Portas de correr para a cozinha
A teoria da necessidade de uma porta de cozinha em um apartamento baseia-se em três pilares: segurança (especialmente se houver crianças pequenas e animais), cheiros (mesmo o exaustor mais potente não manterá os aromas agressivos da comida sob controle) e estética (o bairro com banheiro é sempre inconveniente). Portas de correr para a cozinha ajudam a resolver esses problemas.
Tipos de estruturas
As portas deslizantes internas têm uma essência, mas seus mecanismos de operação são um pouco diferentes:
- Padrão. Eles são classificados em folha única e folha dupla. Uma folha (tem uma folha móvel) é melhor usada para salas pequenas com aberturas minúsculas. Isso economiza espaço valioso. Bivalves (duas telas móveis) são relevantes para salas espaçosas com grandes aberturas. Ambas as portas abrem em direções diferentes, o que não é apenas confortável, mas também oferece hospitalidade ao interior.
- Radial. É um sistema em que as folhas não se movem em linha reta, mas em arco. Este é um design atípico da porta, o que é relevante em uma sala com paredes redondas ou curvas.
- Portas - "acordeão"... O princípio do mecanismo é mais parecido com uma cortina. O design consiste em várias folhas estreitas que se dobram em um acordeão para liberar a passagem. Portanto, eles são mais frequentemente chamados de sistemas de portas dobráveis. Uma vantagem significativa é a mobilidade da divisória: a largura da abertura pode variar à vontade, desde uma fenda estreita até uma passagem completa.
- Coupe. O mecanismo é semelhante aos sistemas usados em guarda-roupas deslizantes. Esta é a solução mais popular para o desenho de uma divisória de porta, ajudando a economizar espaço no corredor entre a sala e a cozinha. A característica de design é que não só cumpre a sua função direta, mas também desempenha o papel de uma parede da divisão. Para uma colocação confortável dos móveis, junto às paredes e ao lado da porta, utiliza-se um mecanismo com duas telas.
- Porta lápis... Os apartamentos, equipados com um amplo corredor para a cozinha sem paredes, permitem a instalação de um sistema "caixa de lápis". Para isso, é instalada uma divisória oca de gesso cartonado com uma abertura lateral, que fará o papel de uma parede falsa e ocupará parte do vão da porta. Ao abrir a porta, a tela ficará escondida dentro da estrutura de gesso cartonado.
Espaço adicional aparece ao longo da parede para colocar móveis de cozinha. A divisória oca pode ser usada para uma variedade de necessidades domésticas, como acessórios pendurados ou armários de cozinha. O mecanismo parece lacônico no interior e é prático na operação.
- Pêndulo. É usado se a abertura da cozinha for adjacente a um corredor estreito. A singularidade do mecanismo reside no processo de girar as folhas da porta: elas não apenas se movem em ambas as direções em relação à moldura da porta, mas também giram ao longo do eixo vertical. Mais frequentemente, apenas uma porta é usada, abrindo para dentro e para fora.
Materiais (editar)
A gama de materiais para a fabricação de painéis de portas é diversa:
- Madeira. Se as possibilidades financeiras permitirem, você pode dar preferência aos consoles de porta de madeira. Este é um bom investimento porque a madeira envernizada tem um aspecto impecável, principalmente entre a sala e a cozinha. A folha da porta pode ser maciça ou em combinação com outros materiais (papel, plástico, vidro, espelho).
- Uma vantagem significativa de madeira - respeito ao meio ambiente e flexibilidade, graças ao qual pode ser incluído em vários estilos de interiores. A única desvantagem é a solidez dos produtos acabados, por isso é melhor usar consoles de porta em cozinhas espaçosas. A madeira geralmente combina com as pastilhas de vidro; essas opções de porta são populares e se encaixam em qualquer ideia de design.
- Copo. As construções feitas de telas de vidro se encaixam perfeitamente na decoração de uma sala de alta tecnologia, minimalismo ou um interior clássico. A escolha dessas portas deve ser baseada na resistência e confiabilidade do material: como o vidro reage às mudanças bruscas de temperatura e se tem medo de impactos. Se houver crianças pequenas ou animais em casa, use apenas um pano resistente a impactos. O valor dessas portas está em sua capacidade de transmitir luz, elas não criam um espaço completamente isolado.
Escolhendo um modelo de um certo matte e cor, você pode alcançar a transparência necessária da estrutura. Então, pela porta fechada, não será visível o que está acontecendo na sala adjacente, mas ao mesmo tempo uma certa quantidade de luz irá penetrar.
- MDF / Fibreboard - material de orçamento de qualidade para consoles de cozinha. Essas portas são apropriadas se não for possível colocar painéis de madeira natural ou se a cozinha for muito pequena e não puder suportar esse acabamento da porta. Visualmente, eles são quase indistinguíveis de seus “colegas” naturais. As portas em MDF e folheado são leves, não requerem manutenção e são resistentes a temperaturas extremas. Uma vasta gama de cores permite combinar as folhas das portas com qualquer estilo de interior.
- Plástico. Freqüentemente usado em conjunto com estruturas dobráveis e portas deslizantes. O material vem como opção econômica, mas tem aparência apresentável. Para o espaço da cozinha, esta é a solução ideal: as portas de plástico não requerem manutenção especial, basta caminhar sobre elas com um pano ensaboado. Se a cozinha for adjacente ao corredor, esse acabamento de porta parecerá um tanto ridículo e barato.
Vantagens
Portas de correr para a cozinha têm muitas vantagens:
- Economizando espaço. A instalação desses sistemas permite espaço livre adicional, enquanto a folha aberta das portas giratórias exige espaço. Estruturas deslizantes manobram livremente ao longo da parede ou se escondem nela. Isso permite que até o menor apartamento pareça confortável e espaçoso.
- Zoneamento espacial. Torna-se possível dividir uma grande sala em várias outras menores que executam funções diferentes. Por exemplo, para separar o território da sala de jantar da cozinha. As divisórias deslizantes são relevantes para apartamentos estúdio quando não há desejo de reduzir a área de espaço, mas periodicamente há necessidade de isolar qualquer uma das zonas.
- Segurança e confiabilidade do projeto. A ausência de peitoril e o deslizamento livre das portas proporcionam um movimento confortável para crianças e idosos.
- O número de folhas em uma estrutura deslizante pode variar de uma a várias. Isso permite não apenas transformar o interior, mas também simplificar o controle sobre a largura da porta.
- Dependendo do design de interiores, você pode escolher diferentes materiais e acabamentos para as divisórias, ordenar uma estrutura de acordo com as dimensões individuais.
desvantagens
Os mecanismos também têm características negativas:
- O sistema requer espaço pessoal nas laterais das divisórias para que as faixas tenham espaço para se mover. Deve-se ter em mente que se a porta estiver escondida na parede, paredes de suporte e comuns com vizinhos não são adequadas para esses fins. A falta de espaço para "estacionamento" não permitirá a introdução de tal sistema.
- A categoria de preço das portas é uma ordem de magnitude superior à dos modelos padrão.
- As portas se movem com roletes ou trilhos, tornando quase impossível abrir silenciosamente.
Como escolher?
A escolha do mecanismo da porta interna e do material de acabamento é individual e depende das preferências pessoais, do layout do apartamento, do projeto futuro e, é claro, das capacidades materiais do proprietário.
Portas corrediças de madeira com elementos esculpidos e forjados são frequentemente usadas por designers em estilos shabby chic e art déco. Tábuas ásperas ásperas são essenciais para um estilo country rústico. Os amantes de motivos orientais vão adorar os modelos padrão com base de madeira e guarnição de papel de arroz. Não sem esses painéis e design sotão rústico e tosco.
Portas de plástico - "acordeões" e "pêndulos" com revestimento de metal cromado são relevantes para um design minimalista e de alta tecnologia.
Amostras de raio de vidro e portas de correr irão se misturar harmoniosamente com o design clássico do espaço ou o estilo Art Nouveau.
Fusão emocional, moda eclética hoje, kitsch chamativo - esses estilos podem pagar qualquer solução de porta, e não será falta de educação.
Para saber como instalar uma porta deslizante, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.