Características do mecanismo da porta deslizante
Os dias em que apenas portas giratórias simples eram vendidas nas lojas caíram no esquecimento. O consumidor moderno pode escolher telas dos mais diversos designs e mecanismos para sua casa. Cada um deles tem suas próprias características, prós e contras.
Particularmente notável é o popular mecanismo de porta deslizante, que é muito procurado.
Vantagens e desvantagens
Aparecendo pela primeira vez no mercado, as portas de correr fizeram um barulho. Essas opções rapidamente ganharam uma popularidade invejável entre proprietários de apartamentos e casas particulares. A demanda por tais estruturas deveu-se ao seu projeto original e às características de bom desempenho.
No momento, é difícil surpreender alguém com telas deslizantes, já que elas entraram firmemente na vida dos usuários modernos.
Esses modelos bonitos e funcionais têm uma série de vantagens que os tornam muito populares.
- Em primeiro lugar, deve-se notar que há uma notável economia de espaço ao usar portas de correr, uma vez que não se parecem em nada com as clássicas estruturas giratórias e os caixilhos nelas não ocupam espaço adicional durante a abertura ou fechamento. Esta característica é especialmente útil nas condições de habitações de pequena dimensão, das quais existem hoje em dia.
- Muitas pessoas acreditam erroneamente que a instalação de tais sistemas é difícil e demorada. Na verdade, tudo é muito mais simples e é possível lidar com várias etapas do trabalho sem envolver especialistas. Antes de instalar estruturas deslizantes, nem sequer é necessário realizar trabalhos de reparação preparatórios.
- Claro, não se pode deixar de mencionar a aparência espetacular e rica das estruturas deslizantes. Com a ajuda de tais elementos, você pode reviver o espaço de vida e dar-lhe um estilo especial.
- Muitos consumidores também estão satisfeitos com o fato de que no processo de abertura e fechamento tais sistemas não emitem ruídos ou guinchos desnecessários.
- Os fabricantes modernos produzem estruturas deslizantes de vários tamanhos, para que você possa escolher a opção certa para qualquer condição.
- Normalmente, mais de uma folha de porta pode ser instalada em tal sistema. Tudo depende apenas das dimensões da abertura direta e do tipo de telas.
Com base na lista acima, podemos concluir que as portas de correr são uma excelente solução para uma grande variedade de áreas e layouts, pois possuem muitas qualidades positivas.
No entanto, como qualquer outro projeto, eles têm algumas desvantagens.
- Muitos psicólogos acreditam que a principal desvantagem das portas de correr é sua relativa novidade. A maioria dos consumidores está acostumada com as opções tradicionais de balanço e não é tão fácil para eles reorganizar para telas mais modernas.
- Por causa disso, surge outro problema associado à instalação de tais estruturas. Não é muito complicado, mas muitas vezes os usuários se deparam com a ignorância de todas as nuances relacionadas a esse trabalho.
- Apesar da enorme variedade de portas de correr, a maioria delas ainda tem um custo elevado, o que incomoda muitos consumidores.
- Também é importante notar que as lonas deslizantes não fornecem ruído suficiente e isolamento térmico.Nesse caso, esses designs são muito inferiores às cópias clássicas.
- Muitos usuários se deparam com o problema de acúmulo de poeira e sujeira em um nicho, necessário para a instalação de portas. Além disso, essas áreas são de difícil acesso e não é fácil limpá-las.
- Também existe a possibilidade de que, um dia, o mecanismo desses sistemas funcione mal e emperre. Em primeiro lugar, isso pode acontecer se os roletes da estrutura estiverem tortos. Para evitar esses problemas, os especialistas recomendam comprar apenas as opções de alta qualidade e não as opções mais baratas.
Se essas desvantagens das telas deslizantes são significativas ou não, cada pessoa decide por si mesma. Felizmente, os fabricantes modernos produzem muitas telas bonitas e duráveis de diferentes variações, portanto, mesmo o proprietário mais exigente pode escolher a melhor opção.
Construções
Em todos os projetos de portas de correr, os seguintes componentes necessários devem estar presentes.
- Guias (ou trilhos).
- Mecanismos de bloqueio.
- Limitadores de movimento de panos.
- Sistemas de rolos (em outras palavras, rolos).
Trilhos
Esses detalhes estão entre os mais importantes no design de portas de correr. Sem eles, será impossível abrir e fechar as telas e movê-las para o lado. Os trilhos deslizantes são fabricados em aço, alumínio ou base de metal.
Os trilhos deslizantes podem ser simples ou duplos. Eles podem ser instalados nas áreas superior e inferior da abertura. As peças superiores são fixadas ao teto e as inferiores são fixadas ao chão.
Tampas e paradas
Estes componentes não têm um efeito particular sobre o estado e o funcionamento dos sistemas de correr, mas desempenham uma função importante, que consiste em evitar que as folhas da porta batam nas paredes. Além disso, esses elementos ajudam a evitar o fechamento arbitrário das telas.
Sistemas de rolos
Em designs deslizantes, existem rolos superiores e inferiores. Os carros superiores também podem ser constituídos por vários rodízios. Em diferentes versões, podem ser instalados de 2 a 8 peças. Tudo depende do peso das telas. Como regra, os rolos são dispostos simetricamente em uma estrutura deslizante, mas também há uma disposição assimétrica.
Tipos de sistemas deslizantes
Existem vários tipos de sistemas de extensão de folha de porta. Vale a pena se familiarizar com eles com mais detalhes.
Telescópico
Este mecanismo é instalado em uma estrutura deslizante, na qual existem duas ou três folhas de porta movendo-se em uma direção. Neste caso, as folhas, unidas por um sincronizador, estão localizadas em dois trilhos paralelos entre si. Esta opção não é das mais fáceis se a considerarmos do ponto de vista da instalação.
Deve-se ter em mente que o tipo de extensão telescópica é extremamente raramente usado para telas de vidro.
Este mecanismo também pode ser denominado síncrono, uma vez que se distingue por uma estrutura estrutural não padronizada, na qual ambos saem abertos de forma síncrona. Freqüentemente, em tais variações, existem ganchos ou sincronizadores especiais, com a ajuda dos quais a primeira aba puxa a próxima ao se mover.
Via de regra, as estruturas com sistemas telescópicos são instaladas em portas bastante largas e espaçosas. Se você instalar corretamente um sistema com várias portas, o interior ficará mais original e elegante.
Celeiro
Os mecanismos do celeiro podem ser atribuídos aos suspensos, já que neles a carga principal recai sobre os trilhos superiores. Ao abrir ou fechar, as portas com tais mecanismos não tocam o revestimento do piso. Esses designs têm uma aparência atraente, razão pela qual são escolhidos por muitos compradores.
Coplanar
As folhas de porta nesses mecanismos são instaladas em duas ou três fileiras e, quando fechadas, formam uma única fileira, fechando os trilhos guia. As portas coplanares funcionam segundo o princípio das portas dos compartimentos e movem-se ao longo da sua calha dedicada. Essas estruturas também são articuladas e não é recomendável instalar faixas muito pesadas.
Escondido
Hoje, muitos consumidores escolhem portas com um mecanismo invisível. Via de regra, ele se esconde atrás de um painel falso. Caso contrário, esses projetos são chamados de "coupé" ou "linha de bonde". Eles são instalados sem uma soleira adicional e seus suportes são fixados na parte superior das telas.
Os especialistas dizem que a instalação de tais sistemas é melhor realizada na fase de construção ou reparo em uma habitação. Isso se deve ao fato de telas com esses mecanismos serem instaladas na parte interna das paredes. Se sua espessura não for suficiente, então uma espécie de estojo de lápis é freqüentemente feito.
Após esse trabalho, as paredes repetem a espessura do estojo. É importante notar aqui que o mecanismo oculto não pode em nenhum caso ser usado se você estiver instalando telas de vidro.
Deslizante giratório
Os panos equipados com tal mecanismo são chamados de portas rotativas. Essas portas podem ser atribuídas com segurança a designs híbridos, uma vez que combinam as características dos produtos tradicionais de giro e a funcionalidade das opções de correr.
Esses modelos consistem em apenas dois componentes: guias e sistemas de rolos. O trilho com ranhuras é preso à parte superior da porta, e o mecanismo de roletes com juntas de pivô se move com a base da roda nas ranhuras do trilho.
Na parte inferior dessas lonas, é instalado um elemento de alavanca especial, que é combinado com a metade superior da distância entre eixos por meio de um eixo.
Essas bases não são projetadas para a instalação de duas ou três telas. Como regra, há uma porta rotativa em uma abertura. Os modelos rotativos com mecanismo giratório e deslizante podem ser chamados de universais com segurança, pois funcionam perfeitamente em portas espaçosas e compactas.
Deve-se observar que tais mecanismos funcionarão corretamente somente se o sistema contiver telas feitas de materiais leves.
Desligar
Vários mecanismos de travamento podem estar presentes em portas deslizantes internas.
- Fechadura mecânica simples. Em tais variantes, um gancho especial é usado em vez da trava tradicional. Ele se projeta da caixa da fechadura e cai no orifício localizado na segunda metade. Esta parte pode ser localizada diretamente na moldura da porta ou na segunda faixa.
- Fechadura eletromagnética. A operação desta opção é baseada em um eletroímã suficientemente poderoso. Quando você pressiona um botão especial na fechadura, a tensão é desligada, o campo magnético deixa de estar ativo e o parafuso se solta. Esses dispositivos são muito populares e têm muitos aspectos positivos, mas sua desvantagem é que eles são muito mais caros do que simples dispositivos mecânicos e sua operação é impossível sem eletricidade.
- Trava eletromecânica. Essas opções diferem das anteriores em um princípio de ação diferente. No entanto, como as travas eletromagnéticas, esses dispositivos requerem eletricidade para funcionar. A fechadura eletromecânica é controlada por controle remoto.
Materiais (editar)
Telas deslizantes modernas são feitas de diferentes materiais.
- As cópias mais ecológicas e de alta qualidade são devidamente reconhecidas feito de madeira natural... Podem ser produtos de carvalho maciço, nogueira, amieiro, bordo, bétula, pinho ou cedro. Essas telas são bastante caras, mas duram muito tempo e não fazem mal à saúde humana, uma vez que não emitem substâncias nocivas mesmo sob o efeito de altas temperaturas.
No entanto, vale a pena considerar o fato de que as amostras de madeira precisam ser regularmente cuidadas e revestidas com compostos de proteção, caso contrário, podem secar, rachar e perder a aparência de fresco.
- Telas são baratas e comuns de aglomerado laminado ou MDF... Como regra, essas telas têm um design simples e modelo. Eles se distinguem por sua longa vida útil e resistência ao desgaste. Mas não devemos esquecer que o aglomerado é um material tóxico, pois contém resinas de formaldeído. Se não quer prejudicar a saúde, então é melhor adquirir portas em aglomerado laminado da classe "E-1" ou opcionais recortados com folheado.
- As portas deslizantes parecem elegantes e bonitas no interior de vidro... Recomenda-se a compra de modelos em tecido temperado, pois são mais duráveis e resistentes ao desgaste. Nem todos os mecanismos de correr são adequados para portas de vidro fosco ou transparente. Por exemplo, sistemas ocultos em tais produtos não podem ser instalados.
Não é recomendável comprar essas portas se a criança pequena mora na casa, pois durante o jogo ela pode quebrar acidentalmente a tela e ferir-se nos fragmentos.
- Os mais leves são as telas feitas drywall... Este material é fácil de processar e pode ser acabado com painéis de madeira, gesso, tinta, ladrilhos e até papel de parede. O drywall em si não é o material mais durável e resistente ao desgaste, é muito fácil de danificar.
Como escolher um bom?
Os consumidores modernos se deparam com uma seleção chique de portas interiores de correr com vários designs e mecanismos.
Para escolher uma boa opção que dure o máximo possível e não cause problemas durante seu funcionamento, você deve escolher o seguinte.
- Primeiro, você precisa decidir sobre o tipo de mecanismo deslizante que será mais conveniente para você usar. Na maioria das vezes, os consumidores escolhem a opção telescópica, pois é adequada para grandes aberturas. Todos os tipos de estruturas com dobradiças também parecem muito atraentes no interior, mas não devem ser sobrecarregados com portas muito pesadas.
- As opções escondidas parecem mais esteticamente agradáveis, em cuja instalação costumam usar um estojo especial que aumenta a largura das paredes. No entanto, deve-se ter em mente que este projeto não é adequado para portas espelhadas embutidas.
- Para portas feitas de materiais leves, você pode usar não apenas mecanismos telescópicos, ocultos ou síncronos, mas também sistemas giratórios e deslizantes. Neste último, apenas uma folha da porta pode estar presente.
- Além disso, ao escolher portas de correr, você precisa prestar atenção aos materiais de que são feitas. Os mais curtos são os modelos de drywall, e as telas de madeira maciça podem se orgulhar de uma qualidade insuperável. Esses designs podem ser instalados em uma ampla variedade de estilos de interiores, sejam clássicos atemporais ou retrô.
- Você não deve economizar na compra de tais sistemas. Portas corrediças de baixa qualidade e caras não duram muito. Freqüentemente, essas estruturas falham devido à inclinação do sistema de rolos.
- Use apenas marcas líderes e conhecidas para designs deslizantes de qualidade. Esses produtos irão encantá-lo não apenas com uma longa vida útil, mas também com uma aparência atenciosa, na qual, em geral, trabalham designers experientes.
- Ao escolher uma porta de correr, não se esqueça que ela deve se enquadrar no design de interiores em que será inserida. Além disso, a tela deve se sobrepor aos móveis da sala em cor e estilo.
Belos interiores
Grandes estruturas com portas largas de madeira marrom devem ser instaladas nas bordas das salas creme ou brancas como a neve. Contra este fundo, os tons clássicos de marrom parecem muito atraentes e lacônicos.Você pode diluir o contraste discreto com carpete de cor neutra e inserções de vidro fosco nas folhas da porta.
As portas de vidro fosco com inserções brancas podem ser usadas como uma separação de duas zonas. Por exemplo, eles podem ser instalados entre uma sala compacta e uma cozinha. Tais estruturas não tornarão o ambiente congestionado, pois possuem elementos de vidro (embora fosco), e tais detalhes sempre renovam o espaço e não diminuem suas dimensões.
Nas condições da porta maior, as portas altas, brancas como a neve, compostas de muitos setores retangulares abertos (como as molduras dos vitrais), parecerão muito orgânicas. Para esses espaços, é melhor usar designs de cores claras, uma vez que essas opções parecem muito leves e elegantes.
Se você quiser trazer notas não padronizadas para sua casa, então você deve dar uma olhada mais de perto nas telas deslizantes para surdos feitas de tábuas de madeira natural de sombras escuras. Esses kits parecem rudes, mas podem ser usados não apenas em interiores rústicos, mas também em ambientes modernos de estilo loft.
Junto a essas portas, uma das paredes deve ser acabada com tijolos decorativos e as demais superfícies revestidas com gesso leve.
Em um corredor branco como a neve em uma bifurcação em salas diferentes, uma grande estrutura deslizante de um tom marrom escuro se destacará efetivamente. Ao lado, uma das paredes também pode ser acabada com papel de parede ou gesso de tonalidade semelhante e diluída com o contraste de paredes e portas com parquete marrom claro.
Telas deslizantes surdas feitas de madeira branca podem ser usadas para decorar uma passagem em arco do corredor para uma sala feita em cores frias. Essa solução de design parecerá muito elegante e aristocrática. O principal é escolher o painel falso correto acima da parte superior das portas para cobrir o mecanismo deslizante. Para tal, convém uma faixa branca lacónica e larga, a condizer com a cor das folhas da porta.
Neste vídeo, você verá uma montagem simples de uma porta deslizante.
O comentário foi enviado com sucesso.