Visão geral dos estilos atuais para portas internas

Contente
  1. Como escolher?
  2. Materiais (editar)
  3. Soluções de cor
  4. Visão geral dos estilos populares
  5. Decoração

Durante o processo de renovação, todos foram confrontados com a escolha das portas interiores. Actualmente, é apresentada no mercado uma grande variedade de lonas para portas. Todos eles diferem em seu design e estilo de desempenho.

Como escolher?

Ao escolher este móvel, preste atenção ao seu mecanismo. De acordo com este princípio, eles são diferenciados:

  • Oscilante - o tipo mais popular, em que a tela é fixada em dobradiças e abre para o interior ou exterior da divisão. As desvantagens incluem o fato de que, para este tipo de tela, é necessário um espaço adicional para a aração.

  • Deslizante - as chamadas portas dos compartimentos. O princípio de funcionamento é movê-los ao longo da parede por meio de rolos.

  • Dobrável os mecanismos são divididos em dois tipos: "livro" e "acordeão". O primeiro é articulado e conectado em várias seções. No acordeão, as peças são conectadas por dobradiças e movem-se com o auxílio de um trilho e de uma corrediça.

  • Visão rotativa abre em qualquer direção girando na abertura. A vantagem do mecanismo giratório é que ele economiza espaço.

As folhas das portas são surdas e vitrificadas.

Os surdos permitem que você esconda a ação na sala, e os vidrados permitem que a luz penetre no espaço.

As armações diferem no tipo de construção:

  • os de folha única consistem em uma folha na abertura;

  • bivalve, consiste em duas partes da mesma largura

  • um e meio - são duas peças que diferem em tamanho. O menor permanece quase imóvel. Com a ajuda dele, se necessário, aumente o vão da porta.

Materiais (editar)

Os seguintes materiais são usados ​​para a produção de painéis de portas:

  • Madeira. Esta é a opção mais sustentável. Produtos de espécies de madeira nobres criam um ambiente especial em casa, são duráveis ​​e duráveis, mas também custam muito mais caro do que produtos, por exemplo, de plástico.

  • MDF. Esta é a opção mais comum. Nas versões laminadas mais baratas, as molduras são revestidas com MDF e as inserções são feitas de papelão celular ou material semelhante.

  • Plástico. Normalmente colocado em escritórios ou salas com alta umidade.

  • Copo. É usado principalmente para inserções decorativas, mas também há uma faixa totalmente envidraçada. Para a fabricação de portas, são utilizados certos tipos de vidros resistentes que, quando quebrados, não formam fragmentos pontiagudos.

  • Metal. Na maioria das vezes é combinado com vidro ou inserções de alumínio e aço inoxidável em MDF.

Soluções de cor

As portas em madeira natural adaptam-se a qualquer estilo e cabem perfeitamente numa grande variedade de interiores. É importante destacar que as cores quentes da madeira com tonalidade amarelada tornam o apartamento aconchegante. Um fundo claro e frio (como um wengé escuro) é perfeito para edifícios modernos. Com acabamentos mínimos e cores de madeira escura, o interior parece mais austero.

O branco é uma cor universal para portas interiores. Não vai desviar a atenção de outros objetos, vai criar leveza e harmonia do espaço.

A tonalidade também combina com a pintura do piso, móveis e paredes. O principal é decidir a cor que prevalece no apartamento.Para unir o interior em um único todo, os designers prestam atenção às platibandas e pedestais.

Eles podem diferir da tonalidade da tela principal em 3-4 tons ou ter cores radicalmente diferentes.

Visão geral dos estilos populares

Hoje, as portas são mais frequentemente selecionadas com base no estilo da sala em que estão planejadas para serem instaladas. Os estilos mais populares hoje são:

Estilo império

Os itens de design devem ser luxuosos, com muitas decorações e monogramas. Pela decoração, pode-se distinguir a presença de colunas, leões, temas egípcios. As portas são feitas de madeira, muitas vezes é aplicada tinta dourada.

Barroco

O barroco pode ser atribuído à pompa palaciana. Tudo o que está relacionado com ele se refletirá nas telas: escultura, moldagem em estuque, estruturas complexas, linhas curvas, ornamentos florais, espelhos.

Rococó

Este estilo lembra o barroco, mas o seu traço distintivo é a leveza: há menos aberturas, as talhas e as molduras em estuque são mais modestas.

Moderno

A modernidade não é inerente ao estilo bombástico dos clássicos. Combina linhas retas e curvas, o desenho não precisa ser simétrico, os motivos naturais são observados. Dá asas à imaginação: pode ser usado em combinação com forja, elementos de cerâmica, plástico. Inserções de vitrais com ornamentos florais ou abstratos em cores suaves serão adequadas.

Classicismo

Estas folhas de porta são feitas com um design discreto. Eles se distinguem por linhas claras, simetria e decorações organizadas. Se a porta é feita de acordo com os cânones clássicos, mas não parece "antiga", então o modelo apresentado pertence ao estilo neoclássico. Este é o mesmo classicismo, apenas com influências modernas.

Rústico

O estilo rústico fica bem em casas de campo e chalés de verão, mas hoje em dia está cada vez mais sendo reproduzido em apartamentos na cidade. Os modelos são feitos de madeira áspera e as tábuas estreitas são mantidas juntas por reforço de metal. A decoração inclui placas transversais, cuja principal tarefa é o reforço da estrutura.

País

Difere do refinamento anterior. Este é o mesmo estilo rústico, mas mais repleto de decoração. Várias cores podem ser usadas, mas a tinta deve ser fosca. Na hora de escolher ferragens, é necessário dar preferência aos forjados em cores escuras.

oriental

Se o interior for feito no estilo árabe, então uma das principais "funções" será o acabamento do portal. Aqui você pode usar vários enfeites florais, lianas, decoração oriental, vitrais coloridos. Esses componentes criarão a singularidade da imagem oriental da residência.

japonês

Quem aprecia a simplicidade e sofisticação dos interiores chineses e japoneses, certamente escolherá modelos com um mínimo de decoração: biombos chineses com motivos tradicionais ou verdadeiros modelos de treliça japoneses deslizantes em papel de arroz.

Náutico

Para criar um tema marinho, escolha uma porta de madeira simples sem decoração a branco e azul ou um modelo original com decorações em forma de peixe, o mar ou outro tema marinho.

Mediterrâneo

Os principais objetivos da direção do Mediterrâneo são atrair calor e luz para dentro de casa. Portanto, uma porta em tom de nogueira quente, bem como com um efeito antigo, ficará adequada nela.

grego

Difere na presença de um ornamento grego clássico na tela ou platibandas.

italiano

Este projeto se concentra em madeira e pedra. A paleta de cores é clara, marfim, lavanda.

estilo americano

O estilo americano é usado em salas grandes, portanto, as portas são largas com muitos vidros, que enchem a sala de luz e tornam a tela visualmente maior.

francês

As portas são constituídas por vários painéis de vidro fixos e com abertura. Os modelos de estilo provençal têm tons pastel, uma estrutura áspera e são feitos de madeira maciça.

Alta tecnologia

Por design, os modelos podem ser deslizantes, giratórios, giratórios. Para a fabricação, utilizam materiais modernos para essa produção: vidro, metal, aço.

Chalé

Esse estilo é próximo ao rústico. É caracterizado pela aspereza de formas e conteúdo.

escandinavo

O destino escandinavo está ganhando popularidade em todo o mundo. Possui lajes lisas sem decorações. Se falamos do esquema de cores, então serão os tons naturais da madeira, uma vez que tudo o que é natural e amigo do ambiente é inerente a tal interior.

Minimalismo

Utiliza folhas de porta homogêneas. O tamanho e a forma dessas portas não são limitados. As aberturas do teto ao chão são comuns. Platibandas ausentes ou muito estreitas.

Colonial

Inclui principalmente portas venezianas da mesma cor.

Decoração

Decorar portas permite atualizar o interior, ocultar pequenos defeitos ou criar uma obra de arte única com suas próprias mãos. Métodos como pintura, decoração com espelhos ou papel de parede podem ser observados. Ao escolher uma tinta, é preciso lembrar que tons brilhantes e suculentos são adequados para um berçário e para uma sala de estilo francês - um leve efeito de arrastamento e cores claras. A tela branca como a neve ficará interessante se você pintar as molduras de preto. Este método de atualização da tela está ao alcance de todos. Não se esqueça de preparar primeiro a superfície: retire a camada antiga, lixe a madeira e cubra com uma camada de primer.

Os espelhos podem ser auto-fixados em pregos líquidos ou grampos especiais.

O papel de parede também é adequado para decoração de portas, mas é melhor optar por amostras de tecido, pois parecerão mais esteticamente agradáveis. A matéria comum preparada pode servir como uma alternativa.

Hoje existem muitos adesivos, adesivos com diferentes padrões e formas. Não é necessário colar toda a superfície inteira, você pode pegar estênceis com padrões geométricos para a orla ou, inversamente, com um padrão grande no centro.

Uma forma interessante de decorar são vários tipos de molduras de estuque e rosetas, que podem ser pintadas na cor desejada.

Graffiti é apropriado para um interior moderno.

Para fazer isso, você precisa transferir qualquer desenho para a tela, e a decoração está pronta.

No mundo moderno, existem muitos modelos, formas e cores de portas. Os fabricantes estão tentando acompanhar os tempos, desenvolvendo cada vez mais tipos novos e progressivos. Mas não se esqueça de que esses itens de interior desempenham um papel importante na criação de um espaço holístico e unificado e, às vezes, até conectam todo o espaço em um único estilo.

Você aprenderá mais sobre como escolher estilos de interiores no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário