Trilhos para portas deslizantes: dicas para escolher
O uso generalizado de portas de correr é compreensível, porque economizam espaço e apresentam uma série de vantagens significativas. Mas para que esses aspectos positivos sejam garantidos, é necessário um mecanismo que funcione bem. Não será tão fácil criar ou selecionar um sem compreender os guias.
Tipos de portas
As portas são divididas nos seguintes subgrupos:
- Radial. Essa porta é sempre semicircular, na maioria das vezes é feita de vidro temperado. A camada de material é de pelo menos 8 mm. Guias para portas de correr deste tipo não podem ser baratas, porque tais estruturas são muito estéticas e atraentes para o exterior, e também adicionam uma sensação de volume, e você terá que pagar a mais por tais propriedades.
- Coupe. Ele também economiza espaço. Além disso, uma solução original ajuda a salvá-la, na qual o caixilho não só se move ao longo da parede, mas também entra em um nicho. Ele está alojado em um "bolso" feito de placas de metal e gesso cartonado.
- Portas dobráveis. O mecanismo da porta em formato de acordeão para fazer em casa será um pouco mais difícil do que os elementos dos tipos anteriores, mas não há nada de super complicado nisso.
As telas deslizantes também se distinguem pelo método de fixação. Eles podem usar apenas um guia ou dois de uma vez. A primeira opção é preferível em termos de economia de tempo, mas a segunda permite obter muito mais confiabilidade e estabilidade de toda a estrutura. É ele quem é usado quando é necessário montar uma tela pesada e muito volumosa.
O mecanismo de espalhamento deve, em qualquer caso, garantir:
- movimento uniforme e calmo da tela;
- fechamento hermético da estrutura (não apenas entrar pela abertura, mas a total impossibilidade de espiar o que está atrás da porta);
- exclusão de fechamento ou abertura não autorizados;
- prevenção de golpes de caixilho ao abrir e fechar a porta;
- aceitação da carga da alma sem deformação do dispositivo como um todo e de suas partes individuais, sem alterar as lacunas entre elas.
Construções
O mecanismo da porta deslizante consiste nas seguintes partes:
- guias diretos;
- rolos;
- bloqueio restritivo;
- rolha.
De acordo com a maioria dos especialistas, não vale a pena prestar muita atenção aos limitadores e à rolha. Seria mais correto focar na seleção de elementos básicos, uma vez que eles determinam quais serão as características fundamentais de uma determinada versão.
Os trilhos são feitos de um perfil de grande espessura, pois o constante “acionamento” das partes das portas, caso contrário, os desabilitará rapidamente. Os pontos superior e inferior da fixação do trilho estão localizados respectivamente acima da abertura e no chão. Cada uma dessas partes pode ser simples ou dupla.
Os rolos-guia para rolos-guia montados no topo têm um número diferente de pares de rodas - de um a quatro. Quanto mais pesada a tira instalada, mais rodízios os engenheiros usam. De acordo com o tipo de perfil aplicado, os trilhos simétricos e assimétricos são distinguidos entre os rolos para a guia que conduz de cima. Mas abaixo, com raras exceções, o mesmo tipo de tecnologia é usado.
Tipos de deslizamento
O sistema de correr usado na porta suspensa é de três tipos diferentes:
- fundo;
- principal;
- misturado.
O primeiro tipo é usado muito raramente, porque basta pisar em tal guia para tornar a porta impossível ou muito difícil de usar.E mesmo que isso não aconteça, o movimento sem apoio no topo é instável, ocorre aos solavancos.
Portanto, querendo uma porta que se abra e feche sem problemas, sem nenhum esforço extra, não compre tais complexos. O ruim sobre eles é que os trilhos terão que ser constantemente limpos de partículas de poeira e outros contaminantes.
Quando o trilho-guia está no topo, as peças do rolo ficam expostas exatamente ali, e apenas os grampos são fornecidos na parte inferior para que a faixa não hesite durante o andamento. Sério a vantagem de tal solução é que não há peitoril e o risco de tropeçar nele é zero... Se a folha da porta for muito pesada ou se for necessária uma suavidade especial de abertura e fecho da porta, é aconselhável utilizar um sistema de deslizamento misto. Segundo os profissionais, é mais correcto utilizar sistemas sem soleira nas divisórias, portas interiores e portas de entrada, e a versão inferior num guarda-roupa (onde as suas deficiências não são significativas).
Devido à presença de rolamentos, os mecanismos de roletes permitem mover portas e divisórias cujo peso não exceda um centavo, com suavidade e sem ruídos desnecessários. Se você escolher guias para portas radiais, então qualquer parte deste tipo é necessariamente curva, reproduzindo a forma da folha principal. No entanto, apenas esses trilhos são fáceis de comprar, eles ainda são feitos de acordo com um pedido individual para cada projeto. Quantas calhas haverá no arco só pode ser dito com base na colocação das seções e o método de seu movimento.
O espigão usado no mecanismo do rolo realmente não importa. Muito mais importante é que os sistemas de limiar são inconvenientes para as crianças, para os idosos.
Materiais (editar)
O perfil das guias é feito de apenas dois metais - aço e alumínio. Mesmo os profissionais não têm consenso sobre qual é o melhor, porque ambos têm pontos fortes e fracos. Assim, os blocos de alumínio pesam relativamente pouco, são mais difíceis de danificar, quase não há corrosão e a vida útil é bastante longa. Se a porta for de plástico, esta solução pode ser aplicada com segurança. Mas, para um trilho pesado, você terá que escolher apenas ferrovias mais caras e confiáveis.
Montagem
As sutilezas do processo de instalação também não podem ser ignoradas, pois são de grande importância na escolha do projeto ideal. Assim, o comprimento dos trilhos é calculado da seguinte forma: multiplique a largura da tela por 2 e adicione 3-5 cm ao resultado resultante. Em seguida, você precisará deixar um pouco mais de distância para os plugues, e se houver um fecho da porta no sistema de porta, a sua largura também é levada em consideração.
Certas dificuldades podem surgir apenas quando as seções são feitas de vidro, uma vez que é mais difícil fazer furos para fixadores nas mesmas e não destruir toda a estrutura. É improvável que uma fechadura de encaixe, geralmente instalada em portas de correr, afete de alguma forma a escolha das guias, pois não as afeta diretamente.
Para evitar erros ao instalar as guias selecionadas, você precisa monitorar constantemente a precisão de todas as linhas com um nível de edifício. Em uma parede plana, a guia pode ser montada diretamente, apenas fazendo furos, e se a parede for curva, será necessário instalar primeiro um trilho de nivelamento.
Veja o vídeo a seguir para o processo de instalação de uma porta deslizante.
Características de escolha
Nunca compre produtos de fabricantes pouco conhecidos ou guias de origem duvidosa. O risco de obter um produto de baixa qualidade não justifica essa economia.
O método correto de economizar dinheiro é diferente: não compre um conjunto, mas peças separadas em lugares diferentes. Vai demorar algum tempo e esforço, mas o resultado final vale a pena.
Para portas deslizantes, escolha trilhos com um mecanismo de rolo adicional localizado no meio. Graças a ele, essas estruturas podem, pelo menos parcialmente, ir para a parede.Se você comprar uma porta em cascata, compre trilhos com um número maior de canais, pois cada folha se moverá em seu próprio plano. Deve haver exatamente o mesmo número de faixas que os flaps podem mover em uma direção.
O comentário foi enviado com sucesso.