Portas interiores deslizantes: aplicação no interior
As portas coupé ganharam novo fôlego graças ao retorno do estilo asiático japonês à moda. Gradualmente, as opções de interior deslizante migraram para outros estilos modernos e hoje são usadas com não menos frequência do que as clássicas swing.
Características e benefícios
As portas de correr interiores são notavelmente diferentes das suas "contrapartes" de vaivém tanto na aparência como nas características.
Existem vários recursos que distinguem as opções de deslizamento.
- A instalação de portas deslizantes pode economizar significativamente o espaço útil em casa. Isso é especialmente importante para apartamentos que não diferem em grandes dimensões, por exemplo, em casas da construção Khrushchev. O único "mas" é que essas estruturas exigem deixar uma parede vazia ao longo da qual se moverão.
- Amostras deslizantes se encaixam muito melhor em estilos de interiores modernos do que as clássicas swing. Eles podem se encaixar harmoniosamente em estilos como minimalismo, techno, moderno, bem como etnia japonesa tradicional.
- Com a ajuda de portas interiores deslizantes, você pode projetar lindamente uma abertura de tamanho ou forma não padrão. Se, no caso de portas de batente, for necessário fazer uma folha de porta e uma caixa por encomenda, portas corrediças comuns servirão, independentemente do tamanho.
- As portas deslizantes estão disponíveis em uma variedade de designs e designs, como resultado, sempre existe a oportunidade de escolher o que você precisa.
- Devido ao fato de que as opções de deslizamento não abrem sob a influência de uma corrente de ar, não batem, mas fecham de forma limpa e suave, sua vida útil é muito mais longa do que a das estruturas giratórias.
- Ergonomia e comodidade são outro ponto importante que fala a favor da escolha das portas de correr.
Falando das desvantagens, podemos destacar o insuficiente isolamento acústico e térmico de uma sala com tal porta. Além disso, devido às características do projeto, as amostras requerem lubrificação regular, caso contrário, há o risco de ruídos e travamento da porta.
Projeto de sistema
Em geral, o design da porta do compartimento é um painel sobre guias fixas. As guias podem ser montadas sob o teto e no chão ao mesmo tempo, e escondidas em um nicho especial na parede ou localizadas ao longo da parede.
Para limitar a amplitude de movimento dos painéis e evitar que "saiam" das ranhuras a eles destinadas, cada um dos perfis de guia é equipado com batentes especiais, também chamados batentes. Os rolos, deslizando entre os pés, não têm a oportunidade de ultrapassar os limites que lhes são atribuídos.
Os roletes podem ser colocados apenas na parte superior ou acima e abaixo, dependendo da severidade das folhas da porta. Ao mesmo tempo, os rolos superiores são bons quando se trata de divisórias pequenas, e uma guia dupla é necessária em casos de grande número de painéis (em geral pode haver de 1 a 7), ou se forem feitos de materiais pesados, por exemplo, uma camada sólida de madeira.
O perfil superior é normalmente fechado com uma faixa decorativa, que esconde de forma confiável o "recheio" imparcial de olhares indiscretos, ao mesmo tempo que ajuda a porta a se encaixar ainda melhor no interior. Vários modelos podem não ter essa barra, especialmente se sua ausência for bem-vinda pelo estilo da sala.
Por último, os modelos estão equipados com puxadores e fechaduras concebidos para facilitar a utilização da porta e manter em segredo a privacidade dos proprietários. As alças podem ser comuns ou em forma de pequenas "lapelas" de metal ao longo de toda a altura da aba. São escolhidas fechaduras mortise, que não se projetam além do plano da faixa. Outro modelo ficará ridículo.
Mecanismos
Uma das vantagens das portas interiores de correr é a possibilidade de as equipar com um sistema de comando automático responsável pela abertura das portas. Na maioria das vezes, esses modelos podem ser encontrados em supermercados. Eles são equipados com um sensor infravermelho de movimento, de modo que, quando uma pessoa se aproxima, as portas se abram imediatamente.
As opções automáticas em casas comuns são extremamente raras devido ao seu alto custo. Claro, este sistema tem muitas comodidades, mas muitas vezes elas não são necessárias em um apartamento comum.
As portas manuais abrem com alças no caixilho. Os sistemas equipados com roletes por baixo e por cima são mais fáceis de operar do que com roletes apenas de um lado, pois no primeiro caso é necessária menos força para mover a folha da porta. Esses painéis japoneses podem ser encontrados a um custo razoavelmente barato, o que é bastante aceitável para o orçamento familiar médio.
A porta sanfonada é fixada em três lados: inferior, superior e lateral. As guias estão localizadas apenas na parte superior, no meio de cada um dos painéis. Carrinhos com rodízios são responsáveis pela abertura e fechamento das portas, para o correto dobramento da porta do livro. Os preços variam desde as opções mais econômicas e de baixo custo até as opções de alto custo muito caras.
Independentemente do tipo de painel que escolher, certifique-se de calcular corretamente o local para sua fixação, levando em consideração os custos de colocação das guias e demais peças do mecanismo. Portanto, para portas automáticas é necessário mais espaço e "acordeões" são a opção mais compacta.
Visualizações
Existem vários tipos de estruturas deslizantes.
- Em primeiro lugar, são divididos pelo número de painéis, cujo número varia de 1 a 7. Uma porta com sete ripas é apenas "Acordeões", que já foram mencionados de passagem neste artigo.
- Opções panorâmicas - divisórias transparentes de vidro, que aparecem cada vez com mais frequência nas casas modernas. Eles parecem elegantes, mas não têm uma carga funcional.
- Feito com mais frequência elevador deslizante estruturas que também podem ser chamadas de deslizamento paralelo para maior clareza. Estas são portas de compartimento comuns.
- Deslizante giratório as amostras são mais interessantes. Tradicionalmente, não são feitos de vidro, mas sim de materiais mais duráveis, como a madeira. Na aparência, as estruturas giratórias deslizantes se assemelham fortemente às estruturas giratórias comuns, porém, quando são abertas, deslizam suavemente para o lado, encaixando-se ao longo da parede. De acordo com exatamente onde a porta sai, eles são divididos em deslizamento para dentro e ao longo da parede. Para portas internas, é equipado um nicho oco especial, que é calculado em função das dimensões da amostra.
Para portas de correr comuns, basta liberar completamente a parede, incluindo tomadas, interruptores e similares.
- Uma opção interessante são os designs tipo reclinável-deslizanteque podem ser encontrados no metrô ou trens. Eles geralmente são equipados com um sistema de controle remoto automatizado.
Dimensões (editar)
As dimensões das portas variam e podem ser combinadas com qualquer porta. Em particular, opções com várias portas são de particular interesse. O uso de amostras com várias folhas permite que você feche a maior lacuna possível, sem ocupar muito espaço livre.
Os mais comuns são espécimes deslizantes de folha única e folha dupla.Os designs de folha única são comparáveis em largura às portas giratórias comuns, mas com a altura a situação é um pouco diferente. Raramente, quando uma porta deslizante é embutida em uma porta, geralmente é instalada sob o próprio teto, ocultando assim um design de lacuna malsucedido.
Os painéis de folha dupla dão à sala uma aparência majestosa, expandindo visualmente o vão existente ainda mais. A largura máxima dos painéis é determinada não só pelas dimensões do vão da porta, mas também pela área das paredes livres nas laterais: é necessário que haja espaço onde as portas possam ser movidas.
Para aberturas muito largas, recomenda-se a utilização de desenhos de portas com várias folhas ou "acordeões", sendo a segunda opção adequada mesmo nos casos em que não haja absolutamente espaço para uma porta de correr nas laterais do vão. Você também pode prestar atenção nas portas dos "livros", que lembram "acordeões", mas têm painéis mais largos com menos curvas.
Materiais (editar)
As portas deslizantes podem ser feitas de uma ampla variedade de materiais, mas o vidro, a madeira e o plástico são especialmente populares.
- Portas de vidro não tão impraticável como comumente se acredita. Além de uma divisória decorativa, também podem ser uma porta completa. Estamos falando de casos em que o vidro fosco ou uma superfície espelhada são escolhidos como o material. Os painéis deslizantes de vidro podem ser retocados para adicionar um toque de exclusividade a qualquer interior.
- Painéis de madeira - a versão mais clássica, perfeita para quase todos os interiores. Tanto a madeira maciça como a sua imitação podem ser utilizadas, por exemplo, aglomerado com revestimento decorativo. Normalmente, portas de madeira simples não são feitas, mas certamente são complementadas com diferentes elementos: inserções de vidro, decoração de alumínio, entalhes artísticos, molduras decorativas de madeira e assim por diante.
- Portas de plástico usado não há muito tempo. Ao contrário do equívoco, comprá-los nem sempre significa má qualidade e danos à saúde. Produtos certificados de fabricantes renomados atendem plenamente a todos os requisitos e padrões, enquanto o uso de plástico abre um amplo escopo para experimentos com cores e padrões. Existem designs brilhantes e foscos.
As peças de alumínio são normalmente utilizadas como acessórios: puxadores, inserções decorativas e semelhantes.
Onde instalar?
Em teoria, as portas de correr ficarão bem em qualquer lugar, no entanto, é altamente desencorajado instalá-las no lugar da porta da frente. O fato é que eles não proporcionam a estanqueidade suficiente da casa que se espera de uma porta de entrada tradicional.
Uma porta deslizante para a cozinha ajudará a economizar um espaço já pequeno. Se preferir um design inclinado e deslizante, você também pode estreitar a porta. Esta opção é ideal se a porta estiver localizada perto da parede: ela permanecerá compacta quando fechada e aberta.
Os painéis panorâmicos na varanda ajudam a aumentar visualmente o espaço de uma sala adjacente - um quarto ou sala de estar. Observe que esta opção é permitida apenas em regiões quentes da Rússia ou nos casos em que a varanda é envidraçada, caso contrário, existe o risco de deixar uma corrente de ar terrível entrar na sala, ao mesmo tempo que liberta calor.
Cada uma das opções listadas é adequada para uma sala de estar. Em apartamentos onde o portal de entrada ocupa quase todo o espaço da parede, recomenda-se olhar atentamente para as portas do tipo "sanfona". Podem ser de folha dupla, podendo neste caso poupar muito espaço. No entanto, é mais tradicional ver estruturas corrediças paralelas comuns em salas de estar.
Não é recomendável instalar portas de correr no quarto, berçário e banheiro. As estruturas não possuem propriedades isolantes suficientes, de forma que a intimidade dessas instalações não será devidamente respeitada.
Lindos interiores de quartos
Abaixo está uma galeria de fotos que mostra claramente como você pode usar portas de correr em seu interior com perfeição. Um breve comentário é fornecido para cada um dos exemplos.
Um destaque brilhante na forma de uma porta deslizante de uma folha "diluiu" os tons de cinza do interior, trouxe um pouco de variedade. Observe que para que o quadro fique completo, não foi feito um desenho específico na porta, mas sim um desenho abstrato, mais de acordo com o estilo da sala.
As portas deslizantes podem ser usadas não apenas em interiores modernos, mas também em interiores clássicos. Cores nobres, padrões discretos e materiais de elite irão facilmente transformar um elemento tão interessante do interior como uma porta deslizante em um detalhe que destaca favoravelmente o resto da sala.
Portas brancas brilhantes e ferventes se encaixam perfeitamente no interior minimalista, enfatizando discretamente a pureza das linhas e do espaço. Ao escolher uma superfície brilhante que funciona como uma espécie de espelho, o efeito de expandir e aumentar a escala da sala foi alcançado.
As opções transparentes de vidro podem zonear um espaço sem dividi-lo completamente ao mesmo tempo, como neste caso. Um pequeno camarim é separado da sala de estar, mas as portas permitem a entrada de luz necessária. As divisórias transparentes são uma tendência da moda em design de interiores, é recomendável prestar atenção a isso.
Uma porta nem sempre precisa se parecer com uma porta. Quando fechado, o painel parece um espelho decorativo comum e, quando aberto, permite que você olhe para o quarto pessoal dos residentes. Essa manobra não pode ser feita com uma porta giratória.
Para ainda mais exemplos de portas interiores de correr no interior, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.