corredores muito estreitos frequentemente interferem na instalação de uma máquina de lavar e outros encanamentos no banheiro.
Para portas grandes de folha dupla, uma e meia e deslizantes sobre rodas, o padrão varia de 100 a 180 cm.
Ao comprar deve prestar atenção ao fabricante: como mostra a prática, as portas chinesas não são de forma alguma inferiores em qualidade aos fabricantes nacionais e europeus, mas frequentemente o seu preço é inferior.
Individual
As portas e os desejos do consumidor nem sempre correspondem aos padrões geralmente aceitos. Infelizmente, mesmo uma grande e variada seleção nas fábricas nem sempre garante uma fácil localização do produto desejado. Às vezes o cliente consegue abrir mão do desejo de comprar algo inusitado, mas também acontece que a busca por uma porta de tamanho inusitado não seja um capricho, mas uma necessidade. Em alguns casos, incompatibilidades entre o produto e a abertura (por exemplo, pequenas diferenças de altura ou largura) podem ser corrigidas de maneira fácil e indolor.
Por exemplo, isso é feito facilmente se o painel adquirido separadamente for maior do que a caixa instalada.
Caso contrário, a única maneira de sair da situação será fazer um pedido individual. O preço de tal amostra será 30-40% mais alto que o de fábrica, mas por outro lado, isso tornará possível comprar uma porta para sua casa que é absolutamente única e leva em conta todos os desejos dos moradores .
Tamanhos típicos para modelos de uma folha e meia e folha dupla
Para corredores grandes, nem sempre é possível encontrar um produto monofolha adequado, e às vezes o proprietário quer diversificar o interior dos quartos com algo fora do padrão.
Uma amostra e meia consistem em duas telas de larguras diferentes: larga e estreita.A parte estreita adicional geralmente permanece estacionária e só é usada se for necessário trazer ou retirar um objeto grande do quarto, por exemplo, um sofá ou um guarda-roupa.
Essas estruturas têm uma série de vantagens, a principal das quais é a capacidade de aumentar a entrada, a expansão visual do espaço e sua aparência incomum e, portanto, nova.
Porém, é justamente por serem incomuns que vale a pena fazer uma medição cuidadosa antes de comprar e, se necessário, fazer um produto adequado ao pedido.
Antes de comprar uma porta e meia, a passagem em que serão instaladas deve ser cuidadosamente medida. Existem amostras de dimensões padrão, mas se a passagem for muito grande ou muito estreita, as faixas são feitas sob encomenda.
Dimensões típicas da tela: largura 80-90 cm (largura) e 30 cm (estreita) e altura - 200 cm.
Os modelos bivalves não parecerão menos impressionantes.
Esses projetos ajudam a aumentar as aberturas, dão aos quartos uma certa aristocracia e o interior - impressionante:
- A largura de suas válvulas é até certo ponto individual e em média varia de 1,2 a 1,5 m (600-750 cm cada válvula).
- A altura de tais estruturas não difere da altura típica de portas convencionais e varia de 2 a 2,3 m.
Para apartamentos com tectos altos, a altura dos corredores pode ser aumentada instalando um inserto fixo por cima das caixilharias, o que se tornará uma decoração interior elegante.
Dimensões da caixa
Ao instalar na soleira da moldura, é necessário guiar-se pelos mesmos parâmetros que no caso da tela: em primeiro lugar, largura e altura e, por vezes, espessura. Esses tamanhos padrão, como regra, são determinados pelos GOSTs correspondentes (por exemplo, GOST 6629-88), mas não se aplicam a todos os modelos, especialmente para produtos fabricados no exterior. A proporção das dimensões principais da caixa e da tela em cm é mostrada na tabela abaixo.
Caixa |
Tela |
||
Altura |
Largura |
Altura |
Largura |
207 |
67 |
200 |
60 |
207 |
77 |
200 |
70 |
207 |
87 |
200 |
80 |
207 |
97 |
200 |
90 |
207 |
127 |
200 |
120 |
Como pode ser visto na tabela, as dimensões totais da caixa em comparação com a tela são aumentadas em 70 cm, pois pequenas lacunas técnicas devem ser deixadas entre a parede e a faixa de montagem, o que permitirá posteriormente que a tela entre e saia livremente a moldura.
Neste caso, a espessura da caixa e da parede em que está montada deve coincidir, mas a largura da abertura não pode ser superior a este indicador. Caso contrário, a caixa com dimensões superiores à espessura da parede não será fixada com firmeza.
Devido à variabilidade de dimensões, a melhor solução seria adquirir de uma só vez um conjunto completo: roupa de cama, caixas e acessórios.
Portas instaladas corretamente não são apenas uma forma de isolar os cômodos, mas também uma peça de mobiliário maravilhosa que se encaixa organicamente no estilo geral de um apartamento ou casa de campo.
Como determinar?
Antes de comprar ou encomendar o fabrico de uma porta interior, é necessário medir as passagens. Se você usar GOST e outros padrões, não será difícil descobrir a espessura necessária do painel.
Mas você ainda não pode prescindir da medição cuidadosa de todos os parâmetros, uma vez que o GOST frequentemente lida com parâmetros desatualizados e os fabricantes modernos, seguindo as tendências do mercado, estão lançando cada vez mais modelos de tamanhos fora do padrão.
Um detalhe importante que não deve ser esquecido: uma porta que ultrapassa a abertura em dimensões pode ser reduzida, enquanto um produto muito pequeno para ser inserido em seu devido lugar não funcionará.
Para que a medição mostre os resultados corretos, você precisa seguir um algoritmo simples:
- Desmonte a tela velha e a caixa com antecedência;
- Limpe as paredes;
- Faça medições de três medições.
Armado com uma fita métrica e uma fórmula simples, qualquer pessoa será capaz de determinar as três dimensões por conta própria.
Determinação de altura
Portanto, a altura será calculada usando uma fórmula simples:
Altura da folha + espessura de uma caixa + entalhe do piso acabado para trabalho livre (10 mm) + entalhe do topo (3 mm) + entalhe para a costura de montagem (10 mm).
Esses cálculos não trarão muitos problemas, mesmo para o proprietário que não tem experiência em questões de reparos. O principal é permanecer atento e preciso, e registrar cuidadosamente todas as medições realizadas.
Se for necessário descobrir os valores para um modelo com uma viga de caixa inferior (limite), a fórmula deve ser ligeiramente transformada. A versão final será semelhante a esta:
Altura da lâmina + duas espessuras de caixa + folga de montagem (10 mm) + recorte para trabalho livre de cima (3 mm) + recorte para trabalho de baixo (5 mm).
Conselho importante: não tente reduzir artificialmente a altura da abertura, mas o seu aumento é permitido, principalmente para apartamentos e moradias privadas com tectos altos.
Determinando a largura
Para medir a largura da passagem, você precisa medir em três lugares: inferior, superior e central, e selecionar o menor dos três resultados. Deve ser lembrado que as dimensões originais sempre se prestam a aumentar ou diminuir. No primeiro caso, se as dimensões do aumento ultrapassarem 200 cm, será necessário prover a abertura de suportes adicionais; no segundo, será permitido estreitá-lo para 60-55 cm.
Durante a auto-medição, você também deve se lembrar que a porta não deve apenas se encaixar firmemente na abertura. Não deve bloquear o acesso a salas adjacentes e bloquear passagens.
Além disso, vale a pena considerar o material com o qual o produto será feito. Alguns materiais podem inchar ou, ao contrário, encolher, pelo que atenção especial deve ser dada à entrada da casa de banho e da cozinha, onde a humidade e a temperatura são sempre elevadas. Em alguns casos, seria mais sensato decidir alargar a própria passagem e instalar um modelo não padronizado para evitar problemas no futuro.
Determinação da espessura
Quanto à espessura, então, como mencionado acima, o principal é que as dimensões da caixa e da parede sejam coincidentes, e o valor deste parâmetro não ultrapasse a espessura da abertura. A espessura aproximada para paredes de madeira é de 10 cm, e para paredes de tijolo - 7,5.
Para mais detalhes sobre como escolher o tamanho correto das portas internas, veja o próximo vídeo.
Como escolher um quarto?
Nem todo modelo vai caber em todos os cômodos. É necessário ter em conta muitos factores diferentes, a começar pelo facto de por vezes as dimensões das passagens para salas diferentes, de acordo com a ideia do arquitecto, diferirem ligeiramente, e acabando pela finalidade banal da sala.
Por exemplo, um parâmetro como largura. Para o banheiro e o vaso sanitário, varia de 55 a 60 cm - uma abertura estreita deve limitar a penetração de umidade nas salas de estar. Na verdade, como as dimensões da tecnologia moderna, das máquinas de lavar às banheiras e chuveiros, são impressionantes, em alguns casos a passagem pode ser aumentada para 80 cm.
Para a cozinha, o padrão será uma passagem de cerca de 70 cm, e para as salas - cerca de 80 cm.
Um papel importante na seleção de um modelo específico para uma sala específica é desempenhado pelo material de que é feito:
- Devido à sua leveza, as estruturas de PVC são mais adequadas para salas nas quais situações traumáticas associadas diretamente a portas são mais prováveis de ocorrer, como uma cozinha onde muitas pessoas podem se reunir e uma janela inadvertidamente aberta pode atingir alguém; banheiro e toalete que vão direto para o corredor, aumentando a probabilidade de tocar na pessoa que passa; crianças.
- Os produtos de vidro pesam muito mais - até 25 kg. Ficam espectaculares, por exemplo, na sala de estar, separando-a do espaço do resto da casa, e também integram-se bem no interior da cozinha, delimitando-a da sala de jantar.
- Os mais pesados são os modelos de madeira, cujos modelos se encaixam melhor na atmosfera de um estúdio ou biblioteca.
Quanto aos edifícios típicos de vários andares, para acelerar o ritmo de construção, partindo dos apartamentos "Khrushchev", as aberturas são altamente padronizadas e mantêm-se iguais em todas as divisões. Se não houver nenhum desejo de fazer uma grande revisão, as amostras da placa de fibra e seus análogos podem ser uma saída.
São uma opção versátil e económica que permitirá ao proprietário preservar a integridade do interior do apartamento como um todo.
A maior liberdade de ação em termos de escolha de portas internas é concedida aos residentes do setor privado. Para uma casa privada, é fácil escolher um design de produtos absolutamente único que não depende de quaisquer normas e GOSTs, toda a estrutura dependerá inteiramente das preferências pessoais e da imaginação dos residentes.
Único inconveniente: neste caso, as estruturas terão de ser feitas de acordo com uma encomenda individual e, consequentemente, a um preço superior.
Exemplos e variantes
Os modelos personalizados expandidos são os mais adequados para a sala de estar. Como opção, portas de correr, folhas duplas e amostras de uma e meia serão de seu interesse.
Para um quarto - tanto para um adulto quanto para um berçário - geralmente são escolhidos produtos opacos para surdos que não deixam a luz do corredor entrar no quarto e abafam os sons externos. A posição ideal é aquela em que o caixilho aberto fique paralelo à parede - isso ajudará a economizar muito espaço livre.
Normalmente, as portas muito grandes não são usadas nos quartos, mas em alguns casos elas se tornam um elemento decorativo brilhante. Por exemplo, um modelo para um quarto no sótão, feito sob medida e em forma de trapézio irregular ou elipse. Isso não só tornará a aparência da sala única, mas também ajudará a economizar espaço, uma vez que, devido à sua forma irregular, essas amostras serão menores do que suas contrapartes mais comuns.
Outra opção é a construção de uma ou mais folhas que giram em torno de seu eixo. Podem ocupar mais espaço, mas são adequados para aquelas divisões em que é necessário deixar livre o espaço junto às paredes.
Outro tipo de decoração de interiores: instalação de portas para divisões diferentes, feitas com o mesmo desenho. Eles podem variar em tamanho, mas ao mesmo tempo ser feitos de materiais semelhantes e no mesmo esquema de cores. Isso ajudará a preservar o estilo da casa.
Além disso, as portas feitas em cores vivas, além de sua função principal, podem se tornar um elemento decorativo marcante.
Os produtos de madeira maciça se encaixam perfeitamente no design do escritório, dando-lhe uma sofisticação distinta e um toque de antiguidade. Pelo contrário, o metal e o vidro são adequados para salas modernas, modernas ou de alta tecnologia.
O comentário foi enviado com sucesso.