Instalação de porta deslizante faça você mesmo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Como calcular dimensões?
  5. Como fazer em casa?
  6. Componentes
  7. Exemplos de sucesso no interior

Para isolar um espaço do outro, portas foram inventadas. A variedade de designs no mercado hoje pode satisfazer as necessidades de qualquer cliente, mesmo o mais exigente. Mas há projetos que há muito não abandonam suas posições de liderança. Isso inclui portas de compartimento. Você pode instalar tais portas com suas próprias mãos, o principal é estudar suas características, tipos e métodos de instalação.

Peculiaridades

As portas de correr são estruturas de correr que possuem características próprias que devem ser estudadas antes de proceder à instalação das portas com as próprias mãos.

As portas deslizantes têm um design simples, consistindo em uma folha da porta, um mecanismo de rolo e guias. A folha da porta movimenta-se com o auxílio de roletes ao longo do perfil, nos quais são colocados batentes de cada lado, limitando o movimento das portas aos pontos de ajuste.

Sem dúvida, esse tipo de design é muito procurado, pois apresenta vantagens em relação às portas giratórias.

Devido às peculiaridades da fixação, a folha da porta sempre se move paralela à parede, e alguns modelos rolam para dentro do nicho construído, não havendo zona morta no canto. Qualquer sala com portas de compartimento instaladas é visualmente mais espaçosa do que estruturas giratórias.

A porta do compartimento não abre apenas com uma súbita corrente de ar e é impossível que ela machuque acidentalmente um dedo, o que é importante para famílias com crianças pequenas.

O design das folhas das portas é muito diversificado. Você pode comprar uma tela pronta ou fazer você mesmo. Um design caseiro não ficará pior do que a cópia comprada. E a instalação das portas dos compartimentos não é difícil. Se desejar, mesmo um não profissional pode manuseá-lo com as ferramentas necessárias e medições feitas corretamente.

Visualizações

Existe uma classificação das portas dos compartimentos, graças à qual estão divididas em diferentes tipos. A classificação depende do local e método de instalação, desenho e número de folhas da porta.

As portas deslizantes são usadas em diferentes lugares. Eles são instalados em portas de cozinha, quarto, banheiro ou banheiro. Com a ajuda deles, eles encerram o espaço, separando uma área da outra.

As portas deslizantes são montadas em nichos usando esse espaço de armazenamento.

Na maioria das vezes, as portas de correr em casa são instaladas entre dois quartos. Eles podem se mover ao longo da parede e ter uma estrutura aberta, ou podem ser embutidos em um nicho e, quando abertos, ficam completamente escondidos dentro dele. O design oculto requer a instalação de uma moldura e outros reparos significativos que são realizados antes de a porta ser instalada.

A porta do compartimento também é usada em guarda-roupas. Os projetos de móveis têm suas próprias especificidades. Como regra, essa porta se move ao longo de duas guias e tem dois pares de roletes. Alguns estão localizados na parte inferior da folha da porta e outros na parte superior. As portas dos compartimentos internos, ao contrário das opções de móveis, na maioria das vezes possuem uma guia - a superior. Nesta concepção, cumpre duas funções: segurar a folha da porta e garantir o movimento.

Qualquer projeto pode ser instalado no camarim. Tudo depende da área do espaço fechado e da vontade dos proprietários.A superfície da folha da porta do provador é geralmente espelhada.

Muitas vezes, um camarim ou guarda-roupa pode ter uma forma irregular. Em seguida, são instaladas portas com formato de raio não padrão. Cantos lisos e uma espécie de curvatura da lona são características das portas radiais. A fixação e a movimentação das portas incomuns são realizadas ao longo de duas guias, que têm a mesma forma curva e são instaladas na parte superior e na parte inferior.

Materiais (editar)

Para fazer portas de compartimentos com as suas próprias mãos, é necessário adquirir os materiais adequados e escolher o desenho da folha da porta, que pode ser maciça (painel) ou apainelada, constituída por diversos materiais e apoiada por uma moldura.

Para a fabricação de lonas, pode-se usar madeira maciça. A escolha da raça depende da sua preferência. O pinho é o mais usado, e a superfície é coberta com verniz de espécies mais valiosas. Tanto uma tela sólida como painéis das mais diversas formas são feitos a partir da matriz. Você também pode usar madeira como moldura.

Trabalhar com madeira maciça requer não apenas exatidão e precisão, mas também bastante experiência.

Uma boa alternativa à madeira maciça é o compensado, que apresenta muitas vantagens. Ao contrário da madeira maciça, é muito mais fácil de trabalhar. Ele se curva e, portanto, não será difícil dar-lhe a forma desejada. As portas de compensado são resistentes a temperaturas extremas, luz solar, umidade e detergentes sintéticos. O contraplacado prático e durável é frequentemente utilizado para o fabrico de painéis de portas, não apenas devido às suas qualidades positivas, mas também ao seu preço razoável.

Um custo ligeiramente inferior em placas de aglomerado, que também são utilizadas para a fabricação de painéis de portas. A superfície deste material pode ser coberta com folha ou folheado. Ao trabalhar com aglomerado, deve-se lembrar que a borda deve estar sempre fechada, independentemente de ser utilizada uma chapa maciça para fazer uma porta ou painel. A desvantagem deste material é a presença de resinas nocivas que são liberadas no espaço circundante quando expostas a certos fatores.

O vidro também é utilizado como material para a fabricação de painéis de portas. Pode ser usado como peça única ou como inserções em combinação com painéis feitos de outros materiais. A superfície das telas de vidro pode ser decorada com jato de areia, impressão de fotos ou gravura.

Em vez de vidro, pode-se usar policarbonato leve e durável para a fabricação da folha da porta. As portas feitas com ele são flexíveis e, portanto, costumam ser a base de designs de raio. Este material é resistente ao fogo e tem uma vida útil bastante longa.

Um espelho também é usado como folha de porta, instalado como folha separada e em combinação com outros materiais.

Como calcular dimensões?

A instalação correta requer preparação completa, que inclui medição competente da abertura. As dimensões da tela, o método de instalação e o número de telas dependerão dos resultados obtidos.

A medição deve ser iniciada a partir da altura da abertura... As medições são feitas em vários pontos com um degrau de cerca de 70 cm, via de regra as medições são feitas no centro da abertura, bem como nos lados esquerdo e direito. A diferença de altura não deve ser superior a 15 mm. O valor mínimo é considerado o valor básico.

A largura também é medida em vários pontos.... Aqui, o valor principal é o valor máximo. A diferença não deve ser superior a 20 mm. Da mesma forma, você precisa medir a profundidade da abertura. Este valor é necessário ao fazer a abertura com uma caixa.

Se a largura do vão da porta não ultrapassar os 110 cm, normalmente será necessária uma folha da porta, mas se for maior, será necessário instalar duas folhas. A largura ideal da folha da porta é entre 55-90 cm.Suas dimensões devem exceder o tamanho da abertura em 50-70 mm.

Além de medir a altura, largura e profundidade da abertura, você precisa determinar a distância da abertura aos cantos (com um método de instalação aberta). Esta medição é necessária para saber se haverá espaço suficiente para mover a folha da porta.

A altura da folha da porta depende não só da altura da abertura, mas também da forma de instalação do mecanismo. Pode ser acoplado a uma barra ou a um perfil especial. Um perfil ou madeira com um mecanismo de compartimento é fixado diretamente acima da abertura ou na superfície do teto. A altura da folha da porta também depende da localização da guia inferior e da presença ou ausência de roletes na parte inferior da folha da porta.

Como fazer em casa?

Para fazer uma estrutura de porta com suas próprias mãos, você deve primeiro decidir sobre o material da porta e seu design.

Se o vidro ou o plástico forem planejados como uma tela, então é melhor encomendar uma faixa pronta, já que será bastante difícil preparar esses materiais por conta própria. Os puxadores e caixilhos dos perfis devem ser adquiridos de acordo com o tamanho da folha da porta. Ambos os materiais são mais adequados para instalações de banheiro.

A maneira mais fácil é fazer a sua própria folha de porta em MDF não tratado ou madeira natural. Para fazer isso, você precisará de várias ferramentas: uma serra de esquadria, uma furadeira, uma fresadora (para ranhuras). Você também precisará adquirir materiais adicionais: verniz, fita adesiva, filme de PVC ou folha para cobrir a superfície, lixa na ausência de uma lixadeira. Se desejar, você pode solicitar uma tela pronta no tamanho necessário.

Primeiro, a tela é cortada no tamanho desejado e, em seguida, as pontas são lixadas. Depois disso, você pode fazer um furo para a alça, depois de fazer uma marca na tela. Se você planeja instalar um sistema de suspensão, então uma ranhura deve ser feita na parte inferior da lona, ​​e a parte superior deve ser marcada para o mecanismo do rolo e furos.

Agora você precisa limpar a folha da porta do pó. Se o trabalho for feito com madeira, a superfície é primeiro tratada com uma impregnação contra a podridão e só depois é envernizada. Se houver tela de MDF em processamento, é aplicado um filme ou folheado em sua superfície, que, se desejado, pode ser envernizado.

A fita é usada para processar as pontas. Em sua superfície interna há um composto especial que é ativado quando aquecido. Deve ser aplicado nas extremidades externas e passado a ferro em todo o perímetro com um ferro. Restos de cola são removidos com lixa.

Para o enchimento combinado da folha da porta, você pode usar uma combinação de vários materiais. Para montar todas as peças, você precisará de perfis especiais que podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens. Além disso, são necessários perfis de manuseio.

Os perfis horizontais para segurar as pastilhas são cortados de acordo com a largura da lâmina, levando em consideração a largura do cabo. Agora você pode começar a montar a tela a partir das inserções. Se for usado vidro ou espelho como eles, então é necessário comprar um selo de silicone usado para proteger as pontas. É aconselhável aplicar uma película especial no interior do espelho. Se a superfície do espelho quebrar, isso impedirá que os fragmentos se espalhem em diferentes direções.

Para prender a alça, você precisa fazer orifícios nas partes superior e inferior das inserções. Dois furos passantes são feitos no superior e 4 no inferior. O diâmetro dos orifícios localizados na superfície do cabo deve ser maior do que o diâmetro dos orifícios localizados abaixo deles. Na parte superior do cabo, os furos são feitos com um deslocamento de 7 mm. Na parte inferior, o primeiro par é perfurado com o mesmo entalhe, e o segundo par deve estar a pelo menos 42 mm da borda.

Agora você pode começar a montar a tela. As telas preparadas são inseridas nos perfis.Para isso, instalamos a tela com a sua extremidade, aplicamos um perfil sobre ela e, com um martelo, batendo levemente, inserimos a tela na ranhura do perfil. Fazemos o mesmo com o resto dos perfis.

Antes de instalar a folha da porta entre os cômodos, é necessário instalar uma caixa, complementos (se a caixa já tiver abertura) e preparar as platibandas. É melhor instalá-los após instalar a porta. A própria estrutura é montada acima da porta com fixação na parede.

Em uma parede de gesso cartonado, a instalação da tela é realizada sobre uma estrutura metálica, que deve ser instalada na fase de reparo. Primeiro instala-se o caixilho, depois monta-se a porta e só então o revestimento de gesso cartonado.

Apesar de os sistemas das portas dos compartimentos apresentarem algumas diferenças, o princípio de funcionamento e instalação permanecem aproximadamente os mesmos. Portanto, as instruções de instalação passo a passo parecem quase as mesmas para o sistema articulado e o sistema com um suporte inferior.

Para instalar a folha da porta, você precisará de uma barra de madeira. Seu comprimento deve ser 4 vezes a largura da tela. Isso é necessário para a livre divergência das portas em diferentes direções.

A instalação da porta começa com a fixação de uma barra ou um perfil especial. Um trilho preparado de antemão em tamanho é preso à madeira com a ajuda de parafusos auto-roscantes. Essa estrutura preparada pode ser fixada na parede, no teto ou em uma estrutura de metal. O método de montagem depende do local de instalação. Ao instalar uma porta em um nicho, a madeira é fixada no teto, na divisória é fixada na moldura, e o método de montagem na parede é adequado para portas internas.

Para a fixação adequada na parede, a tela é primeiro colocada na abertura e uma marca é feita, um recuo de até 7 cm é feito a partir dela e uma linha horizontal é traçada. A madeira preparada é aparafusada com parafusos à parede estritamente horizontal em relação à abertura. Você pode verificar a posição da madeira com o perfil usando um nível de construção.

A teia preparada com rolos é colocada no trilho. As extremidades do perfil são fechadas com amortecedores de borracha. Para que a porta se mova exatamente ao longo de uma trajetória precisamente especificada, um batente de bandeira é instalado no chão.

O sistema de movimento da porta aberta pode ser coberto com um painel decorativo.

Para instalar uma porta de correr com suporte inferior, além da guia superior, é instalado um perfil inferior. Os batentes, neste caso, estão localizados no perfil inferior. Para instalar a porta, é necessário primeiro colocar a parte superior da folha da porta na guia superior e, em seguida, pressionando os roletes inferiores, instalar a parte inferior da folha da porta no trilho.

Componentes

Hoje existe uma grande variedade de acessórios para instalar uma porta de guarda-roupa faça você mesmo.

Para instalar um sistema com suporte inferior, é necessário adquirir um conjunto de guias e roletes correspondentes ao peso e espessura das faixas a serem instaladas, puxadores, um par de batentes para cada folha, instalados nas ranhuras do inferior guia e, se desejado, fechos podem ser adquiridos.

Para o sistema de suspensão, basta escolher a guia superior, um par de roletes instalados nas diferentes pontas da lona, ​​um par de batentes de bandeira e alças para o caixilho.

Existem algumas diferenças entre as peças do sistema de suspensão e do sistema de suporte. O trilho superior do sistema de suspensão, via de regra, é feito no formato da letra “P” e contribui não só para o deslizamento da lona, ​​mas também a sustenta no peso. Tem a carga principal.

Via de regra, o material de fabricação é o alumínio, mas existem modelos tubulares de aço. Não é habitual cobrir a calha superior em forma de tubo com um painel falso, a sua forma e aspecto são uma decoração adicional para a divisão.

No sistema de suporte, o trilho superior tem a forma de um duplo “P” e não suporta a carga principal. Sua função é manter a faixa vertical.A carga principal do sistema de suporte recai sobre o trilho inferior. Este perfil possui duas ranhuras paralelas para movimentação dos rolos.

Cada sistema tem seus próprios conjuntos de roletes e paradas.

Exemplos de sucesso no interior

As portas de correr são uma solução versátil para qualquer divisão. Com a ajuda deles, você pode transformar qualquer nicho em um camarim confortável e muito funcional. Graças a eles, uma grande abertura parece ótima, com uma porta de batente tal efeito não pode ser alcançado. Nem um único guarda-roupa embutido pode passar sem eles. As portas de correr ajudam a separar de forma bonita e eficaz uma divisão da outra.

Para obter informações sobre como instalar as portas dos compartimentos com as próprias mãos, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário