Portas internas deslizantes: características de design

Portas internas deslizantes: características de design
  1. Peculiaridades
  2. Mecanismo
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Como apostar?
  6. Opções de interiores

As portas fazem parte integrante de qualquer casa, conferindo-lhe conforto e praticidade. Uma das desvantagens das telas clássicas é seu grande raio de abertura. Os sistemas deslizantes são a solução para este problema. As portas interiores deslizantes adaptam-se perfeitamente a qualquer interior moderno. A instalação destes mecanismos também é bastante simples, o que permite realizar esta operação mesmo sem muita experiência.

Peculiaridades

As portas deslizantes são uma ou mais telas que se movem em linha reta. Esses designs são uma espécie de modelos deslizantes. Uma característica dessas modificações interiores é a presença de rolos de suporte, com a ajuda dos quais o caixilho se move. Esses dispositivos assumem a carga principal, enquanto nos sistemas deslizantes essa função é desempenhada por um mecanismo de suspensão especial.

As portas deslizantes têm muitas vantagens sobre outros projetos semelhantes:

  • Longa vida útil. As folhas da porta podem ser utilizadas até 10 anos sem necessidade de reparação.
  • Silêncio. O movimento da tela não é acompanhado por quase nenhum som. Ruído ou barulho de chocalho ocorre mesmo quando exposto ao vento (correntes de ar).
  • Compacidade. A folha da porta se move apenas em um plano. Portanto, não necessita de muito espaço para seu funcionamento, como para modificações de giro.

Mas as portas de correr não são uma solução única para todos.

Este produto é caracterizado por várias desvantagens significativas:

  • O trilho instalado no piso atua como uma pequena soleira. Isso pode criar um pequeno desconforto para os idosos que têm dificuldade em passar por cima.
  • Os detritos se acumulam constantemente dentro da ranhura ao longo da qual os roletes se movem. Isso leva ao rápido entupimento do canal, o que impede o movimento de alta qualidade da teia. Para limpá-lo, você precisa tentar bastante, varrendo os detritos das menores fendas.

As portas deslizantes podem consistir em várias folhas independentes que já se movem em planos diferentes.

Mecanismo

As portas deslizantes são uma ótima oportunidade para liberar espaço e tornar o ambiente mais prático. O principal componente deste sistema é o mecanismo de roletes, que geralmente é instalado nas extremidades superior e inferior.

Essa estrutura consiste nos seguintes componentes principais:

  • Guias. Eles são feitos de alumínio ou seus derivados. A forma do produto depende do tipo de folha da porta e dos sistemas de suporte utilizados. Estas peças são fixadas por baixo e por cima da folha da porta.
  • Sistema de rolos. É composto por vários pares de rolos, que já estão fixados diretamente na própria porta. Eles também estão localizados na parte inferior e superior da tela. A forma e o tamanho desses dispositivos podem variar dependendo do padrão aplicado por cada fabricante.

Observe que os rolos inferiores suportam a carga principal e também evitam que a porta oscile em direções diferentes.

Para reduzir o nível de ruído, muitos fabricantes usam tipos especiais de borracha para fazer a superfície de rolamento da roda. Tecnicamente, as portas de correr podem ser feitas independentemente de uma folha velha. Para fazer isso, você precisa selecionar os componentes necessários e, em seguida, prender os rolos à estrutura. Quando tudo estiver pronto, as paredes são medidas e as guias fixadas, dentro das quais é colocada a folha da porta.

O processo de instalação de tais portas é claramente mostrado no vídeo abaixo.

Visualizações

As portas deslizantes estão ganhando imensa popularidade hoje. Eles não são apenas compactos, mas também muito práticos. Cada vez mais são instalados em interiores modernos de forma a criar um design original. Os fabricantes fazem muitas modificações em tais produtos, o que permite classificá-los de acordo com diversos critérios.

O material de fabricação é um dos principais indicadores utilizados para classificar as portas deste tipo. Hoje, para a fabricação desses produtos, diversos tipos de materiais são utilizados:

  • Copo. Apenas variedades desta substância resistentes ao choque são utilizadas como o principal produto para a obtenção de válvulas. Isso torna possível garantir um nível ideal de segurança e uma longa vida útil dos produtos de vidro. Aqui, os perfis de alumínio também podem ser usados ​​como molduras, nas quais são colocadas placas de vidro. Mas muitas modificações envolvem apenas vidro, ao qual os sistemas de rolos são fixados. A última opção é muito mais cara e menos comum. Externamente, o vidro pode ser transparente ou fosco. Os fabricantes complementam sua superfície com entalhes e muitos tons. Se desejado, a faixa de vidro pode ter um formato diferente. Atenção especial deve ser dada às superfícies espelhadas que são originais. Mas o custo de tais produtos será um pouco mais alto do que as modificações padrão.
  • MDF. Um dos materiais mais baratos para a produção de folhas de porta. Além disso, a substância é perfeita para projetos de interiores. O material se presta muito bem ao processamento e também resiste à umidade. As portas de MDF podem ser complementadas com entalhes ou recortes originais. Muitos deles são produzidos em combinação com vidros decorativos, o que permite alterar radicalmente o design do produto. Quanto às cores, praticamente não há restrições. Dependendo da vontade do cliente, o fabricante pode revestir o produto com tinta de qualquer tonalidade.
  • Plástico. Portas deslizantes feitas deste material são bastante raras. Mas são a melhor opção para banheiros onde está constantemente úmido. Os produtos de plástico também podem ter diferentes tonalidades, o que permite que sejam combinados com diferentes interiores.
  • Madeira natural. Os panos feitos com esta substância são os produtos de interior mais procurados e práticos. Os sistemas deslizantes de madeira podem ser complementados com entalhes e inserções de vidro. Eles podem ser usados ​​em interiores modernos e clássicos. Os fabricantes produzem telas de várias espécies de madeira, diferindo em estrutura e tonalidade. Combinam com outros tipos de móveis e também complementam.

Alguns fabricantes usam materiais não padronizados para a produção de sistemas deslizantes. Assim, por exemplo, no mercado você pode encontrar portas feitas de policarbonato e outras substâncias semelhantes. Ao mesmo tempo, externamente, eles não podem ser inferiores às estruturas feitas de materiais descritos anteriormente.

Como escolher?

A variedade de portas de correr é muito grande, o que nem sempre permite a um comprador inexperiente fazer a escolha certa. Para adquirir um produto de qualidade, você deve avaliar vários de seus parâmetros:

  • Material de tela. As portas são feitas de várias substâncias que diferem em preço e design. É importante escolher as portas de forma que não só se ajustem ao seu orçamento, mas também se adaptem bem ao estilo da divisão. Hoje, por exemplo, as telas com espelho são especialmente populares, permitindo tornar um ambiente ainda mais espaçoso.
  • A presença da caixa. Este atributo dá ao design um charme especial. Ele não apenas atua como um limitador, mas também cria uma espécie de portão de designer (portal), dividindo visualmente os quartos em zonas peculiares.
  • A qualidade e o tipo de componentes. As folhas da porta são movidas por rolos e guias, que devem ser compatíveis entre si. Nesse caso, as estruturas devem ser de alta qualidade, pois disso depende a duração da operação do sistema. É importante prestar atenção ao tipo de mecanismo de rolete que deve suportar o peso da lâmina destinada a ele.
  • Dimensões e localização. Muitos tipos de portas de correr são projetadas para aberturas largas, o que não permite que sejam instaladas em um apartamento normal.
  • Projeto. O design externo das portas é selecionado apenas em função dos desejos pessoais do comprador e do interior onde serão instaladas.

Como apostar?

Os métodos de instalação da porta variam dependendo do tipo.

  • Os sistemas abertos movem-se ao longo das guias ao longo da parede. Estas portas podem ser complementadas com uma ou duas folhas. Essas modificações geralmente são as mais populares. Para excluir impactos fortes durante a abertura, tais estruturas são equipadas com um fecho que fecha suavemente todas as folhas.
  • Os sistemas fechados estão localizados em um nicho especial. Na maioria dos casos, é feito no final da parede ou com chapas de drywall. Quando as folhas da porta estão abertas, ficam completamente escondidas dentro da ranhura e não são visíveis do lado de fora. Este design é muito prático, uma vez que a porta e as guias não interferem com os movimentos e não ocupam espaço extra. É muito difícil fazer esse estojo com as próprias mãos, pois requer o cumprimento de certas tecnologias. Portanto, o custo de construção de tais sistemas é bastante alto, o que afeta sua popularidade.
  • Os sistemas de porta acordeão consistem em várias folhas, que são interligados por cortinas especiais. Cada elemento individual pode se mover em relação a um segmento adjacente. Portanto, ao abrir as portas, a tela dobra como um acordeão. Mas esses sistemas retráteis são complementados por guias especiais que podem suportar o peso significativo da teia. O movimento da porta pode ser unilateral ou bidirecional. Esses produtos são uma excelente opção para residências particulares com grandes cômodos.

Quase todas as modificações de tais folhas de porta são complementadas com fechaduras, o que torna possível restringir o movimento das folhas de porta, se necessário. A instalação desses mecanismos requer medidas cuidadosas.

Isso é necessário para excluir possíveis distorções da tela e das guias, que neste caso funcionarão bem.

Opções de interiores

A porta de correr de uma folha de vidro fosco branco na cozinha fica bem contra as paredes amarelas. Parece muito leve e é decorado com detalhes cromados - um sistema de rolo aberto e uma alça grande.

Uma porta interior de madeira com folha dupla, que combina riscas de cores escuras e brancas, complementa de forma estrita e original o interior da sala. Um sofá branco ao lado e paredes claras enfatizam sua elegância.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário