Como instalar portas interiores de correr?
Você se sente muito mais confortável em um apartamento ou casa se houver portas internas. Com a ajuda deles, você pode dividir o espaço e isolar diferentes salas. Recentemente, um número cada vez maior de pessoas está inclinado a comprar portas de correr, uma vez que seu design oferece muitas vantagens, e instalá-las você mesmo também economizará bastante.
Para que servem?
Muitas vezes, durante os trabalhos de reparação em qualquer sala de estar, os proprietários decidem quais portas instalar: de batente ou de correr. Mas, refletindo, muitos chegam à conclusão de que é melhor instalar estruturas deslizantes, uma vez que suas os benefícios são claros em uma inspeção mais detalhada.
- A vantagem indiscutível das portas deslizantes é economia significativa de espaço absolutamente qualquer sala. Pelo fato de as lonas dessas portas deslizarem paralelamente à parede ou se esconderem em um nicho especial, não requerem espaço para abertura e fechamento. Além disso, alguns itens internos podem ser instalados próximos a essas estruturas deslizantes, o que não funcionará com portas giratórias.
- Ao contrário das estruturas articuladas, uma porta deslizante de qualquer modificação incapaz de abrir com uma rajada de vento: A tela é mantida na parte superior e inferior.
- Esta fixação na porta deslizante não faz sons de rangido em contraste com a porta de batente, onde o pendurar da folha é impossível sem o uso de dobradiças que emitem um rangido.
- Devido ao fato de os fabricantes produzirem muitas modificações, você pode, a seu critério, escolher não só o tamanho, mas também o material para design futuro.
- A vantagem indiscutível das estruturas deslizantes é o seu segurança... Especialmente para famílias com crianças pequenas. Em estruturas giratórias, há um espaço entre a folha da porta e o batente e, muitas vezes, seus dedos acabam lá por curiosidade ou por acidente. O design deslizante elimina essa possibilidade.
- Graças a várias modificações de portas deslizantes você pode combinar lindamente salas adjacentes... As portas de acesso à sala da cozinha ou sala de jantar podem ser instaladas com base na concepção geral do interior, escolhendo a opção que se harmonize tanto quanto possível com todas as divisões.
- Falta de limites em estruturas deslizantes é uma vantagem indiscutível para apartamentos ou casas onde vivem pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas.
Visualizações
As portas deslizantes interiores podem ser classificadas de acordo com vários indicadores: o tipo de movimento da estrutura, o número de folhas da porta, o material de fabrico, a localização dos rolos.
Tipo de movimento
Pelo tipo de movimento, a folha da porta pode se mover e se esconder quando aberta dentro de um nicho especial, ou pode ser aberta.
Escondido
Esse mecanismo oculto é geralmente equipado na fase de reparo. O espaço livre necessário para colocar a folha da porta junto com o mecanismo é proporcionado pelo espessamento da parede. O bolso ou o estojo de uma porta são feitos de gesso cartonado ou de uma caixa de metal especial.
Graças a esta disposição, a largura da parede, claro, aumentará, mas esta configuração permitirá que você instale peças de mobiliário perto da porta, pendure um quadro ou coloque flores em vasos em pedestais especiais.
Abrir
A instalação de uma porta deslizante pode ser realizada de forma aberta.O sistema de deslizamento externo envolve o movimento de abertura da folha da porta.
Para o seu dispositivo, não é necessária a construção de um estojo oculto, portanto esta estrutura pode ser instalada a qualquer momento, independentemente da hora da reparação. A folha da porta desloca-se paralelamente à parede e por isso é necessário deixar espaço livre na lateral onde ficará a porta aberta.
Número de folhas
Dependendo do número de folhas da porta, as estruturas deslizantes são divididas em opções com uma porta e tipos que consistem em duas folhas. Opções mais complexas são menos comuns: designs de três e quatro folhas.
O design de folha única é compacto em tamanho e é mais frequentemente instalado em salas com uma pequena área. Quando aberta, a folha da porta se move ao longo do lado direito ou esquerdo da parede.
Os modelos com duas portas são adequados para aberturas mais amplas.
Além disso, esse design possui várias opções de movimento. Na maioria das vezes, ao abrir uma passagem, as faixas se afastam em direções diferentes. Mas existem outras configurações, quando uma folha fica parada e encostada no vão da porta, enquanto a outra se move de um lado para o outro da abertura. Existem modelos em que uma folha fixa encosta na abertura e a segunda se move com uma aproximação à parede. Também existem opções em que ambas as folhas podem mover-se de um lado para o outro, apoiadas na soleira da porta.
Material
Dependendo dos materiais utilizados, as folhas das portas são produzidas em vidro, madeira, aglomerado. Existem também opções combinadas.
- Os painéis das portas de vidro aumentam visualmente o espaço interior da sala. Como regra, as lâminas são feitas de vidro resistente a impactos e, portanto, não representam nenhum perigo. As portas de vidro combinam com muitos estilos usados para decorar uma sala.
- As estruturas deslizantes também podem ser feitas de madeiras nobres, aglomerados, bem como madeira revestida com MDF.
- As folhas da porta combinadas contêm madeira e vidro.
Local de instalação dos guias
As portas deslizantes variam dependendo de onde os corredores estão instalados. Eles podem ser instalados na parte superior ou inferior e também existe um método de instalação combinado.
- Localização principal perfis é mais popular. O método com dobradiças é adequado para folhas de porta leves. Graças a este método, as portas funcionam por um longo tempo e não são tão suscetíveis a quebras como na posição inferior das guias.
- Localização inferior usado com menos frequência, pois é mais sujeito a deformações. Perfis localizados no piso precisam de limpeza regular e a porta, que fica apenas no perfil inferior, desliza com menos suavidade.
- A maneira mais bem-sucedida e confiável é arranjo combinado de guias... É adequado para portas pesadas. A presença de trilhos superior e inferior é freqüentemente usada em guarda-roupas. As estruturas de correr para móveis são um sistema universal e são instaladas não só na moldura do armário, mas entre duas paredes, num nicho, com a sua ajuda pode decorar qualquer abertura.
Para abrir ou fechar portas deslizantes, é necessário aplicar alguma força física, mas existem modelos em que a ação mecânica não é necessária.
Estas são estruturas deslizantes automáticas que possuem uma estrutura mais complexa em comparação com os modelos convencionais. As portas são acionadas por meio de um acionamento elétrico de acordo com um sinal proveniente de sensores. Na maioria das vezes, estruturas automáticas são instaladas na entrada de salas com tráfego intenso. Podem ser escritórios e centros comerciais, instituições governamentais e educacionais, bem como cafés e restaurantes.
Dicas de instalação faça você mesmo
Instalar portas de correr com as próprias mãos não é uma tarefa tão difícil. É perfeitamente possível instalar independentemente um sistema aberto e um sistema fechado.
Qualquer tipo deste projeto consiste em uma folha de porta (o número de folhas depende da configuração), guias, batentes, pelo menos dois rolos, um painel superior superior (em alguns projetos está ausente), platbands, prendedores (parafusos, parafusos e outros elementos).
Antes da instalação, é necessário preparar as ferramentas, pois sem elas a instalação será impossível. Em primeiro lugar, eles preparam uma fita de construção e um nível especial, você também vai precisar de uma broca ou um perfurador (dependendo do tipo de paredes). Não será supérfluo: uma chave de fenda, um fio de prumo de construção, um pequeno martelo, um lápis (marcador).
Cada método de instalação tem suas próprias instruções corretas. Dependendo da localização da estrutura, distinguem-se: instalação oculta, quando a porta, ao ser aberta, é recolhida para uma caixa especial, e instalação externa, quando o movimento da folha não fica oculto ao abrir ou ao fechar a porta.
Para a correta instalação da estrutura deslizante, deve-se seguir as instruções passo a passo.
Design deslizante aberto
Antes da instalação, antes de mais nada, é necessário desmontar a porta antiga, as dobradiças nas quais estava pendurada e as plataformas. É melhor remover também a moldura da porta, pois pode interferir na instalação de uma estrutura deslizante.
Agora você precisa arrumar a porta. Removemos todas as irregularidades: massa, gesso e nivelamos as bordas. A parte inferior da abertura deve ser paralela ao chão, um erro de não mais de 5 mm é permitido. Vale a pena considerar a espessura do piso. Na sua ausência, deve ser feito levando-se em consideração a espessura do revestimento.
Com a ajuda de um fio de prumo, as superfícies laterais são verificadas e podem ter desvios de 3 a 5 mm. É melhor que as paredes tenham uma superfície perfeitamente plana, então a folha da porta vai caber bem.
Agora você pode começar a instalar a moldura da porta. Para alinhá-lo, você precisará de cunhas especiais que ficarão localizadas entre a caixa e a parede. Ao ajustar a localização das cunhas e o grau de recessão na abertura, você pode obter uma posição uniforme da moldura da porta. Você pode verificar a exatidão da instalação com a ajuda de um prumo ou usando um nível de construção. Tendo alcançado um posicionamento uniforme, você pode fixar a estrutura com uma chave de fenda.
Antes de fixar as calhas superiores, é necessário certificar-se de que a folha da porta está suspensa uniformemente. Para fazer isso, você precisa prender a tela na parede ao lado da moldura da porta e fazer uma marca na parte superior. Em seguida, a tela é inserida na abertura e uma marca também é feita.
Se as duas marcas coincidirem (traçar uma linha), o piso está nivelado e a instalação pode começar.
A partir da linha resultante, meça 5 a 7 cm na direção do teto e desenhe uma linha. Com a ajuda dele marcamos a localização da madeira. O comprimento da barra deve ser duas vezes a largura da folha da porta mais 10 cm. Se um sistema de folha dupla for conectado, o comprimento da madeira e do perfil deve ser 4 vezes maior que a largura de uma folha da porta e mais alguns cm.Isto é necessário para que a porta abra totalmente a porta ao abrir.
A localização da barra depende do número de abas. Se houver apenas uma faixa, a fixação da madeira depende do lado da abertura da porta. Seu meio pode estar localizado acima do lado direito e acima do esquerdo. Se for prevista a instalação de duas folhas, então o comprimento da barra é dividido em três partes, onde a parte do meio deve ficar localizada acima da abertura.
Estojo
A largura da caixa deve ser duas vezes maior que a folha da porta; ela deve estar completamente escondida na caixa quando as portas são abertas. O estojo é instalado na abertura ou próximo à parede. Do lado de fora, o drywall é usado para esconder a estrutura, ou a moldura é decorada com painéis de parede.
A moldura é em madeira maciça, é adequada para portas com massa não superior a 80 kg, bem como metal para lonas com massa superior a 80 kg. O caixilho é adquirido em função dos parâmetros da porta e do tipo de sistema de correr. Na abertura, é primeiro cuidadosamente nivelado e depois fixado de cada lado na parede. Os espaços entre o estojo e a parede são vedados com espuma especial.
Ao comprar um estojo de lápis, você precisa saber com o vendedor para que material a estrutura se destina.
Então você pode montar o sistema deslizante. O esquema de fixação para qualquer método de instalação é quase idêntico. O trilho superior é preso à madeira ou aos suportes. Os rolos são fixados na parte superior da folha, sua quantidade depende da largura e do peso da porta. A lâmina do rolo é inserida no perfil e se move livremente ao longo de todo o seu comprimento. A presença do trilho inferior depende do projeto.
Recursos de montagem
Depois de tomadas todas as medidas necessárias, pode-se prosseguir com a instalação da porta deslizante.
Para fixar o trilho superior, uma barra com uma seção de 50x70 mm é a mais usada. Um perfil de comprimento idêntico é fixado a ele por meio de parafusos auto-roscantes. Deve haver pelo menos três deles. Agora pode instalar a madeira de acordo com as marcas na parede, tendo previamente corrigido a sua posição com um nível.
Se você quiser prender uma madeira em uma parede de concreto, precisará instalar primeiro os pinos-guia. As marcações para a sua colocação são feitas por meio de uma broca, após a fixação de uma barra na parede para este processo. Usando as marcas recebidas, fazemos furos com o diâmetro correspondente e inserimos buchas neles. Agora você pode prender a madeira na parede.
Começamos a preparar a folha da porta. Para isso, instalamos um mecanismo de roletes na parte superior. A fixação do sistema começa com plataformas, que muitas vezes são instaladas nas laterais da tela imediatamente a partir do canto. Fixamos as plataformas à tela com parafusos auto-roscantes e inserimos nelas placas com pinos, sobre as quais existem tampas de fixação especiais nas laterais. As plataformas de roletes devem ser aparafusadas a esses pinos.
Instale as alças. Na tela acabada, via de regra, já existem furos. Mas se se trata de uma tela comum, então você terá que fazer furos para este elemento com um cinzel, tendo previamente circulado o contorno da alça recortada.
O trilho inferior é instalado se o sistema tiver suportes para os rolos inferiores. Para não destruir o perfil, é necessário instalar uma soleira, mas pode instalar a guia nivelada com o chão.
Se a instalação de rolos não for fornecida na parte inferior da lâmina, uma faca guia especial ou rolo de bandeira podem ser fixados no chão. Graças a ele, a porta se move de acordo com uma determinada trajetória. Para o rolo de bandeira, uma ranhura é cortada na parte inferior da folha da porta que percorre todo o comprimento da folha da porta.
Para verificar a exatidão do perfil superior instalado, é necessário conduzir o rolo. Se o rolo deslizar bem nas ranhuras, o perfil é instalado uniformemente e você pode pendurar a folha da porta e inserir os batentes de deslocamento. São necessários para que a porta não role para fora do perfil ao abrir. Eles são fixados com parafusos.
Agora você pode conferir a suavidade do passeio e começar o trabalho de acabamento. Um painel falso é instalado para ocultar o mecanismo do rolo. Os vazios entre a caixa e a abertura são preenchidos com espuma e cobertos com platbands.
É um conjunto completo de sistema de correr, que inclui uma cassete concebida para ser instalada no interior do vão da porta e que serve de localização da folha da porta.
Instalar uma porta deslizante tipo cassete é semelhante a instalar uma estrutura que se move ao longo de uma parede, mas há detalhes a serem observados. O perfil superior com barra não é fixado à parede, mas à cassete ou moldura. E o mais importante, a maçaneta da porta deve entrar livremente no espaço do estojo.
Lindas ideias no interior
As portas deslizantes internas no mesmo cômodo devem ser projetadas no mesmo estilo.
Para o estilo clássico, as telas são adequadas com uma cor escura saturada ou tons claros. Quanto mais rígido for o interior, mais escura sairá da porta.
Para o estilo country, telas em tons de marrom ou bege são adequadas.
Para um estilo de alta tecnologia, você pode escolher lâminas de vidro, que podem ser transparentes ou foscas. Os padrões podem ser aplicados ao vidro como decoração.
Como instalar você mesmo uma porta deslizante, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.